Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2421Q850168 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Cultura clonada e mestiçagem

    Levantar hoje a questão da cultura é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais. Mas a cultura não pode mais, presentemente, construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.

     Apesar de as culturas se manterem arraigadas em seus contextos nacionais, torna-se cada vez mais difícil acreditar que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis". De fato, jamais nossas sociedades conheceram ruptura tão generalizada com tradições centenárias. Devemos, porém, indagar se as evoluções contemporâneas, em geral apresentadas como possíveis ameaças a essas tradições, inclusive a do Estado-nação, não constituiriam terrenos férteis para a cultura, ou seja, favoráveis à coexistência das diversidades. Um duplo obstáculo seria então evitado: a coesão domesticada e a uniformização artificial.

      O primeiro obstáculo advém da fundamentação do modelo hegemônico de identificação em uma cultura única, total, dominante, integrativa. Esta era percebida como algo estático e definitivo. Era brandida como uma arma, cujos efeitos só hoje avaliamos: neste século, vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie; levamos muito tempo até perceber que o racismo prospera quando faz da cultura algo absoluto. Conceber a cultura como um modo de exclusão conduz inevitavelmente à exclusão da cultura. Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.

        Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional deixando-se dominar pela globalização e pela privatização. As identidades pós-nacionais que estão surgindo ainda não demonstraram sua capacidade de resistir à desigualdade, à injustiça, à exclusão e à violência. Subordinar a cultura a critérios elaborados nos laboratórios da ideologia dominante, que fazem a apologia das especulações na bolsa, dos avatares da oferta e da demanda, das armadilhas da funcionalidade e da urgência, equivale a privá-la de seu indispensável oxigênio social, a substituir a tensão criativa pelo estresse do mercado. Neste sentido, dois grandes perigos nos ameaçam. O primeiro é a tendência atual a considerar a cultura um produto supérfluo, quando, na realidade, ela poderia representar para as sociedades da informação o que o conhecimento científico representou para as sociedades industriais. Frequentemente se esquece que reparar a fratura social exige que se pague a fatura cultural: o investimento cultural é também um investimento social.

     O segundo perigo é o "integrismo eletrônico". Das fábricas e dos supermercados culturais emana uma cultura na qual o tecnológico tem tanta primazia que se pode considerá-la desumanizada.

     Mas como "tecnologizar" a cultura reduzindo-a a um conjunto de clones culturais e pretender que ela continue a ser cultura? A cultura clonada é um produto abortado, porque, ao deixar de estabelecer vínculos, deixa de ser cultura. O vínculo é seu signo característico, sua senha de identidade. E esse vínculo é mestiçagem - portanto o oposto da clonagem. A clonagem é cópia; e a mestiçagem, ao contrário, cria um ser diferente, embora também conserve a identidade de suas origens. Em todas as partes onde se produziu, a mestiçagem manteve as filiações e forjou uma nova solidariedade que pode servir de antídoto à exclusão.

         Parafraseando Malraux, eu diria que o terceiro milênio será mestiço, ou não será.

PORTELLA, Eduardo. Texto apresentado na série Conferências do Século XXI, realizada em 1999, e publicado em O

Correio da Unesco, jun., 2000

Pela leitura atenta do texto, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2422Q816380 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

O trabalho infantil é uma das expressões mais radicais da atual questão social, que afeta não só os direitos sociais, mas o próprio direito à infância e à vida. No referente a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O adolescente aprendiz não precisa ter carteira de trabalho e previdência social, bastando firmar um contrato com o empregador que garanta a sua possibilidade de continuar freqüentando a escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

2423Q847623 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, CPCON, 2020

Leia o texto abaixo e responda o que se pede na questão.

Números e delongas

Há quem acredite que os números são eloquentes e prescindem de mais delongas. Esta é uma edição de números eloquentes. Como você verá, porém, o que está por trás deles é o que impressiona. Comecemos pela reportagem de capa. O tema é um país de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas - o mais populoso do planeta - cuja economia cresce espantosos dez pontos percentuais ao ano. Por trás desses números, é evidente, há uma revolução em andamento, uma imensa e abrangente revolução que abala a rotina, o pensamento e a tradição da misteriosa China [...].

Fonte: Ronny Hein. Diretor de Redação. Caminhos da Terra, ano 14, nº 165, p.4, jan.2006.

Dado o enunciado “Como você verá, o que está por trás deles é o que impressiona”, avalie as explicações quanto à sua estrutura, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para Falso.

( ) Aexpressão linguística “Como você verᔠimplica a participação cooperativa do leitor nas intenções pretendidas pelo autor.

( ) Em “o que está por trás deles”, o pronome “eles” retoma o termo “números” num processo de coesão anafórico.

( ) Aexpressão “o que impressiona” pode ser substituído sem alterar o sentido pelo termo “impressionante”.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2424Q815626 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Segundo o texto da Lei 8.080/90, compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2425Q157708 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento como proposta de intervenção na área social, julgue os itens seguintes.

O planejamento limita-se ao momento específico de montagem de um plano de ação para a realização de determinada atividade que será efetuada em curto prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2426Q158755 | Serviço Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

Dadas as proposições seguintes, sobre as metodologias de pesquisa quantitativas e qualitativas,

I. Historicamente as metodologias quantitativas estão vinculadas às ciências naturais e exatas e as metodologias qualitativas são atreladas ao desenvolvimento das ciências humanas e sociais.

II. As metodologias qualitativas são utilizadas apenas nas ciências naturais e as quantitativas nas ciências exatas.

III. As metodologias qualitativas possibilitam abordagens da realidade que buscam os significados e as interpretações dos fenômenos naturais.

IV. As metodologias quantitativas obedecem a uma definição prévia do objeto a ser estudado e somente serão válidas se utilizarem todos os instrumentos para mensuração da realidade, tais como: amostras, tabelas, gráficos, quadros, indicadores e variáveis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2427Q550705 | Informática, Internet, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.

Um firewall pessoal é um software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados provenientes da Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

2428Q846400 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O acolhimento familiar é uma medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em que o menor é mantido em confinamento em instituição de educação corretiva mantida pelo governo estadual e/ou municipal. II. A alienação parental caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância. III. É dever do Assistente Social garantir a descontinuidade das ações específicas de amparo às crianças e aos adolescentes carentes e/ou vítimas de qualquer tipo de violência ou abuso no âmbito do município. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2429Q158535 | Informática, Hardware, Assistente Social, IF SE, IF SE

Com relação aos conceitos de hardware e software, assinale a opção INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2430Q159580 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

O Ministério da Saúde propõe uma abordagem clínico - política “visando avançar em graus de autonomia dos usuários e seus familiares, de modo a lidar com a hetero e a autoviolência muitas vezes decorrentes do uso abusivo do álcool e outras drogas, usando recursos que não sejam repressivos, mas comprometidos com a defesa da vida” (MS, 2004 ) . Sob essa perspectiva, a atuação profissional tem como locus :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2431Q703584 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A Lei 8069/90 estabelece que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados, sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Qual a definição de castigo físico, indicada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2432Q677730 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma possibilidade de atuação do(a) Assistente Social na instituição Policial Civil. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2433Q158311 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), julgue os próximos itens.

A LOAS objetiva estabelecer normas técnicas para a implementação da assistência social, além de expressar o esforço coletivo da sociedade em englobar fatos e valores da vida contemporânea, de modo a atribuir-lhes vigência jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

2434Q712295 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Texto associado.


Referente à atuação do assistente social no contexto da saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2435Q159608 | Serviço Social, Assistente Social, CAERN, FGV

O Programa Sentinela, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte, tem como um dos objetivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2436Q599675 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Assistente Social, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

A incorporação da noção de Seguridade Social no Brasil implicou um redimensionamento significativo das três políticas que a integram. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2437Q160130 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando as atribuições do conselho tutelar como uma das instituições do sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente, julgue o próximo item.

Os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão, obrigatoriamente, comunicados ao conselho tutelar da localidade em que ocorreu o fato.
  1. ✂️
  2. ✂️

2438Q705952 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o sistema público não contributivo, descentralizado e participativo de organização da política de assistência social. Os recursos para financiamento da assistência social são previstos no orçamento da Seguridade Social. O SUAS baseia-se nos princípios organizativos da universalidade; da gratuidade; da integralidade da proteção social; da intersetorialidade e da equidade. Sobre cada um dos princípios, é correto afirmar o que segue.
1) Universalidade: trata do direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição. 2) Gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida e sem gerar gastos aos cofres públicos. 3) Integralidade: da proteção social: oferta de contrapartida à rede socioassistencial, qualificando essa rede para a prestação de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. 4) Intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais. 5) Equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2439Q158642 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos instrumentos técnicos do serviço social, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração do laudo social de um usuário, os marcos da história de vida deste constituem importantes dados de análise. Essas informações geralmente compõem a introdução do laudo, o desenvolvimento assume características de análise, e a avaliação final direciona-se à conclusão e às sugestões para resolução do problema.

  1. ✂️
  2. ✂️

2440Q159178 | Ética na Administração Pública, Decreto 1171 94, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, relativos aos agentes públicos e à ética no serviço público.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, tratar mal um cidadão significa causar-lhe dano moral.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.