Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q4933 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Polícia Militar MG, FCC

Entende-se por minuta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1122Q23442 | Português, Assistente Administrativo, CEDERJ, CEPERJ

Texto associado.
MEIO SÉCULO DEPOIS...

Cristovam Buarque, O Globo, 07/09/2013

    A quase totalidade dos discursos de políticos é irrelevante. São logo esquecidos. Mas, nesta semana, comemora-se em todo o mundo os 50 anos do discurso do dr. Martin Luther King em que ele disse que tinha sonhos: de que seus quatro filhos não sofreriam preconceitos por causa da cor da pele; e de que os filhos dos ex-escravos e os filhos dos ex-donos de escravos seriam capazes de sentar juntos na mesma mesa, como irmãos.
   Meio século depois, nós também temos sonhos.
   Sonhamos que um dia nenhum dos filhos do Brasil será privado de uma educação de qualidade que lhes permita entender a lógica do mundo, deslumbrar-se com suas belezas, indignar-se com suas injustiças, falar e escrever seus idiomas, ter uma profissão que lhes permita usufruir e melhorar o mundo onde vivem.
    Para isso, sonhamos fazer com que a mais pobre criança tenha, desde sua primeira infância, uma escola com a qualidade das melhores do mundo, que um dia os filhos dos trabalhadores estudarão nas escolas dos filhos de seus patrões, os filhos das favelas nas escolas dos filhos dos condomínios e, em consequência, o Brasil terá pontes em lugar de muros entre suas classes e seus espaços urbanos.
      Sonhamos que não está distante o dia em que todos os brasileiros acreditarão que isso é preciso e é possível. Deixarão de considerar o sonho como um delírio de utopista ou demagogia de político. Olharão ao redor e verão que muitos outros países já fizeram esta revolução, que chegará tardia ao Brasil, como nos chegou tardiamente a libertação dos escravos. Lembrarão que até 1863, na terra do dr. King, e, por décadas mais no Brasil, a ideia de que os negros um dia seriam livres do cativeiro era vista como estupidez. E hoje o presidente da República deles é negro.
     Sonhamos também que, acreditando nos seus sonhos, o Brasil se levantará para realizá-los. Porque o sonho não se realiza quando ele é solitário, nem tampouco quando os sonhadores continuam deitados em berço esplêndido. Só quando é de todos e todos se levantam é que ele começa a ser realidade.
“Meio século depois, nós também temos sonhos”. Nessa frase, o autor do texto emprega o pronome “nós”, o que se justifica porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1123Q42140 | Matemática, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Carlos almoçou em certo dia no horário das 12:45 às 13:12. O total de segundos que representa o tempo que Carlos almoçou nesse dia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q24999 | Português, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

Texto associado.
Comediantes estão cada vez mais sendo perseguidos

         O humor é um constante trabalho de reinvenção, todos os dias é preciso pensar fora da caixa. Construir uma boa piada é tentar distrair a mente do público para causar uma surpresa, para que o desfecho não seja previsível e cause no espectador o espasmo da risada em sua face. Acredito que o processo para se fazer graça em tempos que a profissão está cada vez mais concorrida continua o mesmo. Sempre precisamos buscar outros caminhos e aplicar o mesmo processo de criação nas escolhas e formas de fazer piada. Também acho importante estar sempre conectado com as notícias e ter agilidade para não perder o "timing".

         Só que a gente que faz comédia está cada dia mais perseguido, e isso é muito ruim para o comediante. Esses dias fiz piadas sobre a manifestação e acabei sendo perseguido. Outro dia a piada falava do frio de Curitiba e acabei sendo ameaçado por feministas, ou seja, uma cutucada dispara outra e é preciso ficar atento. Só que ficar atento não é bom para o humor, o humor tem que ser verdadeiro e ácido quando necessário.

         Se você pensar duas vezes se vai ou não vai ofender alguém é melhor nem fazer piada, porque a piada sempre vai ter um alvo. Acredito que é possível fazer piadas com qualquer assunto, depende só de como você trata esse assunto e da dose de exagero que você coloca para que fique engraçada. Não devemos, enquanto humoristas, focar somente em um estilo de comédia para não cansar e saturar o público. Claro que sempre devemos ser honestos com a plateia, o consumidor de humor saca quando o comediante está forçando uma barra.

          O processo criativo deve ser provocado, não adianta esperar que as ideias apareçam, é preciso exercício. Criar é uma aeróbica mental e, na maioria das vezes, as ideias estão lá só esperando para serem resgatadas. O humorista não pode ter medo de tentar, até porque esse é o nosso trabalho. Nunca saberei se a piada funciona ou não até a hora que subo no palco e me arrisco. Já cansei de sair com três páginas de texto escrito e conseguir salvar só três piadas que realmente funcionaram, e olhe lá.

           Fazer televisão também é sempre muito importante porque divulga e populariza, mas hoje em dia veículos como as redes sociais, Facebook, YouTube e Twitter, além de ajudarem a divulgar o seu trabalho, servem como um mailing pessoal para levar público ao teatro e isso reflete em bilheteria. Claro que televisão ainda é muito importante, mas existe, por exemplo, um mercado enorme e rentável para comediantes no meio corporativo. O cinema nacional está se abrindo cada vez mais para a comédia, sitcoms, web séries, vlogs, uma infinidade de opções para o comediante se destacar. Quando comecei a fazer comédia não existiam tantas possibilidades para mostrar meu trabalho como existem hoje. Por isso hoje procuro usar tudo isso ao meu favor, no meio de várias tentativas, algumas sempre acabam virando e dando certo, mas é preciso insistir e fazer o seu, e de preferência não ligar muito para concorrência.  

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/opiniao
Releia: “O humor é um constante trabalho de reinvenção, todos os dias é preciso pensar fora da caixa”. O trecho em destaque significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q672963 | Raciocínio Lógico, Estruturas lógicas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Considere a proposição composta “Bento e Francisco são amigos ou Luciana e Maria são amigas” e assinale a alternativa que apresenta a negação dessa proposição composta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1126Q847325 | Técnicas de Vendas e Negociação, Comunicação no Atendimento ao Público, Assistente Administrativo, CESPE CEBRASPE, 2020

O processo de comunicação nas organizações ocorre efetivamente quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q33569 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Em relação aos processos administrativos nas organizações, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q32300 | Português, Assistente Administrativo, CRQ PE, IDHTEC

Na reprodução dos trechos das notícias abaixo, qual contém um desvio de concordância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q31854 | Nutrição, Assistente Administrativo, CRN SP MS, QUADRIX

Analise as seguintes afirmativas, referente às anuidades.

I. O pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição não constitui condição de legitimidade para o exercício da profissão e para o funcionamento da empresa.
II. A anuidade, inclusive a primeira, será paga até o dia 31 (trinta e um) de março de cada ano.
III. Os Conselhos Regionais repassarão, até o último dia útil de cada trimestre, ao Conselho Federal, a parte da arrecadação que lhe cabe.

Tendo em vista o que dispõe o Decreto no 84.444/1980, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1130Q42133 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Aprendendo a pensar
(Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
No sexto parágrafo, ao descrever a experiência de alfabetização de seu sobrinho-neto, o autor refere-se, indiretamente, a tese do cientista Glenn Doman por meio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1131Q159142 | Administração Geral, Inovação e mudança organizacional, Assistente Administrativo, CFA, IADES

A implementação de sistemas de qualidade em uma organização só é possível com o engajamento de todas as áreas e pessoas envolvidas. Para o sucesso na implementação é fundamental

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1132Q3281 | Português, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO

Texto associado.
5
A cronista compara o jornal ao alto-forno de uma siderúrgica:

...não pode se apagar nunca e exige, dia e noite,
combustível, minério, e a atenção infatigável dos seus
alimentadores...
” ( L. 27-30)

O combustível – o alimento do jornal – NÃO é constituído de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1133Q676071 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Lucas recebeu uma quantia em dinheiro de seu irmão. Ele gastou 2/3 de 3/4 dessa quantia, restando um valor de R$ 175,00. Diante do exposto, qual era o valor inicial que Lucas recebeu? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1134Q31468 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Assinale a alternativa que representa, no âmbito do plano estratégico, a conceituação de Cenário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1135Q30451 | Informática, Assistente Administrativo, CRC RO, FUNCAB

Em uma planilha do MS Excel 2010, em português, foi inserida a fórmula =MÉDIAA(E1:E5) na célula D9, sendo que nas células E1, E2, E3, E4 e E5 foram inseridos valores conforme a figura a seguir.
                                        
                                                 lc    E
                                                 1     w
                                                 2     e
                                                 3     900
                                                 4     12
                                                 5     13

A execução da fórmula em D9 resulta no valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q159239 | Informática, Outlook XP, Assistente Administrativo, FBN, FGV

Mensagens de e-mail recebidas da Internet pelo Outlook Express 6, são armazenadas numa caixa específica, conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1137Q61219 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, UFMS, FAPEC, 2018

Sobre a correta redação nas Correspondências e Atos Oficiais da UFMS, julgue as assertivas abaixo:

I - Para indicar os horários nos documentos oficias, são aceitas as seguintes formas de grafia: 10 hs, 10:00 ou 10:00 h.
II - Os numerais devem ser expressos em algarismos, seguidos da indicação, por extenso, entre parênteses: 59 (cinquenta e nove).
III - As comunicações oficiais devem tratar os assuntos públicos de forma impessoal, ou seja, sem impressões pessoais sobre o assunto tratado.
IV - O artigo desdobra-se em parágrafos ou em incisos, devendo ser utilizadas as conjunções "e" ou "ou" no penúltimo inciso, conforme a sequência de dispositivos seja, respectivamente, cumulativa ou disjuntiva.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1138Q32050 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Considerando-se ouvir trechos de uma conversa em que são ditas as afirmativas a seguir, quais podem ser consideradas certas? 

I. “Vossa Senhoria nomeará o suplente”.
II. “Vossa Excelência conhece o assunto”.
III. “Vossa Senhoria nomeará seu substituto.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1139Q32051 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

A constante repetição de determinados termos em correspondências oficiais e empresariais favorece a utilização das abreviaturas, poupando tempo tanto de escrita como de leitura. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa com a correta sequência das respectivas abreviaturas dos termos em negrito.

“O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima aguarda resposta da Associação quanto ao artigo publicado no jornal local. Caso o documento venha protegido, precisaremos de um código para acessá-lo.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1140Q30826 | Engenharia Civil, Assistente Administrativo, CREA RO, FUNCAB

Assinale a alternativa correta a respeito do registro e da baixa da Anotação de Responsabilidade Técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.