Questões de Concursos Artes Substituto

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21Q979571 | Direito Constitucional, Ordem Social, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 215 da Constituição Federal de 1988 trata do exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, garantindo ainda o apoio e incentivo à “valorização e a difusão das manifestações culturais”. No parágrafo 1° do mesmo artigo, afirma-se que o Estado
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22Q979572 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o art. 24 da Resolução CNE/CEB no 04/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica), os objetivos da formação básica se ampliam e se intensificam gradativamente no processo educativo, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, o que acontece mediante, entre outros,
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23Q979573 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído do art. 12 da Resolução CNE/CEB nº 07/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos):

“_____________________ têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da experiência docente, do cotidiano e dos alunos”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
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24Q979574 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Barbosa (2015), entre os anos 1870 e 1901, intensa propaganda foi realizada pelos políticos liberais visando ao campo da arte-educação. Para a autora, essa propaganda intencionava colocar
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25Q979575 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Iavelberg (2017), a Proposta Triangular da professora Ana Mae Barbosa é uma associação composta pelas propostas do Discipline-Based Art Education, da Escuelas al Aire Libre e
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26Q979576 | Artes Visuais, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os níveis de desenvolvimento estético que propõem quatro etapas – denominadas descrição, análise, interpretação e julgamento – na relação entre estudante e imagem ou obra de arte são de autoria de
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27Q979577 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nessa proposta de leitura de imagem, podemos conceber relações entre a gênese das aprendizagens e a estrutura cognitiva, sem alinhar uma à outra, com conceitos da arte presentes nas imagens (abstração, equilíbrio, movimento, figuração etc.), ou seja, com conteúdos da arte como objeto de aprendizagem. Conclui-se, na proposta, que um adulto pode se encontrar no mesmo nível de desenvolvimento estético que uma criança se lhe faltarem oportunidades educativas em relação à leitura de imagens da arte. Assim sendo, seu/sua autor/autora não acredita no desenvolvimento espontâneo e observa a gênese da compreensão estética nos paradigmas da escola construtivista, que relaciona desenvolvimento a aprendizagem, e, portanto, ele também depende de educação e de interação com objetos de conhecimento.

(Iavelbert, 2017. Adaptado)

O excerto descreve a abordagem de leitura de imagem de
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28Q979578 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O objetivo fundamental de suas pesquisas é estabelecer a total intimidade entre o ator e a personagem, para que haja a identificação de ambos. Narra o teórico, em Minha vida na arte, que os seus atores, para se impregnarem dos papéis, para “entrarem na pele das personagens”, escolhiam um dia para viver a vida delas, de acordo com as indicações do texto. Cada diálogo, cada observação, cada comportamento visava a reproduzir a psicologia da personagem, se o autor a surpreendesse naquela circunstância. Não pode haver mais proveitoso exercício para animação de um papel, do que aquele no qual o ator elabora, em todos os pormenores, o inteiro caráter retratado.

(Magaldi, 1985. Adaptado)

O texto descreve o método de interpretação elaborado por
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29Q979579 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Iavelberg (2017), Elliot Eisner afirma que é necessário ao aluno assimilar conteúdos conceituais e técnicos, para que possa transformar seu mundo de ideias, símbolos e da imaginação em formas artísticas. Segundo a autora, o pensamento de Eisner, no campo do ensino artístico, tem como importante característica
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30Q979580 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Espaço concretamente perceptível pelo público e que consiste em cada uma das unidades de ação de uma peça. Lugar onde as personagens se movimentam: palco, estrado, tablado etc.
(Reverbel, 1996.)

O excerto define, para a autora,
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31Q979581 | Música, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os instrumentos musicais podem ser classificados de várias formas. Uma delas é baseada na forma de produção do som. Segundo essa classificação, um órgão de tubos é um
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32Q979582 | Música, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

(…) grande vitalidade nos ritmos, por vezes fortemente sincopados; melodias sincopadas sobre ritmo constante; blue notes – a bemolização de certas notas da escala, como a terceira e a sétima; efeitos de surdina; maior interesse pelos sons de percussão; e instrumentos tocados em registros estridentes.

(Bennet, 1989. Adaptado)

Vários componentes estilísticos da música do século XX descritos no texto podem ser atribuídos à influência
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33Q979583 | Música, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As crianças têm aulas individuais. Sua duração é flexível, determinada pelo grau de atenção do aluno. Os pais são diretamente envolvidos e aprendem o mesmo que a criança, para poderem auxiliá-la em casa. A atuação dos pais é muito importante neste método, pois, além de ajudar diretamente as crianças na formação das habilidades, eles são responsáveis pela criação de um sentimento positivo em relação ao instrumento; o valor do estudo do instrumento, portanto, é construído a partir do modelo paterno ou materno. A criança pratica também em grupo, e, nessas ocasiões, todos os alunos se juntam, e assim os iniciantes entram em contato com alunos de outros níveis e se estimulam por tocar em conjunto com eles.

(Fonterrada, 2008. Adaptado)

O excerto indica a abordagem de ensino musical de
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34Q979584 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O estudo e a prática das qualidades de movimento a partir da abordagem de Rudolf Laban – espaço, peso, tempo e fluxo – são indicados, no Currículo de Arte do Ensino Fundamental II da Secretaria da Educação de Itatiba, para qual ano?
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35Q979585 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O maculelê é uma dança
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36Q979586 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.

Em arte, a dimensão do conhecimento definida pelo excerto é
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