Questões de Concursos: Assistente Administrativo I

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71 Q957797 | Secretariado, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

No que tange a Correspondência Comercial, avalie as sentenças:

I - Correspondência Comercial é toda correspondência interna ou externa, com exceção das dirigidas aos bancos públicos.
II - A Correspondência Comercial tem por finalidade documentar posições, negócios, condições das empresas.
III - Na Correspondência Comercial, a despedida consiste na habitual fórmula final de cortesia, que poderá ser colocada à esquerda ou à direita, de acordo com o estilo utilizado. Há muitas formas, uma mais simples, outras mais complexas e cerimoniosas, mas nunca se esqueça de utilizar uma vírgula.
IV - A Correspondência Comercial, também chamada correspondência técnica, é um meio de comunicação formal e escrito utilizado por empresas, pautado em princípios da clareza e objetividade.
V - Uma Correspondência Comercial deve ser organizada, com linguagem inadequada e pessoal, em papel com timbre da empresa e com todos os dados necessários.
VI - É muito importante que haja uma leitura, pois um possível equivoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.
VII - No que diz respeito à utilização das formas de tratamento e endereçamento na Correspondência Comercial é preciso considerar não apenas de atuação da autoridade, mas também a posição hierárquica do cargo que ocupa.

Após a análise, pode-se afirmar:

72 Q957799 | Direito Administrativo, Requisitos do ato administrativo – competência, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para Alexandrino e Paulo (2021, p. 458) manifestação ou declaração da administração pública, nesta qualidade, ou de particulares no exercício de prerrogativas públicas, que tenha por fim imediato a produção de efeitos jurídicos determinados, em conformidade com o interesse público e sob regime predominante de direito público. Referindo-se aos requisitos de validade ou elementos dos atos administrativos, analise as sentenças:

I - São apontados como requisitos ou elementos dos atos administrativos: competência, finalidade, forma, motivo e objeto.
II - O requisito competência pode ser definido como o poder legal conferido ao agente público para o desempenho específico das atribuições de seu cargo. A doutrina também se refere, por vezes, ao elemento competência, simplesmente, como “sujeito”.
III - Somente a lei pode estabelecer competências administrativas, por essa razão, seja qual for a natureza do ato administrativo, o seu elemento competência é sempre vinculado.
IV - Referindo-se a finalidade como elemento tem-se: uma finalidade geral ou mediata, que é sempre a mesma, expressa ou implicitamente estabelecida na lei: a satisfação do interesse público; e uma finalidade especifica, imediata, que é o objetivo direto, o resultado específico a ser alcançado, previsto na lei, e que deve determinar a prática do ato. A finalidade é um elemento sempre vinculado.
V - Todo ato administrativo é, em princípio, formal, e a forma exigida pela lei quase sempre é a escrita (no caso dos atos praticados no âmbito do processo administrativo federal, a forma é sempre e obrigatoriamente a escrita).
VI - Existem atos administrativos não escritos, como são exemplos: ordens verbais do superior ao seu subordinado; gestos, apitos e sinais luminosos na condução do trânsito; cartazes e placas que expressam uma ordem da administração pública, tais quais as que proíbem estacionar, proíbem fumar.
VII - O objeto do ato administrativo identifica-se com o seu conteúdo, por meio do qual a administração manifesta sua vontade, ou atesta simplesmente situações preexistentes.
VIII - Pode-se dizer que o objeto do ato administrativo é a própria alteração no mundo jurídico que o ato provoca, é o efeito jurídico imediato que o ato produz.

Após a análise, pode-se afirmar:

73 Q888018 | Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Turuçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as características do correio eletrônico, qual é uma das principais vantagens deste serviço?

74 Q957802 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre as funções do arquivo, analise as sentenças:

I - Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na empresa.
II - Avaliar e selecionar os documentos, tendo em vista sua preservação ou eliminação,
III - Garantir o fluxo de pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa.
IV - Arquivar os documentos, visando à recuperação da informação.
V - Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda.
VI - Executar as funções específicas, conforme a organização e administração da instituição.

Após a análise, pode-se afirmar:

75 Q957804 | Redação Oficial, Formatação e Apresentação, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre a formatação de documentos no padrão ofício, analise as sentenças:

I - O tamanho do papel deve ser A4 (29,7 cm x 21 cm).
II - A margem lateral esquerda é de no mínimo, 3 cm de largura.
III - A margem lateral direita é de 1,5 cm.
IV - As margens superior e inferior são 4 cm.
V - A área de cabeçalho é na segunda página, 5 cm a partir da margem superior do papel.
VI - A área de rodapé nos 2 cm da margem inferior do documento.
VII - Na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel.
VIII - Os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações.
IX - Para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento.
X - As palavras estrangeiras não devem ser grafadas em itálico.
XI - Os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público.

Após a análise, pode-se afirmar:

76 Q957793 | Direito Administrativo, Licitações e Lei nº 14133 de 2021, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

No que se refere à Licitação, considerando a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) analise as sentenças, considerando V (verdadeiro) e F (falso):

( ) A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos possui como objetivos modernizar e conferir mais celeridade às licitações, desburocratizando os processos, além de garantir a imparcialidade e a eficiência nos contratos celebrados com a administração pública.
( ) A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos prevê cinco modalidades de licitação: pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo, sendo este último a grande novidade.
( ) De acordo com o art. 17 da Lei nº 14.133/2021, o processo de licitação seguirá as seguintes fases, nesta ordem: (i) preparatória; (ii) divulgação do edital de licitação; (iii) apresentação de propostas e lances, quando for o caso; (iv) julgamento; (v) habilitação; (vi) recursal; e (vii) homologação.
( ) As licitações de acordo com a Lei são realizadas, preferencialmente, de forma eletrônica, o que facilita e reduz os custos do processo, tanto para a administração pública quanto para as empresas participantes.
( ) A inversão das fases do processo de licitação visa agilizar o processo licitatório, além de desburocratizar a participação das empresas, pois, em vez de abranger os documentos de habilitação de todas as interessadas, a análise se restringirá aos documentos da empresa vencedora.
( ) A licitação em formato presencial ainda pode ser utilizada, mas é uma exceção e deve ser motivada.
( ) As sessões públicas devem ser registradas em ata e gravadas em áudio e vídeo.

Após a análise, a ordem que expressa as sentenças respectivamente é:

77 Q957805 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Um serviço de atendimento ao público prestado com qualidade necessita de boa vontade, profissionalismo e, acima de tudo, respeito ao público, buscando sempre ouvir o que as pessoas têm a dizer. Sobre as atitudes que contribuem para um atendimento ao público de forma adequada, avalie as sentenças:

I - Inicie a conversa com uma atitude amigável e prestativa.
II - Seja proativo. Pergunte à pessoa: “Em que posso ajudar?”.
III - Não tenha paciência ao ouvir a pessoa, interrompa bruscamente.
IV - Durante o atendimento, atenda telefonemas ou seu celular.
V - Trate a todos com igualdade e cordialidade.
VI - Procure sorrir. Além de calorosa, essa atitude demonstra abertura e disposição.
VII - Se necessário, conduza o visitante ao destino desejado (se ele precisar, por exemplo, se dirigir a outro setor).
VIII - Mantenha a calma mesmo com pessoas menos educadas. Jamais as interrompa, discuta ou seja agressivo com elas.
IX - Não fale baixo nem gritando, use um tom moderado. E procure transmitir as informações de maneira rápida e correta.
X - Se você não tiver resposta para a questão, procure a solução e dê um retorno à pessoa atendida. Nunca a deixe sem reposta.

Após a análise, pode-se afirmar:

78 Q957795 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Princípio segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas. Esse trecho está se referindo ao principio da arquivologia da:
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