Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1074858 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Um especialista socioeducativo em artes cênicas planejou uma oficina de iniciação à linguagem teatral para adolescentes em risco de sua comunidade, considerando a introdução paulatina dos elementos básicos para a compreensão e para a utilização da linguagem teatral, entre outros aspectos.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1074861 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Entre o final do século XIX e o início do século XX houve diversas mudanças filosóficas, sociais, científicas e técnicas que se fizeram sentir no teatro, produzindo verdadeiras mutações que redefiniram os rumos dessa arte, o que resultou no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1074864 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No século XX, a sistematização da formação de atores e atrizes foi inaugurada por Constantin Stanislavski. Naquele momento, os encenadores e autores mediam forças disputando autoridade, e a importância dos atores e das atrizes para o evento teatral não parecia tão óbvia como o é na contemporaneidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1074866 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

O teatro tem sido considerado, pelas práticas pedagógicas que apontam para o desenvolvimento social, meio eficiente para a abordagem de diversos problemas contemporâneos. No fazer teatral, os seres humanos integram-se de modo cognitivo, afetivo e físico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1074867 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Quanto aos processos de sensorialização e de fisicalização no exercício da improvisação teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1074816 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

Como explica Alexandre Mate (2004, p.96), na prática pedagógica, ao desenvolver o teatro como meio de transmissão de conhecimentos específicos de sua área de atuação, o professor/emissor precisa pensar na apreciação do texto, o que significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1074852 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1074865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1074983 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“O jogo é psicologicamente diferente em grau, mas não em categoria, da atuação dramática. A capacidade de criar uma situação imaginativamente e de fazer um papel é uma experiência maravilhosa, é como uma espécie de descanso do cotidiano que damos ao nosso eu, ou as férias da rotina de todo o dia. Observamos que essa liberdade psicológica cria uma condição na qual tensão e conflito são dissolvidos, e as potencialidades são liberadas no esforço espontâneo de satisfazer as demandas da situação.”

Ao citar Neva Boyd, Viola Spolin aproxima o jogo da atuação dramática. Segundo a autora, as regras do jogo são estabelecidas por decisão grupal que visa resolver um “problema”. A energia liberada para resolver o “problema” cria uma explosão ou, em outras palavras, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1074809 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

Por se compreender que, na investigação proposta pelos exercícios de expressão dramática, o prazer de jogar se aproxima do prazer de aprender a fazer e a ver teatro, estimulando os alunos a organizarem um discurso coerente e criativo, que explore a utilização dos diferentes signos que constituem a linguagem teatral, bem como a empreenderem leituras próprias acerca das cenas criadas pelos seus camaradas, o teatro em instituições educacionais vem sendo trabalhado, preferencialmente, a partir da (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1074814 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O teatro moderno configurou-se como meio de comunicação e expressão cultural, quando passa a ser visto como reflexo de anseios sociais e políticos da sociedade, através da revolução iniciada pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1074805 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

No Brasil, o nome de Antonio de Araújo de Azevedo (1754-1817), Conde da Barca, aparece não apenas como figura típica da elite intelectual da época, mas também por ter sido o responsável pela vinda dos artistas franceses, chefiados pelo museólogo e crítico de arte Joaquim Lebreton (1760-1819). O Objetivo do Conde era____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1074817 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

“O conto popular revela informação histórica, etnográfica, sociológica, jurídica e social. É um documento vivo, denunciando costumes, ideias, mentalidades, decisões e julgamentos” (Cascudo, 2001, p.12). Através do exercício da dramatização de narrativas populares, a escola pode ajudar a revelar a injusta realidade do mundo, provocando a discussão do assunto no meio infantil, levando os alunos a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.