Questões de Concursos Artes Cênicas

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1Q1074965 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.”

Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente:

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2Q911242 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 registrou uma modificação significativa na política curricular do ensino das artes na educação básica. Ao invés de abrigar o ensino das artes sob a nomenclatura Educação Artística, compreendida como uma atividade, essa lei tornou obrigatória a inserção do componente curricular Arte, compreendido como conteúdo dotado de autonomia e legitimidade.
O documento legal que primeiro registrou a obrigatoriedade da inclusão da Educação Artística no currículo do que então era denominado “ensino de 1º e 2º graus” foi:
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3Q911240 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As alternativas a seguir apresentam habilidades da Unidade Temática Teatro, do componente curricular Arte, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, EXCETO:
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5Q1074968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Grotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é:
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6Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA.
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7Q1074970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:
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8Q1074975 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Samuel Beckett foi um dos maiores expoentes do Teatro do Absurdo. Um dos seus mais criativos textos -- Fim de Jogo -- narra as relações entre os personagens principais Clov e Hamm.

Jean-Pierre Ryngaert ao propor uma análise possível da obra diz que a verdadeira questão da peça é:

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9Q911241 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No que se refere ao componente Arte, julgue as afirmativas a seguir, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
I. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens artísticas articule seis dimensões do conhecimento. II. Essas seis dimensões do conhecimento são: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. III. A referência a essas dimensões busca dificultar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, apartando os conhecimentos do componente curricular.
Assinale a alternativa CORRETA.
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10Q1070835 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos:
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11Q1074969 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Os Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos:
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12Q1070838 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta.
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13Q1070839 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Com relação aos estudos pós-coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferença/diversidade, assinale a alternativa correta.
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14Q1074811 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, muito mais do que a decoração e a ornamentação, é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A esta técnica dá-se o nome de____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
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15Q1070840 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos:
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16Q1074971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”.

Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte:

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17Q1071789 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para ação cultural da arte intervencionista não é necessário que o atuante desenvolva uma segunda natureza corporal, que domine a técnica de interiorização, que adquira uma maneira apurada de caracterizar uma personagem, uma voz bem colocada e ressoante, deve, sim saber comunicar-se com a diversidade que se encontra na rua pois a cena que se inventará não é a realização de projetos de ensaios. Tal cena chega mais próxima das festividades populares do que dos teatros estéticos dos palcos fechados. Na rua o atuante se depara com o desconhecido que não pode ser previsto.
Fonte: ANDRÉ, Carminda Mendes. O Teatro Pós-dramático nas Escolas (adaptado).
Considerando o texto, analise as afirmativas:
I. Os experimentos de teatro intervencionista podem trabalhar com __________ e _________. II. O modo de expressão dos artistas brincantes de cortejos dramáticos como A caçada da Rainha, O bumba-meu-boi e Folia de Reis assemelha-se à atuação apresentada na ______________. III. Teatro pós-dramático trabalha com a persona em estado de _____________. IV. A cena em que um grupo de artistas entrega flores aos motoristas no sinal de trânsito é um_________________. V. Os teatros de rua e o circo, embora possam trabalhar com a construção de personagens, mantêm em comum com as práticas intervencionistas a presença da _____________ e do _____________.
Assinale a alternativa que complementa CORRETAMENTE as afirmativas.
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18Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
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19Q1070841 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
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20Q1074972 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento:
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