Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q22633 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, CAU BR, IADES

O uso adequado de equipamentos em escritórios, no que tange ao consumo consciente de energia, pode ser verificado em ações como a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q29044 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Três funcionários trabalham no setor jurídico de uma empresa há 3, 5 e 6 anos respectivamente. Para atender à necessidade de preencher e conferir um total de 420 formulários, o setor adotou o seguinte critério de distribuição dessa tarefa entre os três funcionários: cada um deverá receber a quantidade de formulários na razão inversa ao tempo de serviço na empresa.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que o funcionário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1223Q12169 | Informática, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

O Hard Disk (HD) é o principal dispositivo de aramazenamento usado nos computadores, é nele que gravamos arquivos e programas. Com o passar do tempo foi surgindo alguns tipos de Hard Disk. Qual das alternativas abaixo apresenta apresenta apenas tipos de Hard Disk (HD)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q31648 | Português, Assistente Administrativo, CRM PI, QUADRIX

Texto associado.
   O Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM/PI é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, e com jurisdição no âmbito do território do estado.
   Compete ao CRM/PI habilitar o médico a exercer o seu trabalho e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente à sua profissão. É o único órgão supervisor da ética, disciplinador e julgador das atividades médicas zelando por todos os meios ao seu alcance pelo perfeito desempenho da Medicina e pelo prestígio dos que a exercem legalmente.
   Nestes 53 anos de história, tem se notabilizado pelo cumprimento de seu desiderato, além de apoiar iniciativas em prol da categoria médica, participando inclusive de forma regular na formação ética dos estudantes de medicina e dos médicos residentes.
   Para tanto, o CRM/PI é formado por uma diretoria executiva, um corpo de 42 conselheiros (efetivos e suplentes), 26 câmaras técnicas e 5 comissões permanentes.

http://www.crmpi.org.br/historia. Acesso em 20/03/2016. 
Observe a acentuação gráfica das palavras destacadas a seguir e assinale a alternativa correta.

"jurídica", "âmbito", "médica" e "ética"
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q3294 | Informática, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO

O sistema operacional Microsoft Windows permite aos usuários manipularem seus arquivos de várias maneiras por meio de comandos como copiar, recortar, abrir com, visualizar imagens, entre outros comandos, como também organizá-los por pastas, o que facilita o trabalho do dia a dia no uso desses arquivos. Para isso, as diversas versões desse sistema operacional têm como padrão, em sua instalação, um programa específico, que é o Microsoft Windows
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q43760 | Português, Assistente Administrativo, FUNDUNESP, VUNESP

Texto associado.
Texto I

Foi no pátio da escola, à hora do recreio. Eugênio abaixou-se para apanhar a bola de pano, e de repente atrás dele alguém gritou:

- O Genoca tá com as carça furada no fiofó!

Os outros rapazes cercaram Eugênio numa algazarra. Houve pulos, atropelos, pontapés, cotoveladas, gritos e risadas: eram como galinhas correndo cegas a um tempo para bicar o mesmo punhado de milho. No meio da roda, atarantado e vermelho, Eugênio tapava com ambas as mãos o rasgão da calça, sentindo um calorão no rosto. Os colegas romperam em vaia frenética:

Calça furada! 
Calça furada! 
Calça furada-dá!


Gritavam em cadência uniforme, batendo palmas. Eugênio sentiu os olhos se encherem de lágrimas. Balbuciava palavras de fraco protesto, que se sumiam devoradas pelo grande alarido.

Calça furada-dá! 
No fio-fó-fó-fó! 
Oia as calça dele, vovó! 
Calça furada-dá!


Do outro lado do pátio, as meninas olhavam curiosas, com ar divertido, pulando e rindo. Em breve começaram a gritar também, integrando-se no coro, num alvoroço de gralhas.

O vento da manhã levava no seu sopro frio aquelas vozes agudas, espalhava-as pela cidade inteira, anunciando a toda a gente que o menino Eugênio estava com as calças rasgadas, bem naquele lugar... As lágrimas deslizavam pelo rosto do rapaz e ele deixava que elas corressem livres, lhe riscassem as faces, lhe entrassem pela boca, lhe pingassem do queixo, porque tinha ambas as mãos postas como um escudo sobre as nádegas. Agora, de braços dados, os rapazes formavam um grande círculo e giravam de um lado para outro, berrando sempre: Calça furada! Calça furada!Eugênio cerrou os olhos como para não ver por mais tempo a sua vergonha.

Soou a sineta.

Terminara o recreio. Na aula, Eugênio sentiu-se humilhado como um réu. Na hora da tabuada, a professora apontava os números no quadro-negro com o ponteiro, e os alunos gritavam em coro: 

Dois e dois são quatro! 
Três e três são seis! 


E o ritmo desse coro lembrava a Eugênio a vaia do recreio. Calça furada-dá!

Que vergonha! O pai estava devendo o dinheiro do mês passado, a professora tinha reclamado o pagamento em voz alta, diante de todos os alunos. Ele era pobre, andava malvestido. Porque era quieto, os outros abusavam dele, botavam-lhe rabos de papel... Sábado passado ficara de castigo, de pé num canto, por estar de unhas sujas. O pior de tudo eram as meninas. Se ao menos na aula só houvesse rapazes... Meu Deus, como era triste, como era vergonhoso ser pobre!

(Erico Verissimo, Olhai os lírios do campo, Companhia das Letras, 2005. Adaptado)
Nas frases – Houve pulos, atropelos, pontapés... – e – Se ao menos na aula só houvesse rapazes... –, substituindo-se o verbo Haver pelo verbo Existir, e mantendo-se o mesmo tempo verbal, tem-se, respectivamente, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1227Q42250 | Matemática, Assistente Administrativo, EPE, CESGRANRIO

Em um supermercado, uma embalagem com 12 picolés custa R$ 21,60 e cada picolé, vendido separadamente, custa R$ 2,40. 

Ao optar pela compra da embalagem, o cliente recebe um desconto, em relação ao preço de venda por unidade, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q25912 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A  gestão  de  pessoas  nas  organizações  compreende  um  conjunto  integrado  de  processos  dinâmicos  e  interativos. 

Segundo Chiavenato, o processo de aplicar pessoas significa 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q375111 | Português, Termos Acessórios da Oração, Assistente Administrativo, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Releia o excerto a seguir.

“A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), proprietária do empreendimento, assume a administração do espaço [...]”

Em relação ao trecho destacado, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1230Q850821 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Assistente Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Ao adotar uma política de restrição de acesso ao local onde o estoque é armazenado, a organização costuma ter em vista a mitigação do risco de perda, roubo ou furto que podem ocorrer nesse local, entre outros benefícios advindos dessa medida.

II. Estoque é considerado como toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais.

III. O estoque é considerado como toda e qualquer porção armazenada de material, sem valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento presente, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1231Q333212 | Matemática, Cálculo Aritmético, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Educação Física 20a Região SE, Instituto Quadrix, 2019

Para pintar 28 m de muro, são necessários 7 pintores, trabalhando 6 h por dia, durante 4 dias.

Supondo, nesse caso hipotético, que a eficiência dos pintores seja constante, julgue os itens de 30 a 32.

9 pintores, trabalhando 3 h por dia, durante 8 dias, pintam mais de 35 m de muro.
  1. ✂️
  2. ✂️

1232Q427184 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Nos termos da Constituição Federal, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1233Q22206 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, BRDE, FUNDATEC

Em relação à diagramação, os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação, entre outras:

I. O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 4,0 cm de largura.
II. O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.
III. O campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm.
IV. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q46280 | Administração Geral, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

Considere que você seja um assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e seu superior solicita que você elabore alguns relatórios acerca das ações realizadas em seu setor de atuação e verifique se os objetivos do mês foram alcançados. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando para atender ao solicitado pelo seu superior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1236Q33807 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, DPE RR, FCC

Texto associado.
   Por volta de 1968, impressionado com a quantidade de bois que Guimarães Rosa conduzia do pasto ao sonho, julguei que o bom mineiro não ficaria chateado comigo se usasse um deles num poema cabuloso que estava precisando de um boi, só um boi.

   Mas por que diabos um poema panfletário de um cara de vinte anos de idade, que morava num bairro inteiramente urbanizado, iria precisar de um boi? Não podia então ter pensado naqueles bois que puxavam as grandes carroças de lixo que chegara a ver em sua infância? O fato é que na época eu estava lendo toda a obra publicada de Guimarães Rosa, e isso influiu direto na minha escolha. Tudo bem, mas onde o boi ia entrar no poema? Digo mal; um bom poeta é de fato capaz de colocar o que bem entenda dentro dos seus versos. Mas você disse que era um poema panfletário; o que é que um boi pode fazer num poema panfletário?

   Vamos, confesse. Confesso. Eu queria um boi perdido no asfalto; sei que era exatamente isso o que eu queria; queria que a minha namorada visse que eu seria capaz de pegar um boi de Guimarães Rosa e desfilar sua solidão bovina num mundo completamente estranho para ele, sangrando a língua sem encontrar senão o chão duro e escaldante, perplexo diante dos homens de cabeça baixa, desviando-se dos bêbados e dos carros, sem saber muito bem onde ele entrava nessa história toda de opressores e oprimidos; no fundo, dentro do meu egoísmo libertador, eu queria um boi poema concreto no asfalto, para que minha impotência diante dos donos do poder se configurasse no berro imenso desse boi de literatura, e o meu coração, ou minha índole, ficasse para sempre marcado por esse poderoso símbolo de resistência.

   Fez muito sucesso, entre os colegas, o meu boi no asfalto; sei até onde está o velho caderno com o velho poema. Mas não vou pegá-lo − o poema já foi reescrito várias vezes em outros poemas; e o meu boi no asfalto ainda me enche de luz, transformado em minha própria estrela.


(Adaptado de: GUERRA, Luiz, "Boi no Asfalto", Disponível em: www.recantodasletras.com.br. Acessado em: 29/10/2015) 
Alterando-se as orações justapostas no segmento Digo mal; um bom poeta é de fato capaz de colocar o que bem entenda... (2° parágrafo), de modo que se obtenha uma subordinação que mantenha, em linhas gerais, o sentido original, deve-se usar a conjunção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q334359 | Matemática, Aritmética e Algebra, Assistente Administrativo, CRMV SC, IESES

Em uma determinada empresa a razão entre homens e mulheres é de 2/3. Se há 60 mulheres trabalhando na empresa, qual será a quantidade total de funcionários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1238Q32034 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

Texto associado.
Juramento do Médico Veterinário

“Sob a proteção de Deus, PROMETO que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial respeito ao Código de Ética da profissão, sempre buscando uma harmonização entre ciência e arte, aplicando os meus conhecimentos para o desenvolvimento da sanidade e do bem-estar dos animais, da qualidade dos seus produtos e da prevenção de zoonoses, tendo como compromissos a promoção do desenvolvimento sustentado, a preservação da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida e o progresso justo e equilibrado da sociedade humana. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes. Assim o prometo.”

(http://www.vetcardio.50webs.com/juramento.html. Acesso em 14/03/2016.)
A forma verbal destacada no texto pertence a uma oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1239Q31797 | Veterinária, Assistente Administrativo, CRMV TO, QUADRIX

De acordo com o Código de Processo Ético (Resolução nº 875/2007 do CFMV), a punibilidade por falta sujeita a processo ético-disciplinar prescreve em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q31383 | Português, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

Texto associado.
Hospitais do Amapá estariam sem ambulâncias por falta de pagamento
Servidores contam que transporte de pacientes foi interrompido.
Falta do serviço atinge HE, HCAL e PAI, em Macapá.

Ambulâncias que atendem a hospitais públicos estaduais do Amapá teriam sido retiradas por falta de pagamento do governo à empresa responsável pela locação dos veículos. A informação foi confirmada por funcionários que atuam na rede hospitalar. Em nota enviada, o governo informou que foi "surpreendido" com a atitude da empresa e que foi à Justiça para buscar o retorno dos veículos.
"No dia 10 de dezembro a Sesa foi surpreendida com a suspensão dos serviços sem prévio aviso. Imediatamente a secretaria entrou com pedido de liminar, uma vez que o atraso alegado extraoficialmente pela empresa não é superior a 90 dias do atual exercício financeiro, como prevê a Lei Geral de Licitações nº 8.666, para que o contratado interrompa os serviços", disse a nota, acrescentando que a Justiça deu 24 horas para a empresa voltar com as ambulâncias para as unidades.
A falta das ambulâncias estaria afetando os hospitais de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e de Emergências (HE) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), todos em Macapá. O G1 percorreu as unidades e constatou que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios. No HCAL, a vaga destinada ao veículo estava ocupada por um carro particular.
De acordo com a enfermeira Sandra Pereira, de 49 anos, os funcionários receberam a informação de que o retorno das ambulâncias aconteceria somente mediante a efetuação dos pagamentos. “As ambulâncias foram todas retiradas. Não temos nenhuma no HCAL e nem no HE. Se o governo do estado não liberar o dinheiro para pagar as ambulâncias, elas vão continuar fora dos hospitais”, disse.
Um técnico em enfermagem do Hospital de Emergências, que preferiu manter a identidade em sigilo, relatou que a retirada dos veículos atinge diretamente o transporte de pacientes entre uma unidade e outra. “Os pacientes que quiserem fazer algum exame têm que ir em algum carro particular por conta própria. Se ele entra, não sai mais do hospital, se depender das ambulâncias”, comentou o funcionário do HE de Macapá. [...]
Motoristas das ambulâncias dizem que tiveram que ser remanejados para outros hospitais após o primeiro caso de retirada dos veículos. “As [ambulâncias] da UPA e da maternidade nunca mais voltaram. Nós fomos até transferidos para outros hospitais porque elas não retornaram”, contou um motorista, que pediu para manter a identidade em sigilo.

(g1.globo.com)
Analise as afirmações sobre o texto como um todo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O texto é jornalístico, o que se pode comprovar, inclusive, pela linguagem objetiva, direta e eminentemente denotativa.
II. Segundo o texto, a responsabilidade pelo não pagamento das ambulâncias é exclusivamente da empresa Sesa.
III. O problema que levou à paralisação das ambulâncias foi um tipo especial de greves, que se iniciou por conta da insatisfação dos funcionários da saúde em relação aos seus salários.
IV. O termo “ambulâncias” entre colchetes no último parágrafo indica uma imprecisão semântica, que cria incoerência para o texto, o qual, por causa de seu uso, se tornou contraditório.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.