Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q817450 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Companhia de Saneamento de Sergipe SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, considerando os dispositivos do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA).

De acordo com o ECA, não há necessidade de se registrar nenhum adolescente estagiário para fins de direitos trabalhistas e previdenciários.

  1. ✂️
  2. ✂️

1202Q159789 | Legislação Federal, Lei n9984, Assistente Social, CAERN, FGV

Com base no artigo 20 da Lei 9.984, de 17 de julho de 2000, constituem receitas da Agência Nacional de Águas:

I. os recursos decorrentes da cobrança pelo uso de água de corpos hídricos de domínio da União, respeitando-se as formas e os limites de aplicação previstos no art. 22 da Lei 9.433, de 1997;

II. os recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas nacionais ou internacionais;

III. retribuição por serviços específicos de consultoria prestados a terceiros, desde que resultado de processo licitatório.

Analise os itens acima e assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q815416 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

A Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q651326 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, MPE AL, COPEVE UFAL

Segundo o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1993, Título II – Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do Assistente Social, Art. 2º, constituem direitos do assistente social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q651584 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a ética profissional e ao Código de Ética do Assistente Social, julgue os itens subseqüentes.

A ética tradicional propõe o reordenamento das relações sociais, sobretudo as de recorte econômico que culminam com a defesa do status quo, assumindo um viés controlador, normativo e inquestionável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1206Q651360 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Arquivo Nacional, NCE

Observe as afirmativas, a seguir, em relação aos Códigos de Ética do Assistente Social:

I- A denúncia é um valor que aparece pela primeira vez no Código de Ética de 1986.

II- O primeiro Código de Ética do Assistente Social foi elaborado em 1947, mas só foi aprovado em 1948.

III- O primeiro Código de Ética do Assistente Social foi revisado duas vezes, uma em 1965 e outra dez anos depois, e sofre uma clara influência da encíclica papal Rerum Novarum.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q160359 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Assistente Social, IPAJM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sob temores de que a crise grega contagie outras economias da
região, a União Europeia (UE) aprovou pacote de socorro no valor de
US$ 650 bilhões a países da zona do euro em dificuldades financeiras.
Além disso, o Fundo Monetário Internacional fará uma extensão de
crédito a países europeus. As notícias sobre o acordo levaram otimismo
a investidores, após uma semana de forte turbulência. O pacote grego
vem gerando pesados protestos no país e levando insegurança ao dia
a dia da população.


O Globo, 10/5/2010, capa (com adaptações).

O texto refere-se a um quadro de crise econômico-financeira que remete a algumas das mais expressivas características da denominada globalização. No que concerne a essas características, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q158339 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, FGV

Considerando que ao longo dos últimos 40 anos importantes transformações foram desfigurando a ordem social construída a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, particularmente na relação entre Estado e sociedade, analise as afirmativas a seguir:

I) O Estado intervencionista transitou para o papel de Estado mínimo relativamente ao volume de recursos públicos destinados às políticas sociais e maximizou sua função penal.

II) Os direitos sociais, historicamente condicionados pela alocação de recursos financeiros, transitam progressivamente para o lugar de ‘instituído negado’.

III) O paradigma da política social, antes concebido como direito de cidadania, regride ao patamar assistencialista de atenção a indivíduos em situação de vulnerabilidade social mediante ações compensatórias.

V) A redução do papel social do Estado, por outro lado, resultou no fortalecimento de sua função reguladora e intervencionista no mercado, sobretudo o financeiro.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1209Q158092 | Direito Penal, Lei n4898, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

É INCORRETO afirmar que constitui crime de abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65), qualquer atentado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1210Q160411 | Serviço Social, Assistente Social, IPAJM, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), afirma o direito à convivência familiar e comunitária como um direito fundamental da criança e do adolescente. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1211Q435117 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Assistente Social, TERRACAP DF, FUNIVERSA

É correto afirmar que desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades do presente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1212Q682680 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

  Um silêncio que MATA
                                                                               Cláudia Maria França Pádua
      A agressividade é a arma que o indivíduo utiliza para manifestar seu ódio. Existem vários tipos de violência, e os estudos desse tipo de comportamento são constantes com o intuito de descobrir as causas que levam o ser humano a cometer tal infração e que causam indignação aos olhos atentos da sociedade.
      Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a vergonhosa prevalência da violência contra as mulheres. Em 2013, 13 mulheres morreram, todos os dias, vítimas de feminicídio, isto é, assassinato em função de seu gênero. Cerca de 30% foram mortas pelo parceiro ou ex-companheiro (Mapa da Violência 2015). Outra pesquisa do Instituto Locomotiva, dessa vez de 2016, aferiu que 2% dos homens admitem espontaneamente ter cometido violência sexual contra uma mulher, mas, diante de uma lista de situações, 18% reconhecem terem sido violentos. Quase um quinto dos 100 milhões de homens brasileiros. E, curiosamente, um estudo recente revelou que 90% concorda que quem presencia ou toma conhecimento de um estupro e fica calado também é culpado. Um percentual relevante, mas por que ainda há tanto silêncio?
      Cinco tipos de violência enquadram todos esses estudos: 1 - violência psicológica: causa danos à autoestima da vítima, podendo ocorrer em casa, na escola, no trabalho, proporcionando humilhação, desvalorização, ofensa, chantagem, manipulação, constrangimento e outros; 2 - violência física: causa danos ao corpo da vítima, podendo ocorrer sob a forma de socos, pontapés, chutes, amarrações e mordidas, impossibilitando defesa; 3 - violência moral: qualquer conduta que proporcione calúnia, difamação ou injúria; 4 - violência sexual: esta não se limita somente ao estupro propriamente dito, mas a atos de violência proibitivos, como, por exemplo, não uso de contraceptivos, obrigação de práticas sexuais, "encoxada" nos transportes públicos, exploração do corpo de adolescentes e pedofilia; 5 - violência simbólica: utilização feminina como "objeto de desejo" (propagandas, outdoors etc.), traçando uma imagem negativa da mulher. O alerta que ecoa é que a violência é silenciosa. Ela ocorre nas residências, nos espaços públicos e em qualquer lugar onde a mulher é assediada.
      O assédio é um comportamento criminoso e deve ser severamente tratado como tal. Seu desenvolvimento relaciona-se com a carência emocional ou com a separação, na infância, do elo materno. A partir desse momento, criam-se, no indivíduo, condutas antissociais, um desajuste afetivo, que podem levá-lo ao cometimento de crimes para sentir prazer no sofrimento dos outros e gerar uma excitação cortical, causando-lhe grande satisfação da libido e de seu ego malformado por uma personalidade psicopática e doentia, na qual os impulsos do mal ganham lugar e ímpeto para cometer tais absurdos. Nesse exato momento, instaura -se o grau de periculosidade do agressor. Portanto, muitas vezes, senão na maioria delas, o agressor sabe que está cometendo um delito e sente, inclusive, prazer nesse comportamento.
      É necessário que as autoridades realizem emergencialmente políticas que inviabilizem esse avanço, para que esse crime não faça parte das principais estatísticas, em que 22 milhões das brasileiras com 16 anos ou mais relatam ter sofrido algum tipo de assédio em 2018. Vítimas com ensino médio e superior relatam, em seus depoimentos, terem sofrido algum tipo de assédio em maior número do que aquelas com ensino fundamental. O caso mais comum citado pela maioria das mulheres entrevistadas é o de comentários desrespeitosos na rua.
      Sabemos que, desde a Idade Média, a violência psicológica e moral contra as mulher es era muito comum, e a violência física se valia até mesmo dos mais diferentes instrumentos de tortura utilizados nas mulheres de forma cruel e sem condenação aos torturadores. O "estripador de seios", por exemplo, costumava ser utilizado para punir mulheres acusadas de realizar bruxaria, aborto ou adultério. As garras aquecidas por brasas eram usadas para arrancar-lhes os seios. E existiram tantos outros instrumentos cruéis que marcaram a história mundial e registraram como a mulher foi e ainda é tratada.
      No Brasil, a tortura se divide em duas fases: a primeira se estende do Brasil Império até a nossa Constituição Federal de 1988. A produção de prova se fazia, até aquela época, de forma brutal, e a escravatura, legalizada, tornava o ambiente adequado à violação da dignidade humana. O Código Criminal de 1830 previu o aumento da dor física, como agravante, e o termo "tortura", que aparece na Lei Penal Brasileira em 1940, quando é arrolada entre os meios cruéis que agravam o delito.
      A segunda fase se inicia com a Constituição de 1988, sob o desrespeito sistemático às liberdades fundamentais do homem, ocorrido nas décadas anteriores. Tipificada finalmente a tortura como crime em nossa legislação, espera-se que as formas mais silenciosas, como as violências psicológica, moral e simbólica, recebam um olhar atento para sua erradicação. Infelizmente, nosso país ainda caminha a passos lentos na recrudescência de leis mais efetivas, em que o respeito deveria permanecer como palavra-chave.
       As mulheres têm, sim, exercido sua voz, mas mergulham, por vezes, em um conformismo de cultura social que não deverá mais ser aceito e precisa urgentemente ser resolvido com políticas públicas adequadas e conscientização. Afinal, não se pode ficar inerte diante da violência que assola o país e gera incredulidade. Sabemos que as palavras têm a força da razão, enquanto a crueldade emana do poder do ódio e da anomia.
PÁDUA, Cláudia Maria França. Um silencia que mata. Psique, ciência e vida. São Paulo: Editora Escala, Ed. 158, abr. 2019. p. 18-19. [Adaptado].
A linguagem empregada no título tende à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1213Q448956 | Direito Constitucional, Intervenção, Assistente Social, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Com base no Sistema Constitucional Brasileiro, analise as assertivas que se seguem e assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q698560 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de Paulistana PI, Crescer Consultoria, 2019

Analise as afirmativas abaixo sobre a participação dos serviços privados de assistência à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. A participação suplementar dos serviços privados será formalizada mediante lei, observadas, a respeito, as normas de direito privado.
( ) É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social.
( ) Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Saúde. Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
A sequência correta corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1215Q484574 | Geografia, Demografia, Assistente Social, FSPSCE RS, MSConcursos

Segundo o Censo Demográfico de 2000, “ 32,02% da população, estava abaixo da linha da pobreza” , isso significa dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1216Q159976 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Texto associado.

As questões 01 a 03 referem-se ao texto abaixo.

A clonagem tem sido cercada pelo deslumbramento dirigido aos grandes feitos da ciência. No entanto, de modo ambivalente, vem também carregada de preocupações e temores. É possível estudar as peculiaridades desse processo ? que desperta tanta polêmica ? a partir dos lugares comuns recorrentes nas representações sobre o mesmo. O escândalo moral diante da clonagem decorre do núcleo ideológico da cultura ocidental. É importante ressaltar que esse processo jamais despertou controvérsia entre o grande público enquanto era realizado em animais bem diferentes do ser humano, como anfíbios. O advento de Dolly mudou a situação. Para os geneticistas, a clonagem de um mamífero totalmente formado significou apenas a possibilidade de reprogramar o DNA maduro para que funcionasse como DNA embrionário.

Para os leigos, porém, Dolly representou a ameaça de utilização dessa técnica de clonagem de um mamífero adulto para ?copiar? um ser humano. Os debates sobre o tema não condenam o avanço científico ? este não é considerado bom nem mau em si mesmo. O imperativo da ciência de aliar progresso e responsabilidade, porém, vem acompanhado da percepção de que formar um clone humano é algo inevitável, porque a ciência, obtidos os meios, não se furtaria à sua aplicação, mesmo que danosa.

Nesse contexto, surgem as acusações contra Antinori e Zavos: tais médicos seriam pseudocientistas, que planejariam criar monstros, como o doutor Frankenstein do livro de Mary Shelley. Isso porque a prática da clonagem humana sugere pesadelos totalitários, como a reencenação do nazismo e das experiências de Josef Mengele (representadas no filme Os meninos do Brasil pela criação de um exército de cópias de Adolf Hitler) ou a concretização do ?admirável mundo novo? do romance de Aldous Huxley, com a produção de seres humanos não reconhecidos como tais ? idéia também presente no filme Blade Runner, o caçador de andróides. Reagindo às críticas, Antinori pretende colocar-se no papel de Galileu Galilei, dizendo ser, como este, um cientista perseguido por interesses obscurantistas.

(Ciência Hoje 176, out. 2001)

?Nesse contexto, surgem as acusações contra Antinori e Zavos: tais médicos seriam pseudocientistas, que planejariam criar monstros, como o doutor Frankenstein do livro de Mary Shelley.? Assinale a alternativa em que a mudança na pontuação foi feita segundo as normas da escrita e não altera o sentido do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1217Q684268 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à literatura que analisa as particularidades do trabalho do Assistente Social, assinale a opção que indica o(a) autor(a) da Tese da Identidade Alienada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1218Q342357 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente Social, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O vencimento básico dos cargos vagos e selecionados para determinado concurso de nível superior é de R$ 1.747,83. Acerca desse valor, julgue os próximos itens.

Considerando a representação do real (reais inteiros e centavos de reais), com os algarismos que compõem o vencimento básico é possível obter mais de 400 valores distintos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1219Q159832 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 7.853/1989, julgue os próximos itens, acerca do apoio às pessoas com deficiência.

É garantido a todas as pessoas portadoras de deficiência o atendimento domiciliar de saúde, independentemente do grau de deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1220Q682376 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

Na produção teórica sobre os fundamentos da política social, constata-se que, por um lado, os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário liberal burguês e, por outro, os direitos políticos e sociais resultam do processo de organização e da luta da classe trabalhadora. Nesse contexto, o Estado intervém por meio da implementação de políticas sociais, com vistas a atenuar conflito no âmbito da luta de classes e, ao mesmo tempo, assegurar o desenvolvimento da sociedade capitalista. Nesse cenário, a política social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.