Início

Questões de Concursos Artes Substituto

Resolva questões de Artes Substituto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q979563 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme propõe Lenise Garcia, os temas transversais devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q979569 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Vinha (1999) conta que, a partir de sua experiência como coordenadora pedagógica de uma escola de Itatiba, passou a pesquisar a área da moralidade. Nesse contexto, a autora narra que ela e o grupo de professores não queriam reproduzir a educação autoritária que tiveram, tendo como preocupação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q979557 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?


Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:


“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.


Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
No trecho “Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea…” (1° parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída, preservando o sentido do texto, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q979577 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nessa proposta de leitura de imagem, podemos conceber relações entre a gênese das aprendizagens e a estrutura cognitiva, sem alinhar uma à outra, com conceitos da arte presentes nas imagens (abstração, equilíbrio, movimento, figuração etc.), ou seja, com conteúdos da arte como objeto de aprendizagem. Conclui-se, na proposta, que um adulto pode se encontrar no mesmo nível de desenvolvimento estético que uma criança se lhe faltarem oportunidades educativas em relação à leitura de imagens da arte. Assim sendo, seu/sua autor/autora não acredita no desenvolvimento espontâneo e observa a gênese da compreensão estética nos paradigmas da escola construtivista, que relaciona desenvolvimento a aprendizagem, e, portanto, ele também depende de educação e de interação com objetos de conhecimento.

(Iavelbert, 2017. Adaptado)

O excerto descreve a abordagem de leitura de imagem de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q979571 | Direito Constitucional, Ordem Social, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 215 da Constituição Federal de 1988 trata do exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, garantindo ainda o apoio e incentivo à “valorização e a difusão das manifestações culturais”. No parágrafo 1° do mesmo artigo, afirma-se que o Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q979574 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Barbosa (2015), entre os anos 1870 e 1901, intensa propaganda foi realizada pelos políticos liberais visando ao campo da arte-educação. Para a autora, essa propaganda intencionava colocar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q979575 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Iavelberg (2017), a Proposta Triangular da professora Ana Mae Barbosa é uma associação composta pelas propostas do Discipline-Based Art Education, da Escuelas al Aire Libre e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q979579 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Iavelberg (2017), Elliot Eisner afirma que é necessário ao aluno assimilar conteúdos conceituais e técnicos, para que possa transformar seu mundo de ideias, símbolos e da imaginação em formas artísticas. Segundo a autora, o pensamento de Eisner, no campo do ensino artístico, tem como importante característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q979572 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o art. 24 da Resolução CNE/CEB no 04/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica), os objetivos da formação básica se ampliam e se intensificam gradativamente no processo educativo, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, o que acontece mediante, entre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q979580 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Espaço concretamente perceptível pelo público e que consiste em cada uma das unidades de ação de uma peça. Lugar onde as personagens se movimentam: palco, estrado, tablado etc.
(Reverbel, 1996.)

O excerto define, para a autora,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q979582 | Música, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

(…) grande vitalidade nos ritmos, por vezes fortemente sincopados; melodias sincopadas sobre ritmo constante; blue notes – a bemolização de certas notas da escala, como a terceira e a sétima; efeitos de surdina; maior interesse pelos sons de percussão; e instrumentos tocados em registros estridentes.

(Bennet, 1989. Adaptado)

Vários componentes estilísticos da música do século XX descritos no texto podem ser atribuídos à influência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q979583 | Música, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As crianças têm aulas individuais. Sua duração é flexível, determinada pelo grau de atenção do aluno. Os pais são diretamente envolvidos e aprendem o mesmo que a criança, para poderem auxiliá-la em casa. A atuação dos pais é muito importante neste método, pois, além de ajudar diretamente as crianças na formação das habilidades, eles são responsáveis pela criação de um sentimento positivo em relação ao instrumento; o valor do estudo do instrumento, portanto, é construído a partir do modelo paterno ou materno. A criança pratica também em grupo, e, nessas ocasiões, todos os alunos se juntam, e assim os iniciantes entram em contato com alunos de outros níveis e se estimulam por tocar em conjunto com eles.

(Fonterrada, 2008. Adaptado)

O excerto indica a abordagem de ensino musical de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q979584 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O estudo e a prática das qualidades de movimento a partir da abordagem de Rudolf Laban – espaço, peso, tempo e fluxo – são indicados, no Currículo de Arte do Ensino Fundamental II da Secretaria da Educação de Itatiba, para qual ano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q979586 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.

Em arte, a dimensão do conhecimento definida pelo excerto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q979552 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.


Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!


Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.


Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.


Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!


(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”. In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q979570 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal no 8.069/1990), no que diz respeito à criança e ao adolescente com deficiência, estabelece como dever do Estado assegurar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.