Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q31333 | Informática, Sistema Operacional e Software, Assistente Administrativo, CREF SC, QUADRIX

Problemas de memória podem fazer o computador perder informações ou parar de funcionar. No Windows 7 em português, para verificar se há problemas de memória no computador, entra-se no _I__, clica-se na opção _II_ , em seguida na opção _III_  e, depois, na opção _IV_ . Aparecerá uma janela com suas opções: Reiniciar agora e verificar se há problemas e Verificar se há problemas na próxima vez que eu iniciar o computador.

As lacunas I, II, III e IV são preenchidas correta e respectivamente com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q42093 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

Sobre a eficiência de um almoxarifado, avalie as afirmativas a seguir. 

I - Depende, fundamentalmente, da redução das distâncias internas percorridas pela carga. 
II - Depende, fundamentalmente, da redução do tamanho médio das unidades armazenadas. 
III - Depende, fundamentalmente, da melhor utilização da capacidade volumétrica do almoxarifado. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1443Q49774 | Português, Assistente Administrativo, UNESP, VUNESP

Texto associado.
                             Fogo e Madeira

      Não foi pouco para um único dia de fiscalização. Dois caminhões, um trator, uma camionete e uma pá carregadeira foram inutilizados pelo Ibama*, por servirem à extração ilegal de madeira na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.
      Embora os agentes do instituto tivessem o que comemorar, seria incorreto qualificar como êxito o que ocorreu – pelo menos de uma perspectiva mais alongada no tempo.
      A facilidade com que se encontraram sinais flagrantes de desmatamento nada mais revela do que o extremo de sem- -cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.
      Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.
      Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue. Operações dessa monta se fazem de raro em raro, e os madeireiros não chegam a abalar-se da área protegida.
      Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.
      Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população em outras atividades atraentes do ponto de vista econômico. A falta de alternativas de trabalho sem dúvida explica por que madeireiros ilegais encontram algum apoio entre os habitantes da região.
      Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.
* Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

                                                               (Folha de S.Paulo, 24.12.2016. Adaptado)
Sem prejuízo de sentido do texto, no último parágrafo “Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.”, o trecho destacado pode ser substituído por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q28875 | Conhecimentos Específicos, Política Nacional, Assistente Administrativo, CREFITO PR, IDECAN

Texto associado.
Texto III para responder às questões de 32 a 34.

O governo federal começou, nesta segunda-feira, a segunda etapa de medidas para regularizar a imigração de haitianos para o Brasil. A Resolução Normativa 102/2013 do Conselho Nacional de Imigração, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, revoga o limite de concessão de 1,2 mil vistos por ano aos imigrantes do Haiti.
O estado brasileiro que se transformou na porta de entrada para a grande maioria dos imigrantes ilegais haitianos, no Brasil, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1445Q31181 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREF BA SE, CEFET BA

Um medicamento, vendido em frascos contendo 120cm3, foi receitado a uma pessoa que deve tomar quatro doses diárias de 8ml, durante oito dias.

O número mínimo de frascos desse medicamento necessários para cumprir o estabelecido no tratamento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q31451 | Português, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Texto associado.
      Das musas, entidades mitológicas da Grécia Antiga, dizia-se que eram capazes de inspirar criações artísticas e científicas. Mulheres belas, talentosas e descendentes diretas de Zeus já foram homenageadas por Shakespeare, Dante e Rafael.
      Pois a musa inspiradora de Felipe Alves Elias tinha 15 m de comprimento e 6 m de altura, pesava até sete toneladas e estaria, hoje, com idade bem avançada: 145 milhões de anos. Funcionário do Museu de Zoologia da USP, Felipe leva tatuado no braço um crânio de espinossauro e é um paleoartista. Ele diz: “Faço a representação visual de uma hipótese paleontológica sobre a anatomia, a aparência ou a ecologia das espécies fósseis." Apesar da explicação complicada, todos já devem ter visto obras de paleoartistas em livros didáticos, exposições ou filmes. O trabalho deles, contudo, não aparece nos Flintstones ou no Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros.
      “A paleoarte tem como função a divulgação científica", diz Ariel Milani, um dos grandes estudiosos da área no Brasil. “No cinema, é entretenimento. Visualmente é lindo, mas tudo ali é uma grande liberdade artística". Ao dizer isso, ele jura que não é dor de cotovelo. Pioneiro da paleoarte no Brasil, Ariel desenha dinossauros há quase 20 anos e atualmente faz doutorado na Unicamp. Ele afirma: “Meu trabalho tenta formalizar a paleoarte dentro das ciências biológicas. O problema é que as pessoas não entendem o limite entre arte e ciência. Para os cientistas, somos artistas; para os artistas, somos cientistas."
      Para estimular o crescimento da área no país, anualmente a Paleo SP – reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia – organiza um concurso de paleoarte. O próximo evento está marcado para dezembro e Ariel será o juiz técnico, por isso sugere alguns macetes que podem levar os aspirantes à vitória. “O dinossauro não pode ser magnífico, se estiver andando em cima da grama, está errado. A grama só surgiu depois dos dinossauros.Também não pode colocar um T-Rex ao lado de um dinossauro do período Triássico."

(Revista da Folha, junho de 2015. Adaptado)
No enunciado – Com a paleoarte, os estudiosos [predispor-se] à divulgação científica; já com o cinema, todos [entreter-se]. Visualmente é lindo, mas ali, desenhos, efeitos especiais, tudo [decorrer] de uma grande liberdade artística". – os verbos destacados, respectivamente, quanto à conjugação e à concordância, assumem emprego correto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q861176 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREFONO SP, Instituto Quadrix, 2023

Em um dia de promoção em uma loja de roupas, 40 clientes compraram camisetas, 30 compraram calças e 15 compraram tanto camisetas quanto calças.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O número de clientes que compraram camisetas ou calças é igual a 55.

  1. ✂️
  2. ✂️

1448Q334598 | Matemática, Geometria, Assistente Administrativo, IPREVI ES, IBEG

Em um triângulo retângulo a medida de um cateto é o dobro da medida do outro. Se a hipotenusa mede ?125 cm, então temos que o maior cateto mede
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q334373 | Matemática, Assistente Administrativo, BESC SC, FGV

A taxa efetiva anual correspondente a 40% ao ano com capitalização semestral é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q31544 | Legislação Federal, Assistente Administrativo, CRF TO

Segundo o texto da lei n° 13.021, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1451Q61241 | Português, Assistente Administrativo, UFMS, FAPEC, 2018

Nunca morreu tanta criança no Rio de Janeiro devido a balas perdidas. Nunca os chefões do tráfico de drogas desafiaram o poder político com tamanha petulância. Nunca as Forças Armadas tiveram de intervir como fizeram em 2017. ... O palco de maior violência foi a favela da Rocinha, com duas quadrilhas disputando o comando do tráfico de drogas. Isso levou as Forças Armadas a intervirem diversas vezes no policiamento da cidade, levantando uma série de críticas sobre a funcionalidade e racionalidade de tais operações de alto risco. O governador Luiz Fernando Pezão implorou pela intervenção do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Foi atendido. É bom ressaltar, no entanto, que tal participação recebeu algumas críticas dos comandantes militares. Nossas Forças Armadas não estão constituídas para correr atrás de bandido.

Revista IstoÉ, número 2506, 27 de dezembro de 2017, página 80-81.

O texto apresentado no enunciado dessa questão é muito atual e refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q31567 | Português, Assistente Administrativo, CRF RO, FUNCAB

Texto associado.
Peste Alada

   Mosquitos são criaturas terríveis. Estima-se que eles tenham sido responsáveis por metade de todas as mortes de seres humanos ao longo da história. Ou seja, mataram mais gente do que qualquer outra coisa. Isso acontece porque, como se multiplicam rápido e em enormes quantidades, são excelentes transmissores de doenças - como a dengue, que é causada por um vírus chamado DENV. O mosquito pica uma pessoa infectada, adquire o vírus, e o espalha para outras pessoas ao picá-las também. A dengue é uma doença séria, que pode matar, e um grande problema no Brasil: em 2013, o Ministério da Saúde registrou 1,4 milhão de casos, mais que o dobro do ano anterior. Tudo culpa do Aedes aegypti. Ele é um mosquito de origem africana, que chegou ao Brasil via navios negreiros, na época do comércio de escravos. E hoje, impulsionado pela
globalização, levou a dengue a mais de cem países (na década de 1970, apenas nove tinham epidemias da doença). Os números mostram que, mesmo com todos os esforços de combate e campanhas de educação e prevenção, o mosquito está ganhando a guerra.
   Entra em cena o 0X513A, que foi criado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele é idêntico ao Aedes aegypti - exceto por dois genes modificados, colocados pelo homem. Um deles faz as larvas do mosquito brilharem sob uma luz especial (para que elas possam ser identificadas pelos cientistas). O outro é uma espécie de bomba-relógio, que mata os filhotes do mosquito. A ideia é que ele seja solto na natureza, se reproduza com as fêmeas de Aedes e tenha filhotes defeituosos - que morrem muito rápido, antes de chegar à idade adulta, e por isso não conseguem se reproduzir. Com o tempo, esse processo vai reduzindo a população da espécie, até extingui-la. Recentemente, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, aprovou o mosquito. E o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a permitir a produção em grande escala do 0X513A- que agora só depende de uma última liberação da Anvisa. A Oxitec, empresa criada pela Universidade de Oxford para explorar a tecnologia, acredita que isso vai ocorrer. Tanto que acaba de inaugurar uma fábrica em Campinas para produzir o mosquito.
   O 0X513A já foi utilizado em testes na Malásia, nas Ilhas Cayman (no Caribe) e em duas cidades brasileiras: Jacobina e Juazeiro, ambas na Bahia. Deu certo. Em Juazeiro, a população de Aedes aegypti caiu 94% após alguns meses de tratamento com os mosquitos transgênicos. Em Jacobina, 92%. As outras formas de combate, como mutirões de limpeza, campanhas educativas e visitas de agentes de saúde, continuaram sendo realizadas. “Nós não paramos nenhuma ação de controle. Adicionamos mais uma técnica”, diz a bióloga Margareth Capurro, da USP, coordenadora técnica das experiências. Há indícios de que o mosquito transgênico funciona. Mas ele também tem seu lado polêmico.
[...]
   Mas, e se o mosquito 0X513A sofresse uma mutação, e se tornasse imune ao gene letal? Afinal, é assim que a evolução funciona. Mutações são inevitáveis. [...] A Oxitec diz que não há risco. Ela estima que até 5% dos filhotes transgênicos poderão sobreviver ao gene letal, e chegar à idade adulta. Mas eles serão menores e mais fracos do que os mosquitos “selvagens”, e por isso não conseguirão se reproduzir. Mesmo se conseguirem, em tese não terão nenhuma característica que os torne mais perigosos que o Aedes comum. Além disso, como eles são criados em laboratório, seu DNA pode ser monitorado. “Os dois genes [que foram] inseridos são muito estáveis. A linhagem 0X513A foi criada em 2002, e até agora teve mais de cem gerações em laboratório, sem nenhuma mudança nos genes inseridos”, afirmou a empresa em nota enviada à SUPER.

Revista Superinteressante, edição 337, set de 2014
Assinale a opção correta com relação ao texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q23640 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CEP 28, IBFC

Dentre os principais processos administrativos, está o planejamento. Podemos dividi-lo em estratégico, operacional e tático. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F), e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:

( ) O planejamento estratégico define a, relação desejada da organização com seu ambiente. É o processo onde são definidos os objetivos.
( ) O planejamento operacional defini as atividades e recursos necessários para a realização dos objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1454Q30823 | Engenharia Civil, Assistente Administrativo, CREA RO, FUNCAB

Assinale a alternativa correta a respeito da responsabilidade e autoria de projeto ou plano de engenharia, arquitetura ou agronomia, consoante disposições da Lei nº 5194/1966.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q31684 | Informática, Assistente Administrativo, CRESS PR, QUADRIX

Nos computadores pessoais, a tensão elétrica fornecida por uma fonte ATX para alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q833480 | Informática, Internet, Assistente Administrativo, FURB, 2021

Em relação a conceitos básicos, ferramentas e aplicativos da Internet, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q51945 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Assistente Administrativo, AL GO, CS UFG

O Regulamento Administrativo da Assembleia Legis­lativa (Resoluo n. 1.073, de 10 de outubro de 2001) determina que, cumprido satisfatoriamente o estágio probatório, o servidor público,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1458Q32008 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRM SC, IESES

O conflito entre a estrutura formal e informal traz grandes preocupações aos administradores. Sobre o tema é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1459Q158480 | Contabilidade Geral, Atos e Atos Contábeis, Assistente Administrativo, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que um balancete contábil sofreu os seguintes ajustes:

I. saldo final de material de consumo: R$ 3.230;
II. seguros no mês: R$ 320;
III. perda provisionada de clientes: R$ 890;
IV. depreciação no mês: R$ 900;
V. assinaturas no mês: R$ 120;
VI. realização de receitas antecipadas: R$ 2.400;
VII. perda não provisionada de estoques: R$ 500.

Nesse caso, após a contabilização desses ajustes e elaboração do balancete contábil final, é correto afirmar que

o lançamento do ajuste VI a o saldo do resultado do exercício e o saldo do ativo disponível.

  1. ✂️
  2. ✂️

1460Q159510 | Arquivologia, Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo, Assistente Administrativo, CFA, IADES

Existem vários métodos possíveis de arquivamento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.