Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q31470 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Em uma estrutura organizacional, a delegação de autoridade possibilita, entre outros efeitos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q707312 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, IMESF, FUNDATEC, 2019

Kaspary (2016) define diversas normas e recomendações a respeito da digitação qualitativa. Sendo assim, analise as seguintes assertivas relativas à grafia de numerais e de datas em atos normativos: 
I. Os numerais devem ser escritos por extenso quando constituírem uma única palavra (dez, cinquenta, cem, mil, etc.). 
II. Os numerais, quando constituírem mais de uma palavra, deverão ser grafados em algarismos (27, 128, 555, etc.). 
III. As datas devem ser escritas por extenso, e sempre com o algarismo indicativo do dia precedido de zero e do ano com ponto separando as classes (exemplo: 03 de novembro de 2.018). 
Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q33551 | Matemática, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Em um canil há 42 cães adultos, dos quais metade são fêmeas. Um terço das fêmeas teve filhotes e, em média, cada uma destas fêmeas teve cinco filhotes.
O número total de cães, adultos e filhotes, nesse canil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q33819 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Roraima, Assistente Administrativo, DPE RR, FCC

Quanto às funções institucionais da Defensoria Pública do Estado de Roraima, a Lei Complementar n° 164/10 estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q30752 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRA MA, SOUSÂNDRADE

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens abaixo como V (verdadeiros) ou F (falsos) e assinale a alternativa correta.

I. A gestão de projetos abrange a concepção e execução das funções gerenciais de planejamento, organização, direção e controle.
II. A gestão de projetos quase sempre tem natureza funcional especializada e independente das demais áreas da organização.
III. As decisões do processo de gestão de projetos começam com a definição de um problema ou oportunidade, isto é, a idéia do projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q31794 | Veterinária, Assistente Administrativo, CRMV TO, QUADRIX

Para exercício de sua profissão, o Médico Veterinário deve se inscrever no respectivo Conselho Regional, obrigando-se ao pagamento de anuidade. Não obstante as disposições da Lei nº 5.517/1968 a respeito desse pagamento, o Conselho Federal editou Resolução (nº 867/2007) com diretrizes mais específicas. Com relação ao tema, considerando o disposto pelo aludido ato normativo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se o pagamento da anuidade prevista na Lei nº 5.517 de 1968 for efetuado até o dia 31 de janeiro observará desconto de 10%.
II. Por ocasião da inscrição de pessoa física ou do registro da pessoa jurídica, será cobrado o valor relativo aos duodécimos correspondentes aos meses restantes do exercício, incluindo o mês de requerimento.
III. Os Conselhos Regionais deverão elaborar e encaminhar ao Conselho Federal, anualmente, relação de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes e de inscritas em dívida ativa perante a Autarquia.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q12150 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Os bancos e/ou agências financiadoras de projetos nas áreas de ciência e tecnologia (exemplos: FINEP, CAPES, CNPq, FAPESP, BNDES, BRDE) podem ter diferentes objetivos específicos, mas, na prática, algumas diretrizes gerais orientam os programas de fomento em ciência e tecnologia. Assinale a alternativa que NÃO expressa essas diretrizes no âmbito dos projetos em ciência e tecnologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q3451 | Português, Assistente Administrativo, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Texto associado.
A pontuação é um recurso de que dispõe a língua escrita para auxiliar o leitor na construção dos sentidos do texto. Sendo de base sintática na língua portuguesa, a pontuação NÃO está empregada de acordo com a norma-padrão em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q712130 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CODESG SP, Consulplan, 2019

Texto associado.
Olhar o vizinho é o primeiro passo
    Não é preciso ser filósofo na atualidade, para perceber que o “bom” e o “bem” não prevalecem tanto quanto desejamos. Sob a égide de uma moral individualista, o consumo e a concentração de renda despontam como metas pessoais e fazem muitos de nós nos esquecermos do outro, do irmão, do próximo. Passamos muito tempo olhando para nossos próprios umbigos ou mergulhados em nossas crises existenciais e não reparamos nos pedidos de ajuda de quem está ao nosso lado. É difícil tirar os óculos escuros da indiferença e estender a mão, não para dar uma esmola à criança que faz malabarismo no sinal, para ganhar um trocado simpático, mas para tentar mudar uma situação adversa, fazer a diferença. O que as pessoas que ajudam outras nos mostram é que basta querer, para mudar o mundo. Não é preciso ser milionário para fazer uma doação. Se não há dinheiro, o trabalho também é bem-vindo. Doar um pouco de conhecimento ou expertise, para fazer o bem a outros que não têm acesso a esses serviços, é mais que caridade: é senso de responsabilidade. Basta ter disposição e sentimento e fazer um trabalho de formiguinha, pois, como diz o ditado, é a união que faz a força! Graças a esses filósofos da prática, ainda podemos colocar fé na humanidade. Eles nos mostram que fazer o bem é bom e seguem esse caminho por puro amor, vocação e humanismo.
(Diário do Nordeste. Abril 2008. Com adaptações.)

É difícil tirar os óculos escuros da indiferença e estender a mão, não para dar uma esmola à criança que faz malabarismo no sinal, para ganhar um trocado simpático, mas para tentar mudar uma situação adversa, fazer a diferença.” Podemos afirmar que a oração em destaque expressa ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1090Q28871 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREFITO PR, IDECAN

Para criar uma senha segura para o cofre, José usou um programa que gera, aleatoriamente, uma senha de forma que o

1º dígito é uma vogal maiúscula;
2º dígito é um algarismo par diferente de zero;
3º dígito é um algarismo ímpar;
4º dígito é uma letra minúscula de “c" a “j";
5º dígito é uma letra maiúscula ou minúscula de “m" a “p".

O número de possibilidades de senhas que este programa pode criar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1091Q28877 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CREFITO PR, IDECAN

“Há 25 anos, foi assassinado em Xapuri, no estado do _______________, o seringueiro, líder sindical e ambientalista _______________, que se tornou um símbolo de luta contra o desmatamento da Amazônia.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1092Q31784 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CRMV TO, QUADRIX

Num zoológico de uma cidade hipotética, a área destinada aos leões tem 4 passagens diferentes que os levam da área descoberta para a área onde são colocados os alimentos. De quantas formas diferentes pode um leão ir até o local onde estão os alimentos e voltar para a área descoberta, sem passar pela passagem pela qual entrou?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q847931 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Assistente Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de estoque refere-se a toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais.

II. O local onde o estoque de uma instituição está armazenado deve ser limpo, devidamente iluminado e deve contar com os equipamentos de segurança e a sinalização adequada para que os usuários desse estoque possam utilizá-lo com eficiência.

III. No contexto da administração de materiais, a inspeção de recebimento permite verificar apenas documentalmente o recebimento de material, não sendo possível ou mesmo necessário inspecionar os atributos qualitativos dos materiais com base nas normas de controle de qualidade.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1094Q29552 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CODEMIG, FUNDEP

Sobre o termo "Sociedade da Informação" é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1095Q374444 | Português, Crase, Assistente Administrativo, Câmara de Maringá PR, AOCP

Considere o excerto a seguir: ?Quando peguei o primeiro avião com destino à felicidade, todos chamavam o centro de Belo Horizonte de cidade [...]?. Em relação ao uso do acento indicativo de crase, conforme a norma padrão, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q42160 | Português, Assistente Administrativo, EMPLASA, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 07.

A bruxa nos relógios

      Vou me concentrar no possível: os afetos, o trabalho, a vida. Então falo aqui de um tema que me fascina, sobre o qual já tenho refletido muito.
      Quando criança, eu achava que no relógio de parede do sobrado de uma de minhas avós, aquele que soava horas, meias horas e quartos de hora que me assustavam nas madrugadas insones em que eu eventualmente dormia lá, morava uma feiticeira que tricotava freneticamente, com agulhas de metal, tique-taque, tique-taque, tecendo em longas mantas o tempo de nossa vida.
      Nessas reflexões mais uma vez constatei o que todo mundo sabe: vivemos a idolatria da juventude – e do poder, do dinheiro, da beleza física e do prazer. Muitos gostariam de ficar para sempre embalsamados em seus 20 ou 30 anos. Ou ter, aos 60, “alma jovem”, o que acho discutível, pois deve ser melhor ter na maturidade ou na velhice uma alma adequada, o que não significa mofada e áspera.
      A maturidade pode ter uma energia muito boa, pensamento e capacidade de trabalho estão no auge, os afetos mais sólidos, a capacidade de enfrentar problemas e compadecer-se dos outros mais refinada. Passada (ou abrandada) a insegurança juvenil, é possível desafiar conceitos que imperam, limpar o pó desse uniforme de prisioneiros, deixar de lado as falas decoradas, a tirania do que temos de ser ou fazer. Pronunciar a nossa própria alforria: vai ser livre, vai ser você mesmo, vai tentar ser feliz.
      Portas continuam se abrindo: não apenas sobre salas de papelão pintado, porém sobre caminhos reais. Correndo pela floresta das fatalidades, encontramos clareiras de construir. De se renovar, não importa a cifra indicando a nossa idade. E sempre que alguém resolver não pagar mais o altíssimo tributo da acomodação, mas dar sentido à sua vida, verá que a bruxa dos relógios não é inteiramente má. E vai entender que o tempo não só nega e rouba com uma das mãos, mas também, com a outra, oferece – até mesmo a possibilidade de, ao envelhecer, alargar ainda mais as varandas da alma.

(Lya Luft. Revista Veja, edição 2344, 23.10.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa correta, segundo a norma-padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1097Q709822 | Administração Geral, Assistente Administrativo, IMESF, FUNDATEC, 2019

A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outros processos de gestão de pessoas) execução e controle (MAXIMIANO, 2011). Segundo o referido autor, o processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos denomina-se: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1098Q814569 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Assistente Administrativo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma da lei. Constitui atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário

I. frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente.

II. dificultar ou concorrer de qualquer forma para a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas na lei.

III. doar à pessoa física ou jurídica, bem como ao ente despersonalizado, exceto para fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas na lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie.

IV. permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

V. agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q15861 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Assistente Administrativo, AFPR, COPS UEL

No primeiro semestre de 2012, iniciaram-se os trabalhos da Comissão da Verdade, no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a tarefa da referida comissão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1100Q159239 | Informática, Outlook XP, Assistente Administrativo, FBN, FGV

Mensagens de e-mail recebidas da Internet pelo Outlook Express 6, são armazenadas numa caixa específica, conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.