Questões de Concursos Assistente Social

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21Q1058569 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


"Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família, com a comunidade, mas também com a literatura."

No excerto, as expressões em destaque foram utilizadas para construir um sentido. A relação que elas estabelecem é de:

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22Q1031433 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e O Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta os quatro grandes eixos na área da Saúde em que, de acordo com o CFESS (2010), o Assistente Social atua.
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23Q1058570 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


Tendo como referência o trecho a seguir e considerando o texto, é correto afirmar que a palavra preconceito se refere a quê? Assinale a alternativa correta:

"A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano".

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24Q1031434 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e O Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A abertura de campos/vagas de estágio em Serviço Social ao longo do semestre/ano letivo deverá ser comunicada à(o)
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25Q1031435 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e O Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com a Resolução CFESS nº 557/2009, o Assistente Social, ao emitir opinião técnica sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multiprofissional, deve
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26Q1031436 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O cordão de fita com desenhos de girassóis foi incluído na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em 2023, como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências
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27Q975647 | Serviço Social, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

De acordo com o artigo 13 da Lei Federal nº 8.080, a articulação de políticas e programas no Sistema Único de Saúde (SUS) é conduzida por comissões intersetoriais, responsáveis por coordenar ações entre diversos setores da sociedade e do governo. Entre as atividades abrangidas por essas comissões, incluem-se:

I.Alimentação e nutrição. II.Saneamento e meio ambiente. III.Vigilância sanitária e farmacoepidemiologia.

É CORRETO o que se a
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28Q975648 | Serviço Social, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

De acordo com o Art. 11 da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), as ações de assistência social são realizadas de forma articulada entre as esferas de governo. No que se refere a organização dessas ações, é CORRETO afirmar que:
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29Q975649 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

Com base na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que trata da igualdade e da não discriminação, analise as sentenças a seguir:

I.Toda pessoa com deficiência tem o direito de acessar as mesmas oportunidades que as demais e deve ser desprotegida de qualquer forma de discriminação.
II.A pessoa com deficiência é obrigada a aceitar os benefícios oferecidos por ações afirmativas, visando sua inclusão social.
III.A pessoa com deficiência tem o direito à proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

É CORRETO o que se afirma e
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30Q975650 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, SESABA, IDCAP, 2025

A Liberdade Assistida consiste em uma medida socioeducativa aplicada a adolescentes que cometeram atos infracionais. Diferente da privação de liberdade, essa medida permite que o adolescente continue vivendo na comunidade, mas sob acompanhamento e supervisão de um orientador designado pela Justiça.
Conforme o Art. 118 do ECA (Lei nº 8.069/1990), a liberdade assistida será aplicada quando for a medida mais adequada para acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. Para isso, um orientador capacitado será designado, podendo ser indicado por programas sociais. De acordo com o Art. 119, cabe ao orientador, sob supervisão da autoridade competente:
I.Promover socialmente o adolescente e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário deauxílio e assistência social.
II.Supervisionar a freqüência e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula.
III.Diligenciar no sentido da profissionalização do adolescente e de sua inserção no mercado de trabalho.

É CORRETO o que se afirma em:
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31Q1032741 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Supõe-se as seguintes sentenças P e Q:

P: 3 > 0.
Q: -3 > 0.
R: A raiz quadrada de 9 é 3.

É correto afirmar que:
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32Q1032742 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Texto associado.
Sentença condicional é uma sentença composta, da forma "Se P, então Q", formada por duas sentenças P e Q, ligadas pelo conectivo "Se...então".

Por exemplo, dada as sentenças:


P: Kalyane nasceu em Santana de Parnaíba.

Q: Kalyane é Paulista.

Assim, a condicional "Se P, então Q" é expressa como: "Se Kalyane nasceu em Santana de Parnaíba, então ela é Paulista".


Com base no texto responda à próxima questão.
A contrapositiva da sentença condicional "Se Kalyane nasceu em Santana de Parnaíba, então ela é Paulista" será dada por:
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33Q1032743 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Texto associado.
Sentença condicional é uma sentença composta, da forma "Se P, então Q", formada por duas sentenças P e Q, ligadas pelo conectivo "Se...então".

Por exemplo, dada as sentenças:


P: Kalyane nasceu em Santana de Parnaíba.

Q: Kalyane é Paulista.

Assim, a condicional "Se P, então Q" é expressa como: "Se Kalyane nasceu em Santana de Parnaíba, então ela é Paulista".


Com base no texto responda à próxima questão.
A negação da sentença condicional "Se Kalyane nasceu em Santana de Parnaíba, então ela é Paulista" é dada por:
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34Q1032744 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Entenda-se a proposição: "Gilberto Gil é cantor e escreve". A negação dessa proposição é:
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36Q1032745 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Considere-se a proposição: "Em Santana de Parnaíba faz frio ou chove". Assinale a alternativa que indica a negação correta dessa proposição.
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37Q1032746 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O raciocínio dedutivo ou direto é um processo de chegar a uma conclusão a partir de uma ou mais afirmações, denominada(s) hipótese(s). Um argumento é um conjunto de afirmações em que uma delas é chamada de conclusão e as demais compõem a hipótese. Um argumento válido é um argumento em que a conclusão deve ser verdadeira sempre que a hipótese for verdadeira. No caso de um argumento válido, dizemos que a conclusão decorre da hipótese.
Fonte: Topic 1. Elementary Logic. In: MUSSER, G. L [et al]. Mathematics For Elementary Teachers: A Contemporary Approach. 9 th. John Wiley & Sons, Inc., 2011.

Considere-se o seguinte raciocínio dedutivo:
Se um número termina em zero, então ele é um múltiplo de 10. (Hipótese).
Quarenta é um número que termina em zero. (Hipótese).
Portanto, 40 é um múltiplo de 10. (Conclusão).

Essa forma válida de argumento é identificada como:
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39Q1032748 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Um saquinho de lembrancinha de aniversário contém quatro balinhas jujubas: uma vermelha, uma laranja, uma amarela e uma branca. Se retirarmos duas jujubas do saquinho, uma após a outra, sem reposição, qual é a probabilidade da primeira jujuba ser vermelha ou amarela?
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40Q1032749 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Qual é a negação da condicional "Se é primavera, então as plantas estão floridas?"
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