Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2381Q668487 | Direito Administrativo, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Assistente Administrativo, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.
O poder administrativo  representa uma prerrogativa  especial de direito público outorgada aos agentes do Estado.  Cada  um  desses  terá  a  seu  cargo  a  execução  de  certas  funções.  Ora,  se  tais  funções  foram  por  lei  cometidas  aos  agentes,  devem  eles  exercê?las,  pois  que  seu  exercício  é  voltado para beneficiar a coletividade. Ao fazê?lo, dentro dos  limites  que  a  lei  traçou,  pode  dizer?se  que  usaram  normalmente os seus poderes. 


José dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo. 
32.ª ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2018

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o  item.


O abuso de poder  decorre de  condutas comissivas,  ou  seja, quando o ato administrativo é praticado  fora dos  limites impostos pela lei. Contudo, não é possível abuso  de poder decorrente de conduta omissiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

2382Q44387 | Português, Assistente Administrativo, HEMOBRÁS, FCC

Mercado fecha portas para jovens com pouco ensino 
“Nem nem” pouco escolarizado preocupa 

Érica Fraga 

De cada 10 jovens entre 17 e 22 anos que não comple- taram o ensino fundamental, 3 continuam longe da escola e sem emprego. Essa situação piorou nos últimos anos e preocupa especialistas e o governo. 

O maior temor é que essa fatia da população se torne mais vulnerável a riscos como os de inserção precária no mercado de trabalho e envolvimento com crime.

“Eles estão cada vez mais distantes da escola e, para entrar no mercado de trabalho, enfrentam a concorrência dos jovens que estão se tornando mais escolarizados”, diz Naercio Menezes, do Insper. 

Os jovens que não trabalham nem estudam, conhecidos como “nem nem” (do espanhol “ni ni”), despertaram a atenção de pesquisadores brasileiros nos últimos anos. Menezes constatou, por exemplo, em 2010, que a proporção de jovens brasileiros com esse perfil estava crescendo de forma geral.

Em estudo, ele concluiu que essa expansão ocorreu em todas as faixas de escolaridade, mas foi maior entre os jovens com menos anos de estudo.

Para Menezes e outros pesquisadores que estudam os “nem nem”, como a economista Joana Monteiro, da FGV/Rio, a expansão da fatia desse grupo como um todo em relação ao total de jovens não é motivo para alarme. Menezes ressalta que essa situação, entre os jovens, é normalmente transitória. 

Monteiro enfatiza em estudo sobre o tema que, entre os “nem nem” com mais de 19 anos, há uma fatia grande de mulheres que trabalham em casa e têm filhos. Mas os dois demonstram preocupação com a parcela significativa de jovens com poucos anos de estudo que têm ficado à margem da expansão da escolaridade e do mercado de trabalho. 

“Esse grupo merece atenção especial porque sua situação pode virar um problema social, à medida que sua volta para a escola ou inserção no mercado de trabalho vão ficando mais difíceis”, afirma Monteiro. 

O estudo do Insper mostra que, além do maior ritmo de entrada, os jovens com baixa escolaridade ficam mais tempo fora da escola e do mercado de trabalho. Mas há muitos casos de jovens que deixam de ser “nem nem” e, depois, voltam a essa condição.

Para a pesquisadora Ana Lúcia Kassouf, da USP, é preciso tornar a escola mais atraente para evitar a evasão dos jovens. Ela diz que o abandono dos estudos aumenta riscos como o de envolvimento com o crime. “Os jovens que estão fora da escola e sem trabalhar vêm em maior escala de famílias com renda baixa e se tornam mais vulneráveis a riscos como o da criminalidade”, diz. “É preciso mostrar a eles que a escola traz um retorno no futuro”.

(Adaptado de: Caderno “Mercado”, do jornal Folha de S.Paulo. Domingo, 25 de agosto de 2013, p. B10) 

No depoimento de Joana Monteiro, transcrito no oitavo parágrafo, a conjunção à medida que introduz no período uma relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2383Q29057 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um servidor público que cometer infração administrativa no exercício da função deverá ser submetido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2384Q42162 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMPLASA, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 08 a 11.

Tablets indicam a policiais onde ocorrem os crimes

      Com um ou dois cliques nos tablets das viaturas da Polícia Militar ou nos computadores das delegacias, os policiais de São Paulo podem agora visualizar, sem qualquer dúvida, os crimes cometidos nas áreas em que eles atuam – ou em qualquer outra do Estado.
      A Secretaria de Segurança Pública (SSP) implementou o sistema e está treinando os policiais para seu uso. A ferramenta permitirá cobrar resultados no combate ao crime de forma muito mais concreta do que antes e representa um crescimento na ênfase à inteligência e à gestão.
      Ao contrário do que o nome comprido sugere, o Relatório A. G. de Segurança Pública (Regisp) veio simplificar a vida de policiais, delegados e oficiais da PM que queiram saber o que está acontecendo em sua área, com informações sobre o momento e o lugar exatos das ocorrências. O que ficará mais difícil será explicar por que em determinada rua não havia policiamento em certa hora que o sistema já tiver mostrado ser de maior incidência dos crimes.
      Os dados, baseados nos boletins de ocorrência e na central de ligações da PM, já estavam disponíveis, mas eram de acesso e leitura complicados. Geravam tabelas pouco amigáveis para quem não é versado em estatística. Agora, o sistema produz, com nitidez, mapas com cores, que vão do amarelo ao vermelho, de acordo com a incidência dos crimes.
      Também há balões sobre cada rua, com o número de ocorrências dentro. Clicando neles, o policial vê os detalhes de cada ocorrência. O Regisp é restrito à intranet da SSP.
      Atualmente, os bancos de dados das polícias civil e militar de forma alguma conversam entre si. Isso acarreta precariedade operacional, já que o que uma polícia sabe a respeito de um mesmo crime pode ser desconhecido da outra. O secretário Fernando Grella, no entanto, disse a jornalistas que os bancos de dados serão unificados dentro de um a dois meses. O Estado inteiro passará a trabalhar com a mesma ferramenta. Elimina a pessoalidade, o voluntarismo – ou a ausência dele.

(Lourival Sant’Anna. http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,tablets-indicam-a-policiais-onde-ocorrem-os-crimes,1087905,0.htm 20.10.2013. Adaptado)
Observe as passagens do texto: 

– A Secretaria de Segurança Pública (SSP) implementou o sistema e está treinando os policiais para seu uso. (2.º parágrafo) 
– Agora, o sistema produz, com nitidez, mapas com cores, que vão do amarelo ao vermelho... (4.º parágrafo) 

As locuções adverbiais para seu uso com nitidez expressam, respectivamente, circunstâncias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2385Q47283 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, JUCEPAR PR

O Manual de Redação da Presidência da República é determinante quanto ao uso de gírias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2386Q157881 | Arquivologia, Arquivos Correntes, Assistente Administrativo, CRBio, CEPUERJ

O arquivo corrente é tanto o conjunto de documentos que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, quanto a unidade responsável pelos mesmos. Os setores próprios dos arquivos correntes, conforme distingue Marilena Leite Paes (2005), são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2387Q335806 | Matemática, Teoria dos Conjuntos Numéricos, Assistente Administrativo, UFPB PB, IDECAN

Em uma feira de tecnologia há 5 homens para cada 3 mulheres. Sabendo que há 490 homens a mais que mulheres, então o número total de pessoas nessa feira é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2388Q47303 | Matemática, Assistente Administrativo, JUCEPAR PR

Em um ano bissexto no município de Chailópoles choveu 2/3 dos dias do ano, ou seja, choveu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2389Q11216 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, MPE BA, FESMIP BA

Analise as seguintes assertivas acerca do ato administrativo:

I. A anulação é o desfazimento do ato administrativo por razões de ilegalidade, podendo ser feita pela Administração Pública, com base no seu poder de autotutela, ou pelo Poder Judiciário.
II. A revogação é prerrogativa da Administração Pública para atender a motivos de conveniência e oportunidade.
III. A revogação é ato administrativo discricionário da Administração e gera efeitos ex tunc.
IV. Tanto os atos discricionários quanto os atos vinculados podem ser objeto de revogação.
V. A revogação pressupõe a existência de um ato ilegal.

Estão corretas as assertivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2390Q51957 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Carpina PE, CONPASS

I. Toda apresentação contém, pelo menos, um slide mestre;
II. O slide mestre é hierarquicamente, o segundo principal slide de uma apresentação;
III. Um slide mestre só não armazena informações sobre tema dos slides de uma apresentação.

Tratando-se de slide mestre no Microsoft PowerPoint 2010, considerando as afirmações I, II e III acima,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2391Q159228 | Informática, Organização e gerenciamento de informações, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Na informática, existem várias unidades de medida para expressar o tamanho de um determinado arquivo, conhecendo as unidades de medida, responda quantos bytes contém um arquivo que tem o tamanho de 3,5 Gigabytes(GB).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2392Q33563 | Arquivologia, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

A seguir temos a representação de uma pequena parte de uma Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos sem os títulos de cada coluna:
 
   I   II   III
Serviço telefônico     074       2 anos    Eliminação
Listas telefônicas internas  074.2 Enquanto vigora Eliminação
Ações judiciais    091    De 5 a 95 anos  Guarda permanente
Solenidades     910     1 ano          Eliminação

As colunas I, II e III correspondem respectivamente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2393Q30777 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, CRB, QUADRIX

Sobre as fundações públicas, julgue as afirmativas seguintes.

I. Realizam atividades não lucrativas.
II. Realizam atividades atípicas do poder público, mas de interesse coletivo, como a educação, a pesquisa e a cultura.
III. São criadas por lei específica e estruturadas por decreto.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2394Q331068 | Matemática, Teoria dos Conjuntos Numéricos, Assistente Administrativo, Fundação Araucária PR, FAFIPA

Segundo Platão (outras fontes afirmam que foi Pitágoras) ?Os números governam o mundo?. Considerando seus conhecimentos sobre os conjuntos numéricos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2395Q706623 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Assistente Administrativo, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Com relação aos bens patrimoniais, do registro e do
controle, analise as afirmativas seguintes, assinalando
com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A contagem física das existências em estoque,
conhecida nos controles contábeis como
“inventário”, é uma verificação fundamental nas
instituições. Dessa verificação podem surgir
divergências entre o resultado da contagem e o
saldo inscrito dos controles de entradas e saídas
do almoxarifado.
( ) Edifícios, móveis, máquinas, equipamentos,
instalações e veículos são bens patrimoniais
fundamentais para as atividades operacionais
da empresa, e ao final de cada ano fiscal
o departamento de patrimônio envia aos
departamentos uma lista de bens permanentes
para informarem no registro o local exato em
que o bem está disponibilizado, confirmando sua
existência.
( ) Entre os procedimentos de inventário, os
responsáveis (auditores e seus assistentes)
vão separar as fichas de inventário por setores
da empresa e distribuí-las entre os contadores
convocados para a tarefa. Essas fichas são
extraídas do sistema e são relativas aos itens
constantes nas listas de inventário.
( ) Ao término do inventário, quando as contagens
já foram efetuadas, os auditores seniores ou
auditores externos escolhem alguns itens para
acompanhar uma nova contagem. Normalmente,
são escolhidos alguns dos itens que foram
rejeitados nas contagens realizadas durante o
inventário.
Assinale a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2396Q42050 | Matemática, Assistente Administrativo, FUNARTE, FGV

Em certo ano bissexto (com 366 dias), o dia 1º de janeiro caiu em um domingo. Nesse ano, Antônio, no dia do seu aniversário, disse para sua família no jantar: “No dia de hoje, completamos a terça parte deste ano”. 

O dia do aniversário de Antônio nesse ano foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2397Q23629 | Informática, Assistente Administrativo, CEP 28, IBFC

Quanto ao Microsoft Office e o BrOffice, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta (de cima para baixo):

( ) lmpress é um programa de apresentação de slides similar ao PowerPoint.
( ) BrOffice somente é possível de ser instalado em ambientes Linux.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2398Q31571 | Português, Assistente Administrativo, CRF RO, FUNCAB

Texto associado.
Peste Alada

   Mosquitos são criaturas terríveis. Estima-se que eles tenham sido responsáveis por metade de todas as mortes de seres humanos ao longo da história. Ou seja, mataram mais gente do que qualquer outra coisa. Isso acontece porque, como se multiplicam rápido e em enormes quantidades, são excelentes transmissores de doenças - como a dengue, que é causada por um vírus chamado DENV. O mosquito pica uma pessoa infectada, adquire o vírus, e o espalha para outras pessoas ao picá-las também. A dengue é uma doença séria, que pode matar, e um grande problema no Brasil: em 2013, o Ministério da Saúde registrou 1,4 milhão de casos, mais que o dobro do ano anterior. Tudo culpa do Aedes aegypti. Ele é um mosquito de origem africana, que chegou ao Brasil via navios negreiros, na época do comércio de escravos. E hoje, impulsionado pela
globalização, levou a dengue a mais de cem países (na década de 1970, apenas nove tinham epidemias da doença). Os números mostram que, mesmo com todos os esforços de combate e campanhas de educação e prevenção, o mosquito está ganhando a guerra.
   Entra em cena o 0X513A, que foi criado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele é idêntico ao Aedes aegypti - exceto por dois genes modificados, colocados pelo homem. Um deles faz as larvas do mosquito brilharem sob uma luz especial (para que elas possam ser identificadas pelos cientistas). O outro é uma espécie de bomba-relógio, que mata os filhotes do mosquito. A ideia é que ele seja solto na natureza, se reproduza com as fêmeas de Aedes e tenha filhotes defeituosos - que morrem muito rápido, antes de chegar à idade adulta, e por isso não conseguem se reproduzir. Com o tempo, esse processo vai reduzindo a população da espécie, até extingui-la. Recentemente, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, aprovou o mosquito. E o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a permitir a produção em grande escala do 0X513A- que agora só depende de uma última liberação da Anvisa. A Oxitec, empresa criada pela Universidade de Oxford para explorar a tecnologia, acredita que isso vai ocorrer. Tanto que acaba de inaugurar uma fábrica em Campinas para produzir o mosquito.
   O 0X513A já foi utilizado em testes na Malásia, nas Ilhas Cayman (no Caribe) e em duas cidades brasileiras: Jacobina e Juazeiro, ambas na Bahia. Deu certo. Em Juazeiro, a população de Aedes aegypti caiu 94% após alguns meses de tratamento com os mosquitos transgênicos. Em Jacobina, 92%. As outras formas de combate, como mutirões de limpeza, campanhas educativas e visitas de agentes de saúde, continuaram sendo realizadas. “Nós não paramos nenhuma ação de controle. Adicionamos mais uma técnica”, diz a bióloga Margareth Capurro, da USP, coordenadora técnica das experiências. Há indícios de que o mosquito transgênico funciona. Mas ele também tem seu lado polêmico.
[...]
   Mas, e se o mosquito 0X513A sofresse uma mutação, e se tornasse imune ao gene letal? Afinal, é assim que a evolução funciona. Mutações são inevitáveis. [...] A Oxitec diz que não há risco. Ela estima que até 5% dos filhotes transgênicos poderão sobreviver ao gene letal, e chegar à idade adulta. Mas eles serão menores e mais fracos do que os mosquitos “selvagens”, e por isso não conseguirão se reproduzir. Mesmo se conseguirem, em tese não terão nenhuma característica que os torne mais perigosos que o Aedes comum. Além disso, como eles são criados em laboratório, seu DNA pode ser monitorado. “Os dois genes [que foram] inseridos são muito estáveis. A linhagem 0X513A foi criada em 2002, e até agora teve mais de cem gerações em laboratório, sem nenhuma mudança nos genes inseridos”, afirmou a empresa em nota enviada à SUPER.

Revista Superinteressante, edição 337, set de 2014
No trecho: “Ou seja, mataram mais gente do que qualquer outra coisa.”, a vírgula foi empregada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.