Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q1070887 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

No ensino do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, o Professor que desenvolver a habilidade de “reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro” com os alunos do 6º ao 9º ano deverá fazê-lo através da seguinte unidade temática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q1070889 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Caxambu do Sul SC, FEPESE, 2019

Relacione os respectivos elementos das linguagens artísticas listadas na coluna 1 com as definições correspondentes, listadas na coluna 2.

Coluna 1 Elementos das Linguagens artísticas
1. Textura 2. Timbre 3. Perspectiva 4. Figurino 5. Sonoplastia

Coluna 2 Definições
( ) Aparência visual resultante da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráficos dados aos espaços visivos. ( ) Recurso através do qual uma obra de arte bidimensional dá a impressão de tridimensionalidade. ( ) Vestimenta utilizada pelos atores para caracterização de seus personagens e identificando a época e o local da ação. ( ) Qualidade do som que permite reconhecer sua origem, sabermos se o som veio de uma flauta, de um piano ou de uma voz. ( ) São ruídos, sons, conjunto de sons, registros sonoros que auxiliam a enfatizar as cenas de acordo com a estética do espetáculo teatral.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1070894 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No filme Terra em transe, de Glauber Rocha, percebe-se uma ruptura com bases estabelecidas na produção cinematográfica, dentre as quais se destaca o olhar das personagens diretamente para a câmera — e, consequentemente, para o espectador. Quando há o contato visual direto, propositalmente, entre o ator de teatro e um espectador, o mesmo recurso cênico acontece. No campo teatral, Bertold Brecht é reconhecido por ter desenvolvido essa técnica, que é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1070383 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Artes, Prefeitura de Mata de São João BA, MS Consultoria, 2023

Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre. Assim, uma teia de aranha, embora possa parecer bela, não é uma obra de arte, já que se trata de uma tarefa mecânica e natural. Para Kant, a arte também se diferencia da ciência. Para ele, para se produzir uma obra de arte não basta ter conhecimento sobre um determinado assunto - é preciso ter habilidade para fazer. Kant define a arte estética como aquela cuja finalidade imediata é o sentimento do prazer, não apenas o prazer ligado às sensações, mas também _______________________.

(Por: Adriano Padilha. Mestre em Comunicação, Arte e Cultura)

Marque a expressão que completa a visão de Kant.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1070895 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Em 1970, ele criou e deu projeção ao Movimento Armorial, cujos pilares estéticos são constituídos pela literatura de cordel, pela sonoridade regional da viola, pela teatralidade local, entre outros aspectos regionais do Nordeste brasileiro. De grande relevância para o Brasil, suas obras alcançaram o teatro e o cinema.
O texto precedente refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1070896 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Todo teatro é político, ainda que não trate de temas especificamente políticos. Dizer “teatro político” é um pleonasmo, como seria dizer “homem humano”. Todo o teatro é político, como todos os homens são humanos, ainda que alguns se esqueçam disso.

O texto anterior constitui parte de uma fala do artista criador do Teatro do Oprimido. Esse artista é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1073980 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A diversidade sociocultural constitui elemento estruturante da formação histórica do Brasil, tendo como alicerces os múltiplos povos originários, as populações africanas e os europeus, cujas interações, tensões e sincretismos modelaram a tessitura identitária nacional. No âmbito da produção artística indígena contemporânea, verifica-se a emergência de novas linguagens, suportes e narrativas, que dialogam criticamente com tradições ancestrais e demandas políticas atuais, ressignificando as práticas culturais em contextos urbanos e institucionais. Considerando este panorama, analise criticamente as assertivas a seguir:

I. A produção artística indígena contemporânea restringe-se à replicação de técnicas tradicionais, como pintura corporal, cerâmica e cestaria, permanecendo fiel aos códigos simbólicos ancestrais, sem incorporar inovações de linguagem ou diálogo com suportes artísticos contemporâneos.
II. A circulação da produção artística indígena se dá exclusivamente em espaços institucionalizados voltados à cultura indígena, como museus etnográficos, centros culturais indígenas e feiras artesanais, tendo acesso limitado ao circuito de arte contemporânea brasileiro.
III. A arte indígena contemporânea tem se destacado pela apropriação de suportes e linguagens diversos, como instalações, performances, arte digital e vídeo, afirmando a visibilidade de pautas identitárias e políticas em diálogo com o cenário artístico contemporâneo.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q900426 | Pedagogia, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

“Por que a avaliação deve ser uma preocupação constante dos professores?” Muitos autores, da estirpe de Libâneo, Haydt, Luckesi, Bloom, Popham etc., ensaiaram uma resposta para esse questionamento. Dentre as respostas propostas por eles e relacionadas abaixo, apenas uma não parece plausível. Assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q911694 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Na escola municipal, uma mãe de aluno procura o professor para expressar a preferência de que seu filho participe das provas em um horário alternativo, de acordo com os princípios de sua religião. Considerando a LDB nº9394/1996, é correto dizer que cabe ao professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q1050964 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As frases a seguir estruturam-se a partir de uma comparação.
Assinale a frase em que a comparação está explicitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1050965 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Nas frases a seguir há a repetição de um mesmo termo.
Assinale a frase em que o termo repetido mostra significados diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1071202 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Viola Spolin, autora americana, desenvolveu uma metodologia, cuja aprendizagem visa à representação teatral corporal consciente. Desse modo, estruturou uma série de jogos de regras que visam à organizar a atividade teatral em grupo. O jogo de regras estimula a imaginação criadora – jogo simbólico – combinado a uma prática construtora da forma estética. A sentença refere-se ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1070691 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

Conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, em suas origens, transformar as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas pela conscientização política do público. Do ponto de vista cênico, é caracterizado pela solução denominada curinga, na qual, aos atores, não são distribuídos personagens, mas funções.

A descrição define, de acordo com Japiassu,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q1070697 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guararapes SP, VUNESP, 2018

“Consiste em atuar representando papéis em lugares públicos, sem que haja conhecimento prévio das pessoas que lá se encontram de que se trata de uma atuação teatral. É a proposição mais radical e polêmica de Boal, contestada por muitos estudiosos do teatro – que não a consideram válida por entenderem que ela prescinde do acordo indispensável entre espectador e público que funda e justifica o ato teatral. Polêmica à parte, essa modalidade se revelou muito eficaz na conscientização, mobilização e agitação pública.” (Japiassú, 2001)
Essa modalidade, proposta por Augusto Boal, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1070702 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2019

Na realização de uma obra teatral são mobilizados diferentes elementos para sua execução. Nesse sentido, o chamado espaço cênico se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q1072004 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Acerca do sistema de exercícios e jogos do Teatro do Oprimido abordados na obra “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal (2000), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os exercícios visam a um melhor conhecimento do corpo, seus mecanismos, suas atrofias, suas hipertrofias, sua capacidade de recuperação, reestruturação, re-harmonização. O exercício é uma reflexão física sobre si mesmo. Um monólogo, uma introversão.

( ) Os jogos tratam da expressividade dos corpos como emissores e receptores de mensagens. Os jogos são um diálogo, exigem um interlocutor, são extroversão.

( ) Os jogos e exercícios abordados na obra são descritos separadamente, sem que um influencie o outro.

( ) Nada no Teatro do Oprimido é opcional, porque cada exercício, jogo ou técnica tem objetivos próprios específicos e depende da execução completa de todos os passos para conter a totalidade do processo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q906146 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da relação entre danças circulares, ancestralidade e educação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Danças como a ciranda, o jongo, a roda de capoeira ou o samba de roda do Recôncavo Baiano são tradições de roda que fazem parte da experiência e da memória coletiva e expressam a pluralidade da cultura brasileira.
( ) As danças circulares são transmitidas de geração em geração, pela oralidade, corporeidade e gestualidade, permitindo valorizar a memória dos que as transmitiram e transmitem.
( ) As danças de roda, vivificadas no tempo presente pelos corpos de mulheres, homens e crianças, assumem significados e sentidos próprios, atualizando seus contextos sociais, políticos, espirituais e emocionais.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1072037 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Técnica aplicada nas atividades de expressão dramática, em dois momentos: primeiro, um ou mais alunos criam uma cena a partir de um tema, situação, personagem etc.; segundo, eles próprios elaboram um roteiro da cena, a ensaiam e a apresentam aos espectadores.

Para Reverbel (1996), o excerto define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1075120 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


Em geral, o teatro brasileiro anterior à década de 40 do século XX era anticomercial e revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q1072052 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Flavio Desgranges (2003) discute a experiência do espectador no teatro como prática pedagógica e defende uma abordagem que amplie a capacidade interpretativa dos estudantes. Sobre os conceitos apresentados no livro, marque a alternativa que melhor reflete a proposta do autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.