Questões de Concursos Assistente Administrativo I

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61Q957801 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre trabalho em equipe avalie as sentenças:

I - As equipes dependem dos recursos externos para sua existência, como por exemplo, a disponibilização de informações em tempo hábil, tecnologia adequada, pessoal treinado, incentivo e apoio da administração.
II - O clima e a confiança entre os membros da equipe dispensáveis, pois dificultam a cooperação, aumentam o controle e reduzem o comprometimento.
III - A composição da equipe considera as habilidades e personalidade dos membros, os papéis, a diversidade, o tamanho e preferências dos membros.
IV - Para transformar indivíduos em membros de uma equipe é necessário: a) seleção das pessoas que saibam trabalhar em equipe; b) treinamento: capacitando pessoas para trabalhar em equipe; c) recompensar: oferecer incentivos para os membros das equipes.
V - As dificuldades enfrentadas pelas equipes para o alcance a sua eficácia e objetivos são: as necessidades mal combinadas; as metas confusas; a indefinição de papéis; os conflitos de personalidade; a inadequação no sistema de recompensas; a liderança ruim; a falta de confiança; a cultura de não antiequipe; feedback insuficiente; a insuficiência de informação.
VI - São vantagens do trabalho em equipe: agilidade e rapidez na captação de informações e em sua utilização; obtenção de melhores ideias; assumir maiores riscos; maior comprometimento.

Após a análise, pode-se afirmar:
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62Q957792 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para atingir seus objetivos, o texto oficial deve apresentar qualidades básicas de formulação e estruturação, tais como: clareza, precisão, concisão, objetividade, uniformidade, coesão e coerência. Obtém-se clareza ao:
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63Q888018 | Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Turuçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as características do correio eletrônico, qual é uma das principais vantagens deste serviço?
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64Q957794 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Em documento oficial destinado ao Senador da República, o vocativo a ser usado é:
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65Q957799 | Direito Administrativo, Requisitos do ato administrativo – competência, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para Alexandrino e Paulo (2021, p. 458) manifestação ou declaração da administração pública, nesta qualidade, ou de particulares no exercício de prerrogativas públicas, que tenha por fim imediato a produção de efeitos jurídicos determinados, em conformidade com o interesse público e sob regime predominante de direito público. Referindo-se aos requisitos de validade ou elementos dos atos administrativos, analise as sentenças:

I - São apontados como requisitos ou elementos dos atos administrativos: competência, finalidade, forma, motivo e objeto.
II - O requisito competência pode ser definido como o poder legal conferido ao agente público para o desempenho específico das atribuições de seu cargo. A doutrina também se refere, por vezes, ao elemento competência, simplesmente, como “sujeito”.
III - Somente a lei pode estabelecer competências administrativas, por essa razão, seja qual for a natureza do ato administrativo, o seu elemento competência é sempre vinculado.
IV - Referindo-se a finalidade como elemento tem-se: uma finalidade geral ou mediata, que é sempre a mesma, expressa ou implicitamente estabelecida na lei: a satisfação do interesse público; e uma finalidade especifica, imediata, que é o objetivo direto, o resultado específico a ser alcançado, previsto na lei, e que deve determinar a prática do ato. A finalidade é um elemento sempre vinculado.
V - Todo ato administrativo é, em princípio, formal, e a forma exigida pela lei quase sempre é a escrita (no caso dos atos praticados no âmbito do processo administrativo federal, a forma é sempre e obrigatoriamente a escrita).
VI - Existem atos administrativos não escritos, como são exemplos: ordens verbais do superior ao seu subordinado; gestos, apitos e sinais luminosos na condução do trânsito; cartazes e placas que expressam uma ordem da administração pública, tais quais as que proíbem estacionar, proíbem fumar.
VII - O objeto do ato administrativo identifica-se com o seu conteúdo, por meio do qual a administração manifesta sua vontade, ou atesta simplesmente situações preexistentes.
VIII - Pode-se dizer que o objeto do ato administrativo é a própria alteração no mundo jurídico que o ato provoca, é o efeito jurídico imediato que o ato produz.

Após a análise, pode-se afirmar:
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66Q957803 | Noções de Informática, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O computador tem como função a manipulação de informações, não importando o seu tipo. O computador é uma máquina que permite que o usuário faça cálculos matemáticos, pesquisas, trabalhos gerais com utilização de programas específicos. Referindo-se aos componentes do computador, analise as sentenças:

I - A placa mãe é a plataforma que permite as conexões físicas e elétricas, diretas e indiretas, de todos os dispositivos de um computador.
II - O processador (UCP - Unidade Central de Processamento ou CPU – Central Processing Unit) é o responsável pelo processamento e tratamento de todos os dados que entram e saem do computador.
III - A RAM é uma memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) que permite a leitura e a escrita de um dado, sendo utilizada como a memória primária em sistemas eletrônicos digitais. A RAM é um componente essencial em qualquer tipo de computador, pois, é nela que são carregados os programas em execução e os respectivos dados ativos do usuário.
IV - Os chips de memória são vendidos na forma de pentes e com capacidades variadas. A capacidade de uma memória é medida em Bytes e sua velocidade de funcionamento em Hz. Este valor está relacionado com a quantidade de pacotes de dados que podem ser transferidos durante um segundo.
V - O teclado possui quatro conjuntos de teclas: as alfanuméricas, as numéricas, as de movimentação / navegação e as de função. Quando uma tecla é pressionada, o teclado envia um código eletrônico ao processador que, por sua vez, interpreta e envia um sinal para outro periférico, mostrando na tela o caractere correspondente.
VI - O mouse é utilizado para ativar e apontar comandos na tela do computador. VII - O scanner captura imagens, fotos ou desenhos, transferindo-os para a tela, onde podem ser trabalhados (editados) e depois impressos ou armazenados.
VIII - O monitor tem como função transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a nossa visão. Ou seja, ele possibilita ao usuário a visualização dos resultados e ações executadas na máquina.
IX - O papel da impressora é imprimir no papel o resultado de um trabalho desenvolvido no computador (como textos, relatórios, gráficos).

Após a análise, pode-se afirmar:
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67Q957790 | Redação Oficial, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre o ato oficial memorando, pode-se afirmar como correto:
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68Q957798 | Redação Oficial, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Declaração feita por escrito, objetivando comprovar ato ou assentamento constante de processo, livro ou documento que se encontre em repartições públicas. Este trecho refere a qual documento oficial?
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69Q957788 | Ética na Administração Pública, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

A área pública, assim como a privada também tem obrigatoriedade no cumprimento ético de seus deveres por meio da gestão pública e da atuação dos servidores públicos. O princípio básico da atuação do servidor público é servir o cidadão. Referindo-se ao código de ética do servidor público, analise as sentenças:

I - O trabalho do servidor público deve ser norteado pela dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais.
II - A conduta do servidor público deve conter o elemento ético, a verdade, o sigilo, o zelo, a disciplina, a moralidade, a cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo necessário para o cumprimento de seus deveres.
III - O servidor deve ter sempre em mente que sua remuneração é proveniente dos tributos pagos pelos cidadãos brasileiros, inclusive ele mesmo e que a contrapartida que a sociedade brasileira exige dele está voltada para a moralidade administrativa integrada ao que prevê as normas jurídicas.
IV - O sucesso do trabalho do servidor público reflete-se também nele próprio, como cidadão integrante da sociedade brasileira.
V - Os atos e fatos da vida privada do servidor público têm influência em sua vida profissional, assim sendo sua conduta fora do órgão público deve ser tão ética quanto durante o exercício de seu trabalho diário.
VI - Danos ao patrimônio público pelo servidor são considerados seja por permitir sua deterioração ou por descuidar de sua manutenção porque, constitui uma ofensa a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
VII - São considerados danos morais aos usuários dos serviços públicos: deixar o cidadão esperando em longas filas; maus tratos ao cidadão; e atraso na prestação do serviço.

Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:
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70Q957806 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

No âmbito da disciplina arquivística, são estabelecidas etapas para o efetivo gerenciamento dos documentos. O ciclo de vida dos documentos arquivísticos é tratado pela teoria das três idades. Sobre a teoria das três idades, avalie as sentenças:

I - Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, mas é importante enfatizar que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados. O critério que define tal status para tais arquivos é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta.
II - Os documentos de primeira idade estão geralmente localizados próximos aos seus setores empresariais produtores e são conhecidos também, pela terminologia arquivística, como arquivos ativos.
III - Os documentos de primeira idade possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário. Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos.
IV - Quanto aos arquivos intermediários, pode-se afirmar que eles poderão ser consultados e utilizados de modo esporádico por seus produtores, pois já cumpriram os seus principais objetivos na idade corrente junto à administração.
V - Os documentos que já não são mais necessários nos departamentos empresariais devem ser transferidos para um arquivo central ou um arquivo geral, que possua esse caráter de guarda intermediária, a fim de serem cumpridos prazos prescricionais (legais) e precaucionais (discricionários) antes da destinação final deles (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).
VI - Apesar de estarem longe dos setores organizacionais produtores, os documentos de segunda idade ainda pertencem a eles. Esses arquivos são também conhecidos como semiativos e, juntamente com os arquivos correntes, são também possuidores de valor primário.
VII - Os arquivos permanentes, por sua vez, são aqueles que deverão ser arquivados definitivamente e que, portanto, não podem ser eliminados jamais.
VIII - Os documentos de terceira idade devem ser preservados por apresentarem um valor histórico-cultural (secundário), ou seja, não mais possuem o valor primário.
IX - São classificados como permanentes, por exemplo, os documentos que revelam a origem, a constituição e a evolução da instituição, normas, regulamentos e outros que se caracterizam como históricos para a instituição.
X - Ao contrário das idades corrente e intermediária, os arquivos permanentes são abertos ao público, isto é, não há restrições quanto à possibilidade de pesquisa por terceiros. Esta idade é também chamada de inativa, tendo como principais atividades a reunião da documentação histórica, o arranjo - isto é, a classificação desses arquivos -, a conservação e a descrição dos documentos.

Após a análise, pode-se afirmar:
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