Início

Questões de Concursos Assistente Jurídico

Resolva questões de Assistente Jurídico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q391004 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Assistente Jurídico, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Considerando que Bernardo é um servidor federal que se encontra em licença para tratar de interesses particulares e sabendo que a legislação determina que, a critério da administração, esse tipo de licença pode ser concedida a servidores aprovados no estágio probatório e também que esse tipo de licença pode ser interrompido a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço, julgue os itens a seguir.

Durante o gozo da licença, Bernardo permanecerá afastado do seu cargo e, portanto, não poderá ser punido administrativamente pela prática de atos realizados durante o período da licença.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q810227 | Legislação Federal, Lei 10524 2002, Assistente Jurídico, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Relativamente à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2003 (LDO) e aos conceitos nela determinados, julgue os itens seguintes.

Enquanto atividades são conjuntos de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, projetos são conjuntos de operações que se devem realizar em um tempo determinado.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q409605 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Éinexigível a licitação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q817394 | Legislação Federal, Assistente Jurídico, MEC, CESPE CEBRASPE

A União pretende instituir uma nova universidade federal que será chamada de Universidade do Mar (UMAR), pois terá como objetivo a formação de profissionais ligados à exploração de recursos marinhos. A UMAR deverá ter sede em Fernando de Noronha – PE e adotar a forma de uma fundação com personalidade de direito privado.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Para a criação da UMAR, é condição necessária a aprovação de lei federal complementar que autorize a União a instituir a referida fundação.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q416312 | Direito Civil, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

I Um indivíduo casou-se e, dois dias após o casamento, descobriu que a esposa não era virgem.

II Márcia e Paulo convivem como marido e mulher há dez anos, têm dois filhos, sendo que Paulo é casado com Marta, coabitando com esta também. Marta conhece e aceita a infidelidade de Paulo desde antes do momento em que se casaram.

Com base nas duas situações hipotéticas apresentadas acima e à luz da legislação civil aplicável, julgue os itens seguintes.

Na situação II, pode haver separação ou divórcio, dependendo de outras circunstâncias.

  1. ✂️
  2. ✂️

287Q417275 | Direito Civil, Sociedade, Assistente Jurídico, TCE PB, FCC

A administração da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q737829 | Direito Processual Penal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem.

Consoante entendimento jurisprudencial, nos crimes contra a honra, quando a ofensa for propter officium, a legitimidade para a instauração da ação penal encontra-se a cargo tanto do MP, mediante representação, quanto do próprio ofendido.

  1. ✂️
  2. ✂️

289Q326843 | Pedagogia, Assistente Jurídico, MEC, CESPE CEBRASPE

Na estrutura organizacional do Estado brasileiro, o Ministério da Educação (MEC) é um dos mais importantes braços do Poder Executivo federal a atuar na área social. Relativamente à sua estrutura interna, às funções que lhe são próprias e às normas que regem o sistema educacional brasileiro, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

O ensino fundamental, com oito anos de duração, é uma etapa de escolaridade obrigatória, sendo gratuita nas escolas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

290Q525781 | Direito Processual Civil, Competência, Assistente Jurídico, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes.

O juiz que decidir uma ação de alimentos terá a sua competência prorrogada, por conexão, para julgar a ação de revisão dos alimentos previamente fixados.

  1. ✂️
  2. ✂️

291Q319702 | Pedagogia, Assistente Jurídico, MEC, CESPE CEBRASPE

Na estrutura organizacional do Estado brasileiro, o Ministério da Educação (MEC) é um dos mais importantes braços do Poder Executivo federal a atuar na área social. Relativamente à sua estrutura interna, às funções que lhe são próprias e às normas que regem o sistema educacional brasileiro, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

A Constituição de 1988 sacramentou o papel do MEC em relação ao conjunto do sistema educacional brasileiro, ou seja, em síntese, o de formular e coordenar a política nacional de educação, oferecendo apoio técnico e financeiro às unidades da Federação.

  1. ✂️
  2. ✂️

292Q734691 | Direito Processual Penal, Prova, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

Pode-se conceituar a prova como sendo o meio instrumental de que se valem os sujeitos processuais (autor, juiz e réu) para comprovar os fatos da causa, ou seja, os fatos deduzidos como fundamento do exercício dos direitos de ação e de defesa. O ordenamento processual penal brasileiro se vale de inúmeros instrumentos como garantia de tal direito. Logo, compreende-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q736483 | Direito Processual Penal, Disposições Preliminares, Assistente Jurídico, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um indivíduo acha-se processado por crime. Nessa situação, estará justificado o advento de uma sentença penal condenatória se embasada, precipuamente, na denominada prova indiciária.

  1. ✂️
  2. ✂️

294Q416745 | Direito Civil, Bens, Assistente Jurídico, TCE PB, FCC

A respeito dos bens públicos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q669227 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta com base na Lei n° 8.069, de 13 julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q458335 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

O direito comercial provém das práticas tradicionais e do direito consuetudinário utilizados pelos antigos comerciantes medievais. Por isso, ainda hoje, mantém-se o prestígio dos usos e costumes entre suas normas. Muitos dos costumes adotados, até mesmo os atinentes às obrigações comuns dos comerciantes, foram paulatinamente transformados em lei e, depois, sistematizados em um código. Acerca dos costumes comerciais e das obrigações comuns dos comerciantes, julgue os itens a seguir.

Os usos e costumes comerciais devem ter teor e vigência provados por quem os invoca em juízo, se assim determinar o juiz.

  1. ✂️
  2. ✂️

297Q811986 | Legislação Federal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à adoção no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com a adoção, o adotado adquire a condição de filho, com os mesmos direitos sucessórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

298Q358291 | Direito Penal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao direito penal, julgue os itens a seguir.

Conforme orientação do STF, o consentimento da ofendida menor de catorze anos para a prática de conjunção carnal e a experiência desta elidem a presunção de violência prevista no Código Penal, para a caracterização do crime de estupro.

  1. ✂️
  2. ✂️

299Q813351 | Legislação Federal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à adoção no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A adoção pode ser revogada por motivo fundamentado.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q358188 | Direito Penal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo. De acordo com a orientação do STF, o crime de roubo consuma-se no momento em que o agente se torne possuidor da res subtraída mediante grave ameaça ou violência. Para que o agente se torne possuidor, é prescindível que a res saia da esfera da vigilância do antigo possuidor, bastando que cesse a clandestinidade ou a violência.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.