Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q1073623 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Relacione os nomes das danças típicas, que fazem parte das culturas das regiões brasileiras.

O ______________ dança popular em Pernambuco e surgiu por volta de 1910. Hoje em dia, é muito performado e incorporado aos ritmos do carnaval.

O ____________ dança popular no rio grande do Mato Grosso, consiste em movimentar-se em círculo, batendo as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda.

O ___________, dança popular no Maranhão o ritmo predominante é chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional, formada por estrofes e rimas. na apresentação teatral o boi é o personagem principal.

O _____________ dança popular que surgiu em Belém do Pará e também é chamada de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.

Seguindo a ordem, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q987105 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um dos fundamentos do ensino de Arte na Educação Básica, conforme as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1004264 | Português, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na obra Outras terras, outros sons (2003), Berenice Almeida e Magda Pucci destacam a riqueza musical do mundo. Sobre as ideias apresentadas na obra, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q1004266 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

No livro Arte, História e Ensino: Uma Trajetória (2002), Dulce Osinski explora como as academias artísticas, inspiradas pelos ideais renascentistas, atuavam durante a Idade Moderna. Sobre o ensino de arte nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q1045514 | Português, Morfologia, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Tratando-se de pronome demonstrativo, relacione a Coluna I com a Coluna II e indique a alternativa correta.

Coluna I.

A- Indica que o carro está perto da pessoa que fala.

B- Indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala.

C- Diz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo. D- Pronome demonstrativo invariável.

Coluna II.

1- Compro esse carro.

2- Isto.

3- Compro este carro.

4- Compro aquele carro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q1045521 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), no item denominado “O compromisso com a Educação Integral” é apontado o seguinte:

“A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo às questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e __________________________”.

Aponte a alternativa que complete, corretamente, a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q1074211 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

O teatro, concebido por autores como Augusto Boal, Viola Spolin e Bertolt Brecht, ultrapassa o campo estético e adentra o político, o formativo e o social. No contexto escolar, essa linguagem ganha potência quando articulada à reflexão crítica, à criação coletiva e à transformação do sensível. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que expressa uma visão limitadora da função do teatro na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1074212 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

Na didática contemporânea da dança, influenciada por Rudolf Laban, Angel Vianna e Klauss Vianna, o movimento é compreendido como linguagem expressiva e investigativa, atravessada por dimensões subjetivas, culturais e corporais. A dança, assim, configura-se como experiência de criação, escuta do corpo e mediação simbólica. Assinale a alternativa que apresenta uma prática incoerente com essa abordagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q1070885 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

Na educação, o teatro apresenta-se como excelente ferramenta, já que atua como um recurso importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco é possível acionar, sem muito esforço, as sete inteligências presentes na Teoria das inteligências múltiplas e desenvolver as habilidades a elas relacionadas. Sobre o papel do teatro no processo educacional, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q1071656 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

A Companhia do Quintal, dirigida por César Gouvea, criada desde 2002, tem como base a improvisação e o palhaço; as cenas são criadas com a participação do público. “Jogando no Quintal” é um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo e continua em cartaz desde a sua criação, em 2002. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q1071410 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

O teatrólogo e diretor Augusto Boal, refletindo sobre as funções da arte e da ciência, em seu livro Teatro do Oprimido observa que, segundo Aristóteles, a Natureza tende à perfeição, mas nem sempre a alcança. Nas palavras do autor, “o corpo humano tende à saúde, mas pode enfermar-se. Os homens tendem gregariamente ao Estado perfeito e à vida comunitária, mas podem ocorrer guerras. Diríamos melhor, portanto, que a Natureza tem certos fins em vista, perfeitos, e a eles tende, mas às vezes fracassa. Para isso serve a arte e serve a ciência: para, recriando o princípio criador das coisas criadas, corrigir a natureza naquilo em que haja fracasso. Alguns exemplos: o corpo humano tenderia a resistir à chuva, ao vento e ao sol, mas tal não se dá e a pele não é suficientemente resistente para isso. Entra, pois, em ação a arte da tecelagem, que permite a fabricação de tecidos para a proteção da pele. A arte da arquitetura constrói edifícios e pontes para a habitação do homem e para que cruze os rios. A medicina prepara os medicamentos necessários quando determinado órgão deixe de funcionar como deve. E a política serve igualmente para corrigir as falhas que os homens possam cometer, ainda que tendam todos à vida comunitária perfeita. Esta é a função da arte e da ciência: corrigir as falhas da natureza, utilizando para isso as próprias sugestões da Natureza. (...)”. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. A partir da análise do texto, pode-se afirmar corretamente que, na perspectiva do Teatro do Oprimido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1050967 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Toda vez que o trem da vida faz uma curva, os filósofos caem pela janela.

A crítica nessa frase se dirige ao/à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1075047 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

Entendido como produção simbólica, o trabalho do ator é, em qualquer contexto temporal e geográfico, uma criação ficcional mediada pelo corpo humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q1071209 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

As corporeidades da Commedia dell’Arte se desenvolvem a partir de máscaras arquetípicas, através das quais é possível explorar teatralidades que emergem de uma realidade social própria. A imensa contribuição desta antiga prática, que atravessou séculos, está pautada em cada um dos tipos sociais da época. Destacam-se como as únicas personagens que não utilizavam máscara
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q1045136 | Português, Pontuação, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Texto associado.

Texto para a questão.


Resquícios de satélites na estratosfera



Uma equipe da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) dos Estados Unidos usou um avião de pesquisa, com um funil especial, para coletar partículas¹ em suspensão, chamadas aerossóis, na estratosfera, a segunda camada da atmosfera que se estende até 50 quilômetros acima da superfície. O objetivo era encontrar partículas de rochas que queimam ao entrar na atmosfera, mas o avião registrou elementos químicos metálicos que não poderiam ser explicados por processos naturais. [Os altos níveis de nióbio, háfnio, alumínio, cobre, lítio, prata, ferro, chumbo, magnésio, titânio, berílio, cromo, níquel² e zinco] foram associados à reentrada de satélites³ artificiais e foguetes na atmosfera terrestre. Quando voltam à Terra, os veículos produzem vapores metálicos que se condensam em aerossóis. Nesse levantamento, 10% das partículas de ácido sulfúrico da estratosfera com o mínimo de 120 nanômetros4 de diâmetro continham pelo menos um entre os 20 elementos químicos provenientes da reentrada de satélites, já que a quantidade desses metais excedia a que chega com a poeira cósmica. A situação, de consequências incertas, pode se intensificar, porque há 9 mil satélites de órbita5 terrestre baixa em operação e outros 50 mil devem ser colocados em órbita até 2030 (PNAS, 16 de outubro).


RESQUÍCIOS de satélites na estratosfera. Pesquisa Fapesp, dezembro de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/resquicios-de-satelites-naestratosfera/. Acesso em: 23 dez. 2023. Adaptado.

As vírgulas utilizadas no texto entre os colchetes foram empregadas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q1045144 | Matemática, Aritmética e Problemas, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Considere os números x1 e x2, com ambos os números naturais. Sabe-se que x1e x2são primos entre si e o mínimo múltiplo comum entre x1e x2é igual a 12. Então, o produto desses números corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q1073583 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, Avança SP, 2024

“(...) Quando o artista cria a realidade no palco, sabe onde está, percebe e abre-se para receber o mundo fenomenal. (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Nessa perspectiva, segundo a autora, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q1073584 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, Avança SP, 2024

“(...) Ao pensarmos em uma educação crítica na área de dança, que nos permita ver/sentir/perceber "claro, amplo e profundo" (Rios, 1985), não podemos deixar de cuidadosamente analisar suas múltiplas relações com a sociedade em que vivemos. Ao contrário de uma visão histórica ingênua de que a dança não passa de "uns passinhos a mais ou a menos nas vidas das pessoas", hoje não podemos mais ignorar o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade e, portanto, da dança. (...)”.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
Nessa perspectiva, segundo a autora:
I - Através de nossos corpos aprendemos subliminar e inconscientemente (caso não tenhamos aprendido a ter uma postura crítica diante da vida) quem somos, o que querem de nós, por que estamos neste mundo e como devemos nos comportar diante de suas demandas.
II - Conceitos e regras sobre gênero, raça, etnia, classe social etc. estão/são incorporados durante nosso processo de ensino-aprendizado sem que muitas vezes nos demos conta daquilo que estamos construindo ou até mesmo (re)produzindo.
III - Nossos corpos são "projetos comunitários" quanto à forma, peso, postura, saúde etc. e raramente somos incentivados a arriscar, a tentar o novo, a variar nossos movimentos ou até mesmo a descobrir nossas próprias vozes neles contidas
IV - A dança pode contribuir na desconstrução do corpo utópico ou corpo dócil, conceito elaborado por Michel Foucault, que consiste na ideia de adequar o corpo ao ambiente para melhor atender as demandas e convenções sociais.
Estão corretas apenas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1072051 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Ricardo Ottoni Vaz Jupiassu (2001) propõe uma metodologia de ensino de teatro que integra aspectos técnicos, sociais e expressivos. Sobre os conceitos estruturantes dessa metodologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.