Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2121Q29091 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

São opções disponíveis no menu “Dados” do Microsoft Excel, versão português do Office 2003, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2122Q46264 | Português, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

Texto associado.
Uma tomatada no colesterol

Cientistas constatam que o tomate combate as consequências do excesso de gorduras no sangue.
Mônica Tarantino

      A medicina procura incansavelmente opções para proteger o organismo dos danos impostos pelo colesterol elevado, como o risco aumentado de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Uma das alternativas pode ser o consumo de porções mais generosas de licopeno, um nutriente encontrado em boas quantidades no tomate cozido (o calor aumenta sua biodisponibilidade) e em vegetais vermelhos. A conclusão é de um grupo de cientistas da Universidade do Leste da Finlândia. Eles mediram os níveis de licopeno no sangue de 1031 homens com idades entre 46 e 65 anos e constataram, depois de mais de uma década de acompanhamento, uma redução de até 59% nas chances de AVC entre os voluntários da pesquisa que mantiveram níveis mais elevados da substância.
      A diminuição observada pelos pesquisadores foi atribuída à ação antioxidante do licopeno, capaz de preservar as moléculas do colesterol e outros tecidos dos estragos promovidos pela elevação da quantidade de radicais livres (moléculas responsáveis por uma espécie de enferrujamento dos tecidos) no organismo. “Uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a menor risco de derrames cerebrais”, concluiu Jouni Karppi, coordenador da pesquisa com o licopeno. O levantamento finlandês não avaliou, porém, quanto tomate é necessário comer para usufruir da salvaguarda cardiovascular e tampouco os riscos dos agrotóxicos usados para seu cultivo. Um dos motivos pode ser o fato de que os países escandinavos estão entre os maiores produtores, consumidores e exportadores de comida orgânica, cultivada sem agrotóxicos.
      O tomate também pode elevar o bom colesterol. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um tipo geneticamente modificado para conter um peptídeo chamado 6F (uma parte da proteína), presente na fração boa do colesterol humano. Em laboratório, ratinhos alimentados com esse tomate rico em 6F apresentaram níveis mais altos de colesterol bom, menos aterosclerose (acúmulo de placas de gordura no interior das artérias) e menores quantidades de ácido lisofosfatídico, uma substância que pode acelerar a formação das placas nas artérias em modelos animais. “Como os limites do colesterol considerados seguros são cada vez mais baixos, estudos como esses só reforçam a ideia de que a comida pode ser uma excelente aliada nessa batalha. É algo que as pessoas precisam lembrar todo dia na hora de fazer o prato”, observa o cardiologista Múcio Oliveira, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo.

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/333872_UMA+TOMA-TADA+NO+COLESTEROL+.
A expressão destacada que NÃO foi analisada corretamente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2124Q850893 | Arquivologia, Legislação Arquivística, Assistente Administrativo, EDUCA, 2020

Documento é todo material recebido ou produzido por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, e que se constitui elemento de prova ou de informação. ele é arquivado e conservado por essas instituições e seus sucessores, para efeitos futuros. um documento de arquivo também pode ser aquele produzido ou recebido por pessoa física, no decurso de sua existência. Os documentos de um arquivo apresentam características, conteúdo e formas diferentes.
O documento OSTENSIVO é aquele que:
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2125Q43726 | Português, Assistente Administrativo, FUNDASUS, AOCP

Texto associado.
                    Os seis alimentos anticâncer que não podem faltar no seu cardápio

      Novo livro ensina a transformar a alimentação em uma grande aliada na prevenção ao câncer

      Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que uma alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida. Alguns desses estudos focam, sobretudo, nos benefícios de determinados alimentos para a prevenção contra o câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, principalmente o câncer de mama, próstata e pulmão. Diz o médico Paulo Hoff, chefe da oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Sabemos por análises retrospectivas que determinados alimentos, sobretudo as frutas e verduras, quando consumidos regularmente, podem ter um efeito protetor”.

      O recém-lançado livro A Dieta Anticâncer – Prevenir é o melhor Remédio (tradução Téo Lorent; Escrituras Médicas, 200 páginas, 34,90 reais), escrito pela farmacêutica espanhola María Tránsito López, funciona como um guia de saúde, apresentando dezenas de alimentos que podem ser grandes aliados na prevenção contra o câncer. Todos os alimentos podem ser facilmente introduzidos ao cardápio diário.

      O livro também orienta sobre o preparo dos alimentos e a quantidade consumida. Estimase, por exemplo, que pessoas com 13 quilos a mais passam a ter mais predisposição ao câncer, principalmente o de mama e de útero. Isso porque o excesso de tecido adiposo pode alterar os níveis de hormônios sexuais, desencadeando, portanto, o surgimento das doenças.

      Mas atenção: frente a qualquer suspeita da doença, é fundamental ter a orientação médica. Algumas substâncias anticâncer podem fazer mal em determinadas situações. Tomese como exemplo, o chá verde. A bebida é um potente antioxidante, mecanismo associado ao câncer. No entanto, ela é contraindicada para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.

      1. Tomate

      Rico em licopeno, a substância responsável pela sua cor avermelhada, o tomate tem intenso efeito contra o câncer, inibindo a proliferação das células cancerígenas. Estudos mostraram que o consumo frequente de tomate – fresco ou cozido – é um grande aliado, sobretudo, contra o câncer de próstata. Isso ocorre porque o licopeno protege as células da próstata contra oxidação e o crescimento anormal – duas características dos tumores malignos.

      2. Alho

      Estudos científicos mostraram que o consumo de alho pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o gástrico. Seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas se suicidam – e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.

      3. Couve

      A família das crucíferas (couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho...) é uma das mais conhecidas pelo seu potencial quimiopreventivo. Diversas pesquisas mostram que esses vegetais podem prevenir contra vários tipos de tumores, como de pulmão, de mama, de bexiga, de próstata e do aparelho digestivo. O fato é que a família das crucíferas tem alta concentração de glucosinalatos, compostos que, ao se romperem, dão lugar a isotiocianatos e indóis – nutrientes com propriedade protetora contra tumores.

      4. Vitamina C

      Presente em frutas, como laranja e limão, a vitamina c pode ser usada entre as pessoas que já sofreram da doença e estão seguindo algum tipo de tratamento contra ela. Além disso, estudos indicam que a vitamina c também ajuda na hora da prevenção. Seu efeito antioxidante bloqueia a ação dos radicais livres, além de inibir a formação de nitrosaminas – substâncias cancerígenas. “Esses alimentos podem proteger o organismo contra substâncias potencialmente tóxicas”, diz Paulo Hoff.

       5. Chá verde

      A grande quantidade de catequina, um fitonutriente do chá, proporciona grande atividade antioxidante e ativadora do metabolismo. A catequina também apresenta atividade anti-inflamatória e induz a morte de células cancerígenas. O ideal é que seja consumida uma xícara por dia na forma de infusão. Mas atenção: o chá verde é contraindicado para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.

      6. Uva

      Para se proteger das agressões externas, as uvas produzem uma substância chamada resveratrol, encontrada em suas sementes e pele. Pesquisas mostram que esse composto tem propriedade antinutagênica, por isso previne contra o início do processo canceroso. É por esse motivo que o vinho tinto também se torna um aliado. O consumo, porém, dever ser moderado. A Organização Mundial da Saúde recomenda não mais do que uma taça para as mulheres e duas para os homens, diariamente.

Adaptado de:  Acesso em 06 jun. 2015
De acordo com o texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2126Q31954 | Português, Assistente Administrativo, CRM PR, QUADRIX

Texto associado.
Para responder a questão, leia o texto abaixo.

Apenas Sudeste cumpre a meta de 2,5 médicos por mil habitantes

     Um problema que o governo tenta resolver com o programa Mais Médicos está detalhado em números na Síntese de Indicadores Sociais, estudo divulgado pelo IBGE, com base em informações do Conselho Federal de Medicina.
     A relação médicos/habitantes no País está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 2011, havia 1,95 médicos para cada mil habitantes, quando o recomendado pelo ministério é 2,5 médicos por mil habitantes. Somente no Sudeste essa meta é atingida, com 2,61 médicos por mil habitantes. A região Norte tem a pior relação médico/habitante, com apenas 0,98. O estudo mostra concentração de profissionais nas grandes cidades. Nas capitais, há 4,2 médicos para cada mil habitantes. O Maranhão tem a menor relação médicos/habitantes do País: apenas 0,68 médico para cada mil habitantes. A melhor relação está no Distrito Federal: 4,02 médicos por mil habitantes.
     Outra carência revelada pelos indicadores sociais é de leitos hospitalares, embora os dados só cheguem até 2009. O País tinha 2,3 leitos em estabelecimentos de saúde para cada mil habitantes em 2009. É um número que vem caindo ano a ano: em 1999, eram três leitos por mil habitantes.

(www. estodao. com.br)
A palavra "aquém" poderia ser substituída, no texto, por outra, sem que isso causasse grande alteração de sentido. Qual é a palavra que melhor se prestaria a tal papel, dentre as que aparecem a seguir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2127Q11221 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, MPE BA, FESMIP BA

A Constituição Federal, no Art. 37, caput, trata dos princípios inerentes à Administração Pública.

“Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios ____________________”.

O espaço em branco deve ser preenchido com os termos indicados na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2128Q32229 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente Administrativo, CRP MG, QUADRIX

De acordo com a Resolução CFP n° 031/2001, que aprova o Regimento Interno do Conselho Regional de Psicologia do Estado de Minas Gerais - CRP-MG, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2129Q11240 | Legislação Estadual, Legislação Estadual da Bahia, Assistente Administrativo, MPE BA, FESMIP BA

Compete ao Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2130Q20720 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CASAN, FEPESE

Ministros das finanças e economistas do mundo inteiro debatem e buscam solução para a assim chamada “guerra cambial" que causa grandes problemas para a economia dos países pobres e emergentes.

Assinale a alternativa que identifica o significado dessa expressão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2131Q28403 | Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE

Entende-se por Diagnóstico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2132Q541450 | Probabilidade e Estatística, Média, Assistente Administrativo, BESC SC, FGV

Os 100 alunos admitidos em uma faculdade foram divididos em duas turmas. Na turma I, puseram-se os 50 alunos de melhores médias no vestibular; na turma II, os demais. Entretanto, resolveu-se, posteriormente, transferir, para a turma II, o pior aluno da turma I. Após a transferência, o que aconteceu com as médias das notas, no vestibular, dos alunos das turmas I e II?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2134Q711456 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, IMESF, FUNDATEC, 2019

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2002), quanto à forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2135Q23863 | Administração Pública, Assistente Administrativo, CFM, FUNIVERSA

A administração pública é regida por princípios que devem ser seguidos por todos os seus agentes, quando estes situarem-se como representantes públicos, praticando atos em nome da Administração. Acerca desses princípios, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2136Q31303 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREF PE AL, QUADRIX

Pedro recebeu um valor de R$ 3.600,00 que tem que dividir entre Amaury e João. Amaury recebe o equivalente a 50% do que sobrar após ser paga a comissão a João, e João recebe 20% do que sobrar após ser para a comissão a Amaury. Nesse caso, João e Amaury receberam, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2137Q158028 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio Grande do Sul, Assistente Administrativo, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

A Constituição do Estado do Rio Grande do Sul de 1989 dispõe, em seu art. 8.º, que “O município, dotado de autonomia política, administrativa e financeira, reger-se-á por lei orgânica e pela legislação que adotar, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal e nesta Constituição”.


A Constituição do Estado do Rio Grande do Sul dispõe que são poderes, independentes e harmônicos entre si, de cada um de seus municípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2138Q25937 | Direito Administrativo, Sujeitos e Finalidades das Licitações, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

*Baseado nos conceitos fundamentais de gestão de materiais e Administração Pública, responda à questão. 

A respeito do procedimento de compra de um bem  imóvel, nos termos das regras de  licitação, assinale a afirmativa  INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2139Q159836 | Contabilidade Geral, Atos e Atos Contábeis, Assistente Administrativo, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das operações típicas de empresas comerciais e seus reflexos na contabilidade, julgue os itens de 103 a 107.

O registro da aquisição de ações de outras companhias, com a intenção de venda, proporciona decréscimo no disponível e acréscimo ao ativo permanente/investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2140Q29034 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A configuração de página dos documentos é importante, EXCETO porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.