Questões de Concursos Artes

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21Q901201 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um seminário sobre a BNCC em Queimadas-PB, discutiu-se como as competências e habilidades específicas para o ensino de artes podem ser desenvolvidas nas escolas. Avalie as afirmativas a seguir:

1. A BNCC propõe que o ensino de artes deve desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar e criticar as diferentes manifestações artísticas e culturais.

2. A criatividade e a expressão pessoal são competências centrais na BNCC, sendo incentivadas através de práticas pedagógicas que valorizam a experimentação e a inovação.

3. A BNCC prioriza a técnica e a reprodução fiel de obras consagradas, em detrimento da expressão criativa e da autonomia do aluno.

4. A educação em artes, segundo a BNCC, deve integrar diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais, para promover uma formação integral.

5. As habilidades desenvolvidas no ensino de artes, conforme a BNCC, incluem a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando a diversidade de ideias e formas de expressão.

Alternativas:
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22Q1045517 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com o Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024-2034), assinale a alternativa que complete, corretamente, o texto: “Fica criada e implantada a Comissão de Acompanhamento, Sistematização e Avaliação das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal de Santana de Parnaíba, com a finalidade objetiva de...”:
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23Q1074253 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), o ato de improvisar perpassa diferentes períodos da história do teatro no Ocidente, das representações dionisíacas e manifestações do teatro romano – como os mimos ou as atelanas – às formas populares medievais protagonizadas por saltimbancos e bufões. No entanto, uma prática a enaltecia, na qual uma preparação cuidadosa em termos de voz, música, acrobacia fazia do ator um verdadeiro autor teatral, que atuava de improviso, sobrepujando assim a primazia do texto.
Essa prática é
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24Q1045149 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Ceará, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Qual é o símbolo presente no brasão do Município de Caucaia que faz alusão aos jesuítas e a sua missão de evangelização?
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25Q1073674 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Augusto Boal (1931-2009) foi um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. Sua preocupação foi a de criar uma linguagem que pudesse traduzir a realidade do seu país, uma maneira brasileira de falar, sentir e pensar.
Fonte: Site Augusto Boal <http://augustoboal.com.br/vida-e-obra/>.

Sobre esse importante dramaturgo, é correto afirmar:
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26Q906017 | Pedagogia, Concepções de currículo, Artes, IFSP, IF SP, 2024

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

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27Q1045823 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Libâneo (1992) descreve uma das tendências pedagógicas na prática escolar: ela “sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual”. Trata-se da tendência
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28Q1073748 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Lajeado RS, FUNDATEC, 2025

O teatro no período Bizantino foi marcado por dois estilos recitativos com temas bíblicos, quais sejam:
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29Q906139 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina a possibilidade de aplicação de medidas protetivas sempre que os direitos nele previstos forem ameaçados ou violados.
Caso os pais, por exemplo, não encontrem vagas nas escolas para os filhos, o Conselho Tutelar pode
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30Q906143 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No final da década de 1980, Ana Mae Barbosa adaptou o Projeto Discipline Based Art Education (DBAE) e criou a proposta que denominou de Metodologia Triangular, por envolver três vertentes. Assinale a opção que as indica.
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31Q906156 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os processos avaliativos em Artes são mais complexos do que os de outras áreas de atuação, pois, em geral, exigem maior sensibilidade do professor.
A respeito da avaliação em Arte, assinale a afirmativa que indica uma orientação válida para uma avaliação diagnóstica inicial.
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32Q1071116 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEAD AP, FGV, 2022

Em 2022 morreu Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais influentes do século XX e ícone da Nouvelle Vague, movimento de vanguarda francês que ganhou o mundo nos anos 1960.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o caráter inovador da Nouvelle Vague.

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33Q901183 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Educação: Valores e Objetivos
Em Queimadas, PB, uma escola de ensino fundamental está revisando seu projeto pedagógico para assegurar que os valores de cidadania, ética e respeito à diversidade estejam presentes em todas as disciplinas. Contudo, alguns professores questionam como integrar esses valores sem comprometer o conteúdo acadêmico. Considerando essa situação, analise as assertivas abaixo:

1. A educação deve promover o desenvolvimento integral do educando, conforme a LDBEN (Lei nº 9.394/2023), o que inclui a formação ética e cidadã.

2. Os valores de cidadania e respeito à diversidade devem ser abordados de forma transversal, permeando todas as áreas do conhecimento, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que a educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos étnicos ou religiosos.

4. A formação em valores deve ser responsabilidade prioritária das disciplinas deciências humanas, como história e sociologia, para balancear o currículo escolar.

5. O Relatório Delors (1996) destaca que a educação deve se basear em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Alternativas:
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34Q900427 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

De acordo com a BNCC (Brasil, 2018), no Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. No processo de aprendizagem desta disciplina escolar, manifestam-se como formas de expressão os seguintes elementos:


I. A sensibilidade e as emoções.

II. O pensamento e a intuição.

III. As subjetividades.


Está correto o que se afirma em:

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35Q911699 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Um dos alunos da classe do professor Carlos, possui um transtorno de aprendizagem que afeta as habilidades de leitura, ortografia e escrita. Este transtorno torna difícil para ele reconhecer as letras, as palavras, compreender a fonética, e decodificar texto do mesmo nível que seus colegas de turma. Deste modo, é CORRETO dizer que este tipo de dificuldade específica é caracterizado como:
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36Q906154 | Pedagogia, PCN's, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito do aprender e ensinar Arte com base nos PCNs (1998), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a que está de acordo com o texto dos PCNs e (F) para a que está em desacordo.

( ) A manifestação artística tem em comum com outras áreas de conhecimento um caráter de busca de sentido, criação, inovação, por isso, aprender e ensinar arte é produzir um tipo de conhecimento.

( ) O aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar.

( ) O ensino de Arte deve ser um espaço de invenção, autonomia e descobertas, baseado principalmente em uma estética direcionada à mimese e ao desenvolvimento do processo de recriação do aluno.


As afirmativas são, respectivamente,
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37Q1045518 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Verifique o trecho retirado do Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024-2034), assinale a alternativa que complete, corretamente, as lacunas. “Desde o início do processo de produção __________ e __________ do documento Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024- 2034), a reflexão que foi desenvolvida como pressuposto basilar, com todos os segmentos e com todas as pessoas envolvidas na Educação Municipal, estava já definida na premissa jurídica de que a educação e a escola são instituições responsáveis pela _______________plena, cultural e política, das gerações de crianças e de jovens, que se integram e se sucedem na __________”.
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38Q906016 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, IFSP, IF SP, 2024

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituídos pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, possuem natureza jurídica de autarquia e detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Alguns princípios norteadores da instituição de maior relevância são: a relação e articulação entre a formação desenvolvida no ensino médio e a preparação para o exercício das profissões, visando à formação integral do estudante, ao trabalho assumido como princípio educativo que integra a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular. Pensando especificamente na educação musical a partir desses pressupostos, pode-se afirmar que:
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39Q1045810 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Se alguém quer aprender a tocar um instrumento, precisa fazer aulas e praticar. Se a meta é fortalecer os músculos, é fundamental se exercitar com regularidade. Para quem quer ser mais feliz – no trabalho e na vida – a lógica é a mesma: é necessário estimular o cérebro.

Juliana Sawaia, cientista de dados e pesquisadora sobre felicidade no trabalho, explica que a felicidade é um sentimento construído e influenciado por fatores internos e externos. No trabalho, ela passa por motivos como engajamento, paixão e satisfação com o ambiente e a função exercida.

“Não dá para definir se alguém é feliz ou não como se fosse uma pergunta de sim ou não. É uma questão que engloba inúmeros elementos que variam de tempos em tempos para cada profissional”, explica.

Um estudo norte-americano mostrou que os brasileiros têm experimentado emoções negativas no trabalho. Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.

Não existe fórmula mágica que possa agradar a todos e transformar os trabalhadores em pessoas mais felizes. As exigências mudam bastante de um ser humano para outro. Mas, como uma habilidade, a felicidade pode ser construída no dia a dia. Juliana destaca que, além das responsabilidades das organizações, o profissional também precisa ter a intencionalidade para encontrar o bem-estar.

“A felicidade é um alvo que muda muito. Talvez o que te faz feliz hoje não vá causar o mesmo sentimento amanhã e vice-versa. O ponto é entender no dia a dia como você pode ser um pouco mais feliz”, comenta.


(Geovanna Hora. “Pesquisadora da felicidade indica 5 hábitos para ser mais feliz no trabalho; veja quais são”. Disponível em: https://www.estadao.com.br. 02.01.2025. Adaptado)
Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:
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40Q1045819 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Luckesi (1998) problematiza um conceito que se configura “pela observação, obtenção, análise e síntese dos dados ou informações que delimitam o objeto ou ato com o qual se está trabalhando”. Por isso, “encerra-se no momento em que o objeto ou ato de investigação chega a ser configurado, sinteticamente, no pensamento abstrato, isto é, no momento em que se chega à conclusão que tal objeto ou ato possui determinada configuração”. Esse conceito criticado pelo autor é o de
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