Questões de Concursos Artes

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61Q1004268 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Analice Dutra Pillar (1999) discute a importância de desenvolver o "olhar crítico" dos estudantes no ensino das artes visuais, destacando o papel da interpretação das imagens. Sobre as propostas da autora, é correto afirmar que:
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62Q1045519 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Assinale a alternativa que não está de acordo com o estipulado no Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024-2034).
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63Q895890 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com a BNCC, as decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a, exceto:
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64Q1043346 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Entre o final do século XIX e início do século XX, as ditas “artes negras” foram deslocadas para o centro das discussões estéticas na Europa: Picasso, Matisse, Braque e outros artistas “descobriram” a arte africana.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente aspectos dessa “descoberta”, à exceção de uma. Assinale-a.
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65Q906148 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Arte-Educação é um campo que permite estabelecer diálogos, entre imaginário, ciência e técnica, fato relevante para uma geração marcada pela cibercultura.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.

Se o papel decisivo da imaginação na produção do pensamento é reconhecido há muito tempo, o das imagens e das operações de visualização tem sido objeto de renovado interesse pelos historiadores das ciências desde os anos 1990. Com efeito, muitas vezes, os textos acadêmicos derivam sua cientificidade da dimensão visual, da maneira como se relacionam precisamente com as imagens. A imaginação científica assumiu formas muito variadas ao longo do tempo, dando lugar a dispositivos de reprodução gráfica ou fotográfica, bem como a construções geométricas e digitais: desenhos, mapas, maquetes, diagramas, modelos, simulações, radiografias, esquemas, gráficos, tabelas, telas (de cinema, televisão, radiologia, imagens médicas, computadores); todos são próteses da percepção, graças às quais o olho e a mente humanos podem compreender realidades que, de outra forma, permaneceriam invisíveis.

Adaptado de Laurence Dahan-Gaida, L’imagination visuelle dans l’invention scientifique: schèmes, images de pensée, diagrames, in: Imaginários tecnocientíficos. v. 1, São Paulo: FEUSP, 2020, p 18.

Com base no trecho, é correto afirmar que os dispositivos visuais na ciência
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66Q1045811 | Português, Pontuação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Se alguém quer aprender a tocar um instrumento, precisa fazer aulas e praticar. Se a meta é fortalecer os músculos, é fundamental se exercitar com regularidade. Para quem quer ser mais feliz – no trabalho e na vida – a lógica é a mesma: é necessário estimular o cérebro.

Juliana Sawaia, cientista de dados e pesquisadora sobre felicidade no trabalho, explica que a felicidade é um sentimento construído e influenciado por fatores internos e externos. No trabalho, ela passa por motivos como engajamento, paixão e satisfação com o ambiente e a função exercida.

“Não dá para definir se alguém é feliz ou não como se fosse uma pergunta de sim ou não. É uma questão que engloba inúmeros elementos que variam de tempos em tempos para cada profissional”, explica.

Um estudo norte-americano mostrou que os brasileiros têm experimentado emoções negativas no trabalho. Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.

Não existe fórmula mágica que possa agradar a todos e transformar os trabalhadores em pessoas mais felizes. As exigências mudam bastante de um ser humano para outro. Mas, como uma habilidade, a felicidade pode ser construída no dia a dia. Juliana destaca que, além das responsabilidades das organizações, o profissional também precisa ter a intencionalidade para encontrar o bem-estar.

“A felicidade é um alvo que muda muito. Talvez o que te faz feliz hoje não vá causar o mesmo sentimento amanhã e vice-versa. O ponto é entender no dia a dia como você pode ser um pouco mais feliz”, comenta.


(Geovanna Hora. “Pesquisadora da felicidade indica 5 hábitos para ser mais feliz no trabalho; veja quais são”. Disponível em: https://www.estadao.com.br. 02.01.2025. Adaptado)
Assinale a alternativa em que está reescrito em conformidade com a norma-padrão de emprego da vírgula o seguinte trecho do 4o parágrafo: “Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.”
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67Q906137 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Conselho Nacional de Educação (CNE) abordou o tema da interdisciplinaridade e da transversalidade no Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010:

A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. A transversalidade orienta para a necessidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). Dentro de uma compreensão interdisciplinar do conhecimento, a transversalidade torna-se uma proposta didática que possibilita o tratamento dos conhecimentos escolares de forma integrada. Assim, nessa abordagem, a gestão do conhecimento parte do pressuposto de que os sujeitos são agentes da arte de problematizar e interrogar, e buscam procedimentos interdisciplinares capazes de acender a chama do diálogo entre diferentes sujeitos, ciências, saberes e temas.

Adaptado de CNE/CEB, 2010, p. 24, in: https://normativasconselhos.mec.gov.br/


Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da interdisciplinaridade e da transversalidade aplicados à organização do currículo escolar e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A interdisciplinaridade é uma concepção teórico-metodológica cuja ênfase incide sobre a integração de diferentes áreas do conhecimento.

( ) A transversalidade é uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas de forma a estarem presentes em todas elas

( ) Ambas pressupõem uma concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável e acabado, sendo passível de análise e conhecimento em cada campo de conhecimento.

As afirmativas são, respectivamente,
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68Q1045824 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ivic (2010) afirma que “a sociabilidade da criança é o ponto de partida de suas interações sociais com o entorno”. O autor destaca como ponto essencial da concepção Vygotskyana o papel construtivo no desenvolvimento atribuído à interação social. Esse aspecto diz respeito à tese central de Vygotsky sobre
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69Q901190 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em Queimadas, PB, uma equipe de gestores escolares está revisando os currículos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A equipe enfrenta desafios para integrar os temas transversais de forma eficaz no dia a dia escolar. Considerando esse contexto, avalie as seguintes assertivas:

1. Os PCNs sugerem que os temas transversais devem ser trabalhados de maneira integrada ao currículo, permeando todas as áreas do conhecimento e contribuindo para a formação integral do aluno.

2. A integração dos temas transversais no currículo escolar pode promover uma educação mais contextualizada e crítica, ajudando os alunos a compreenderem e enfrentarem os desafios sociais contemporâneos.

3. A implementação dos PCNs exige um planejamento pedagógico que considere as especificidades de cada escola, especialmente em relação à formação continuada dos professores e ao desenvolvimento de novos materiais didáticos.

4. Embora os PCNs sejam uma recomendação importante, a BNCC é o documento normativo que define o que deve ser ensinado em todas as escolas brasileiras, sem a necessidade de adequação às particularidades locais.

5. A formação continuada dos professores para a implementação dos PCNs deve focar no desenvolvimento de competências que permitam a aplicação prática dos temas transversais em sala de aula.

Alternativas:
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70Q901191 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola em Queimadas, PB, está passando por um processo de revisão de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para garantir que ele esteja alinhado às novas diretrizes educacionais e às demandas da comunidade escolar. Durante as discussões, surgiram dúvidas sobre a importância da participação dos diferentes atores da escola na construção do PPP. Sobre esse tema, avalie as assertivas seguintes:

1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.

2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.

3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.

4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.

5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.


Alternativas:
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71Q985433 | Artes Plásticas, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Vários estudiosos do ensino das artes plásticas refletiram sobre suas práticas para essa leitura com diferentes grupos de aprendizes da arte e chegaram a algumas metodologias específicas:

I. Edmund Burke Feldman, em 1970 propôs o método comparativo de análise em que apresenta: algumas coisas para ver, alguns problemas, algumas possibilidades e o que você pode fazer. Seu processo de leitura envolve a descrição, a análise e a interpretação e o julgamento da obra de arte.
II. Robert Willian Ott apresenta cinco estágios, que têm sido usados em alguns museus: 1) descrevendo; 2) analisando; 3) interpretando; 4) fundamentando e 5) revelando, quando o leitor é convidado a também se expressar.

Está CORRETO o que se afirma:
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72Q1048185 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 67.

Da leitura do trecho decorre que um dos objetivos educacionais da dança é a
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73Q906149 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das linguagens artísticas.
Para que uma unidade didática se configure como projeto são necessárias as ações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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74Q1004270 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Stela Barbieri discute as interações entre a criança e a arte, destacando o papel das experiências sensoriais na construção do conhecimento artístico. Com base nessa obra, é correto afirmar que:
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75Q1072167 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Magaldi (1985), o teatro do Oprimido caracteriza-se por
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76Q1045812 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Se alguém quer aprender a tocar um instrumento, precisa fazer aulas e praticar. Se a meta é fortalecer os músculos, é fundamental se exercitar com regularidade. Para quem quer ser mais feliz – no trabalho e na vida – a lógica é a mesma: é necessário estimular o cérebro.

Juliana Sawaia, cientista de dados e pesquisadora sobre felicidade no trabalho, explica que a felicidade é um sentimento construído e influenciado por fatores internos e externos. No trabalho, ela passa por motivos como engajamento, paixão e satisfação com o ambiente e a função exercida.

“Não dá para definir se alguém é feliz ou não como se fosse uma pergunta de sim ou não. É uma questão que engloba inúmeros elementos que variam de tempos em tempos para cada profissional”, explica.

Um estudo norte-americano mostrou que os brasileiros têm experimentado emoções negativas no trabalho. Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.

Não existe fórmula mágica que possa agradar a todos e transformar os trabalhadores em pessoas mais felizes. As exigências mudam bastante de um ser humano para outro. Mas, como uma habilidade, a felicidade pode ser construída no dia a dia. Juliana destaca que, além das responsabilidades das organizações, o profissional também precisa ter a intencionalidade para encontrar o bem-estar.

“A felicidade é um alvo que muda muito. Talvez o que te faz feliz hoje não vá causar o mesmo sentimento amanhã e vice-versa. O ponto é entender no dia a dia como você pode ser um pouco mais feliz”, comenta.


(Geovanna Hora. “Pesquisadora da felicidade indica 5 hábitos para ser mais feliz no trabalho; veja quais são”. Disponível em: https://www.estadao.com.br. 02.01.2025. Adaptado)
No trecho do 4o parágrafo “... os brasileiros têm experimentado emoções negativas no trabalho.” a expressão destacada pode ser substituída, preservando seu sentido bem como a norma-padrão da língua portuguesa, por:
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77Q1073977 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a Arte Contemporânea e suas características, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) A Arte Contemporânea se restringe a pintura e desenho, focada em realismo técnico.
( ) Desafia classificações tradicionais, articulando múltiplas linguagens e instigando reflexão subjetiva sobre a obra.
( ) As bienais de arte constituem vitrines globais da produção contemporânea.
( ) Valoriza processos e ideias sobre o objeto final, dialogando com o cotidiano urbano e a tecnologia.

Assinale a sequência correta:
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78Q901182 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A Didática e a Formação Profissional do Professor
No contexto educacional de Queimadas, PB, foi implementado um novo programa de formação continuada para os professores da rede municipal, focando no desenvolvimento de competências para o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia escolar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:

1. A didática, conforme definida por Libâneo (2020), é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em teorias pedagógicas que orientam a prática docente.

2. A formação continuada deve ser centrada na reflexão crítica sobre a prática pedagógica, promovendo a integração entre teoria e prática para a melhoria do ensino.

3. A Resolução CNE/CP nº 2/2019 enfatiza a necessidade de que os professores adquiram competências tecnológicas e metodológicas que lhes permitam enfrentar os desafios da educação contemporânea.

4. A formação inicial dos professores não é suficiente para que eles se adaptem às demandas pedagógicas atuais, sendo a formação continuada uma opção prioritária.

5. O uso de metodologias ativas depende da infraestrutura tecnológica da escola, não exigindo mudanças substanciais na abordagem pedagógica do professor.


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79Q901188 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Durante uma conferência educacional em Queimadas, PB, os educadores discutiram os principais desafios enfrentados pela educação básica no Brasil e como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pode ser utilizada para enfrentá-los. Considere as assertivas seguintes sobre a LDBEN:

1. A LDBEN estabelece que a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio compõem a educação básica, que deve ser universalizada e garantida pelo Estado.

2. A LDBEN permite que cada sistema de ensino adapte os currículos à realidade local, respeitando as diretrizes nacionais, mas promovendo a contextualização dos conteúdos.

3. A LDBEN determina que a avaliação da educação básica deve considerar o desempenho dos alunos, os resultados das avaliações externas e o desenvolvimento das competências estabelecidas pela BNCC.

4. A LDBEN prevê que o financiamento da educação básica deve ser realizado de forma prioritária, com recursos garantidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

5. A LDBEN limita a atuação do setor privado na educação básica, reservando o direito de oferta de ensino somente a instituições públicas.

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80Q901194 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Um grupo de professores em Queimadas, PB, iniciou um projeto pedagógico que visa integrar diversas disciplinas para abordar o tema da sustentabilidade. O projeto inclui atividades práticas, como hortas escolares, reciclagem e campanhas de conscientização ambiental. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em adaptar os conteúdos de suas disciplinas para este projeto interdisciplinar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:

1. A metodologia de projetos permite que os conteúdos de diferentes disciplinas sejam integrados de forma coerente, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e aplicada do conhecimento.

2. A adaptação dos conteúdos para projetos interdisciplinares pode exigir a reformulação de planos de aula e a criação de novos materiais didáticos que dialoguem com os objetivos do projeto.

3. A avaliação em projetos interdisciplinares deve considerar tanto o desenvolvimento de competências específicas de cada disciplina quanto a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de forma integrada e contextualizada.

4. Projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

5. A integração de disciplinas em um projeto pode ser desafiadora, mas é uma prática que favorece o aprendizado significativo, pois conecta os conteúdos escolares à realidade dos alunos e às questões sociais contemporâneas.


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