Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4121Q702198 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRF TO, IADES, 2019

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e responda a questão. 
Texto: A Sopa 
Quando o criado, humilde e delicado, procurava despejar a primeira colherada de sopa no prato de sua majestade, uma gota, arredondada e gordurosa, soltando-se inesperadamente da rica e trabalhada concha, foi cair e manchar levemente o punho de seda do soberano. Vermelho, com raiva, ergueu-se o rei Olderico, dando murros formidáveis na mesa: - Inferno! Com mil bombas! Este cão não sabe servir uma sopa. E gritando para o comandante da guarda ordenou: - Enforquem imediatamente este desastrado!!! O rapaz, que ficara no meio da sala, pálido, imóvel, ao ouvir aquela sentença de morte por uma falta insignificante e ridícula, não se conteve - atirou com a sopeira na cara do rei. Essa agressão brutal na pessoa sagrada do rei causou indescritível espanto. Fidalgos, nobres e cavalheiros correram em auxílio do soberano, que apertava nas mãos a testa fenda, enquanto o autor daquele crime era preso e algemado, como se fora um bandido sanguinário e perigoso. - Quero ouvir esse homem! - gritou o rei, enquanto uma dama da corte limpava-lhe o rosto e as barbas com uma toalha perfumada. O criado criminoso foi trazido à presença do rei. Perguntou-lhe o rei: - Homem! Porque fizeste isso? - Eu queria morrer com a consciência tranquila, Senhor - respondeu o infeliz. - Se eu fosse enforcado pela primeira falta praticada, Vossa Majestade havia de ser tido, para o resto da vida, como um rei cruel e injusto. Diriam todos: “o rei Olderico é um malvado. Mandou matar um pobre criado por causa de uma gota de sopa”. Agora não. Depois que eu atirei a sopeira em Vossa Majestade, ninguém mais poderá acusar o meu soberano de injusto e perverso. Pelo contrário - a minha condenação é justa, dado o crime insultuoso que pratiquei. Reconheceu o rei que o jovem tinha razão, e resolveu perdoar-lhe. E desse dia em diante não mais castigava os culpados senão de acordo com as faltas praticadas. E, ainda hoje, no glorioso país do rei Olderico, quando um juiz julga sem critério, usando do excessivo rigor para com os pobres e fracos, dizem logo: - Esse juiz está precisando que lhe atirem uma sopeira na cara. (Malba Tahan - adaptação)
Ao ter seu punho de seda inesperadamente manchado, o rei reagiu com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4122Q159231 | Administração Geral, Assistente Administrativo, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

O presidente de uma empresa de grande porte quer aprimorar o controle estratégico, adotando indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos. É um indicador adequado para tal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4124Q821020 | Legislação Federal, Lei Complementar 109 2001, Assistente Administrativo, FUNPRESP, IADES

Assinale a alternativa que apresenta o órgão regulador da previdência complementar fechada no Brasil, vinculado ao Ministério da Previdência Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4125Q698413 | Português, Assistente Administrativo, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
“Aladdin é tudo o que se podia esperar do novo projeto de
remakes da Disney. Até há alguns anos, a Disney evitava
fazer novas versões de seus clássicos animados. Quando
a intenção era arrecadar em cima de uma propriedade
já conhecida, a estratégia era a de criar sequências ou
prequelas, como Alice no País das Maravilhas (Alice
in Wonderland, 2010) e Malévola (Maleficient, 2014).
No entanto, depois do sucesso comercial e de crítica
primeiro com Cinderella (2015) e de forma incisiva com
O Livro da Selva (The Jungle Book, 2016), ficou claro
que era possível aproveitar ainda mais a nostalgia que já
sustenta parques animados, livros, cadernos, mochilas e
qualquer coisa que o rato mais rico do mundo é capaz de
conjurar com seu chapéu de feiticeiro.”
Disponível em: .
Acesso em: 6 jul. 2019 (Adaptação).
No trecho “[...] qualquer coisa que o rato mais rico do mundo é capaz de conjurar com seu chapéu de feiticeiro.”, a expressão destacada substitui o nome do principal personagem da Disney: o camundongo Mickey. Essa substituição configura uma figura de linguagem, corretamente identificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4126Q551473 | Informática, Correio Eletronico E mail, Assistente Administrativo, Assembléia Legislativa GO, UEG

Analise as afirmações abaixo sobre a utilização do recurso de Web-mail:

I. Pode-se citar como uma das grandes vantagens do uso de web-mail o fato de poder acessar a sua caixa de e-mail de qualquer lugar do mundo, desde que você possua um acesso à internet.

II. O web-mail pode ser utilizado, além de suas funções normais de enviar e receber e-mail, como um dispositivo de armazenamento de informações. Essa informação armazenada no web-mail não precisa ser transportada, mas mesmo assim é possível consultá-la de qualquer lugar, mesmo sem o acesso à internet.

III. O uso de web-mail deve ser definitivamente evitado, pois todas as informações de seus e-mails ficam disponíveis na internet. O uso de programas de correios em sua máquina é mais conveniente, pois desta forma você pode capturar os e-mails para seu equipamento e os armazenar em um lugar seguro.

Assinale a afirmação CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4127Q158258 | Português, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Plataforma

O Rio vive uma contradição no carnaval que parece não ter saída. Não vai longe o tempo em que reclamava da decadência da folia nas ruas. O carnaval tinha se transformado no desfile de escolas de samba, uma festa elitista que se resumia ao que acontecia nos limites do Sambódromo e que era vista por apenas 30 mil pessoas que pagavam caro para participar da brincadeira. E que só durava duas noites. Para quem se diz o maior carnaval do mundo, convenhamos que é muito pouco mesmo. Agora, quando os blocos voltaram a animar as ruas da cidade durante toda a folia e ainda nas semanas que a antecedem, o Rio continua reclamando. Tem bloco demais, tem gente demais, tem pouco banheiro, tem muito banheiro... Carnaval é festa espontânea. Quanto mais organizado, pior. Chico Buarque fala sobre isso no ótimo samba "Plataforma". "Não põe corda no meu bloco/ Nem vem com teu carro-chefe/ Não dá ordem ao pessoal", já dizia ele num disco de antigamente. Bem, como antigamente as letras de Chico sempre queriam dizer outra coisa, é capaz de ele não estar falando de organização do carnaval. Mas à certa altura ele é explícito: "Por passistas à vontade que não dancem o minueto". Para quem está chegando agora, pode parecer o samba do crioulo doido. Mas o compositor faz uma referência ao desfile do Salgueiro de 1963, quando "Xica da Silva" foi apresentada à avenida. A escola "inovou" apresentando uma ala com 12 pares de nobres que dançavam o minueto. Foi um escândalo. Não pode. Passista tem que desfilar livre, leve e solto. Falando disso agora, quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebese que o minueto era o de menos. Mas isso é escola de samba, e o assunto aqui é carnaval de rua (faz tempo que escola de samba não é carnaval de rua). Com o renascimento dos blocos, o Rio recuperou a alegria do carnaval nas calçadas, no asfalto, na areia. E agora? Basta dar uma olhada nas cartas dos leitores aqui do jornal. Reclama um leitor: "Para os moradores de Ipanema, (o carnaval de rua 2011) transformou-se num tormento. Ruas bloqueadas até para o trânsito de pedestres, desrespeito à Lei do Silêncio, atos de atentado ao pudor e, por vezes, de vandalismo". Escreve outro, sobre os mijões, figura que ficou tão popular no período quanto a colombina e o pierrô: "A Guarda Municipal deveria agir com mais atenção e no rigor da lei. Está muito sem ação." Mais um: "Com que direito a prefeitura coloca esses banheiros horrorosos nas avenidas da orla, onde se paga dos IPTUs mais caros do mundo, ocupando vagas de carros que já são tão poucas?" Como se vê, e voltando a citar o samba do Chico, o carioca tem o peito do contra e mete bronca quando o assunto é carnaval. Mas carnaval de rua muito organizado... não sei, não. É como botar o pessoal que sai nos blocos para dançar o minueto. Carnaval de rua e organização não combinam.

(Artur Xexéo. Revista O Globo, dezembro de 2011)

Na crônica, a referência a Chico Buarque e sua canção tem o objetivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4128Q667959 | Legislação Federal, Assistente Administrativo, CRECI RN 17o, COMPERVE, 2021

Texto associado.

O Código de Ética Profissional prevê algumas vedações aos corretores de imóveis que violam a boa ética nos relacionamentos junto aos seus colegas de profissão e clientes. Entre essas vedações, o Código aponta algumas, em específico, que merecem destaque em razão de sua gravidade. Nessa esteira, configura grave transgressão ética do corretor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4129Q392761 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Assistente Administrativo, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos deveres funcionais do servidor público civil da União, previstos na Lei n.º 8.112/1990, julgue os seguintes itens.

A observância às normas legais e regulamentares não é elementar ao exercício do cargo ou função pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

4130Q556095 | Informática, Chrome, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

Acerca do Microsoft Excel 2013, do sistema operacional Windows 8 e do programa de navegação Google Chrome, julgue os itens subsequentes. No Google Chrome, as teclas CTRL + J , quando pressionadas simultaneamente em ambiente Windows, servem para abrir a página de downloads em uma nova guia.
  1. ✂️
  2. ✂️

4131Q160332 | Informática, Assistente Administrativo, FINEP, CESGRANRIO

Usuários do Windows 7 cujas contas são do tipo usuário padrão podem realizar inúmeras tarefas administrativas. NÃO constitui uma dessas tarefas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4132Q676179 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.


Em relação à administração e à organização, julgue o item.


Pode?se definir administração como um processo de  coordenação do trabalho dos membros da organização  e de alocação dos recursos organizacionais para alcançar  os  objetivos  estabelecidos,  mesmo  que  seja  de  uma  forma ineficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

4133Q721515 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Mato Grosso, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Com relação a Tereza de Benguela, personagem histórico que inspirou a Lei nº 12.987/2014, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Tereza de Benguela governava o Quilombo do Quariterê, tendo liderado a vitória definitiva contra as tropas metropolitanas e coloniais, na década de 1770.

( ) Tereza de Benguela liderava um quilombo considerado o maior e mais significativo da região de Vila Bela, por sua organização social e fartura de roças, congregando escravos fugidos, pretos livres e índios.

( ) Tereza de Benguela foi uma liderança quilombola que atuou na segunda metade do século XVIII, comandando a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo do Quariterê.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4134Q674416 | Música, Assistente Administrativo, CRN 2° Região, Quadrix, 2020

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item. Uma pausa de cinco semicolcheias é maior que uma pausa de uma semínima e seis semifusas
  1. ✂️
  2. ✂️

4135Q548987 | Informática, Teclas de Atalho, Assistente Administrativo, Prefeitura de Salvador BA, SENASP

44) Sobre arquivos no Windows :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4136Q706440 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CELESC, FEPESE, 2019

Para garantir a consecução de seus objetivos, a redação oficial exige o uso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4137Q374928 | Português, Pronome, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Serviço Social PR, Instituto Quadrix, 2018

Em relação à correspondência empresarial e oficial, às formas de tratamento, às abreviações e aos documentos, julgue os itens subsecutivos. O pronome de tratamento a ser empregado em comunicações dirigidas aos religiosos em geral é “Vossa Magnificência”.
  1. ✂️
  2. ✂️

4138Q721561 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guerras, Assistente Administrativo, Floram SC, FEPESE

Foram países palco do movimento conhecido como Primavera Árabe, que conseguiram êxito na retirada dos regimes ditatoriais do poder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4139Q793766 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Assistente Administrativo, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos, a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa, o contador que impede uma fraude ou desfalque e que não altera o balanço de uma empresa, o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construção de uma ponte estão agindo de forma eticamente correta em suas profissões, ao fazerem o que não é visto, ao fazerem aquilo que, alguém descobrindo, não saberá quem fez, mas que estão preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as pessoas.

Considerando o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4140Q443560 | Direito Constitucional, Ministério Público, Assistente Administrativo, MPE GO, IADES

De acordo com a Constituição Federal de 1988, constitui função institucional do Ministério Público

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.