Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q1075124 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, SEDUC PA, CONSULPLAN, 2018

Em relação à linguagem do teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. Por natureza, o teatro agrega diversas linguagens, como dança, música, artes visuais, arquitetura, circo, entre outras. Sua composição é complexa, repleta de nuances estéticas e ideológicas. II. A linguagem artística teatral se concretiza mediante a composição de alguns elementos, que são imprescindíveis para a realização de um espetáculo teatral. III. A cenografia do espetáculo teatral pode oferecer dicas sobre onde e quando a peça acontece; o tempo e o espaço cênico são materializados por meio da cenografia. IV. A iluminação é um dos elementos expressivos da linguagem teatral que possui diferentes funções. A iluminação cria e transforma a atmosfera cênica.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q1070773 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

Segundo Japiassú (2001), partir da década de 1960, o Teatro de Arena de São Paulo, sob a liderança de Augusto Boal, passa a perseguir a formulação de uma poética teatral genuinamente brasileira: o teatro do oprimido. Segundo o autor, a poética teatral de Boal foi inspirada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q1072053 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Viola Spolin (2008) aborda os jogos teatrais como instrumentos pedagógicos que ampliam as possibilidades de expressão e aprendizado. Sobre os fundamentos apresentados na obra, assinale a alternativa que reflete a sua proposta metodológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1027274 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Bianca pintou cada uma das seis faces de um cubo de madeira, com as seguintes cores: azul, amarelo, preto, roxo, vermelho e verde. Se Bianca lançar o cubo uma única vez, qual a probabilidade de ela obter, na face superior, uma cor primária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q1072076 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Ainda sobre o sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin, assinale a alternativa que descreve os três pontos fundamentais para que um jogo teatral funcione satisfatoriamente em um grupo de aprendizes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1071312 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Segundo Berthold (2003, p. 2) “O teatro é tão velho quanto à humanidade. Existem formas primitivas desde os primórdios do homem. A transformação numa outra pessoa é uma das formas mais arquetípicas da expressão humana.” Leia as sentenças a seguir:
I. Na tragédia, o personagem sofre um forte revés: da felicidade para a infelicidade, da ventura para a desventura desencadeada quando ele toma consciência de um erro cometido sem o saber. II. Dividia-se em teatro religioso: o mistério, o milagre, a moralidade; teatro profano: a farsa, a sottie, o extremez. III. As pinturas nas cavernas mostram que o teatro já era usado, quando os caçadores queriam mostrar aos aldeões como foi a caça, ou também em rituais para agradecimentos, danças da fertilidade e colheita, cultos e louvores aos deuses.
IV. Para os deuses Osíris e Ísis eram feitas procissões na cidade de Abidos, às quais acorriam peregrinos vindos de todos os domínios do reino egípcio. Nessa ocasião, as sacerdotisas e sacerdotes reviviam o martírio do deus e a sua ressurreição. V. Na fábula atelana as sátiras eram disparadas principalmente em direção aos militares, aos doutores e filósofos, e sua estrutura era baseada em personagens fixos, sendo alguns deles: Maccus (o idiota), Pappus (vilão avaro e libidinoso), Dossenus (filósofo parasita).
Enumere os parênteses de acordo com as sentenças anteriores.

( ) Teatro na Pré-história. ( ) Teatro na Antiguidade. ( ) Teatro Grego. ( ) Teatro Romano. ( ) Teatro Medieval.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q1070892 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação à performance, o Teatro do Oprimido visa estimular o espectador a preparar ações reais que o levem a buscar a própria libertação. Nesse sentido, o Teatro do Oprimido tem o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1073981 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), as instituições de ensino possuem responsabilidades específicas para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes, colaborando para o acesso, permanência e desenvolvimento dos estudantes no ambiente escolar. Com base no ECA, assinale a alternativa correta sobre os deveres das instituições de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q985430 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Com relação ao artista Georges Braque, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q1050969 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que mostra uma redundância desnecessária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q1050972 | Português, Morfologia, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

“Trabalhava eu no silêncio do meu quarto.”

Nessa frase, o autor preferiu usar um substantivo abstrato em lugar de um adjetivo: “no silêncio do meu quarto” em lugar de “no meu quarto silencioso”.

O mesmo tipo de construção ocorre na seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1071199 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q1070696 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guararapes SP, VUNESP, 2018

Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral, J. L. Moreno questionava a tradição ocidental das convenções teatrais e terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento.
A descrição, de Japiassú (2001), define o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q984432 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Com relação ao tipo de conhecimento que é construído em arte, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Segundo Eisner, “há quatro coisas principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas a veem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades”.
( ) A respeito da especificidade do conhecimento em arte, Eisner afirma que as artes desenvolvem as mentes em suas próprias e únicas necessidades intelectuais, não possibilitando a criação de soluções múltiplas de representação e imaginação e de desenvolver o julgamento acerca do trabalho da criança e do seu mundo em termos visuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q1074820 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Cinema nacionalista que mistura ópera, revista e musical. Produções do cinema realizadas nos anos 30, caracterizadas pela sátira, o deboche e a realização de linguagem popular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q1070764 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Para Marques (2012), Rudolf Laban, na Inglaterra, e Margaret H’Doublet, nos Estados Unidos, foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão dos discursos e práticas da dança criativa em âmbito internacional que até os dias de hoje tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Para a autora, ambos estão profundamente enraizados na filosofia da dança moderna do início do século, que acredita que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1070774 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

Segundo os PCN-Arte (1998), a necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos infantis de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1070775 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas.

(PCN-Arte, 1997)


Segundo o documento, a ação física é necessária para que a criança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1071411 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

O sistema de Jogos Teatrais desenvolvido por Viola Spolin é estendido até hoje a um número cada vez maior de áreas de conhecimento e ações sociais, sendo utilizados tanto para a formação de atores (amadores e profissionais), quanto na educação de crianças e adolescentes, em escolas e instituições sociais, programas voltados para saúde mental e centros de reabilitação. Viola Spolin foi uma das pioneiras do teatro improvisacional, influenciando até hoje diversas companhias. Em 1938, Spolin assume a supervisão de teatro no Works Progress Administration’s Recreational Project (WPA), que buscava combater a recessão econômica e seus efeitos por meio de aulas de arte e artesanato para trabalhadores. Foi neste trabalho que Spolin percebeu a necessidade de um sistema de treinamento teatral que fosse de fácil entendimento e que pudesse superar as barreiras culturais e étnicas.
O texto a seguir são palavras da própria Spolin. Leia-o atentando-se às lacunas.

“(...) A maioria dos jogos é altamente _______ e propõe um ______ que deve ser _______ – um ponto objetivo com o qual cada indivíduo se envolve e interage na busca de atingi-lo. Muitas _______ aprendidas por meio do jogo são sociais. (SPOLIN, 2010).”

A alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento das lacunas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.