Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2201Q651365 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Segundo o Código de Ética de 1993, o Assistente Social poderá intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo a pedido desse profissional, em caso de urgência, seguido da imediata comunicação ao profissional, ou, quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2202Q812909 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Assistente Social, MGS MG, ESPP

De acordo com a Lei 8662/93 a profissão de Serviço Social foi regulamentada no Brasil em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2203Q693359 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Um caminhão pesado levou uma carga de Salvador a Aracaju, e o tempo de viagem foi de 8 horas e 14 minutos. Na volta, o caminhão vazio foi mais rápido e levou apenas 6 horas e 48 minutos para retornar ao ponto de partida. 
O tempo de ida foi maior do que o tempo de volta em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2204Q651385 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Em uma dada instituição de internação provisória, para adolescentes autores de atos infracionais, uma mãe quer visitar seu filho, adolescente de 15 anos, fora do horário estabelecido. A orientação dada pela direção é a de que o regulamento deve ser cumprido. Segundo o que dispõe o Código de Ética, caberá ao assistente social, nesse caso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2205Q651665 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, MPE AL, COPEVE UFAL

Segundo Simões (2009), o Código de Ética de 1993 apresenta algumas características da conjuntura que o originou:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2206Q816804 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Assistente Social, Prefeitura de São Geraldo MG, IDECAN

A perspectiva contemporânea do envelhecimento é resultado de fatores variados, dentre os quais se destaca o crescimento numérico dos idosos no mundo inteiro. Em consequência, cresce entre eles, a consciência dos seus direitos. Sobre a garantia de prioridade estabelecida no Estatuto do Idoso, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2207Q651966 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, IF SC, IESES

Das penalidades contidas no Código de Ética do Assistente Social, poderá ser aplicada as penas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2208Q159167 | Serviço Social, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

PIZZOL (2006) escreveu que é imprescindível que todos os profissionais que são chamados a desenvolver o relevante trabalho de perito judicial tenham conhecimento sobre o assunto do qual vão se ocupar. Esse trabalho deve ser desenvolvido segundo as regras estipuladas no Código de Processo Civil.

Dessa forma, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2209Q159430 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, FGV

Em referência ao Plano Nacional de Proteção e Promoção do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, analise as afirmativas a seguir:

I) O Plano constitui um marco nas políticas públicas no Brasil, ao romper com a criminalização das crianças e adolescentes e ao fortalecer o paradigma da proteção integral e da preservação dos vínculos familiares e comunitários preconizados pelo ECA.

II) Após consulta pública, o Plano foi elaborado pelo CONANDA e pelo PNAS a partir dos subsídios propostos pela Comissão Intersetorial, composta por representantes de todos os poderes e esferas de governo, da sociedade civil organizada e de organismos internacionais.

III) Apesar de constituir medida de natureza excepcional e provisória, o acolhimento institucional ainda cumpre importante papel no cuidado a crianças e adolescentes em situação de ameaça ou violação de direitos, razão pela qual uma das diretrizes do Plano é o reordenamento dos programas de acolhimento.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2210Q724167 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fatores sociais que determinam a saúde do indivíduo e das populações, julgue os itens que se seguem. Pode-se explicar a saúde de determinada população com base nos resultados apresentados por indivíduos, uma vez que fatores individuais são reflexos da saúde da coletividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

2211Q159947 | Serviço Social, Assistente Social, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o
serviço social, no sentido de articular a produção de
conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto,
julgue os itens de 54 a 59
.

Recomenda-se que, na pesquisa qualitativa, as questões éticas sejam tratadas somente na etapa de análise dos dados, como forma de garantir o cumprimento das etapas de maneira independente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2212Q158928 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Assinale a alternativa em que a concordância foi feita conforme as normas do português escrito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2213Q723163 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Assistente Social, Prefeitura de Nova Lima MG, FUNDEP UFMG

"No Brasil, o projeto de auto-reforma ganhou intensidade no governo do general Figueiredo (1979-1985), buscando contornar as pressões que vinham da ascensão dos movimentos de oposição ao sistema. Em 1979 são criados novos partidos" (SANTOS, 1996, p.67).

Entre os partidos criados àquela ocasião NÃO se inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2214Q686567 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

“O número de cigarros comercializados irregularmente superou neste ano a quantidade de produtos vendidos legalmente. A constatação vem de pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Encomendado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), o estudo aponta que, em 2018, foram consumidos 106,2 bilhões de cigarros, dos quais 57,5 bilhões de unidades (54%) fora do mercado legal”. 
                                                                                                            Tribuna da Bahia, 18/11/2018. 
Assinale a opção que apresenta a mudança formal que está de acordo com as regras da língua padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2215Q160490 | Legislação Estadual, Assistente Social, IPAJM, CESPE CEBRASPE

A respeito do regime constitucional de aposentadoria dos servidores públicos submetidos a regime próprio de previdência, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2216Q809971 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS) dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Sobre esta Lei, qual das alternativas abaixo é verdadeira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2217Q722680 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Assistente Social, Prefeitura de São Geraldo MG, IDECAN

O número de brasileiros abaixo da linha da miséria diminuiu 15,2%, entre 2005 e 2006. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Todos os fatores abaixo são apontados como responsáveis pela redução da pobreza naquele período, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2218Q686605 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

O CAPS AD IV incluiu para os usuários 

I. ginástica e esportes. 
II. fornecimento de refeição diária. 
III. musicoterapia. 
Está correto o que afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2219Q160536 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de programas e políticas sociais, julgue os itens a seguir.

A avaliação de uma política social é, necessariamente, determinada e direcionada pelos fundamentos teóricos que sustentam as análises dos avaliadores, ainda que seja adotado um rigoroso instrumental metodológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

2220Q158745 | Legislação Estadual, Assistente Social, IPAJM, CESPE CEBRASPE

A respeito da estrutura administrativa do IPAJM, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.