Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2601Q157956 | Administração Pública, Processo administrativoprocesso como conjunto de funções, Assistente Administrativo, FINEP, CESGRANRIO

Um servidor público federal, ocupante de cargo de provimento efetivo, atendeu a um cidadão na repartição onde atuava. Por meio da Ouvidoria Geral, o referido cidadão apresentou reclamação que gerou procedimento administrativo disciplinar. Nos termos da Lei Federal no 9.784/1999, NÃO constitui direito do administrado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2604Q32276 | Informática, Assistente Administrativo, CRP GO TO, QUADRIX

No MS Word 2010, existem vários modos de exibição do documento que está sendo editado. Assinale a alternativa que traz o modo no qual o documento pode ser trabalhado em níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2605Q157722 | Conhecimentos Bancários, Previdência, Assistente Administrativo, BNB, ACEP

Segundo mandamento constitucional, o regime da Previdência Privada tem caráter complementar e está organizado de forma autônoma em relação ao Regime Geral de Previdência Social. Quanto a este segundo regime de previdência, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2606Q42040 | Português, Assistente Administrativo, FUNARTE, FGV

Texto associado.
A GRATIDÃO

    Desta vez, trago-vos algumas histórias e fico grato pelo tempo que possa ser dispensado à sua leitura. Falam-nos de gratidão e poderão fazer-nos pensar no quanto a gratidão fará, ou não, parte das nossas vidas. Estou certo de que sabereis extrair a moral da história.
    Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista, contou que, por duas vezes, esteve numa fila que a encaminhava para a câmara de gás. E que, nas duas vezes, o mesmo soldado alemão a retirou da fila.
    Aristides de Sousa Mendes foi cônsul de Portugal na França. Quando as tropas de Hitler invadiram o país, Salazar ordenou que não se concedesse visto para quem tentasse fugir do nazismo. Contrariando o ditador, Aristides salvou dez mil judeus de uma morte certa. Pagou bem caro pela sua atitude humanitária. Salazar destituiu-o do cargo e o fez viver na miséria até o fim da vida. Diz um provérbio judeu que “quem salva uma vida salva a humanidade". Em sinal de gratidão, há vinte árvores plantadas em sua memória no Memorial do Holocausto, em Jerusalém. E Aristides recebeu dos israelenses o título de “Justo entre as Nações", o que equivale a uma canonização católica.
    Quando um empregado de um frigorífico foi inspecionar a câmara frigorífica, a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela. Bateu na porta, gritou por socorro, mas todos haviam ido para suas casas. Já estava muito debilitado pela baixa temperatura, quando a porta se abriu e o vigia o resgatou com vida. Perguntaram ao vigia-salvador: Por que foi abrir a porta da câmara, se isso não fazia parte de sua rotina de trabalho? Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, vejo centenas de empregados que entram e saem, todos os dias, e esse é o único funcionário que me cumprimenta ao chegar e se despede ao sair. Hoje ele me disse “bom dia" ao chegar. E não percebi que se despedisse de mim. Imaginei que poderia lhe ter acontecido algo. Por isso o procurei e o encontrei.
    Talvez a gratidão devesse ser uma rotina nas nossas vidas, algo indissociável da relação humana, mas talvez ande arredada dos nossos cotidianos, dos nossos gestos. E se começássemos cada dia dando gracias a la vida, como faria a Violeta?

(José Pacheco, Dicionário de valores)
Dizer que o título de “Justo entre as Nações”, recebido por Aristides, equivale a uma “canonização católica” significa que Aristides deve ser considerado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2607Q44391 | Português, Assistente Administrativo, HEMOBRÁS, FCC

Os dentes na medicina popular e nas crenças brasileiras 

Daniel Korytnicki 

Quem não tem informações corretas sobre as causas das doenças às vezes imagina que elas são provocadas por espíritos malignos. A medicina popular é rica em receitas feitas com elementos naturais e práticas mágicas que muitos acreditam serem capazes de proteger a saúde e curar. No Brasil, há várias dessas práticas relacionadas aos dentes, típicas de cada região: 

• Na Paraíba e em Minas Gerais, prepara-se um chá com o botão floral dessecado do cravo-da-índia para fazer bochechos e acalmar a dor de dente. 
• No Norte e no Nordeste, costuma-se deixar a casca de um arbusto de molho numa vasilha com água e sal por uma noite e, no dia seguinte, bochechar três vezes com aquela água. Ou retirar a pólvora de três palitos de fósforo usados e colocar sobre a cárie. Ou enrolar um dente de alho num chumaço de algodão e colocar dentro do ouvido do lado contrário ao dente que dói. 
• Em São Paulo, é costume cozinhar uma folha de pé de batata em água com sal e bochechar o mais quente que se possa suportar. Para branquear os dentes, recomenda-se esfregar um quarto de limão uma vez por semana nos dentes e na gengiva. 

Também são comuns as benzeduras (rezas supersticiosas) e fórmulas mágicas, que passam de geração para geração, às vezes como segredos de família. O uso de dentes humanos e de animais como amuletos e talismãs, que era frequente em tempos antigos, ainda tem seus adeptos...

Achar que os sonhos trazem mensagens sobrenaturais é mais uma crendice popular que faz parte da cultura brasileira - e não só dela: a adivinhação e interpretação dos sonhos estão presentes no teatro grego da Antiguidade, na história de Buda, em relatos da Bíblia... No Brasil, diversos sonhos em que aparecem dentes são interpretados como mensagens. Por exemplo, sonhar com dente que cai é mau presságio e indica a morte de um familiar muito próximo; dente que nasce é bom presságio e indica o nascimento de um filho; escovação dos dentes é um aviso de que uma situação vai se modificar; dentista significa insatisfação! 

Por tudo isso, embora as pesquisas indiquem que já não existem tantas cáries como antigamente, as pessoas que têm mais informações, sejam dentistas ou não, devem batalhar para divulgá-las entre a população mais carente. Neste país tão cheio de disparidades, cada um deve fazer a sua parte, para exercer de fato a cidadania. 

(Adaptado de: Korytnicki, Daniel. O livro do dentista. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004. p. 84-88) 

As orações subordinadas adjetivas classificam-se como explicativas ou como restritivas. As primeiras isolam-se por vírgula; as segundas, não. A distinção entre umas e outras se faz, em grande parte, pelo significado que essas orações atribuem ao antecedente. 

Um exemplo de uso de vírgula em que se aplica a regra de pontuação exposta pode ser identificado no seguinte segmento do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2608Q29546 | Administração Pública, Assistente Administrativo, CODEMIG, FUNDEP

O Prefeito do Município X edita ato, disciplinando a aplicação na Administração municipal da Súmula Vinculante n.13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo na Administração Pública. O ato estabelece entre outras exigências, que do ato de nomeação conste o currículo do nomeado.

No que tange a referida hipótese, o ato do Prefeito é pautado essencialmente pelos princípios da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2609Q561269 | Informática, Outros, Assistente Administrativo, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Considere a suíte Microsoft Office 2007 para responder às questões de nos 18 a 20.

Incluído na Faixa de Opções da guia Início, no aplicativo PowerPoint, o comando Formatar Pincel é usado para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2610Q29053 | Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A descentralização é um processo, por meio do qual a autoridade é transferida ao subordinado e a responsabilidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2611Q158365 | Matemática, Probabilidade, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Dado os eventos A e B definidos em um espaço amostral, analise as assertivas e, a seguir, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Se A e B são mutuamente exclusivos então An B=Ø (Ø conjunto vazio).

II. P(A? B)= P(A) + P(B) , para A e B quaisquer.

III.  P(AnB) ,   P(B)>0 probabilidade condicional de A dado B.
        P(B)

IV. P(A B)nP(A)P(B).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2612Q157858 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, UFF, UFF

A prática em que um funcionário usa a organização ou seus recursos para realizar objetivos pessoais denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2613Q29092 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Selecione a função do Microsoft Excel, versão português do Office 2003, que retorna a data e hora atuais formatadas como data e hora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2614Q42177 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, EMPLASA, VUNESP

De abril a outubro de 2013, diante do aumento de preços, o governo brasileiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2615Q43737 | Informática, Assistente Administrativo, FUNDASUS, AOCP

No sistema operacional Windows XP, em sua instalação padrão, quando o usuário executa a tecla de atalho ALT + F4, Obs.

O caractere “+” foi utilizado apenas para a interpretação da questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2616Q45283 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

A empresa de prestação de serviços basicamente "vende" o talento de seu pessoal. Seu sucesso depende, muitas vezes, de como esse pessoal se apresenta. Dependendo do tipo de serviço, a sociedade "visualiza" o profissional pelo tipo de tarefa que exerce. Um médico veste-se de branco; um auditor contábil apresenta-se de terno e gravata, uma advogada ou advogado, pela vestimenta formal. E essa apresentação, embora não represente a capacidade profissional de cada um, transmite uma sensação de confiança, visto que, em geral, o ser humano impressionase pela aparência. Entretanto no atendimento telefônico ou por meio de email nada disso aparece, mas é refletido pela maneira como o profissional se comporta. Qual opção contribui para que esse profissional tenha maior sucesso em sua atividade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2617Q29158 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Dentre os atributos do ato administrativo considere as seguintes afirmações:

I. Os atos administrativos se presumem verdadeiros e conforme ao Direito, até prova em contrário.
II. Os atos administrativos normativos são de observância obrigatória, não sendo possível o seu descumprimento, salvo se autorizado pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.
III. A Administração Pública pode exigir o cumprimento dos atos administrativos, inclusive expropriar bens do patrimônio do cidadão que o desobedecer, sem a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário.
IV. A presunção de legitimidade dos atos administrativos não pode ser afastada por prova em contrário. 

Estão CORRETAS apenas as assertivas lançadas nos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2618Q392423 | Direito Administrativo, Lei 8666 93, Assistente Administrativo, CPC PA, CESPE CEBRASPE

Sobre licitações é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2619Q45290 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

A Contabilidade tem como principal objetivo fornecer informações sobre o patrimônio de uma entidade e sobre os fatos que geraram impacto nesse patrimônio. Para tanto ela registra esses fatos, denominados fatos administrativos/ fatos contábeis, e com a aplicação de técnicas contábeis elabora os demonstrativos de acordo com as necessidades. Há diferentes usuários para as informações da empresa: usuários internos, aqueles que pertencem ao quadro de funcionários; usuários externos, aqueles que não mantêm vinculo empregatício com a empresa, mas tem interesse em suas atividades. Para a produção das informações para os usuários internos da organização, quer sejam contábeis, quer sejam administrativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2620Q33813 | Português, Assistente Administrativo, DPE RR, FCC

Texto associado.
   A independência dos Estados Unidos resultou na criação da primeira democracia republicana da história moderna. Ao se separar da monárquica e conservadora Inglaterra, 13 anos antes da queda da Bastilha, os americanos criaram o laboratório onde seriam testadas com sucesso as ideias que os filósofos iluministas haviam desenvolvido nas décadas anteriores. É preciso lembrar que, até então, todo o poder emanava do rei e em seu nome era exercido. Pensadores como David Hume, John Locke e Montesquieu sustentavam, no entanto, que era possível limitar o poder dos reis ou até mesmo governar sem eles. O iluminismo preconizava uma nova era, em que a razão, a liberdade de expressão e de culto e os direitos individuais predominariam sobre os direitos divinos invocados pelos reis e pela nobreza para manter os seus privilégios.

   Durante muito tempo tudo isso funcionou apenas como teoria, intensamente discutida nos cafés parisienses. Até então, democracia e república eram conceitos testados por breves períodos na Antiguidade. Seria possível aplicar essa teoria ao mundo moderno para governar sociedades maiores e mais complexas? Coube aos norte-americanos demonstrar que era possível inverter a pirâmide do poder. A partir dali, todo o poder emanaria do povo (por meio de eleições).

   O paradigma da nova era aparecia logo na certidão de nascimento dos Estados Unidos. Redigida pelo futuro presidente Thomas Jefferson, a declaração de independência americana anunciava que “todos os homens nascem iguais" e com alguns direitos inalienáveis, incluindo a vida, a liberdade e a busca da felicidade. O texto de Jefferson serviria de inspiração para que o marquês de Lafayette, nobre francês que havia lutado ao lado dos americanos na guerra da independência, escrevesse a famosa Declaração Universal dos Direitos do Homem. Proclamada pelos revolucionários franceses, seria adotada, um século e meio mais tarde, com algumas adaptações, como a carta de princípios das Nações Unidas.


(Adaptado de: GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2010, p.48)
As normas de concordância estão respeitadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.