Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q2621 | Administração Geral, Assistente Administrativo, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto ao arquivamento, ao protocolo e aos procedimentos administrativos, julgue os itens de 1 a 7:
Documento classificado como reservado, confidencial ou secreto não pode ser processado no setor de protocolo, devendo ser enviado diretamente à presidência do órgão ou entidade, que é o único setor autorizado a manipular documentos com qualquer classificação de sigilo.
  1. ✂️
  2. ✂️

742Q158812 | Contabilidade Geral, Atos e Atos Contábeis, Assistente Administrativo, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos registros contábeis e suas especificidades, julgue os itens de 58 a 63.

O desconto financeiro obtido ao se adquirir mercadorias para revenda poderá ser registrado como receita financeira. Ao se efetuar o registro há acréscimo no resultado do período, no valor correspondente ao desconto obtido.

  1. ✂️
  2. ✂️

743Q42092 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

Os mais importantes tipos de classificação de materiais incluem os a seguir listados, EXCETO um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q31654 | Informática, Assistente Administrativo, CRM PI, QUADRIX

O computador é hoje uma ferramenta colaborativa e essencial em qualquer instituição. Input e Output são termos da informática referentes aos dispositivos de Entrada e Saída. Quando um hardware insere dados no computador, dizemos que ele é um dispositivo de entrada. Agora, quando esses dados são colocados à mostra, ou quando saem para outros dispositivos, dizemos que esses hardwares são dispositivos de saída. Contudo, o avanço da tecnologia deu a possibilidade de se criar um dispositivo com a capacidade de enviar e transmitir dados. Tais periféricos são classificados como dispositivos de entrada e saída. Um exemplo desse tipo de periférico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q23980 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CFA, IADES

Na Copa do Mundo 2010 da FIFA, o Brasil ficou no Grupo G junto com as seleções da Coréia do Norte, da Costa do Marfim e de Portugal. Considerando que em cada vitória o Brasil ganha 3 pontos, em cada empate ganha 1 ponto e que não ganha nenhum ponto em caso de derrota, qual o número de maneiras distintas de o Brasil obter pelo menos sete pontos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q46288 | Administração Geral, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

Assinale a alternativa que apresenta somente características do planejamento tático ou administrativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q32211 | Português, Assistente Administrativo, CRP MG, QUADRIX

Texto associado.
Para onde vamos com o autismo?

      É preciso que façamos uma reflexão acerca dos caminhos do autismo. Dos rumos que tomaremos socialmente diante de uma epidemia diagnostica que tem assolado a infância com números estarrecedores.

      Isso porque, diante de tal epidemia, o princípio preventivo embasado na relação entre causas únicas e soluções gerais, que tantas vezes é eficaz em problemas epidemiológicos de saúde pública (como a vacinação contra doenças infectocontagiosas, ou a eliminação do mosquito Aedes para evitar a dengue, para trazer alguns exemplos de domínio geral), torna-se inoperante diante do autismo.

      Tentar fazer o autismo encaixar-se em esquemas de relações unívocas causa-efeito é uma tentação recorrente, seja em organizações sociais, discursos pseudocientíficos, blogs ou mídias - afinal a relação causa efeito é um esquema conhecido e eficaz diante de muitas dificuldades e, convenhamos, quem não gostaria de poder estabelecer soluções simples e gerais?

      No entanto, procurar forjar causas únicas e soluções fáceis diante de questões complexas como o autismo faz com que se caia em perigosos reducionismos, que, seja pelo viés organicista, seja pelo viés psicologizante, produzem conseqüências extremamente danosas para as pessoas com autismos e seus familiares.

      O diagnóstico do autismo e sua terapêutica exigem considerar a complexidade. Complexo quer dizer aquilo que está tecido, que está em rede, e é na rede interdisciplinar que é preciso tratar dessa questão, articulando os campos de saúde mental, deficiência, educação, assistência social e judicial.

      No autismo, a causa não é única, mas uma combinação de fatores; o seu quadro não pode ser definido por um único indicador isolado, o que exige um olhar e uma escuta clínica acurados; sua evolução pode apresentar variações muito significativas, o que torna questionáveis os prognósticos; e, no que diz respeito à terapêutica, encontram-se documentadas evoluções clínicas de grande sucesso ou de permanência em uma gravidade nas mais diferentes abordagens.

      Longa é a discussão científica sobre a etiologia do autismo.Os fatos científicos encontrados até agora apontam que, se bem no autismo possa haver fatores genéticos implicados, a princípio, em 50% dos casos (como revela a pesquisa com metologia big data, ou seja, sobre o total dos nascimentos, realizada na Suécia entre 1982 e 2006 com 2.049.973 crianças, já comentada por Marcelo Leite em coluna intitulada "A outra face do autismo"), é certo que, mesmo quando há fatores genéticos implicados, não se trata de uma patologia monocausal, ou seja, não é causada por um único gene, depende de uma combinação de vários deles.

      A questão é ainda mais complexa, pois se sabe também que todos nascemos com um código genético  estabelecido, porém o modo como o mesmo irá se manifestar depende dos chamados fatores epigenéticos, ou seja, das experiências de vida, que incluem fatores ambientais. Tais fatores vão desde o ar que respiramos, a água que bebemos, até um fator que em nada é desprezível para a constituição do bebê humano: a relação com os outros.

      A principal característica do ser humano é a de não nascer pronto desde o ponto de vista orgânico. O cérebro depende de experiências para se formar e o código genético também se manifesta em função dessas experiências.

      Portanto, é absolutamente ultrapassado e reducionista o conceito de que, uma vez autista, sempre autista. Diagnóstico não é destino - como tantas vezes pessoas desinformadas acerca da complexidade da formação orgânica costumam afirmar. Por isso a intervenção psicanalítica aposta em produzir experiências de vida constituintes e, desde a sua prática, recolhe diversos exemplos de pequenas crianças que chegam com traços autísticos e deixam de tê-los por efeito da intervenção.

      Desde o ponto de vista psíquico, tampouco nascemos estruturados, e sim abertos a inscrições. Estas inscrições dependem de certas operações constituintes do sujeito, que podem ser sustentadas com estilos de cuidados muito diferentes. Portanto, também é absolutamente reducionista e anacrônico o conceito de que o autismo seria uma resposta a uma mãe fria ou pouco afetiva - "uma mãe geladeira" - como tantas vezes pessoas desinformadas acerca da concepção psicanalítica continuam a afirmar. A função materna pode ser exercida com estilos muito diferentes e depende de uma rede familiar e social para poder operar. A sustentação da função materna não ocorre de modo isolado ou individual e por isso é reducionista qualquer visão de culpabilização da mãe.

      Os acontecimentos de vida, as contingências que cercam o nascimento de uma criança, têm um fator determinante no estabelecimento da relação mãe-bebê, por isso o que está em jogo no estabelecimento dessa relação não pode jamais ser avaliado como fruto de uma competência inata da mãe ou do bebê.

      Quanto aos números assoladores que fazem do autismo uma epidemia na atualidade cabe interrogarmos do que ela é fruto.
      [...]

(www.estadao.com.br)
Releia a seguinte passagem do texto:

"No autismo, a causa não é única, mas uma combinação de fatores."

A palavra "única", em destaque no texto, serve como uma caracterização do substantivo "causa", ao qual se conecta por meio de um verbo de ligação. Tal conexão faz com que "única" exerça determinada função sintática. A mesma função é também exercida por qual das palavras destacadas a seguir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q3285 | Português, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO

Texto associado.
Ele pediu para _____ comentar a coluna de economia do
jornal.
Se fores à redação, iremos _________.
Enviou os últimos números da revista para _____.

As formas dos pronomes que completam corretamente as
frases são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q4918 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Administrativo, Polícia Militar MG, FCC

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, e os casos de elevados níveis de repetência devem ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

750Q61249 | Português, Assistente Administrativo, UFMS, FAPEC, 2018

Assinale a alternativa em que NÃO há erro de concordância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q44404 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, HEMOBRÁS, FCC

Ao contrário do ofício, o memorando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q29055 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Para o agente público no exercício da função, o princípio da legalidade determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

754Q856342 | Matemática, Funções, Assistente Administrativo, COTEC, 2020

Resolvendo-se a inequação log 2x > log (x + 1), obtemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q675881 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.


Na sequência: 32, 64, 48, 96, 72, 144, 108, …, o primeiro termo que é um número ímpar é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q8064 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO

Na perspectiva da empresa, a movimentação de pessoal está ligada a decisões, tais como planejamento e atração de pessoas, socialização e aclimatação dos funcionários a seu ambiente de trabalho, bem como à sua alocação ou realocação.

Em caso de movimentações que resultem em transferência de empregado para localidade diferente daquela para a qual foi contratado, enquanto durar essa situação, a empresa fica obrigada a um pagamento suplementar nunca inferior ao que o empregado recebia na localidade de origem.

Em função da movimentação, deverá haver um pagamento suplementar com um acréscimo mínimo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q11233 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Assistente Administrativo, MPE BA, FESMIP BA

O Pacto Global defende princípios universais no que toca à questão do Trabalho. Analise os itens I, II, III, IV e V abaixo.

I. Abolir o trabalho infantil.
II. Estabelecer uma remuneração justa.
III. Garantir proteção estatal contra o desemprego.
IV. Apoiar a liberdade de associação no trabalho.
V. Assegurar o necessário descanso remunerado.

Escolha a alternativa que contempla, nos itens acima, dois dos referidos princípios universais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q676869 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

A Administração de Materiais é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições (Dias, 1993). Acerca desse assunto analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Compras à prazo e baixo giro de estoque são alguns dos objetivos da administração de materiais. 
( ) O Almoxarifado é o responsável pela guarda física dos materiais em estoque. 
( ) Avaliar outras empresas como possíveis fornecedores e supervisionar os almoxarifados da empresa são exemplos de responsabilidades da administração de materiais.
( ) A padronização/normalização é um subsistema de apoio ao qual cabe a obtenção de menor número de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de unificação e especificação dos mesmos, propondo medidas de redução de estoques.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q42086 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO

“Quantidade mínima possível capaz de suportar um tempo de ressuprimento superior ao programado ou um consumo desproporcional”. 

(in Viana, J. J. - Administração de Materiais. pg 150, Atlas, 2013) 

O texto define estoque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q11248 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, MPE BA, FESMIP BA

Considere verdadeiras as proposições P1 “Todos os ratos são roedores” e P2 “Alguns ratos mordem”.

De acordo com as proposições enunciadas, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.