Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1074981 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Constantin Stanislavski é um dos grandes nomes do teatro mundial. Dedicou parte de sua vida artística na elaboração de um método de interpretação que auxiliasse o ator na constru- ção de seus personagens. Marie-Claude Hubert ao analisar a imaginação do ator, segundo Stanislavski escreve:

“ Ele constrói seu personagem por meio do “reviver”, conceito stanislavskiano que podemos definir como a descoberta, na interpretação, de uma forte analogia entre a situação dramática contida no texto e o passado emocional pessoal.”

Para ajudar ao ator nesse processo, o diretor russo sugere que o intérprete pergunte a si mesmo qual seria a sua reação se ele se encontrasse na situação do personagem que encarna. O mestre russo está utilizando uma de suas técnicas, chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1070837 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:

“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”

O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1074857 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1074979 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O teatro de bonecos nos foi trazido pelos colonizadores europeus nos séculos XVI e XVII. A popularidade dos bonecos, inicialmente, está ligada às festas religiosas, tornando-se depois cada vez mais descontraído e profano, conforme pode-se verificar no comentário de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame.

“(…) Os bonecos são predominantemente de luva, com cabeças esculpidas em madeira: os traços faciais são marcados por narigões, bocas e lábios salientes pintados em cores vivas e sem preocupações naturalistas. Porém, são as características de conduta e caráter que os assemelham: são irreverentes, justiceiros, desafiam as autoridades, principalmente as judiciais, eclesiásticas e políticas, buscam provocar o riso na plateia e resolvem seus conflitos quase sempre com o recurso da pancadaria.(...)”

Os pesquisadores referem-se, especificamente, ao teatro de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1074812 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A renovação do teatro brasileiro veio, em 1943, com a estreia de um espetáculo que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Dirigido por Ziembinski, foi um grande sucesso, assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Trata-se do espetáculo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1074813 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O texto pode ser trabalhado para que seja um material maleável, para que com ele se possa brincar, modificar, experimentar formas e significados diferentes. Nesse contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1074849 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Nas Artes Cênicas, o ser humano é considerado de forma múltipla: nas diversas linguagens cênicas, corpos humanos interagem por meio de diversos sentidos, manifestando a necessidade de expressão e de comunicação. Desse modo, o ensino das Artes Cênicas tem como objetivo ressoar essa forma integrada em que o ser humano é considerado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1074851 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às práticas pedagógicas teatrais contemporâneas, que consideram as relações entre a elaboração e a aprendizagem das linguagens cênicas e os aspectos do desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta, considerando a construção das linguagens cênicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1074854 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A proposta teórico-metodológica teatral definida como Teatro do Oprimido, caracterizou-se pelos vínculos concretos e históricos de seu autor, Augusto Boal, com os contextos sociais nos quais se viu inserido e pelo fato de seus princípios serem calcados nas peculiaridades da linguagem teatral propriamente dita. A respeito das abordagens teórico-metodológicas para o ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1071787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Considere uma situação hipotética de uma atividade na escola denominada por Laboratório Sensorial do Corpo Sensível, no qual os estudantes vão experimentar os cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) exercitando habilidade de expressar sensações, relacionando o corpo e o espaço, é possível fazer usos adequados e seguros de materiais tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1071788 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Teoria e História do Teatro no Brasil.
I. No Brasil a origem do teatro está relacionada com a catequização de indígenas e colonos a partir da chegada de padres Jesuítas como José de Anchieta e Antônio Vieira. II. A Comédia de costumes de Arthur de Azevedo é um gênero teatral popular que trabalha com tipos sociais caricatos. III. O Teatro de Revista alcançou um grande sucesso de público levando muitos artistas a trabalharem com números semelhantes na TV. IV. Oswald de Andrade, Ariano Suassuna, Procópio Ferreira e Nelson Rodrigues são dramaturgos brasileiros de grande renome. V. As novelas Brasileiras fazem sucesso em todo o mundo porque trabalham com o melodrama do Teatro Essencial.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1074862 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Os saberes e os conhecimentos técnicos produzidos entre os séculos XIX e XX propiciaram, além da industrialização crescente, as duas grandes guerras mundiais. Tais eventos impulsionaram tanto a revolução no palco moderno quanto a abertura para o caminho múltiplo da dramaturgia no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1071792 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Com relação às características do Jogo Teatral e do Jogo Dramático, analise as afirmativas a seguir:
I. Peter Slade e Jean-Pierre Ryngaert são autores ligados à prática do jogo dramático. II. A noção de regra é muito importante no jogo teatral. III. No jogo teatral, a cena provém da tentativa de solucionar um problema de atuação, sintetizado pelo que Viola Spolin chamou de Foco.
Assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1074868 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Consideradas as diferenças de ordem histórica, tanto a fisicalização de Viola Spolin quanto a noção de gestus de Bertolt Brecht apontam para os processos de objetivação da forma teatral. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1074815 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O universo da arte popular brasileira envolve cantigas e folguedos, contos tradicionais, danças, textos escritos (como a literatura de cordel), cerâmica utilitária e ornamental, tecidos e uma infinidade de objetos que são diferentes em cada região do Brasil. São formas de arte que expressam a identidade de um grupo social e não são nem mais nem menos artísticas do que as obras produzidas pelos grandes mestres da humanidade. A utilização destes elementos no ensino do teatro configura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1074819 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes Cênicas, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Assinale a alternativa que apresenta as características da criação coletiva e do processo colaborativo, no Brasil, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1074850 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Na peça teatral Como gostais, de William Shakespeare, o personagem Jack anuncia a seguinte tese: “O mundo é um palco, os homens e as mulheres, meros artistas que entram nele e saem". Essa metáfora, presente no discurso de outros dramaturgos do século XVI, continua multiplicando os seus sentidos quando se reflete, hoje, a respeito das potencialidades educacionais das Artes Cênicas, considerando-se a interação entre o mundo e as artes. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1071785 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre a Teoria e a História do Teatro Mundial, analise as afirmativas a seguir: I. O estudo da História do Teatro compreende aspectos relacionados com a arquitetura do edifício cênico, tipos de palcos, textos dramáticos, modelos de atuação, visualidade da cena, dramaturgos e encenadores. II. A tragédia e a comédia grega têm suas origens nos cantos corais, nas canções fálicas e nos festejos rurais em homenagem ao Deus Dionísio. III. O teatro romano compreende manifestações artísticas e culturais muito diversas como a tragédia, a comédia, a luta de gladiadores e as batalhas navais. IV. São ideias e teorias dos encenadores Constantin Stanislaviski, Vsevolod Meyerhold e Bertolt Brecht, respectivamente, o Método das Ações Físicas, a Biomecânica e o Teatro Épico Dialético. V. O Teatro do Absurdo, o Teatro da Crueldade, o Teatro Épico e o Teatro Simbolista são gêneros da vanguarda teatral com características do antirrealismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1070836 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

A respeito de patrocínio e mecenato, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.