Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q1072051 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Ricardo Ottoni Vaz Jupiassu (2001) propõe uma metodologia de ensino de teatro que integra aspectos técnicos, sociais e expressivos. Sobre os conceitos estruturantes dessa metodologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q1070772 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

O teatro épico de Brecht busca o não envolvimento afetivo do espectador com o fenômeno teatral, distanciando-o pelo efeito de estranhamento da realidade cenicamente apresentada.

(Japiassú, 2001)

Para Japiassú, a nova estética cênica perseguida por B. Brecht rejeitava, por parte do espectador,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q1072078 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Relacione a descrição ao nome do(a) coreógrafo (a) ao qual se relaciona:

1. Pina Bausch
2. Martha Graham
3. Ohad Naharin
4. Rudolf Laban

I - Almejava uma sistematização da dança que explicitasse uma linguagem destinada a tratar dos elementos intrínsecos ao movimento, nomeando os chamados fatores do movimento.
II - Revolucionou a dança moderna com suas inovações técnicas, o que lhe valeu o reconhecimento pela fundação da dança moderna.
III - Rompe as fronteiras entre dança e teatro. Insere no palco elementos que interagem com o movimento dos dançarinos: montes de areia e água são recorrentes em seus espetáculos.
IV - Criou o Método Gaga, uma linguagem de movimento que permite que cada um descubra o seu tipo de linguagem e ajuda na aquisição/descoberta de novos movimentos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as relações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1071313 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Técnica de dramatização criada por Augusto Boal em que a encenação baseia-se nas linguagens nãoverbais, a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, sendo esta uma realidade existente e/ou vivenciada. Os participantes são levados a pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos (posições corporais, expressões fisionômicas, distâncias e proximidades, etc.) e objetos. Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1074397 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Aramari BA, ASSEGE, 2023

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Com base nos estudos sobre teatro e jogos, coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os jogos teatrais são uma das principais metodologias usadas no ensino de teatro, com base na improvisação.

( ) A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos: Onde (onde se passa a cena?); Quem (quem são as personagens que participam da cena?); e O Quê (o que esses personagens fazem neste lugar).

( ) Viola Spolin, sistematizou a metodologia dos jogos teatrais e considera como pontos essenciais de todos os jogos teatrais o Foco, a Instrução e a Avaliação, ou seja, são os principais procedimentos dos jogos teatrais, pois estimula as vivências e os diálogos.

( ) A instrução é um mecanismo utilizado pelo orientador para auxiliar os jogadores a se manterem no foco, ou seja, não precisam parar de jogar para escutarem as instruções, pois ao mesmo tempo em que jogam, escutam as instruções e as executam.

( ) A prática do jogo teatral permite superar desafios, uma vez que, podemos brincar com a imaginação, como no exemplo a seguir onde os jogadores utilizam da criatividade para dar novo sentido ou função para objetos cotidianos.

Da análise das assertivas temos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q987104 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Por que o ensino da Arte é considerado essencial na Educação Básica como área do conhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q1004261 | Português, Crase, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Comida é dinheiro vivo


Mineiro não joga comida fora. Sempre acredita que o resto pode ser usado de noite ou completar o próximo cardápio. É um ser feito de esperança. Mesmo que tenha apenas duas colheradas de um alimento, faz questão de guardar. Só se livra das migalhas, e com o coração apertado.

Geladeira de mineiro não é geladeira, mas um purgatório. Haverá a convivência de potes transparentes de diferentes dias, esperando o arremate final. Comida é dinheiro em Minas Gerais. É dinheiro vivo.

O zelo já começa com a fiscalização da refeição. Todos cuidam de todos, com um canto da mirada atenta às reações dos demais comensais.

Mãe e pai não admitem que o filho não limpe o seu prato. Mas limpar de verdade, a ponto de facilitar a vida para quem lavar as vasilhas. É uma ofensa se servir à toa. Cria-se na criança, desde cedo, uma consciência do tamanho do apetite. Não se brinca com a fome. Se esnobar uma vez pode faltar depois.

Existe o compromisso social no ato de repetir, não devendo jamais acrescentar algo que não conseguirá terminar. Aqui não se come com os olhos, mas a partir do senso de responsabilidade.

Em caso de viagem da família, o extra não vai para o lixo − a lixeira mal conhece os resíduos orgânicos. Prepara-se uma marmita ao porteiro do prédio ou ao porteiro do prédio vizinho ou a algum segurança do bairro. O povo de casa não se aquietará até encontrar alguém para levar a comidinha. Se acha que quando cai comida no chão, da boca ou do garfo, é sinal de parente passando necessidade, pense na gravidade do ato intencional de colocar fora? Será uma maldição de penúria para três gerações de sua árvore genealógica.

Nos restaurantes, a superstição mantém a escrita. A diferença é que, comendo na rua, o mineiro prefere que falte boia do que sobre. Nem é avareza, é desconfiança de que a porção para um dará para dois. Mineiro acha que o garçom está mentindo ou exagerando quando avisa que a porção é para só uma pessoa. Decide pagar para ver, e acaba tendo que completar. Nunca deixa à mesa porque sempre tem um pedido feito atrasado. Aliás, a porção para uma pessoa é, na verdade, para uma pessoa e meia.

Para se vingar da matemática injusta dos estabelecimentos, carregará tudo o que permanecer sobre a mesa, é capaz de reivindicar o embrulho de uma folha de alface, de uma azeitona, de quatro palitos de batata frita, porém não deixa nada de nada para contar a história. Apesar do gosto extravagante do pacote, como desculpa, alegará que é para o cachorro.


Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado

https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/comida-e-dinheir o-vivo-1.2223796
Com base nas regras da ortografia oficial da Língua Portuguesa, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta quanto ao uso do termo "à toa" em "É uma ofensa se servir à toa. Cria-se na criança, desde cedo, uma consciência do tamanho do apetite", considerando sua classificação e emprego do acento indicativo de crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q1004271 | Música, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com Enny Parejo (2017), o ritmo é essencial para a organização dos sons no tempo, e a métrica desempenha um papel fundamental na estruturação dos compassos. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

I. A pulsação é um elemento fixo no ritmo, representando os acentos métricos invariáveis em uma composição musical.
II. Compassos simples são aqueles cuja subdivisão rítmica é baseada em múltiplos de dois, como o 2/4 e o 3/4.
III. Figuras musicais, como semínimas, colcheias e fusas, são representações gráficas da duração dos sons, que variam de acordo com o contexto métrico.
IV. A métrica regula a acentuação e a duração dos sons dentro de uma composição, estabelecendo padrões rítmicos e dinâmicos organizados.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q1073973 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Com base nas características marcantes dos padrões acerca da arte medieval europeia, indique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1073978 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O contexto das transformações estéticas ocorridas ao longo do século XX, distintos movimentos artísticos desempenharam papéis relevantes no processo de formação da Arte Contemporânea, ao desafiarem paradigmas estabelecidos, ampliarem o conceito de obra de arte e incorporarem dimensões corporais, sociais e políticas no fazer artístico, em consonância com os debates culturais de seu tempo. Nesse sentido, identifique, entre as opções abaixo, o movimento artístico e sua respectiva contribuição que se alinham de forma adequada ao processo de construção da Arte Contemporânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1050968 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a seguinte frase:

“Se fiz algumas descobertas valiosas, isso se deve mais a uma atenção paciente do que a qualquer outro talento.”

Assinale a opção que apresenta a modificação proposta na estruturação dessa frase que é inadequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1071198 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

“A relação das oficinas de dança, de canto, coreografia, tem como objetivo maior a banda, o repertório da banda. Só que o repertório é extremamente rico, tem o samba, o funk, o maracatu, então isso também traz um leque cultural para essa criança, esse jovem. A banda hoje tem no seu repertório algumas músicas que foram elaboradas por eles, então é um processo onde ele possa participar, mas o projeto hoje não tem este momento de criatividade, de formação autônoma desse jovem. Os jovens não estão nesse processo criativo autônomo. Tem sempre o presidente da instituição o maestro da banda que é responsável por toda essa parte artístico-cultural”
(Ligia Pimenta, Coordenadora da ONG Meninos do Morumbi. Trecho extraído da obra “As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático”, de Suzana Schmidt Viganó)

Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1071203 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O teatro contemporâneo, ao enfrentar a crise do drama – este que se constituiu das promessas irrevogáveis da modernidade, desenha-se sob uma diversidade de encenações marcadas pelo hibridismo das linguagens, o fragmento, a performatividade, o flerte com o real, os relatos autorais e recursos midiáticos que problematizam o lugar da “representação” teatral. Observando esses aspectos, Hans-Ties Lehmann denominou esse conjunto de práticas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1070692 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

O play way ou método dramático, segundo Japiassu, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1071206 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

A mulher do padeiro está com o cachorro doente e deseja que o padre o benza. João Grillo e Chicó prometem-lhe que conseguirão a anuência do padre João. Este, contudo recusa, mas os dois malandros mentem dizendo que o animal pertence ao major Antônio Moraes, homem de grande importância na vila. O padre volta atrás e concorda em benzer o cachorro. Por sua vez o major tem o filho mais moço doente e decide levá-lo para o Recife. O rapaz, contudo, antes de viajar quer receber uma benção, o que leva seu pai a procurar padre João. Este, acreditando que ia benzer um animal, pergunta se o bichinho tá fedendo. O Major fica indignado com a falta de respeito e mais ainda quando o padre se refere a mãe como sendo uma cachorra. A cena de Ariano Suassuna, descrita acima, utiliza o seguinte recurso cômico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q984431 | Educação Artística, Linguagem Visual, Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Sobre os elementos da linguagem visual, analisar os itens.

I. A linha é um ponto que vai se transformando. É um ponto em movimento, produzindo uma linha.
II. A pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo a ela tons, formas e texturas através do uso de goivas.
III. O ponto é o elemento básico da geometria, por meio do qual se originam todas as outras formas geométricas.
IV. A cor é o elemento visual caracterizado pela sensação provocada pela luz sobre a visão.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q895886 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Segundo as Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, na Educação Básica, o respeito aos estudantes e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais, identitários, é um princípio orientador de toda a ação educativa. É responsabilidade dos sistemas educativos responderem pela criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade (diferentes condições físicas, sensoriais e socioemocionais, origens, etnias, gênero, crenças, classes sociais, contexto sociocultural), tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria do percurso escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q895887 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com a redação das Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, a Educação Especial é uma modalidade de ensino _______a todas etapas e outras modalidades, como parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.
Preenche, corretamente, a lacuna do texto acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q1045140 | Matemática, Aritmética e Problemas, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Sabendo-se que a razão entre as idades de Paula e Paulo é 4:7, e a soma de suas idades é 55 anos, então, a diferença entre as idades de Paulo e Paula é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q1045143 | Matemática, Aritmética e Problemas, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

João, quando era criança, possuía um número da sorte; porém, por algum motivo esse número foi esquecido. Sobre o número da sorte ele se lembra que é

I. divisível por 2.
II. um quadrado perfeito entre 100 e 200.
III. o menor múltiplo comum entre 72 e 48.

Dessa forma, é CORRETO afirmar que o número da sorte de João era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.