Início

Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1074861 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Entre o final do século XIX e o início do século XX houve diversas mudanças filosóficas, sociais, científicas e técnicas que se fizeram sentir no teatro, produzindo verdadeiras mutações que redefiniram os rumos dessa arte, o que resultou no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1074864 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No século XX, a sistematização da formação de atores e atrizes foi inaugurada por Constantin Stanislavski. Naquele momento, os encenadores e autores mediam forças disputando autoridade, e a importância dos atores e das atrizes para o evento teatral não parecia tão óbvia como o é na contemporaneidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1074979 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O teatro de bonecos nos foi trazido pelos colonizadores europeus nos séculos XVI e XVII. A popularidade dos bonecos, inicialmente, está ligada às festas religiosas, tornando-se depois cada vez mais descontraído e profano, conforme pode-se verificar no comentário de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame.

“(…) Os bonecos são predominantemente de luva, com cabeças esculpidas em madeira: os traços faciais são marcados por narigões, bocas e lábios salientes pintados em cores vivas e sem preocupações naturalistas. Porém, são as características de conduta e caráter que os assemelham: são irreverentes, justiceiros, desafiam as autoridades, principalmente as judiciais, eclesiásticas e políticas, buscam provocar o riso na plateia e resolvem seus conflitos quase sempre com o recurso da pancadaria.(...)”

Os pesquisadores referem-se, especificamente, ao teatro de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1074852 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1074853 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Uma das abordagens teórico-metodológicas presente no ensino das Artes Cênicas na contemporaneidade foi proposta pela estadunidense Viola Spolin, que se utiliza da estrutura do jogo com regras como base para o treinamento de teatro. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1074981 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Constantin Stanislavski é um dos grandes nomes do teatro mundial. Dedicou parte de sua vida artística na elaboração de um método de interpretação que auxiliasse o ator na constru- ção de seus personagens. Marie-Claude Hubert ao analisar a imaginação do ator, segundo Stanislavski escreve:

“ Ele constrói seu personagem por meio do “reviver”, conceito stanislavskiano que podemos definir como a descoberta, na interpretação, de uma forte analogia entre a situação dramática contida no texto e o passado emocional pessoal.”

Para ajudar ao ator nesse processo, o diretor russo sugere que o intérprete pergunte a si mesmo qual seria a sua reação se ele se encontrasse na situação do personagem que encarna. O mestre russo está utilizando uma de suas técnicas, chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1074806 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

No início do século XVII, o ensino da arte era exclusividade da Academia Imperial de Belas Artes. A metodologia do ensino da arte tinha como base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1074977 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“(…) a imitação da realidade, ou melhor, sua representação (...) supõe a existência de dois objetos – o modelo e o objeto criado –, que mantém entre si uma relação complexa de similitude e de dessemelhança.”

Marie-Claude Hubert se refere ao conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1074813 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O texto pode ser trabalhado para que seja um material maleável, para que com ele se possa brincar, modificar, experimentar formas e significados diferentes. Nesse contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1074818 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Complete a sentença a seguir, com a alternativa que melhor corresponde à ideia e assinale a alternativa correta:

O teatro naturalista de C. Stanislawski exige a criação de uma verdade cênica apoiada em uma caracterização orgânica da cena e do ator, na qual _______________
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1071787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Considere uma situação hipotética de uma atividade na escola denominada por Laboratório Sensorial do Corpo Sensível, no qual os estudantes vão experimentar os cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) exercitando habilidade de expressar sensações, relacionando o corpo e o espaço, é possível fazer usos adequados e seguros de materiais tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1071789 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para ação cultural da arte intervencionista não é necessário que o atuante desenvolva uma segunda natureza corporal, que domine a técnica de interiorização, que adquira uma maneira apurada de caracterizar uma personagem, uma voz bem colocada e ressoante, deve, sim saber comunicar-se com a diversidade que se encontra na rua pois a cena que se inventará não é a realização de projetos de ensaios. Tal cena chega mais próxima das festividades populares do que dos teatros estéticos dos palcos fechados. Na rua o atuante se depara com o desconhecido que não pode ser previsto.
Fonte: ANDRÉ, Carminda Mendes. O Teatro Pós-dramático nas Escolas (adaptado).
Considerando o texto, analise as afirmativas:
I. Os experimentos de teatro intervencionista podem trabalhar com __________ e _________. II. O modo de expressão dos artistas brincantes de cortejos dramáticos como A caçada da Rainha, O bumba-meu-boi e Folia de Reis assemelha-se à atuação apresentada na ______________. III. Teatro pós-dramático trabalha com a persona em estado de _____________. IV. A cena em que um grupo de artistas entrega flores aos motoristas no sinal de trânsito é um_________________. V. Os teatros de rua e o circo, embora possam trabalhar com a construção de personagens, mantêm em comum com as práticas intervencionistas a presença da _____________ e do _____________.
Assinale a alternativa que complementa CORRETAMENTE as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1070836 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

A respeito de patrocínio e mecenato, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1074978 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Marie-Claude Hubert, ao analisar a dramaturgia clássica, afirma:

“A ação dramática não pode começar nem terminar ao acaso. Ela só seria coerente ao satisfazer a exigência do verossímil e do necessário. (…) A unidade de ação só é crível para o espectador, se os fatos se encadearem de acordo com um princípio lógico de causalidade.”

Esta afirmação confirma o pensamento aristotélico que privilegia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1074810 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

Nas aulas de teatro deve vigorar um espírito aberto para as ideias dos alunos, valorizando não só a variedade de temas abordados, mas também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1074865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1074812 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A renovação do teatro brasileiro veio, em 1943, com a estreia de um espetáculo que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Dirigido por Ziembinski, foi um grande sucesso, assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Trata-se do espetáculo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1074980 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O conceito de “quarta parede”, tão difundido nas escolas de teatro, foi forjado por Diderot, como ferramenta dramatúrgica para uso dos autores e também como indicação de representação.

Tal preocupação é resultado de um gênero que pretende “oferecer a sociedade um espelho fiel”, característico do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1071793 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Se olharmos para as obras de arte criadas no ano em que nascemos, o que podemos descobrir sobre nós? “O museu sem fim de 1976”, da artista de teatro, crítica e curadora Daniele Avila Small, é uma visita guiada por um museu imaginário com uma exposição de obras de arte e de pensamento crítico criadas por mulheres no ano de seu nascimento, 1976, escolhidas a partir de entrelaçamentos entre sua história pessoal, o imaginário da astrologia e a história da arte. Ao falar dessas obras, compartilhando imagens e ideias, ela reflete sobre as mentalidades e os afetos que estavam em pauta em meados doss 1970 para mulheres em diferentes contextos, como Beatriz Nascimento, Susan Sontag, Ana Mendieta e Francesca Woodman.
Fonte: Revista DasArtes, O Museu sem Fim de 1976 (adaptado).
“O Museu sem Fim de 1976” caracteriza-se como uma forma artística híbrida contemporânea que conjuga elementos estéticos e discursivos, mesclando uma forma de arte e uma forma típica de transmissão de conhecimento. Outra produção que assume essa forma é “Descolonizando o Conhecimento”, de Grada Kilomba.
Assinale alternativa que indica CORRETAMENTE a forma artística de “O Museu sem Fim de 1976”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1074976 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“É a representação de uma ação nobre, levada a seu termo e tendo certa extensão por meio de uma linguagem temperada com variadas especiarias utilizadas separadamente, conforme as partes da obra; a representação é efetuada pelos personagens do drama e não recorre a narração; e representando a piedade e o pavor, ela realiza uma depuração desse gênero de emoções”.

Com base no texto, o gênero é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.