Questões de Concursos: Assistente Cultural

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Assistente Cultural. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q721324 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Muitos são os folguedos que formam o folclore da região amazônica. Em relação a esse tópico, julgue os itens subseqüentes.

I O Boiúna, um dos mais populares mitos amazônicos, aparece sob diversos aspectos, como, por exemplo, uma cobra preta de olhos luminosos ou uma embarcação a vapor ou a vela.

II O Boi de Mamão, trazido da Ilha da Madeira para o Amazonas, apresenta, entre outros personagens, o Urubu, a Cabra e a Bernunça.

III Os Caboclinhos, ou Cabocolinhos, dança típica da região amazônica, é apresentada por um grupo de homens que se vestem de índio durante o carnaval.

IV O Festival Folclórico de Parintins é uma reminiscência da tradição dos festejos do boi, que foi trazida por maranhenses ainda no século XIX.

Estão certos apenas os itens

22 Q351815 | Artes, História da Arte no Brasil, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Em 2003, foi realizada no Museu de Arte de Belém (MABE) a mostra Tesouros da Caixa, que reuniu uma parte do acervo da Caixa Econômica Federal. A exposição contou com obras dos grandes mestres das artes plásticas no Brasil. Acerca dessas obras, julgue os próximos itens.

I Um dos principais quadros pintados por Djanira, Abaporu (o homem que come), é um exemplo do movimento antropocêntrico na pintura.

II Sensualidade, erotismo, mulheres e festas populares são temas freqüentes na obra de Di Cavalcante.

III A luminosidade da paisagem brasileira é um dos marcos da obra pictórica de Oswald de Andrade.

IV A inclinação muralista de Cândido Portinari revela-se nos painéis executados para órgãos públicos e privados, entre eles os afrescos do Ministério da Educação e Saúde na antiga capital Federal Rio de Janeiro.

Estão certos apenas os itens

23 Q351887 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à soldagem de componentes eletrônicos, assinale a opção correta.

24 Q351910 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação vigente relativa às normas de segurança de locais públicos fechados, tais como teatros, cinemas e salas de exposição, julgue os itens a seguir.

I As normas de segurança incluem a revisão das condições de redes elétricas, a existência de saídas de emergência e a regularização dos equipamentos contra incêndio.

II A fiscalização dos quesitos de segurança é realizada por fiscais dos sindicatos de artistas e produtores culturais.

III A infração às normas de segurança pode resultar em notificação, multa e até em interdição do local.

IV Para cada tipo de espaço há legislação própria, tendo o público o poder de decidir sobre a realização de um evento em espaço considerado sem as condições mínimas de segurança pelo Corpo de Bombeiros.

Estão certos apenas os itens

25 Q352223 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Na projeção cinematográfica, a focalização da imagem sobre a tela de projeção deve ser ajustada pela melhor nitidez

26 Q352186 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

As atribuições pertinentes a uma agência de publicidade não incluem

27 Q351446 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

As atribuições do produtor teatral incluem

28 Q351625 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Na projeção cinematográfica em 35 mm com dois projetores, o sinal de mudança de projetor é

30 Q351698 | Artes, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

As bitolas das películas cinematográficas atualmente em uso para projeção são as

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.