Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1541Q812061 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, MPE PA, NCE

A Lei Orgânica da Assistência Social define a Assistência Social como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1542Q702247 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi instituído, em âmbito federal, pela Portaria Normativa n.° 39, de 12 de dezembro de 2007, destinado aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Sobre esse programa, é correto afirmar o que segue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1543Q157755 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à pesquisa social, julgue os itens que se seguem.

A avaliação requer a construção de um sistema de indicadores específicos que possibilite aferir se os objetivos da proposta estão sendo adequadamente conduzidos ou se foram alcançados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1544Q688450 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

       Um silêncio que MATA
                                                                               Cláudia Maria França Pádua
      A agressividade é a arma que o indivíduo utiliza para manifestar seu ódio. Existem vários tipos de violência, e os estudos desse tipo de comportamento são constantes com o intuito de descobrir as causas que levam o ser humano a cometer tal infração e que causam indignação aos olhos atentos da sociedade.
      Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a vergonhosa prevalência da violência contra as mulheres. Em 2013, 13 mulheres morreram, todos os dias, vítimas de feminicídio, isto é, assassinato em função de seu gênero. Cerca de 30% foram mortas pelo parceiro ou ex-companheiro (Mapa da Violência 2015). Outra pesquisa do Instituto Locomotiva, dessa vez de 2016, aferiu que 2% dos homens admitem espontaneamente ter cometido violência sexual contra uma mulher, mas, diante de uma lista de situações, 18% reconhecem terem sido violentos. Quase um quinto dos 100 milhões de homens brasileiros. E, curiosamente, um estudo recente revelou que 90% concorda que quem presencia ou toma conhecimento de um estupro e fica calado também é culpado. Um percentual relevante, mas por que ainda há tanto silêncio?
      Cinco tipos de violência enquadram todos esses estudos: 1 - violência psicológica: causa danos à autoestima da vítima, podendo ocorrer em casa, na escola, no trabalho, proporcionando humilhação, desvalorização, ofensa, chantagem, manipulação, constrangimento e outros; 2 - violência física: causa danos ao corpo da vítima, podendo ocorrer sob a forma de socos, pontapés, chutes, amarrações e mordidas, impossibilitando defesa; 3 - violência moral: qualquer conduta que proporcione calúnia, difamação ou injúria; 4 - violência sexual: esta não se limita somente ao estupro propriamente dito, mas a atos de violência proibitivos, como, por exemplo, não uso de contraceptivos, obrigação de práticas sexuais, "encoxada" nos transportes públicos, exploração do corpo de adolescentes e pedofilia; 5 - violência simbólica: utilização feminina como "objeto de desejo" (propagandas, outdoors etc.), traçando uma imagem negativa da mulher. O alerta que ecoa é que a violência é silenciosa. Ela ocorre nas residências, nos espaços públicos e em qualquer lugar onde a mulher é assediada.
      O assédio é um comportamento criminoso e deve ser severamente tratado como tal. Seu desenvolvimento relaciona-se com a carência emocional ou com a separação, na infância, do elo materno. A partir desse momento, criam-se, no indivíduo, condutas antissociais, um desajuste afetivo, que podem levá-lo ao cometimento de crimes para sentir prazer no sofrimento dos outros e gerar uma excitação cortical, causando-lhe grande satisfação da libido e de seu ego malformado por uma personalidade psicopática e doentia, na qual os impulsos do mal ganham lugar e ímpeto para cometer tais absurdos. Nesse exato momento, instaura -se o grau de periculosidade do agressor. Portanto, muitas vezes, senão na maioria delas, o agressor sabe que está cometendo um delito e sente, inclusive, prazer nesse comportamento.
      É necessário que as autoridades realizem emergencialmente políticas que inviabilizem esse avanço, para que esse crime não faça parte das principais estatísticas, em que 22 milhões das brasileiras com 16 anos ou mais relatam ter sofrido algum tipo de assédio em 2018. Vítimas com ensino médio e superior relatam, em seus depoimentos, terem sofrido algum tipo de assédio em maior número do que aquelas com ensino fundamental. O caso mais comum citado pela maioria das mulheres entrevistadas é o de comentários desrespeitosos na rua.
      Sabemos que, desde a Idade Média, a violência psicológica e moral contra as mulher es era muito comum, e a violência física se valia até mesmo dos mais diferentes instrumentos de tortura utilizados nas mulheres de forma cruel e sem condenação aos torturadores. O "estripador de seios", por exemplo, costumava ser utilizado para punir mulheres acusadas de realizar bruxaria, aborto ou adultério. As garras aquecidas por brasas eram usadas para arrancar-lhes os seios. E existiram tantos outros instrumentos cruéis que marcaram a história mundial e registraram como a mulher foi e ainda é tratada.
      No Brasil, a tortura se divide em duas fases: a primeira se estende do Brasil Império até a nossa Constituição Federal de 1988. A produção de prova se fazia, até aquela época, de forma brutal, e a escravatura, legalizada, tornava o ambiente adequado à violação da dignidade humana. O Código Criminal de 1830 previu o aumento da dor física, como agravante, e o termo "tortura", que aparece na Lei Penal Brasileira em 1940, quando é arrolada entre os meios cruéis que agravam o delito.
      A segunda fase se inicia com a Constituição de 1988, sob o desrespeito sistemático às liberdades fundamentais do homem, ocorrido nas décadas anteriores. Tipificada finalmente a tortura como crime em nossa legislação, espera-se que as formas mais silenciosas, como as violências psicológica, moral e simbólica, recebam um olhar atento para sua erradicação. Infelizmente, nosso país ainda caminha a passos lentos na recrudescência de leis mais efetivas, em que o respeito deveria permanecer como palavra-chave.
       As mulheres têm, sim, exercido sua voz, mas mergulham, por vezes, em um conformismo de cultura social que não deverá mais ser aceito e precisa urgentemente ser resolvido com políticas públicas adequadas e conscientização. Afinal, não se pode ficar inerte diante da violência que assola o país e gera incredulidade. Sabemos que as palavras têm a força da razão, enquanto a crueldade emana do poder do ódio e da anomia.
PÁDUA, Cláudia Maria França. Um silencia que mata. Psique, ciência e vida. São Paulo: Editora Escala, Ed. 158, abr. 2019. p. 18-19. [Adaptado].
No segundo parágrafo do texto, entrecruzam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1545Q856396 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, GUALIMP, 2020

Leia o texto a seguir para responder à questão.

TERREMOTO

Rubem Braga - Chile - 1955


Houve pânico em algumas cidades do Norte. A terra tremeu com força e em vários pontos o mar arremeteu contra ela, avançando duzentos, trezentos metros, espatifando barcos contra o cais e bramindo com estrondo. O povo saiu para as praças e passou a noite ao relento; algumas construções desabaram, mas o único homem que morreu foi de susto. 

Lamentamos esse morto e também os pobres pescadores que perderam seus barcos, mas qualquer enchente carioca dá mais prejuízo e vítimas. Mas louvemos o maremoto e o terremoto pelo que eles têm de fundamentalmente pânico, pela sua cega, dramática, purificadora intervenção na vida cotidiana, pela sua lição de humanidade e de fatalidade. Talvez seja bom que os homens não se sintam muito seguros sobre a terra, e que o proprietário de imóvel possa desconfiar de que ela não é tão imóvel assim; que há diabos loucos no fundo do chão e que eles podem promover terríveis anarquias. A natureza tem outros meios de advertência, como o raio e a tromba d’água, mas são demônios do céu que nos atacam. E o homem é fundamentalmente um bicho da terra, é na terra que ele se abriga e confia; apenas se move no céu e na água, na terra é que está seu porto e seu pouso. Ele pisa a terra com uma soberba inconsciente, seguro dela e de si mesmo; só o terremoto consegue lembrar-lhe de maneira fundamental sua condição precária e vã e o faz sentir-se sem base e sem abrigo. [...]

Não sei que influência tem o terremoto sobre o caráter chileno; sei que muitos poderosos de nossa terra ficariam mais simpáticos e propensos à filosofia se o nosso bom Atlântico fizesse uma excursão até a rua Barata Ribeiro e o velho Pão de Açúcar desmoralizasse um slogan de propaganda comercial dando alguns estremeções nervosos.


Houve um tempo em que Deus bastava para tornar humilde o poderoso; hoje seus pesadelos são apenas o comunismo, o enfarte e o câncer, mas ele já se acostumou a pensar que essas coisas só acontecem aos outros. O terremoto ameaça a terra com seus bens e a própria vida; sua ocorrência só pode tornar as pessoas mais amantes da vida e mais conscientes de sua espantosa fragilidade. E isso faz bem. 


Assinale a alternativa em que a substituição da palavra destacada altera seu sentido.


“Lamentamos [...], mas qualquer enchente carioca dá mais prejuízo e vítimas.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1546Q159578 | Serviço Social, Assistente Social, CAERN, FGV

Dentre as ações do Projeto Agente Jovem da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1547Q808291 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Assistente Social, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

A Lei n.º 10.741/03, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1548Q681582 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Ao longo dos últimos anos, a participação de pessoas com idade superior aos 60 anos vem aumentando na força de trabalho do país. Além do envelhecimento da população, os idosos estão adiando a saída do mercado. E para protegê-los, o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos no dia 1º de outubro, também trata de direitos relativos a trabalho e renda. Entretanto, alguns ainda não saíram do papel.” 
                                                                                                            Tribuna da Bahia, 18/11/2018. 
Assinale a opção que apresenta a substituição adequada de um segmento desse texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1549Q158064 | Informática, Internet e intranet, Assistente Social, IF SE, IF SE

O TCP/IP é um conjunto de protocolos para comunicação entre computadores na Internet. Assinale a alternativa que contém apenas protocolos do conjunto TCP/IP para a camada de transporte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1550Q707709 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Texto associado.


Em relação à atuação do assistente social em equipes multiprofissionais e interdisciplinares, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1551Q158097 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, FGV

Uma criança de quatro anos atendida numa clínica da família é encaminhada a um hospital infantil por um médico via SISREG (Sistema de Regulação de Vagas do SUS) para atendimento especializado. O médico solicita que sejam realizados avaliação social e encaminhamentos, além de exames e internação, por ter identificado um possível caso de violação de direitos da criança. O Serviço Social entra em contato com o médico que realizou o atendimento inicial de acolhimento, pois não identificou problemas na entrevista social. Este informa que suspeita de abuso sexual, mas não havia notificado aos órgãos protetivos de controle social, e, portanto, a cópia da ficha SINAN não havia chegado ao Serviço Social para os procedimentos devidos. A criança foi internada na unidade até avaliação do resultado dos exames clínicos, que diagnosticaram: sífilis, condiloma sexual anal e HIV.

Nesse caso, observa-se a necessidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1552Q651411 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Caçapava do Sul RS

Conforme aponta o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, são deveres do assistente social, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1553Q850077 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, CPCON, 2020

Abaixo, apresentam-se duas proposições verdadeiras seguidas de duas conclusões numeradas.

Proposições:

“Todo leão é um mamífero.”

“Alguns mamíferos são terrestres.”

Conclusões:

I- Todo leão é terrestre.

II- Alguns terrestres são mamíferos.

Assinale a alternativa CORRETA, que confirme relação lógica entre as proposições dadas e as respectivas conclusões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1554Q822961 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Assistente Social, SPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições do capítulo da seguridade social da Constituição Federal de 1988 (CF), bem como na regulamentação de suas políticas, julgue os itens a seguir. O atendimento integral à população é uma diretriz do SUS e deve ser desenvolvido priorizando as ações assistenciais que incluam ações de vigilância em saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

1555Q160182 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

Segundo o Código Penal, considera-se praticado o crime no lugar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1556Q692921 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

No plebiscito de 2016, os cidadãos do Reino Unido optaram por sair da União Europeia (UE), processo referido com a sigla Brexit. Na época, essa opção traduziu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1557Q704704 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

“Terremoto atinge oeste do (...) e deixa 31 feridos. Serviço Geológico dos Estados Unidos classificou a magnitude do tremor em 5,5. Um terremoto atingiu uma área no oeste do (...) perto da fronteira com o Iraque neste domingo, ferindo cerca de 31 pessoas, a maioria delas levemente, informou a agência estatal de notícias IRNA. (...) Em novembro, um terremoto de magnitude 6,3 abalou o oeste do (...), ferindo mais de 700 pessoas, a maioria levemente. A localização do (...) o deixa propenso a abalos sísmicos frequentes. Em 2003, um terremoto de magnitude 6,6 na província de Kerman matou 31 mil pessoas e destruiu a cidade histórica de Bam.”. (Fonte: G1.com. Acesso em 06.01.2019). Em qual país ocorreu esse terremoto reportado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1558Q848839 | Português, Ortografia, Assistente Social, CPCON, 2020

Um estudante de pós-graduação de uma universidade pública brasileira submeteu por e-mail o resumo de seu artigo científico para apresentação oral em um importante evento acadêmico internacional, na sua área de atuação. Leia com atenção o texto 3 abaixo e responda à questão:

Texto 3

Assunto: Submissao de resumo

Querida Comissao organizadora:

Segue o resumo bilingue do meu artigo para apresentacao no Congresso inter-nacional X, conforme a chamada disponivel na pagina do evento. Oportunamente, convem indicar que tenho interesse em concorrer a bolsa para a coedicao dos trabalhos a ser publicados. Por fim, peco desculpas pela ausencia de ascentos, meu teclado esta com problemas hehe.
Valeu!
Caio
Selecione a opção que converte adequadamente o texto do e-mail ao Novo Acordo Ortográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1559Q704203 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

A assistência social tem por um de seus objetivos a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:
I- a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; 
II- o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; 
III- a promoção da integração ao mercado de trabalho; 
IV- a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. 
Completam corretamente o comando da questão apenas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1560Q158696 | Português, Morfologia Pronomes, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Aponte a alternativa que apresenta colocação pronominal INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.