Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q702005 | Legislação Específica, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.

Todos os dispositivos legais mencionados na questão foram retirados da Lei n.° 2.177/2Q05 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de A n a n in d e u a ), razão pela qual elas devem ser respondidas com base nessa legislação: Analise as afirmações seguintes sobre o abono familiar previsto no art. 91, incisos e parágrafos, e marque a alternativa correta: 
I- Será concedido o abono familiar ao servidor, ativo ou inativo, independentemente do valor da remuneração, desde que sejam atendidas algumas condições; 
II- O benefício previsto neste artigo 91 será concedido mediante a apresentação de certidão expedida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social ou outro que vier substituí-lo, atestando que o beneficiário não recebe nenhuma remuneração;
III- O abono familiar será concedido ao servidor, respeitadas as exigências previstas no caput do art. 91, por cônjuge, quando inválido ou mentalmente incapaz e que não tenha renda própria; 
IV- A invalidez, para efeito deste artigo, corresponde à incapacidade total e permanente para o trabalho, comprovada mediante inspeção médica oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1483Q702556 | Português, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.
Leia o texto com atenção e responda a questão de acordo com os comandos.
A MÁGICA DA EDUCAÇÃO
Educar-se é a precondição para que o trabalho seja uma escola

Quase todos entendem: Os mais educados ganham mais. Por que será? O que a escola terá enfiado na cabeça do aluno, mudando sua forma de trabalhar - ou de se comportar como cidadão? Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda. Que outras dúvidas haveria para demonstrar o poder da educação?
Isso é fácil de entender, pois aprendem-se na escola coisas que podemos usar no primeiro dia de trabalho. De fato, aprendem-se habilidades que o mercado valoriza e pelas quais está disposto a pagar, como ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A escolaridade permite decifrar um orçamento e entender um manual de instruções. Quem sabe fazer essas coisas ganha mais, pois é mais produtivo para a empresa. E, como os economistas demonstram de forma persuasiva, se alguém recebe salários maiores é porque produz mais. Mas os números contêm uma charada. Com o passar do tempo, vamos esquecendo o que aprendemos na escola. Alguns conhecimentos mal duram até o dia da prova.
Ao começarmos a trabalhar, usamos o que nos ensinou a escola. No ano seguinte, já teremos esquecido muito do que nos foi ensinado.
Sendo assim, diria a lógica, se ganhamos pelo que aprendemos na escola, ao irmos esquecendo, nosso salário deveria diminuir. Mas é exatamente o oposto. Os analfabetos se aposentam praticamente com o mesmo salário inicial. Para quem estudou, em vez de caírem, os salários sobem ao longo da vida profissional. E não é só isso: sobem mais quanto mais escolaridade se consegue acumular. Mas não voltamos à escola, não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado. Ainda assim, sobem os salários.
Por que será? Diante de uma situação de trabalho, o analfabeto não consegue encontrar uma maneira melhor de lidar com ela. Portanto, continua fazendo sempre o mesmo. Já quem passou pela escola adquiriu formas de pensar e agir que permitem decifrar as situações de trabalho e lidar criativamente com os desafios que aparecem. Amadurece seu julgamento, toma melhores decisões e aprende formas mais eficazes de trabalhar. Além disso, alcança uma compreensão mais ampla do mundo. Enfim, adquire um equipamento intelectual que lhe permite transformar a experiência de trabalho em produtividade. Usando uma expressão comum aprender a aprender.
Portanto, quanto mais aprendemos na escola, mais somos capazes dessa conversão de experiência em aprendizado. O equipamento para lidar criativamente e aprender com o mundo do trabalho torna-se mais poderoso. Com um diploma superior, ao chegar à maturidade, um indivíduo ganha três vezes seu salário inicial. Os números são claros: a capacidade de aprender a aprender dos mais escolarizados vale mais que os conhecimentos úteis que possuíam no primeiro dia de trabalho. A educação consiste em equipar as pessoas para aprender a fazer coisas que não foram ensinadas na escola. O trabalho é uma grande escola, mas somente para quem estudou. No fundo, os conhecimentos incluídos nos currículos valem menos por sua utilidade intrínseca e mais pela oportunidade de exercitar nosso raciocínio, ao lidarmos com
eles.
(CASTRO, Cláudio de Moura. Revista Veja, 6 de AGOSTO, 2018. p. 73)
No parágrafo 2, “pois aprendem-se na escola coisas (...)” não se pode afirmar sobre o fragmento: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1484Q806237 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Assistente Social, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Segundo a Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, assinale a alternativa que corresponda as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher prevista nesta lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1485Q651156 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

Tendo como referência o código de ética profissional dos Assistentes Sociais, assinale F (falso) ou V (verdadeiro) para as alternativas abaixo, que constituem direitos do profissional:

( ) Constitui direito do assistente social a liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.

( ) A participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais.

( ) O aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios dos empregadores, públicos ou privados.

( ) O exercício das atividades profissionais deve estar voltado para o usuário de serviços sociais mesmo que incompatíveis com suas atribuições e funções.

( ) Livre exercício das atividades inerentes à profissão.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1486Q159640 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

Não configura exemplo típico de manifestação do Poder de Polícia da Administração Pública a seguinte hipótese:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1487Q158629 | Serviço Social, Assistente Social, MPE RS, MPE RS

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

Compreender o exercício profissional do Assistente Social na sua dimensão de trabalho concreto, ou seja, em seu valor de uso, significa entendê-lo como

1. uma atividade orientada a um fim como resposta às necessidades sociais.

2. um trabalho que prioriza dimensão quantitativa.

3. uma atividade programática que se restringe ao estatuto de trabalhador assalariado.

Quais propostas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1488Q818352 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando a situação da violência contra a mulher no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Cabe à autoridade policial, no atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar, fazer o registro da ocorrência. Somente nos casos de violência física deve-se providenciar seu encaminhamento ao instituto médico-legal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1489Q562608 | Informática, PowerPoint, Assistente Social, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

No MS-PowerPoint 2010, as opções de configuração de parágrafo incluem as seguintes opções de formatação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1490Q552645 | Informática, Windows, Assistente Social, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

No Windows XP, quando um usuário clica com o botão direito do mouse na área de trabalho (em cima do papel de parede, se houver), um menu é aberto, e se o usuário clicar com o botão esquerdo na opção Propriedades deste menu, o que será aberto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1491Q821190 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda SEDEST PE, FACAPE

São direitos do adolescente submetido ao cumprimento de medida socioeducativa, sem prejuízo de outros previstos em lei, EXCETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1492Q548557 | Informática, Windows Explorer, Assistente Social, TJ SC, UFPR

A formatação de um disquete pode ser efetuada no Explorer do Windows por intermédio dos seguintes comandos:

I  Selecionar a pasta que representa unidade de disquete (A:) no Explorer, acionar o item "Disquete" do menu "Arquivo" e no submenu exibido acionar o item "Formatar".

II Acionar o item "Formatar disquete" do menu "Ferramentas" do Explorer.

III  No menu "Arquivo", acionar o item "Novo" e no submenu exibido acionar o item "disquete".

IV  Clicar com botão direito do mouse sobre a pasta que representa unidade de disquete (A:) no Explorer e acionar o item "Formatar" do menu exibido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1493Q388304 | História, História Geral, Assistente Social, Prefeitura de Castro PR, FAUEL

No Brasil Colônia, a Coroa Portuguesa queria colonizar várias extensões de terras e por isso doava lotes a famílias que pretendessem se fixar nelas. Através de qual regime ocorreu este fato?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1494Q448232 | Direito Constitucional, Saúde, Assistente Social, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

O marco para a discussão de direitos e proteção social no Brasil está ancorado na Constituição de 1988, com destaque para a mobilização social que possibilitou relevantes avanços no social. Porém, esse momento histórico também revelou a disputas de projetos societários. Assinale a alternativa que representa a disputa de projetos na Carta Magna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1495Q158451 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a balanço social.

O balanço social de uma organização consiste em um demonstrativo de que a instituição tem por objetivo não só a geração de lucros, mas também o desempenho social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1496Q847890 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, CPCON, 2020

Leia o texto 1 abaixo e responda à questão.


Texto 1


Neurocientista é alvo de mansplaining citando artigo que ela mesma escreveu

Enquanto palestrava, a especialista foi interrompida porhomem que sugeriu a leitura de um estudo sobre o assunto - que ela mesma tinha escrito.

REDAÇÃO GALILEU

05 NOV2019 - 12H50 ATUALIZADO EM 05 NOV2019 - 19H20


A neurocientista Dra. Tasha Stanton contou no Twitter um episódio de machismo que sofreu durante a Conferência Australiana da Associação de Fisioterapia, que aconteceu no fim de outubro. Ela foi vítima de mansplaining com sua própria pesquisa científica.

Mansplaining é um termo em inglês usado para descrever o comportamento de alguns homens que assumem que uma mulher não conhece determinado assunto e insiste em explicá-lo, subestimando os conhecimentos da mulher.


O caso de Stanton é um exemplo de mansplaining: enquanto ela palestrava, um cientista homem a interrompeu no meio do discurso e sugeriu que ela lesse determinado artigo para "entender melhor" o assunto. O artigo que ele indicou, entretanto, tinha sido escrito pela própria palestrante.

"Espere aí por um segundo, amigo. Sou Stanton. Eu sou a autora do artigo que você acabou de mencionar", ela disse naquele momento da palestra. Ela e outros cientistas da conferência riram da situação, mas ela ficou desconfortável com o acontecido.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/

Ainda com base no texto 1, cujo gênero textual é uma notícia, atribua (V) para as assertivas verdadeiras ou (F) para as assertivas falsas.
( ) Apenas pela interpretação da manchete, não é possível identificar quem praticou mansplaining contra a cientista. ( ) O lead da notícia responde a todas as questões fundamentais para um texto do domínio jornalístico: o que, quem, quando, onde, como e por quê. ( ) A notícia foi publicada pela Redação Galileu, pela primeira vez, em 05 de novembro de 2019, às 12h50.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1498Q160044 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, julgue os itens subsequentes, relativos às atribuições privativas desse profissional.

Prestar orientação social a indivíduos e grupos em ambientes institucionais constitui atribuição privativa do assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1499Q822835 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Assistente Social, NUCLEP, BIO RIO

“As ações e serviços de saúde executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma ____ em níveis de complexidade ____” (lei 8080/90, art. 8) As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1500Q677733 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

As diretrizes e estratégias de atuação na área de assistência à saúde mental no Brasil envolvem o Governo Federal, Estados e Municípios. Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que existem no país, onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde de cada paciente. Nos casos em que o município não possua um CAPS, qual dos serviços a seguir será responsável pelo atendimento de saúde mental? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.