Início

Questões de Concursos Assistente Jurídico

Resolva questões de Assistente Jurídico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q461949 | Direito Penal, Efeitos da Condenação, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

O Código Penal trata em capítulo próprio dos Efeitos Genéricos e Específicos da Condenação, sendo importante atentar para o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q458459 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Diferentemente dos demais tipos societários, que se formaram na prática antes de serem regulados em lei, as sociedades por quotas de responsabilidade limitada foram introduzidas no direito comercial brasileiro por obra do legislador, vindo suprir a inexistência de sociedade de organização jurídica simplificada, em que a responsabilidade dos sócios não fosse ilimitada. Acerca das sociedades por quotas de responsabilidade limitada, julgue os itens seguintes.

Nas sociedades contratuais, exige-se a aprovação de todos os sócios para promover-se alteração de cláusulas essenciais do contrato, salvo na sociedade por quotas de responsabilidade limitada, em que se permite a alteração do contrato social por deliberação de sócios que representem a maioria do capital social, facultando-se aos sócios que divergirem retirarem-se da sociedade, embolsados com seu capital, de acordo com o último balanço aprovado.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q417139 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Assistente Jurídico, TCE PB, FCC

O devedor que paga tem direito a quitação regular,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q416259 | Direito Civil, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos às modalidades dos negócios jurídicos.

A doação de uma casa para Pedro, desde que ele cuide do ranário lá existente, é exemplo de condição resolutiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q420578 | Direito Civil, Pessoas, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

A Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil Brasileiro), disciplina de forma minuciosa e em títulos separados sobre as pessoas naturais e pessoas jurídicas, determinando que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q457988 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes aos contratos no Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC).

No CDC, há a previsão normativa de regular contratos coletivos, assim como contratos individuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q458500 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Uma loja especializada em venda a varejo de produtos eletrônicos vendeu a Marcos uma televisão produzida por fabricante conhecido. Este convidou um amigo para assistir ao jogo do Brasil na nova televisão, procurou o manual de instruções de instalação do produto e verificou que o mesmo não tinha sido fornecido pelo fabricante. Mesmo assim, resolveu ligar o aparelho. No entanto, quando este foi ligado, explodiu, ferindo o amigo, que, em razão disso, perdeu totalmente a visão. A televisão era armazenada pelo comerciante ao ar livre, sujeita às intempéries (sol, chuva, poeira).

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Não pode haver a responsabilização do fabricante da televisão, pois Marcos não deveria ter ligado o aparelho antes de ler o manual.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q675797 | Direito do Trabalho, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q416825 | Direito Civil, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

I Um indivíduo casou-se e, dois dias após o casamento, descobriu que a esposa não era virgem.

II Márcia e Paulo convivem como marido e mulher há dez anos, têm dois filhos, sendo que Paulo é casado com Marta, coabitando com esta também. Marta conhece e aceita a infidelidade de Paulo desde antes do momento em que se casaram.

Com base nas duas situações hipotéticas apresentadas acima e à luz da legislação civil aplicável, julgue os itens seguintes.

Se a situação I tivesse acontecido no corrente ano, o casamento poderia ser considerado nulo com fundamento em preceito constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q440896 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Sobre o controle de constitucionalidade, é INCORRETOafirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q334732 | Matemática, Sistemas Lineares, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

Para compor um produto usando os pesos em gramas x, y, z de três componentes químicos, respectivamente, deve-se obedecer à seguinte receita: o peso x do primeiro componente é igual ao dobro do peso y do segundo componente, o peso dos três juntos deve ser 1000 g e o peso z do terceiro deve superar em 100 g a soma dos pesos dos dois primeiros componentes. A solução do sistema correspondente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q553682 | Informática, Linux Unix, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

Tanto no Linux quanto no Windows, ao utilizar um dispositivo de armazenamento externo conectado via USB para acesso a arquivos e pastas nele contidos, antes de desconectá- lo do computador, deve-se "removê-lo com segurança". Este procedimento é necessário porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q419079 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Sobre a prescrição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q415800 | Direito Civil, Direito Pessoal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

I Um indivíduo casou-se e, dois dias após o casamento, descobriu que a esposa não era virgem.

II Márcia e Paulo convivem como marido e mulher há dez anos, têm dois filhos, sendo que Paulo é casado com Marta, coabitando com esta também. Marta conhece e aceita a infidelidade de Paulo desde antes do momento em que se casaram.

Com base nas duas situações hipotéticas apresentadas acima e à luz da legislação civil aplicável, julgue os itens seguintes.

Se a situação I tivesse ocorrido em março de 1917, após o início da vigência do Código Civil, o casamento não seria passível de anulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q159798 | Informática, Planilha Eletrônica, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

A Planilha Eletrônica Microsoft Excel permite realizar quantos diferentes tipos de gráficos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q673082 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

Texto associado.
Texto 1
Utilize o texto abaixo para responder a questão.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que4 o mel e era a castanha de caju, que5 abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde…
Aluísio Azevedo. O cortiço.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto 1.
1. As palavras “ardente, calor, vermelho, aroma, quente, palmeira, virginal, veneno, açúcar, gostoso, mel, azeite, fogo, cobra” trazem conotações de prazer e erotismo na descrição da mulata.
2. A descrição da mulata também evoca sensações gustativas.
3. Considerando-se que “sapoti” é descrito como mais doce que o mel, tem-se que ele é um doce semelhante a ele, apenas menos adocicado.
4. Azeite é veneno e abriu feridas de fogo no personagem masculino citado no texto.
5. O verbo “atordoara” está no pretérito mais--que-perfeito do indicativo e, como tal, expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Pode ser substituído por “tinha atordoado”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q821109 | Legislação Federal, Lei n 4717 1965 Ação Popular, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Sobre a ação popular, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q424891 | Direito Constitucional, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Os recentes atentados terroristas ocorridos nos Estados Unidos da América trouxeram, para todo o mundo ocidental, uma profunda reflexão quanto ao processo de evolução e afirmação dos direitos fundamentais, notadamente aqueles referidos como direitos da primeira dimensão ou primeira geração. Nesse contexto, assumem papel importante a hermenêutica e a criação jurisprudencial, à medida que reconhecem novos conteúdos e funções a alguns direitos tidos por tradicionais. Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens que se seguem.

A interpretação jurídica das normas de direitos fundamentais tem natureza axiológica e está condicionada às mutações históricas sofridas pela sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q812363 | Legislação Federal, Lei n 12016 2009 Lei do Mandado de Segurança, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Sobre o mandado de segurança, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q416887 | Direito Civil, Modalidades das Obrigações, Assistente Jurídico, MEC, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao direito das obrigações, julgue os itens subseqüentes.

Na obrigação de restituir coisa certa, a perda da coisa antes da tradição resolve completamente a obrigação, com prejuízo do credor, mesmo se houver culpa do devedor no perecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.