Uma escola em Queimadas, PB, identificou que
os métodos tradicionais de ensino não estavam
gerando os resultados esperados, especialmente no
que diz respeito à retenção de conteúdos e ao
desenvolvimento de competências pelos alunos. A
partir dessa constatação, a equipe pedagógica decidiu
explorar novas metodologias e técnicas de ensino.
Considerando esse contexto, avalie as assertivas a
seguir:
1. A aprendizagem ativa, que envolve a
participação direta dos alunos no processo de
construção do conhecimento, tende a ser mais
eficaz para a retenção de conteúdos e o
desenvolvimento de habilidades críticas.
2. A avaliação somativa, aplicada ao final de um
ciclo de aprendizagem, é o método mais
adequado para medir o desempenho dos
alunos em relação aos objetivos estabelecidos
no início do curso.
3. O uso de metodologias como a sala de aula
invertida (flipped classroom) pode aumentar a
autonomia dos alunos e melhorar a
compreensão dos conteúdos ao promover o
estudo prévio e a aplicação prática durante as
aulas.
4. A escolha dos métodos de ensino deve levar
em conta a diversidade dos alunos, adaptando
as estratégias pedagógicas às suas
necessidades, ritmos de aprendizagem e
estilos cognitivos 5. A avaliação deve ser integrada ao processo de
ensino, sendo utilizada não apenas para medir
o desempenho dos alunos, mas também como
ferramenta para orientar as decisões
pedagógicas e promover a melhoria contínua
do ensino.
Alternativas:
a) Apenas as assertivas 1, 3 e 5 são corretas.
b) As assertivas 2, 4 e 5 são corretas.
c) As assertivas 1, 2 e 4 são corretas.
d) As assertivas 3, 4 e 5 são corretas.
e) Todas as assertivas são corretas.