Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q32039 | Português, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

Texto associado.
Como acontece a transmissão da leptospirose nas cidades?

A leptospirose ocorre nos centros urbanos e no campo. Nas cidades, pode atingir o homem e os animais domésticos dentro de casa, pelo contato com roedores, como ratazanas, ratos de telhado e camundongos, animais que buscam restos de alimento no lixo e esgoto. Os roedores não apresentam sinais clínicos, mas são os principais transmissores da leptospirose por excretarem a bactéria em grande quantidade pela urina praticamente por toda a vida. As leptospiras penetram na pele pelos olhos, boca, nariz e genital dos seres humanos e animais, por meio do contato com ambiente contaminado com urina de roedores ou pela lida com as excretas de outros animais doentes. Muitas vezes, o cão é o primeiro a adoecer e a transmitir a enfermidade aos tutores. No período das chuvas, quando ocorrem enchentes, os surtos de leptospirose humana tornam-se frequentes, principalmente nos locais de más condições de saneamento básico, com esgoto a céu aberto e lixões. Ao entrar em contato com as águas contaminadas pela inundação das tocas repletas de urina de roedores, o homem e os animais domésticos são acometidos pela doença. Infelizmente, o risco não desaparece depois que a água abaixa, pois a bactéria continua ativa na lama e nos resíduos úmidos.

(http://www.crmvsp.gov.br/site/noticia_ver.php?id_noticia=5592. Acesso em 14/03/2016.)
Releia o trecho abaixo.

[...] No período das chuvas, quando ocorrem enchentes, os surtos de leptospirose humana tornam-se frequentes, principalmente nos locais de más condições de saneamento básico, com esgoto a céu aberto e lixões. [...]
O sujeito da forma verbal destacada no trecho acima é classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1062Q31530 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRF TO

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e responda a questão.

Texto: A Sopa
Quando o criado, humilde e delicado, procurava despejar a primeira colherada de sopa no prato de sua majestade, uma gota, arredondada e gordurosa, soltando-se inesperadamente da rica e trabalhada concha, foi cair e manchar levemente o punho de seda do soberano.
Vermelho, com raiva, ergueu-se o rei Olderico, dando murros formidáveis na mesa:
- Inferno! Com mil bombas! Este cão não sabe servir uma sopa.
E gritando para o comandante da guarda ordenou:
- Enforquem imediatamente este desastrado!!!
O rapaz, que ficara no meio da sala, pálido, imóvel, ao ouvir aquela sentença de morte por uma falta insignificante e ridícula, não se conteve - atirou com a sopeira na cara do rei.
Essa agressão brutal na pessoa sagrada do rei causou indescritível espanto. Fidalgos, nobres e cavalheiros correram em auxílio do soberano, que apertava nas mãos a testa fenda, enquanto o autor daquele crime era preso e algemado, como se fora um bandido sanguinário e perigoso.
- Quero ouvir esse homem! - gritou o rei, enquanto uma dama da corte limpava-lhe o rosto e as barbas com uma toalha perfumada.
O criado criminoso foi trazido à presença do rei. Perguntou-lhe o rei:
- Homem! Porque fizeste isso?
- Eu queria morrer com a consciência tranquila, Senhor - respondeu o infeliz. - Se eu fosse enforcado pela primeira falta praticada, Vossa Majestade havia de ser tido, para o resto da vida, como um rei cruel e injusto. Diriam todos: “orei Olderico é um malvado. Mandou matar um pobre criado por causa de uma gota de sopa”. Agora não. Depois que eu atirei a sopeira em Vossa Majestade, ninguém mais poderá acusar o meu soberano de injusto e perverso.
Pelo contrário - a minha condenação é justa, dado o crime insultuoso que pratiquei.
Reconheceu o rei que o jovem tinha razão, e resolveu perdoar-lhe. E desse dia em diante não mais castigava os culpados senão de acordo com as faltas
praticadas.
E, ainda hoje, no glorioso país do rei Olderico, quando um juiz julga sem critério, usando do excessivo rigor para com os pobres e fracos, dizem logo:
- Esse juiz está precisando que lhe atirem uma sopeira na cara.

(Malba Tahan - adaptação)
Ao ter seu punho de seda inesperadamente manchado, o rei reagiu com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1063Q31577 | Informática, Hardware, Assistente Administrativo, CRF RO, FUNCAB

Para que um computador possa se conectar a uma rede sem fio, é necessário que ele tenha um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q158061 | Técnicas de Vendas e Negociação, Postura em atendimeto ao cliente, Assistente Administrativo, SP URBANISMO, VUNESP

A responsabilidade do Assistente Administrativo, com relação ao atendimento, é de grande importância, principalmente porque, ao atender, ele está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q32118 | Português, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Texto associado.
Texto I

      Quindins Quando sentiu que ia morrer, o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher, dona Quiléia (Quequé).
      - Senta aí, Quequé.
      Ela sentou na beira da cama. Protestou, chorosa, quando o marido disse que sabia que estava no fim. Mas o Dr. Ariosto a acalmou. Os dois sabiam que ele tinha pouco tempo de vida e era melhor que enfrentassem a situação sem drama. Precisava contar uma coisa à mulher. Para morrerem paz. Contou, então, que tinha outra família.
      - O quê, Ariosto?!
      Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos. A dona Quiléia iria saber de qualquer maneira, pois ele incluíra a outra família no seu testamento. Mas tinha decidido contar ele mesmo. De viva, por assim dizer, voz. Para que não ficasse aquela mentira entre eles. E para que dona Quiléia fosse tolerante com a sua memória e com a outra. Promete, Quequé? Dona Quiléia chorava muito. Só pôde fazer “sim” com a cabeça. Aliviado, o Dr. Ariosto deixou a cabeça cair no travesseiro. Podia morrer em paz.
      Mas aconteceu o seguinte: não morreu. Teve uma melhora surpreendente, que os médicos não souberam explicar e que Dona Quiléia atribui à promessa que fizera a seu santo. Em poucas semanas, estava fora de cama. Ainda precisa de cuidados, é claro. Dona Quiléia tem que regular sua alimentação, dar remédio na hora certa... Ficam os dois sentados na sala, olhando a televisão, em silêncio. Um silêncio constrangido. O Dr. Ariosto arrependido de ter feito a confissão. A Dona Quiléia achando que não fica bem se aproveitar de uma revelação que o homem fez, afinal, no seu leito de morte. Simplesmente não tocam no assunto. No outro dia o Dr. Ariosto teve permissão do médico para sair, pela primeira vez, de casa. Arrumou-se. Pediu para chamarem um táxi.
      - Quer que eu vá com você? - perguntou a mulher.
      - Não precisa.
      - Você demora? - Não, não. Vou só...
      Não completou a frase. Ficaram mais alguns instantes na porta, em silêncio. Depois ele disse:
      - Bom. Tchau.
      - Tchau.
      Agora, tem uma coisa: Dona Quiléia não pagou a promessa ao santo. Ainda compra quindins escondido e os come sozinha. Aliás, deu para comer quindões. Grandes, enormes, translúcidos quindões.

(Luis Fernando Veríssimo)
Considerando o contexto em que se encontra a oração “Protestou, chorosa.” (3°§), pode-se afirmar que o termo em destaque exerce a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1066Q674723 | Administração Geral, Assistente Administrativo, EBSERH, VUNESP, 2020

Considere o modelo organizacional caracterizado por: tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas por meio de especialização, regras e regulamentos muito formalizados, tarefas agrupadas em departamentos funcionais, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório que acompanha a cadeia de comando.



Trata-se da estrutura organizacional denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q42160 | Português, Assistente Administrativo, EMPLASA, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 07.

A bruxa nos relógios

      Vou me concentrar no possível: os afetos, o trabalho, a vida. Então falo aqui de um tema que me fascina, sobre o qual já tenho refletido muito.
      Quando criança, eu achava que no relógio de parede do sobrado de uma de minhas avós, aquele que soava horas, meias horas e quartos de hora que me assustavam nas madrugadas insones em que eu eventualmente dormia lá, morava uma feiticeira que tricotava freneticamente, com agulhas de metal, tique-taque, tique-taque, tecendo em longas mantas o tempo de nossa vida.
      Nessas reflexões mais uma vez constatei o que todo mundo sabe: vivemos a idolatria da juventude – e do poder, do dinheiro, da beleza física e do prazer. Muitos gostariam de ficar para sempre embalsamados em seus 20 ou 30 anos. Ou ter, aos 60, “alma jovem”, o que acho discutível, pois deve ser melhor ter na maturidade ou na velhice uma alma adequada, o que não significa mofada e áspera.
      A maturidade pode ter uma energia muito boa, pensamento e capacidade de trabalho estão no auge, os afetos mais sólidos, a capacidade de enfrentar problemas e compadecer-se dos outros mais refinada. Passada (ou abrandada) a insegurança juvenil, é possível desafiar conceitos que imperam, limpar o pó desse uniforme de prisioneiros, deixar de lado as falas decoradas, a tirania do que temos de ser ou fazer. Pronunciar a nossa própria alforria: vai ser livre, vai ser você mesmo, vai tentar ser feliz.
      Portas continuam se abrindo: não apenas sobre salas de papelão pintado, porém sobre caminhos reais. Correndo pela floresta das fatalidades, encontramos clareiras de construir. De se renovar, não importa a cifra indicando a nossa idade. E sempre que alguém resolver não pagar mais o altíssimo tributo da acomodação, mas dar sentido à sua vida, verá que a bruxa dos relógios não é inteiramente má. E vai entender que o tempo não só nega e rouba com uma das mãos, mas também, com a outra, oferece – até mesmo a possibilidade de, ao envelhecer, alargar ainda mais as varandas da alma.

(Lya Luft. Revista Veja, edição 2344, 23.10.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa correta, segundo a norma-padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q25009 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

Em ambientes aquáticos, como os rios, onde se lança grande quantidade de esgoto, muitas vezes os peixes morrem, por que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1069Q31410 | Secretariado, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

Constituem serviço postal: o recebimento, a expedição, o transporte e a entrega de objetos de correspondência, valores e encomendas, conforme definido em regulamento. Constitui serviço postal relativo a valores:

I. remessa de dinheiro através de carta com valor declarado;
II. remessa de ordem de pagamento por meio de vale-postal;
III. recebimento de tributos, prestações, contribuições e obrigações pagáveis à vista, por via postal;
IV. venda de publicações divulgando regulamentos, normas, tarifas, listas de código de endereçamento e outros assuntos referentes ao serviço postal.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1070Q835539 | Informática, Sistema Operacional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC, 2021

No Windows 7, para colocar o computador no modo “Standby”, de modo que o mesmo permaneça ligado, mas em modo de economia de energia, isto, é, com as unidades de disco desligadas, é necessário clicar na opção________________________, presente no botão “Desligar” do “Menu Iniciar”. A opção que preenche corretamente a lacuna acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1071Q33545 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

As irmãs Elsa, Flávia e Gabriela possuem alturas diferentes sendo que Elsa não é a mais alta e Flávia é a mais baixa. Assim, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q160010 | Arquivologia, Organização de Arquivos Métodos de Arquivamento, Assistente Administrativo, FINEP, CESGRANRIO

Observe o esquema abaixo:
1 Orçamento
   1.1 Rio de Janeiro
   1.2 São Paulo
2 Recrutamento
3 Folha de Pagamento
   3.1 mar. a jun. de 2012
   3.2 jul. a ago. de 2012

O item 1.1 Rio de Janeiro corresponde a um arranjo secundário que utiliza o método

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q33819 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Roraima, Assistente Administrativo, DPE RR, FCC

Quanto às funções institucionais da Defensoria Pública do Estado de Roraima, a Lei Complementar n° 164/10 estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1074Q847931 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Assistente Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de estoque refere-se a toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais.

II. O local onde o estoque de uma instituição está armazenado deve ser limpo, devidamente iluminado e deve contar com os equipamentos de segurança e a sinalização adequada para que os usuários desse estoque possam utilizá-lo com eficiência.

III. No contexto da administração de materiais, a inspeção de recebimento permite verificar apenas documentalmente o recebimento de material, não sendo possível ou mesmo necessário inspecionar os atributos qualitativos dos materiais com base nas normas de controle de qualidade.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1075Q22207 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, BRDE, FUNDATEC

O e-mail é uma fantástica ferramenta que conseguiu atender, simultaneamente, duas exigências imprescindíveis à boa comunicação corporativa: a velocidade, quase instantânea, com que a informação precisa circular; e a necessidade de compartilhar, de imediato, a informação com os funcionários da empresa, seus clientes e parceiros, setores governamentais e sociedade em geral. Entretanto, algumas etapas e cuidados na elaboração de e-mails empresariais são imprescindíveis, tais como:

I. O vocativo pode ser substituído por uma saudação, como “Bom dia, Sr. Ricardo” ou “Boa tarde, Sr. Paulo”.
II. Na despedida, para situações formais, poderá ser usado “Atenciosamente”, utilizando o termo “Att.”.
III. Na assinatura, aparecerão as informações que identificam o remetente, tais como nome completo, cargo ou função, telefone, site e e-mail.
IV. No texto, poderão ser utilizados grafismos para substituir as expressões usadas no cotidiano.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q47324 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, JUCEPAR PR

                                                Texto 2 

Com a evolução política da humanidade, dois valores fundamentais consolidaram o ideal democrático: a liberdade e a igualdade, valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as épocas. Mas os avanços e as conquistas populares em direção a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacífica. Guerras, destituições e enforcamentos de reis e monarcas, revoluções populares e golpes de Estado marcaram a trajetória da humanidade em sua busca de liberdade e igualdade. 

(Clóvis Brigagão & Gilberto M. Rodrigues. 1998. Globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna). 

Na frase: Se não chover hoje à tarde faremos um belíssimo passeio. Há indicação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q31479 | Direito Administrativo, Licitações, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais, de acordo com o art. 6° , da Lei n° 8.666/93, isso é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1078Q551431 | Informática, Sistema de Processamento de Dados, Assistente Administrativo, IPREVI ES, IBEG, 2017

De acordo com o sistema de armazenamento de arquivos, Byte, Megabytes, Gigabytes, um dispositivo de armazenamento com capacidade de 2gb, terá uma quantia de Megabytes igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q31409 | Secretariado, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

Os objetos postais pertencem ao remetente até a sua entrega a quem de direito. Analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a entrega não tenha sido possível em virtude de erro ou insuficiência de endereço, o objeto permanecerá à disposição do destinatário, na forma definida em regulamento.
II. Quando nem a entrega, nem a restituição tenham sido possíveis, o objeto será inutilizado, conforme disposto em regulamento.
III. Os impressos sem registro, cuja entrega não tenha sido possível, serão inutilizados, na forma prevista em regulamento.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q3279 | Português, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO

Texto associado.
“Quando esse branco se dá na produção de livro, não tem
importância. O romance espera, o conto espera.” ( L. 20-22)

Os dois períodos acima podem ser reunidos em um só.
Para que o seu sentido não seja alterado, deve-se usar
como elemento de ligação entre os dois, a palavra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.