Início

Questões de Concursos Assistente Legislativo

Resolva questões de Assistente Legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q674852 | Português, Assistente Legislativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

 

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:


       ILUMINAÇÃO ? 7:800$000

     A Prefeitura foi intrujada quando, em 1920, aqui se firmou um contrato para o fornecimento de luz. Apesar de ser o negócio referente a claridade, julgo que assinaram aquilo às escuras. É um BLUFF*. Pagamos até a luz que a lua nos dá.

*BLUFF expressão inglesa que foi aportuguesada como “blefe”: atitude enganadora, em jogo de cartas, que busca iludir o adversário.

(RAMOS, Graciliano. O relatório do prefeito Graciliano Ramos. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2018, p.13)



A expressão Apesar de estabelece entre as orações relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q437754 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa MS, FCC

A medida judicial cabível para se declarar a constitucionalidade e m tese de lei ou ato normativo federal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q675358 | Português, Assistente Legislativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

 

Atenção: Para responder à questão ,considere o texto a seguir:

   

     Nem Hazeroth nem Magog foram eleitos. As suas bolas saíram do saco, é verdade, mas foram inutilizadas, a do primeiro por faltar a primeira letra do nome, a do segundo por lhe faltar a última. O nome restante e triunfante era o de um argentário ambicioso, político obscuro, que subiu logo à poltrona ducal, com espanto geral da república. Mas os vencidos não se contentaram de dormir sobre os louros do vencedor; requereram uma devassa. A devassa mostrou que o oficial das inscrições intencionalmente viciara a ortografia de seus nomes. O oficial confessou o defeito e a intenção; mas explicou-os dizendo que se tratava de uma simples elipse; delito, se o era, puramente literário. Não sendo possível perseguir ninguém por defeitos de ortografia ou figuras de retórica, pareceu acertado rever a lei. Nesse mesmo dia ficou decretado que o saco seria feito de um tecido de malhas, através das quais as bolas pudessem ser lidas pelo público, e, ipso facto, pelos mesmos candidatos, que assim teriam tempo de corrigir as inscrições.

     Infelizmente, senhores, o comentário da lei é a eterna malícia. A mesma porta aberta à lealdade serviu à astúcia de um certo Nabiga, que se conchavou com o oficial das extrações, para haver um lugar na assembleia. A vaga era uma, os candidatos três; o oficial extraiu as bolas com os olhos no cúmplice, que só deixou de abanar negativamente a cabeça, quando a bola pegada foi a sua. Não era preciso mais para condenar a ideia das malhas. A assembleia, com exemplar paciência, restaurou o tecido espesso do regime anterior; mas, para evitar outras elipses, decretou a validação das bolas cuja inscrição estivesse incorreta, uma vez que cinco pessoas jurassem ser o nome inscrito o próprio nome do candidato.


Adaptado de: ASSIS, Machado de. A sereníssima república [Conferência do Cônego Vargas]. In: Papéis avulsos. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2011, p.204)



Na leitura do trecho, evidenciam-se elementos que o caracterizam como narrativo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q794329 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa MS, FCC

Oscar, servidor público de órgão previdenciário federal, objetivando reduzir sua carga de trabalho, prestou informações incorretas a cidadãos que procuraram atendimento junto ao órgão, no sentido de que o pleito apresentado não encontraria respaldo na legislação vigente. Oscar não recebeu punição disciplinar, tendo alegado que não agiu de má-fé, mas que teria cometido equívoco por não estar atualizado acerca da mudança da legislação sobre a matéria. Do ponto de vista ético, a conduta de Oscar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q557190 | Informática, Mozilla Firefox, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Pedro quer anexar seu nome, endereço e telefone às mensagens eletrônicas enviadas em um formato padrão, para que o destinatário possa adicionar, rápida e confiavelmente, essas informações de contato na sua lista de endereços pessoais. No Thunderbird Mozilla, Pedro deve utilizar o recurso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q673466 | Direito Administrativo, Licitações Públicas e Concorrência, Assistente Legislativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

São modalidades licitatórias adequadas à alienação de bens da Administração pública, de acordo com os critérios previstos na Lei nº 8.666/93:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q840929 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Assistente Legislativo, FCC, 2020

O equalizador é um equipamento que permite o ajuste eletrônico na gravação ou reprodução de áudio das frequências referentes às tonalidades graves, médias e agudas, sendo um importante recurso para a produção sonora com qualidade. As emissoras legislativas transmitem, na maior parte do tempo, sessões de debates e depoimentos de parlamentares e convidados nas diferentes sessões e reuniões, exigindo dos operadores de áudio um cuidado especial com a equalização da voz humana. Considerando-se que o Hertz é a unidade de medição da frequência e da vibração das ondas, incluindo as sonoras, como a voz, a faixa de frequência da voz humana, falando normalmente em uma entrevista, por exemplo, varia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q446800 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O presidente da Câmara Municipal de Alphabeta, Sr. Raposo Correia, membro da Igreja Benditos do 10º Dia, vem consultá-lo sobre a legalidade de o Município doar área pública de uso comum, constituída por terreno baldio, para a construção da Igreja Matriz do grupo religioso referido, projeto este que já tem o de acordo do Prefeito, que também é membro da mesma Igreja.

Sobre a pretensão do presidente da Câmara de Vereadores, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q554876 | Informática, Word, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Maria trabalhou na edição de vários textos sigilosos no Word, e ao encerrar precisa garantir que o clipboard do Windows não contenha trechos desses textos. Assinale a opção que não deveria ser utilizada por Maria para obter essa garantia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q854914 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 

1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. (5º parágrafo)
Sem prejuízo para as relações de sentido estabelecidas no texto, uma redação correta para o segmento acima, transformando-o em um período independente, está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q844353 | Artes Visuais, Mídias e Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Câmeras profissionais possuem um recurso eletrônico que indica, no viewfinder, as áreas da imagem que estão com superexposição, chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q843457 | Áudio e Vídeo, Equipamentos e Acessórios, Assistente Legislativo, FCC, 2020

A utilização do servidor FTP (File Transfer Protocol) de uma emissora de televisão, para envio de um programa de TV por parte de um parceiro da emissora, permite que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q672535 | Português, Assistente Legislativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

 

Atenção: Para responder à questão ,considere o texto a seguir:

   

     Nem Hazeroth nem Magog foram eleitos. As suas bolas saíram do saco, é verdade, mas foram inutilizadas, a do primeiro por faltar a primeira letra do nome, a do segundo por lhe faltar a última. O nome restante e triunfante era o de um argentário ambicioso, político obscuro, que subiu logo à poltrona ducal, com espanto geral da república. Mas os vencidos não se contentaram de dormir sobre os louros do vencedor; requereram uma devassa. A devassa mostrou que o oficial das inscrições intencionalmente viciara a ortografia de seus nomes. O oficial confessou o defeito e a intenção; mas explicou-os dizendo que se tratava de uma simples elipse; delito, se o era, puramente literário. Não sendo possível perseguir ninguém por defeitos de ortografia ou figuras de retórica, pareceu acertado rever a lei. Nesse mesmo dia ficou decretado que o saco seria feito de um tecido de malhas, através das quais as bolas pudessem ser lidas pelo público, e, ipso facto, pelos mesmos candidatos, que assim teriam tempo de corrigir as inscrições.

     Infelizmente, senhores, o comentário da lei é a eterna malícia. A mesma porta aberta à lealdade serviu à astúcia de um certo Nabiga, que se conchavou com o oficial das extrações, para haver um lugar na assembleia. A vaga era uma, os candidatos três; o oficial extraiu as bolas com os olhos no cúmplice, que só deixou de abanar negativamente a cabeça, quando a bola pegada foi a sua. Não era preciso mais para condenar a ideia das malhas. A assembleia, com exemplar paciência, restaurou o tecido espesso do regime anterior; mas, para evitar outras elipses, decretou a validação das bolas cuja inscrição estivesse incorreta, uma vez que cinco pessoas jurassem ser o nome inscrito o próprio nome do candidato.


Adaptado de: ASSIS, Machado de. A sereníssima república [Conferência do Cônego Vargas]. In: Papéis avulsos. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2011, p.204)



O emprego da conjunção como elemento coesivo, com efeito de estabelecer oposição entre ideias, está presente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q448308 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O princípio da eficiência na Administração Pública foi previsto expressamente pela Emenda Constitucional 19/1998, dando origem a novos dispositivos legais para orientar o comportamento dos agentes públicos. Assinale a opção que apresenta um procedimento aplicado na Administração Pública decorrente do princípio da eficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q675673 | Português, Assistente Legislativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

[O motor da preguiça]

        Acho que a verdadeira força motriz do desenvolvimento humano, a razão da superioridade e do sucesso do Homem, foi a preguiça. A técnica é fruto da preguiça. O que são o estilingue, a flecha e a lança senão maneiras de não precisar ir lá e esgoelar a caça ou um semelhante com as mãos, arriscando-se a levar a pior e perder a viagem? O que estaria pensando o inventor da roda senão no eventual desenvolvimento da charrete, que, atrelada a um animal menos preguiçoso do que ele, o levaria a toda parte sem que ele precisasse correr ou caminhar?

      Toda a história das telecomunicações, desde os tambores tribais e seus códigos primitivos até os sinais da TV e a internet, se deve ao desejo humano de enviar a mensagem em vez de ir entregá-la pessoalmente. A fome de riqueza e poder do Homem não passa da vontade de poder mandar os outros fazerem o que ele tem preguiça de fazer, seja de trazer os seus chinelos ou construir suas pirâmides.

      A química moderna é filha da alquimia, que era a tentativa de ter o ouro sem ter que procurá-lo, ou trabalhar para merecê-lo. A física e a filosofia são produtos da contemplação, que é um subproduto da indolência e uma alternativa para a sesta, A grande arte também se deve à preguiça. Não por acaso, o que é considerada a maior realização da melhor época da arte ocidental, o teto da Capela Sistina, foi feita pelo Michelangelo deitado. Marcel Proust escreveu Em busca do tempo perdido deitado. Vá lá, recostado. As duas maiores invenções contemporâneas, depois do antibiótico e do microchip, que são a escada rolante e o manobrista, devem sua existência à preguiça. E nem vamos falar no controle remoto.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 54-55) 



Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q413108 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

Os seguintes são requisitos do ato administrativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q716648 | Arquitetura, Arquitetônico, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

As opções a seguir apresentam elementos utilizados na construção de desenhos de cortes no projeto de arquitetura de uma edificação, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q332605 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa PB, FCC

Faltava uma prova para terminar a disputa. Até então Carlos tinha 70 pontos, Marcos tinha 78 pontos, Júlio tinha 76 pontos, Ricardo tinha 87 pontos e Luiz tinha 89 pontos. Os 100 pontos da última prova seriam divididos proporcionalmente ao número de minutos que cada um desses competidores conseguisse correr sem parar. Carlos correu sem parar durante 6 minutos, Marcos correu durante 4 minutos, Júlio correu durante 5 minutos, Ricardo correu durante 3 minutos e Luiz correu durante 2 minutos. Acrescentando os pontos dessa última prova verifica-se que o vencedor da disputa foi o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q674694 | Português, Assistente Legislativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

   Entrando na Câmara, verifiquei que a grandiosa representação que eu fazia do legislador, não se me tinha diminuído com o exame da opaca figura do doutor Castro. Era uma exceção, mas certamente os outros deviam ser quase semideuses, mais que homens, pois eu queria-os com força e com faculdades capazes de atender e de pesar tão vários fatos, tão desencontradas considerações, tantas e tão sutis condições da existência de cada e da de todos. Para tirar regras seguras para a vida total desse entrechoque de paixões, de desejos, de ideias e de vontades, o legislador tinha que ter a ciência da terra e a clarividade do céu e sentir bem nítido o alvo incerto para que marchamos, na bruma do futuro fugidio. Quanta penetração! Quanto amor! Que estudo e saber não lhe eram exigidos! Era preciso tudo, tudo! A Teologia e a Física, a Alquimia! ... Era preciso saber tudo e sentir tudo! Era na verdade um vasto e alevantado ofício!

(Adaptado de: BARRETO, Lima. Memórias do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Editora Brasiliense, 1971, p.49)

Estabelece-se entre as ideias das orações Era uma exceção, mas certamente os outros deviam ser quase semideuses (...) relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.