Início

Questões de Concursos Assistente Administrativo

Resolva questões de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q32211 | Português, Assistente Administrativo, CRP MG, QUADRIX

Texto associado.
Para onde vamos com o autismo?

      É preciso que façamos uma reflexão acerca dos caminhos do autismo. Dos rumos que tomaremos socialmente diante de uma epidemia diagnostica que tem assolado a infância com números estarrecedores.

      Isso porque, diante de tal epidemia, o princípio preventivo embasado na relação entre causas únicas e soluções gerais, que tantas vezes é eficaz em problemas epidemiológicos de saúde pública (como a vacinação contra doenças infectocontagiosas, ou a eliminação do mosquito Aedes para evitar a dengue, para trazer alguns exemplos de domínio geral), torna-se inoperante diante do autismo.

      Tentar fazer o autismo encaixar-se em esquemas de relações unívocas causa-efeito é uma tentação recorrente, seja em organizações sociais, discursos pseudocientíficos, blogs ou mídias - afinal a relação causa efeito é um esquema conhecido e eficaz diante de muitas dificuldades e, convenhamos, quem não gostaria de poder estabelecer soluções simples e gerais?

      No entanto, procurar forjar causas únicas e soluções fáceis diante de questões complexas como o autismo faz com que se caia em perigosos reducionismos, que, seja pelo viés organicista, seja pelo viés psicologizante, produzem conseqüências extremamente danosas para as pessoas com autismos e seus familiares.

      O diagnóstico do autismo e sua terapêutica exigem considerar a complexidade. Complexo quer dizer aquilo que está tecido, que está em rede, e é na rede interdisciplinar que é preciso tratar dessa questão, articulando os campos de saúde mental, deficiência, educação, assistência social e judicial.

      No autismo, a causa não é única, mas uma combinação de fatores; o seu quadro não pode ser definido por um único indicador isolado, o que exige um olhar e uma escuta clínica acurados; sua evolução pode apresentar variações muito significativas, o que torna questionáveis os prognósticos; e, no que diz respeito à terapêutica, encontram-se documentadas evoluções clínicas de grande sucesso ou de permanência em uma gravidade nas mais diferentes abordagens.

      Longa é a discussão científica sobre a etiologia do autismo.Os fatos científicos encontrados até agora apontam que, se bem no autismo possa haver fatores genéticos implicados, a princípio, em 50% dos casos (como revela a pesquisa com metologia big data, ou seja, sobre o total dos nascimentos, realizada na Suécia entre 1982 e 2006 com 2.049.973 crianças, já comentada por Marcelo Leite em coluna intitulada "A outra face do autismo"), é certo que, mesmo quando há fatores genéticos implicados, não se trata de uma patologia monocausal, ou seja, não é causada por um único gene, depende de uma combinação de vários deles.

      A questão é ainda mais complexa, pois se sabe também que todos nascemos com um código genético  estabelecido, porém o modo como o mesmo irá se manifestar depende dos chamados fatores epigenéticos, ou seja, das experiências de vida, que incluem fatores ambientais. Tais fatores vão desde o ar que respiramos, a água que bebemos, até um fator que em nada é desprezível para a constituição do bebê humano: a relação com os outros.

      A principal característica do ser humano é a de não nascer pronto desde o ponto de vista orgânico. O cérebro depende de experiências para se formar e o código genético também se manifesta em função dessas experiências.

      Portanto, é absolutamente ultrapassado e reducionista o conceito de que, uma vez autista, sempre autista. Diagnóstico não é destino - como tantas vezes pessoas desinformadas acerca da complexidade da formação orgânica costumam afirmar. Por isso a intervenção psicanalítica aposta em produzir experiências de vida constituintes e, desde a sua prática, recolhe diversos exemplos de pequenas crianças que chegam com traços autísticos e deixam de tê-los por efeito da intervenção.

      Desde o ponto de vista psíquico, tampouco nascemos estruturados, e sim abertos a inscrições. Estas inscrições dependem de certas operações constituintes do sujeito, que podem ser sustentadas com estilos de cuidados muito diferentes. Portanto, também é absolutamente reducionista e anacrônico o conceito de que o autismo seria uma resposta a uma mãe fria ou pouco afetiva - "uma mãe geladeira" - como tantas vezes pessoas desinformadas acerca da concepção psicanalítica continuam a afirmar. A função materna pode ser exercida com estilos muito diferentes e depende de uma rede familiar e social para poder operar. A sustentação da função materna não ocorre de modo isolado ou individual e por isso é reducionista qualquer visão de culpabilização da mãe.

      Os acontecimentos de vida, as contingências que cercam o nascimento de uma criança, têm um fator determinante no estabelecimento da relação mãe-bebê, por isso o que está em jogo no estabelecimento dessa relação não pode jamais ser avaliado como fruto de uma competência inata da mãe ou do bebê.

      Quanto aos números assoladores que fazem do autismo uma epidemia na atualidade cabe interrogarmos do que ela é fruto.
      [...]

(www.estadao.com.br)
Releia a seguinte passagem do texto:

"No autismo, a causa não é única, mas uma combinação de fatores."

A palavra "única", em destaque no texto, serve como uma caracterização do substantivo "causa", ao qual se conecta por meio de um verbo de ligação. Tal conexão faz com que "única" exerça determinada função sintática. A mesma função é também exercida por qual das palavras destacadas a seguir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q856342 | Matemática, Funções, Assistente Administrativo, COTEC, 2020

Resolvendo-se a inequação log 2x > log (x + 1), obtemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q31178 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, CREF BA SE, CEFET BA

X e Y, funcionários de uma empresa, devem dividir entre eles o valor de R$1300,00 recebidos de gorjetas em um determinado período.

Para fazer a partilha, considerou-se que o valor a ser recebido por cada um deveria ser diretamente proporcional ao tempo de serviço na empresa e, ao mesmo tempo, inversamente proporcional às suas idades.

Sabendo-se que X tem 40 anos de idade e 15 anos de serviço, Y tem 30 anos de idade e 5 anos de serviço, pode-se afirmar que a diferença entre os valores recebidos por eles será, em reais, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q29146 | Matemática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Dois jovens empreendedores, ao terminar um curso avançado de informática, resolveram abrir uma microempresa de computação. Um deles investiu R$ 5.000,00 e outro R$ 7.000,00. Após três meses de funcionamento, a empresa deu lucro de R$ 9.000,00.

Dividindo o lucro proporcionalmente aos investimentos, o sócio que investiu mais recebeu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

785Q45274 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

O ser humano procura realizar seus objetivos de maneira eficiente, com o mínimo dispêndio de tempo e dinheiro, evitando resultados indesejáveis. Esse desejo de atingir metas faz com que ele se junte a outros indivíduos mediante cooperação. Os objetivos almejados podem ser de natureza comercial, militar, religioso, social etc. Quando as pessoas se organizam formalmente para alcançar uma meta comum, é essencial que haja administração. A administração busca a integração das pessoas, estrutura e recursos. Não é uma ciência exata, estando, portanto, sujeita a erros. Por esse motivo, além de aplicar técnicas e princípios próprios, procura apoio em diversos outros ramos do pensamento humano: Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística, Sociologia, Informática, entre outros. É a junção da arte e da ciência. A ciência estabelece a técnica que é o roteiro de procedimentos a serem executados para resolver ou para atender a determinada necessidade. Já a arte é um processo criativo, consequência de valores individuais e subjetivos de cada um. No processo de tomada de decisão, que é a escolha de uma alternativa, ocorrem enganos. Assim, há a necessidade de equilibrar a arte e a ciência, para minimizar a ocorrência desses enganos. Isso é possível? Como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q3297 | Conhecimentos Específicos, Assistente Administrativo, Liquigás, CESGRANRIO

Analise as afirmações abaixo, sobre as providências a tomar
no que diz respeito ao recebimento e à expedição de
documentos.

I - Ao receber documentos para expedição, carimbar a
data de recebimento em todos eles, inclusive circulares,
convites, certificados e cheques.
II - Se a correspondência interessar a mais de um departamento,
escrever na mesma, ou em papel anexo,
os departamentos para os quais será encaminhada.
III - Quando a correspondência tiver anexos, guardá-los
em arquivo apropriado, para que possam ser consultados,
se necessário.
IV - Caso o papel da correspondência não tenha timbre
nem endereço, transcrever, na mesma, o endereço
que consta do envelope.

Estão corretas APENAS as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q20716 | Português, Assistente Administrativo, CASAN, FEPESE

Em palavras compostas, existe hífen se a segunda delas começa por h (anti-horário) ou pela mesma letra com que a primeira termina (anti-imediato).
Assinale a alternativa com as palavras em que os dois elementos devem seguir essa norma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q701808 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRN 3a Região, IADES, 2019

Assinale a alternativa que apresenta fundamentos de redação recomendáveis para elaboração de relatórios. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q29055 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Para o agente público no exercício da função, o princípio da legalidade determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

790Q31701 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, CRESS PR, QUADRIX

Em relação à Administração Pública, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q11233 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Assistente Administrativo, MPE BA, FESMIP BA

O Pacto Global defende princípios universais no que toca à questão do Trabalho. Analise os itens I, II, III, IV e V abaixo.

I. Abolir o trabalho infantil.
II. Estabelecer uma remuneração justa.
III. Garantir proteção estatal contra o desemprego.
IV. Apoiar a liberdade de associação no trabalho.
V. Assegurar o necessário descanso remunerado.

Escolha a alternativa que contempla, nos itens acima, dois dos referidos princípios universais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q19457 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

O Governo do Estado de Goiás, no começo da década de 1960, iniciou um programa de ações planejado com o propósito de modernizar a administração e ampliar sua atuação no território goiano. Esse cojunto de transformações ocorreu no governo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q723459 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Tocantins, Assistente Administrativo, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Sobre a história da Câmara Municipal de Palmas, analise as afirmativas a seguir.

I. Os primeiros vereadores foram nomeados, pelo então governador José Wilson Siqueira Campos, em 5 de outubro de 1989, um ano após a criação do estado do Tocantins.

II. No dia 1º de janeiro de 1990, data em que Palmas foi designada oficialmente a capital do estado, os vereadores do antigo município de Taquarussu do Porto tornaram-se vereadores de Palmas, uma vez que não houve novas eleições.

III. Nos primeiros anos, a Câmara Municipal funcionou provisoriamente na sede da Fazenda Triângulo, no Parque Cesamar. Desde 1996, está localizada no Palácio Fenelon Barbosa Sales, na área central de Palmas.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

794Q42246 | Matemática, Assistente Administrativo, EPE, CESGRANRIO

Sejam x e y dois números inteiros tais que 3x + 5y = 22 e 8-x/y+1 = 3/2

O produto x . y é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q61209 | Informática, Assistente Administrativo, UFMS, FAPEC, 2018

O aplicativo “Microsoft Print To PDF” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q30753 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRA MA, SOUSÂNDRADE

Maslow formulou uma teoria da motivação com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano. De acordo com essa teoria, o “reconhecimento” é uma necessidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q3455 | Português, Assistente Administrativo, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Texto associado.
O trecho abaixo poderia ser completado por uma oração que caracterizasse a palavra Brasil. 

As crianças de rua são um grave problema a ser enfrentado pelo Brasil, 

A oração que pode completar esse trecho, de acordo com a norma-padrão, é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q669089 | Português, Períodos Compostos Orações Coordenadas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 
Disponível em:
clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.
A conjunção destacada em: “Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram.” indica que a oração seguinte apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q46289 | Administração Geral, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

A divisão do trabalho foi idealizada por Henry Fayol como um dos princípios gerais de administração e apresentado por Max Weber como uma das dimensões do tipo ideal de burocracia. O objetivo era proporcionar maior eficiência no desempenho de um cargo pelo seu ocupante mais especializado. Todavia, a maior especialização conduziu à formalização, diminuindo o grau de flexibilidade no desempenho do cargo. Assim, surgiram programas de ajustamento do trabalho ao trabalhador, tais como o programa de enriquecimento de cargos. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos efeitos desejáveis do programa de enriquecimento do cargo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q20727 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CASAN, FEPESE

Um dos princípios de gerência mais discutidos na atualidade é a centralização.

Assinale a alternativa que caracteriza a centralização em uma empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.