Início

Questões de Concursos Assessor Técnico II

Resolva questões de Assessor Técnico II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q325367 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.

A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:

1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.

2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois “podemos apenas vestir o velho com roupa nova”.

3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.

4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q394927 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Assinale a alternativa que não corresponde a uma hipótese legal de dispensa de licitação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q795116 | Filosofia, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A partir da filosofia compreensiva, vários tipos de abordagem metodológica se desenvolveram na pesquisa,dentre os quais se destacam os estudos de caso que têm como objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q325185 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q325393 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q558711 | Informática, Outros, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Analise cada uma das afirmativas sobre criar páginas web no Dreamweaver CS5, e assinale V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) O Dreamweaver facilita a criação de páginas com layouts CSS fornecendo layouts predefinidos que funcionam em diferentes navegadores.

( ) Os elementos PA podem conter texto, imagens ou qualquer outro conteúdo inserido no corpo de um documento CSS.

( ) Para ajudar no alinhamento de elementos, você pode encaixar os elementos nas réguas ou encaixar as réguas nos elementos.

( ) O Dreamweaver ajuda o web designer a criar páginas acessíveis que apresentam conteúdo útil para leitores de tela.

( ) A visualização de design exibe a página exatamente como os navegadores exibem.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q812684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico regem-se pelos princípios que orientam a Educação Básica, incluindo:

1. princípios artísticos, políticos e éticos.

2. princípios que definem a sua identidade e especificidade, voltados para o desenvolvimento de competências para a laboralidade.

3. princípios explicitados na Constituição Federal e na LDB: igualdade de condições para acesso e a permanência, liberdade de aprender e ensinar e valorização dos profissionais da educação.

4. princípios inerentes ao modo de produção capitalista: competitividade; individualismo e seletividade.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q560990 | Informática, Outros, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O Flash CS5 proporciona inúmeras possibilidades de controle sobre o uso de texto. Assinale a alternativa correta, relacionada com o modo de suavização de serrilhado Usar fontes do dispositivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q322298 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Seja qual for a área de ensino, um Livro Didático não pode desconhecer as conquistas propiciadas pelas teorias da aprendizagem, especialmente a partir das grandes sínteses produzidas na década de 1980. Para que a seleção do Livro Didático seja compatível com as novas concepções de ensino e aprendizagem é preciso:

1. Identificar se a seleção de conteúdos se acha compatível com os interesses, necessidades e realidade dos alunos e com a proposta pedagógica da escola.

2. Admitir que a seqüência com que são apresentados os conteúdos não necessariamente obedeça à progressão do processo de aprendizagem do aluno, devendo prevalecer o grau de motivação que possa gerar no mesmo.

3. Detectar se o conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o aluno e está compatível com o currículo.

4. Saber se as atividades propostas são interessantes, mesmo contendo explicações inacessíveis ao aluno, cabendo ao professor a tarefa de elucidá-las.

5. Observar se a linguagem utilizada é clara e precisa, de acordo com o nível de compreensão dos alunos.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q643099 | Informática, Engenharia de Software, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Para descobrir se o design de um site funciona, o método mais recomendável é testar com os usuários. Assinale a alternativa correta relacionada com o teste de usabilidade em que os usuários tentam realizar uma tarefa na interface.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q395904 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

É correto afirmar sobre os convênios administrativos que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q559548 | Informática, Outros, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A cnica de aplicação de fatias corta um documento do Fireworks CS5 em partes menores que podem ser exportados como um arquivo HTML. Assinale com V (verdadeira) ou com F (falsa) cada uma das afirmativas abaixo.

( ) É possível criar uma fatia poligonal a partir de um objeto de vetor.

( ) Se vários objetos de fatia estiverem alinhados ao longo de uma única guia de fatia, é possível arrastar essa guia para redimensionar todos os objetos de fatia simultaneamente.

( ) O Fireworks não permite fatias interativas.

( ) Cada elemento fatiado no documento do Fireworks reside em uma célula de tabela.

( ) Não é possível inserir um ponto de acesso sobre uma fatia.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q327207 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A política do material didático tem por objetivos:

1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.

3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.

4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.

5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q808496 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Ao destinar um capítulo à Educação Profissional a LDB, Lei 9394/96 prescreve:

1. O aluno matriculado ou egresso do Ensino Fundamental, médio ou superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à Educação Profissional.

2. A Educação Profissional não será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou com diferentes estratégias de educação continuada, oferecida por instituições especializadas ou no próprio ambiente de trabalho.

3. A Educação Profissional, integrada às diferentes formas de educação e trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. 4. As escolas técnicas e profissionais, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não, necessariamente, ao nível de escolaridade.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q728284 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Toda cultura produz significações afetivas sobre a percepção visual das cores. A cultura popular brasileira também criou suas próprias significações:

1. Vermelho: coragem, sensualidade, violência.

2. Verde: esperança, serenidade, natureza.

3. Branco: depressão, pessimismo, angústia.

4. Azul: umidade, intelectualidade, profundidade.

5. Amarelo: alerta, espontaneidade, iluminação.

Com base nas descrições acima, assinale abaixo a única alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q543133 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa que busca intervir na realidade estudada. São características desse tipo de pesquisa:

1. Desenvolvida pelo psicólogo Kurt Levin.

2. Orientada ao conhecimento e resolução de problemas práticos entre os pesquisados.

3. Inclui os pesquisados na construção dos objetivos da pesquisa.

4. Apenas os pesquisados devem gerenciar a pesquisa.

Assinale a alternativa que contém apenas proposições corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q558371 | Informática, Conceitos Básicos, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Diversos formatos de arquivo suportadas pelo Photoshop CS5 usam compactação para reduzir o tamanho de imagens bitmap. Uma das técnicas de compactação com perdas é JPEG (Joint Photographic Experts Group). Qual dos formatos de arquivo abaixo não suporta o JPEG?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q727636 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

As descrições abaixo estabelecem a diferença entre as várias sínteses dos processos cromáticos.

1. Aditiva, cores básicas: vermelho, verde e azul. Vermelho + verde = amarelo, vermelho + azul = magenta, azul + verde = ciano.

2. Subtrativa translúcida, cores básicas: magenta, amarelo e ciano. Amarelo + ciano = verde, magenta + ciano = azul, amarelo + magenta = vermelho.

3. Subtrativa opaca, cores básicas: carmim, azul e amarelo. Carmim + amarelo = alaranjado, carmim e azul = violeta, azul + amarelo = verde.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q542596 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Durante a realização de um experimento podem se apresentar diversas situações que constituem ameaça à validade interna do projeto. Analise as afirmativas abaixo:

1. Os participantes do grupo controle se comunicam um com o outro.

 2. Alguns participantes abandonaram a experiência em andamento e, por essa razão, são desconhecidos os resultados para esses indivíduos.

3. Os participantes do grupo controle acham que estão sendo desvalorizados em comparação com o grupo experimental pelo fato de não receberem o mesmo tratamento (estímulo).

4. Os participantes do experimento são submetidos a um mesmo instrumento para as medidas pré-teste e pós-teste.

5. Os participantes do experimento foram selecionados entre aqueles com características que os predispõem a determinados resultados na avaliação.

Está (ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q728527 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Dentre os muitos tipos de erro de impressão, há um fenômeno que ocorre quando o veículo de tinta penetra através da folha de papel tornando-se visível do outro lado. Ocorre comumente em papéis absorventes ou de gramatura fina. Uma solução possível é trocar de papel ou imprimir com uma tinta cuja fórmula tenha maior resistência. Assinale abaixo a única alternativa que descreve corretamente o erro de impressão acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.