Questões de Concursos Artes

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41Q901186 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um workshop sobre planejamento escolar em Queimadas, PB, os professores foram convidados a refletir sobre a importância dos diferentes tipos de planos de ensino na organização do trabalho pedagógico. Sobre os planos de ensino, avalie as assertivas a seguir:

1. O plano de curso deve ser flexível o suficiente para permitir adaptações conforme as necessidades dos alunos e as circunstâncias imprevistas que possam surgir ao longo do período letivo.

2. O plano de aula é essencial para que o professor organize de forma detalhada cada sessão de ensino, prevendo as atividades a serem realizadas, os recursos necessários e os métodos de avaliação a serem aplicados.

3. O plano de desenvolvimento escolar (PDE) tem como foco principal a definição de estratégias para a melhoria contínua do desempenho acadêmico dos alunos, englobando aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários.

4. A elaboração de planos de ensino é obrigatória segundo a LDBEN (Lei nº 9.394/1996), que estabelece diretrizes para a organização do trabalho docente em todos os níveis da educação básica.

5. O plano de ensino deve ser elaborado apenas no início do ano letivo, sendo necessárias revisões ou ajustes a cada semestre, a menos que ocorram mudanças significativas na legislação educacional.

Alternativas:
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42Q901189 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola de Queimadas, PB, a implementação de práticas inclusivas revelou desafios tanto na adaptação do currículo quanto na formação dos professores. A escola precisa garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, possam aprender e participarplenamente do ambiente escolar. Considere as assertivas a seguir:

1. A educação inclusiva pressupõe a adaptação do currículo, dos métodos de ensino e dos materiais didáticos, para atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo sua plena participação no processo de aprendizagem.

2. A formação continuada dos professores é fundamental para a implementação eficaz da educação inclusiva, pois proporciona as competências necessárias para lidar com a diversidade de alunos.

3. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece que as escolas devem oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

4. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é responsabilidade exclusiva dos professores de apoio, não exigindo modificações significativas no trabalho pedagógico dos demais docentes.

5. A educação inclusiva deve promover não apenas o acesso dos alunos com deficiência à escola, mas também sua participação ativa e significativa em todas as atividades escolares.


Alternativas:
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43Q906147 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre arte e cultura, considere as reflexões antropológicas a seguir.

I. Para Marcel Mauss, um objeto de arte é por definição, um objeto definido como tal por um determinado grupo.

II. Para Clifford Geertz, a teoria da arte se integra a uma teoria do simbólico, pois o homem é dirigido por padrões culturais - sistemas organizados de símbolos significantes.

Adaptado de DAMISCH, Hubert, Arte, in Enciclopédia Einaudi, vol. 3, Lisboa: Imprensa nacional, 1984.


A respeito da relação entre arte, cultura e educação, assinale a afirmativa que está de acordo com as perspectivas antropológicas citadas.
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44Q906153 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considerando comparativamente os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (PCNs, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental 1 (BNCC, 2017), assinale a afirmativa que identifica corretamente aspectos curriculares relativos ao ensino de Arte nos documentos citados.
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45Q1045816 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com León (in Freitas, 2005), os conceitos de adolescência e juventude correspondem a
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47Q909835 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

No tocante à aplicação da tecnologia na educação, [...] parte dos envolvidos do ensino‑aprendizagem estão cientes de suas possibilidades. Precisam adequar os procedimentos à realidade da escola e estimular os alunos a utilizarem essas ferramentas como facilitadoras no processo de ensino. Lembrando que, quando se trata de oferecer um ensino digno para a população, existe negligência por parte dos gestores, já que não há valorização dos profissionais da educação; as escolas, em sua maioria, não possuem uma estrutura física adequada, ou seja, os investimentos são escassos e as cobranças infinitas.

MARQUES, W. R. et al. (2020). Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. [Applicability of technology in teaching and artistic production]. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66049–66058. Disponível em: https://doi. org/10.34117/bjdv6n9‑147. Acesso em: 15 mar. 2024.

Considerando as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e suas implicações na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a abordagem mais eficaz para integrar essas tecnologias de forma significativa no contexto educacional público.
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48Q1072170 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

O alcance normal de nossos membros quando se esticam ao máximo para longe de nosso corpo, sem que se altere a posição, determina os limites naturais do espaço pessoal, no seio do qual nos movimentamos. Esse espaço se mantém constante em relação ao corpo, mesmo quando nos movemos para longe da posição original, viajando com o corpo no espaço geral.

(Laban, 1978. Adaptado)

O nome desse espaço pessoal, segundo Laban (1978), é
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49Q1045815 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, adaptado de Paro (2001):

Se entendermos _____________ nesse sentido mais elevado de mediação para a construção e exercício da liberdade social, englobando todos os meios e esforços que se utilizam para concretizar o entendimento entre grupos e pessoas, a partir de valores construídos historicamente, podemos dizer que essa dimensão social dos objetivos da escola se sintetiza ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
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50Q1045818 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com Fleuri (2009), a inclusão de pessoas com diferentes possibilidades e limites nos processos educativos exige, além do atendimento às necessidades individuais, práticas e contextos que promovam a manifestação polifônica e reconhecimento polissêmico, crítico e criativo entre todos. Nesses contextos, o educador precisa favorecer que os sujeitos “se reconheçam e se auto- -organizem em relação de reciprocidade entre si e com o próprio ambiente sociocultural”, assumindo a tarefa de prever e preparar recursos capazes de
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52Q1045147 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Ceará, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Sobre a localização geográfica do Município de Caucaia é CORRETO dizer que Caucaia se
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53Q906140 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Lei nº 10.639/2003 representou um marco na busca por uma educação mais inclusiva e consciente da diversidade étnica presente na sociedade brasileira e sua implementação gerou uma série de ações do governo brasileiro.
A respeito de seu processo de implementação nas últimas duas décadas, assinale a afirmativa correta.
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56Q906152 | Pedagogia, PCN's, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As afirmativas a seguir identificam corretamente objetivos gerais do ensino de Arte para o Ensino Fundametal 2 (PCNs, 1998), à exceção de uma. Assinale-a.
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57Q1072005 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Gênero teatral que surgiu no Brasil no século XIX e se equilibra entre dois polos: a ficcionalização cômica e o registro factual. É caracterizado pelo uso da paródia, de figurinos extravagantes e acompanhamento musical. Assim, pode-se manter um clima descontraído, enquanto críticas sociais se revelam. Iniciou-se em 1859 por meio de “As surpresas do senhor José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, porém, o espetáculo foi censurado por conter sátira política. Trata-se do Teatro
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58Q895882 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com o Art. 4º da Lei Nº 9.394, educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:
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59Q1043341 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os jesuítas implantaram os primeiros colégios no Brasil colonial no século XVI, com o apoio de receitas da Coroa portuguesa para a manutenção de colégios jesuítas. Essas condições contribuíram para o predomínio de uma pedagogia católica jesuítica na América Portuguesa, no período colonial.

A respeito da pedagogia cristã no ensino brasileiro do século XVI ao XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. Tendo em vista o objetivo de atrair os gentios, a principal estratégia para a organização do ensino utilizada por Nóbrega foi evangelizar os adultos das elites coloniais, de modo a dar o exemplo da perfectibilidade moral dos colonos.,

II. Anchieta preocupou-se em dominar a “língua geral”, tendo organizado a sua gramática para dela se servir no trabalho pedagógico realizado na América Portuguesa.

III. Para a modernidade, as ideias educativas expressas na Ratio Studiorum correspondem a uma pedagogia tradicional, caracterizada por uma visão essencialista do homem.

Está correto o que se afirma em
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