Início

Questões de Concursos Assessor Técnico II

Resolva questões de Assessor Técnico II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q727740 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A impressão litográfica e, mais tarde, a reprodução fotográfica liberaram os tipógrafos profissionais das limitações inerentes à forja de tipos por punção em cobre. Tal liberdade propiciou o surgimento das famílias tipográficas sem remates, também conhecidas como palo seco ou sem serifa. O aparecimento dos tipos sem serifa é historicamente reconhecido em qual período? Assinale abaixo a única alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q321706 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A produção de material didático nos marcos da sociedade tecnológica deve ser cuidadosamente pensada, pois, sendo a informática uma ferramenta que funciona segundo uma linguagem binária, ela se ajusta muito mais facilmente a pressupostos comportamentalistas do tipo “sim/não”, “certo/errado”, “seguir/voltar” do que a padrões de interação criativos os que explorem o raciocínio e a criatividade do estudante.

Diante disso pode se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q393202 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

É incorreto assinalar sobre as licitações públicas que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q728316 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Para garantir a reconstrução mental da tridimensionalidade de um objeto em algumas mensagens gráficas, a estética informacional aplica princípios de projeção sobre planos bidimensionais. Segundo as regras de projeção visual, a projeção ortográfica, ou vista ortogonal, pode ser definida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q727631 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Na composição do espaço gráfico para um livreto de 16 páginas a partir de um caderno feito de folha de papel industrial, tipo couché brilho, gramatura 90, em impressão frente e verso, há necessidade de uma quantidade mínima de dobras, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q326022 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

De acordo com Carraher (1992), a contribuição da informática é (apenas) de ordem tecnológica e não conceitual, o que significa que ela não oferece subsídio para a elaboração de novas ideias acerca dos processos de aprendizagem e ensino.

Assim, a concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.

Analise as afirmativas abaixo

1. O construtivismo tem sido ultimamente a abordagem teórica mais utilizada para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados, porque vê o indivíduo como sujeito ativo de seu próprio conhecimento e, assim, desloca o foco do processo de ensino para o de aprendizagem.

2. Inspirados nos pressupostos da abordagem construtivista os materiais didáticos, que incorporam novas tecnologias, têm como característica passar para o estudante o controle de sua aprendizagem.

3. O construtivismo inspira a criação de ambientes de aprendizagem que permitam e dêem suporte ao envolvimento ativo do aluno na realização de uma tarefa.

4. Os ambientes de aprendizagem oferecem ferramentas e meios para criação e manipulação ao invés de apresentarem conceitos prontos.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q396165 | Direito Administrativo, Procedimento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

É vedado exigir na etapa de habilitação dos processos licitatórios regidos pela Lei Federal n. 8.666/1993:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q727888 | Desenho Industrial, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Um desenho feito à mão foi digitalizado para editoração, no intuito de melhor acabamento das curvas do desenho. A digitalização é comumente gravada em um arquivo bitmapeado, para posterior conversão vetorial da imagem. Das alternativas abaixo, qual conversão de arquivos é impossível para a digitalização executada acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q398064 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

É incorreta a seguinte afirmação sobre os contratos administrativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.