Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q14293 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q14631 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, CESGRANRIO

Em programas de apoio sociofamiliar, a ideia da diversidade de famílias predomina, mas o termo “famílias desestruturadas” também é largamente utilizado na literatura e nos relatórios técnicos de serviços. 
O uso corrente desse termo indica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q14233 | Português, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Assinale a opção que indica o adjetivo que tem sua função corretamente indicada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q158705 | Serviço Social, Pesquisa no Serviço Social, Assistente Social, CAERN, FGV

Na prática profissional do assistente social, um projeto de pesquisa é importante para mapear um caminho a ser seguido durante a investigação. Nesse sentido, o profissional busca, entre outros objetivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q338575 | Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Areiópolis SP

Uma prova “surpresa” de matemática com apenas duas questões, foi dada a uma classe de trinta alunos. Após fazer a correção, o professor constatou que dez alunos acertaram as duas questões, 20 acertaram a primeira e 15 acertaram a segunda questão. Quantos alunos erraram as duas questões?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q14743 | Serviço Social, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

No capitalismo atual, redefine-se o ciclo das mercadorias, instala-se o predomínio do capital financeiro, o Estado é suplantado pelo mercado nas funções de regulação da vida social. O trabalho, reestruturado e tecnificado, torna-se mais homogêneo e indiferenciado. O novo padrão societário impõe outra maneira de trabalhar, viver e pensar. Trata-se de produzir o “novo homem” e o “novo trabalhador”, de acordo com as atuais necessidades da reprodução capitalista. É necessário conformar perfis socioprofissionais que imprimam novos atributos, ideias e valores à força de trabalho. De acordo com o contexto acima e considerando que prevalecem atributos comportamentais que se exprimem na conduta individual do “novo trabalhador”, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos componentes que fazem parte da ênfase direcionada à respectiva conduta individual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q14801 | Serviço Social, Assistente Social, UFF, COSEAC

Segundo a análise de Marconsin, apud Forti & Guerra (2013), a documentação tem a importante tarefa de oferecer subsídios para a análise e intervenção do serviço social na realidade. De acordo com a autora, essa tarefa faz parte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q412935 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

João e José, respectivamente diretor e professor de escola municipal, presenciaram, no interior da unidade escolar, a genitora do aluno Davi, de 8 anos, praticar atos de maus-tratos contra a criança. Imediatamente, os agentes públicos municipais elaboraram certidão narrando os fatos e comunicaram às autoridades competentes. O ato administrativo praticado por João e José possui o atributo da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q14110 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Santa Catarina, Assistente Social, TJ SC, FGV

A disciplina estabelecida na Constituição do Estado de Santa Catarina, afeta à Administração Pública estadual, permite afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q159256 | História do Brasil, Escravidão, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas abaixo:

I. Nos séculos XVI e XVII a Igreja, particularmente os jesuítas, era contra a escravização dos índios. Não conseguiu impedi-las, mas reduziu sua propagação. A escravização dos negros africanos não originou o mesmo vigor dos protestos da Igreja, além disso, para Portugal o cativeiro indígena não gerava lucro, mas o tráfico negreiro constituía grande fonte de divisas.

II. Na metade do século XVI chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas. Os principais grupos negros trazidos para o Brasil foram os bantos e sudaneses.

III. Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido dos quilombos, ficava na Serra da Barriga, no atual estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.

IV. Somente a partir de meados do século XIX são assinadas as primeiras leis antiescravistas. A lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, determinava a extinção do tráfico negreiro em nosso país.

V. A Lei que estabelecia que, a partir de 1871, todos os filhos de escravos seriam considerados livres foi a Lei Visconde do Rio Branco.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q669252 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.

A Igreja compartilha com o Estado a atuação diante da questão social, na tarefa de recristianização da sociedade, através de grupos sociais básicos. Impõe-se uma ação doutrinária e organizativa com o objetivo de livrar o proletariado das influências da vanguarda socialista do movimento operário e harmonizar as classes em conflito por meio do comunitarismo cristão. À luz do que foi expresso assinale a alternativa CORRETA quanto ao grupo básico que teve especial atenção na tarefa de recristianização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q160121 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade civil do Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q14219 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Texto associado.
29 anos de democracia 

Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general- presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto. Outros 30 milhões ainda não eram adolescentes. 
Maioria crescente dos brasileiros, portanto, terá nascido ou se tornado adulta na vigência do regime democrático. A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930). 
Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes, o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior. 
A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje. Sozinhas, as despesas sociais no Brasil equivalem, em percentual do PIB, a quase todo o gasto público chinês. 
A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média. A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social- democratas. 
Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio -e o controle de qualidade- da educação básica. Governos democráticos a partir de 1985 fizeram disparar a despesa. Muito da redução na desigualdade de renda se deve a isso. 
Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o “aprofundamento da democracia” e “mudanças estruturais” que nos livrem do modelo de “modernização conservadora” -seja lá o que esses termos signifiquem hoje. 
Já ocorreu a tal “mudança estrutural”. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer. 

(Vinicius Mota, Folha de São Paulo)
O primeiro parágrafo do texto tem a seguinte função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q15336 | Português, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à ortografia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q431144 | Direito Constitucional, Assistência Social, Assistente Social, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“A Constituição Federal de 1988 traz uma nova concepção para a assistência social brasileira. Incluída no âmbito da seguridade social e regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, em dezembro de 1993, como política social pública, a assistência social inicia seu trânsito para um campo novo: o campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal. A LOAS cria uma nova matriz para a política de assistência social, inserindo?a no sistema do bem?estar social brasileiro concebido como campo da seguridade social, configurando o triângulo juntamente com a saúde e a previdência social. A inserção na seguridade social aponta, também, para seu caráter de política de proteção social articulada a outras políticas do campo social, voltadas à garantia de direitos e de condições dignas de vida.” Em relação às seguranças que a proteção social, contida no contexto anterior deve garantir, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) De convívio ou de vivência familiar.

( ) De propriedade patrimonial.

( ) De sobrevivência (de rendimento e de autonomia).

( ) De acolhida.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q821154 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Assistente Social, IFB BA, FUNRIO

Segundo a Lei no 11.340 de 07/08/2006 (Lei Maria da Penha), em seu Art. 5º, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Podemos considerar que pode ser perpetrada e considerada violência doméstica ou familiar quando ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q158892 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O termo burocracia apresenta uma indicação da forma de organização com base na racionalidade das leis. A conotação negativa dos papéis e regulamentos tem sua origem nas disfunções das organizações burocráticas. Um dos seus pioneiros e teóricos de maior renome foi um cientista social do século XX, que entendeu que a Burocracia é importante para as organizações e o que se deve criticar é o excesso da burocracia, que, muitas vezes, gera o engessamento dos processos e do trabalho, sendo causador da ineficiência. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta o precursor da Teoria da Burocracia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q856064 | Informática, Correio Eletrônico, Assistente Social, GUALIMP, 2020

O e-mail revolucionou o modo como as pessoas recebem mensagem atualmente. Qualquer pessoa que tenha um e-mail pode mandar uma mensagem para outra pessoa que também tenha e-mail, não importando a distância ou a localização. No envio de uma mensagem os itens disponíveis são:
1. Para - e-mail do destinatário se for vários os separa com underline (“_”). 2. CC - Adicionar um anexo a uma mensagem. 3. CCo - e-mail para onde será enviado uma cópia do documento. Os endereços nesse campo não aparecem no escopo de e-mail. Ele permanece oculto. 4. Assunto - Título da mensagem.
Podemos afirmar que estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q158550 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A crescente flexibilização das relações de trabalho no Brasil, seja no setor público ou no privado, tem gerado consequências para a categoria profissional. Assinale a alternativa que apresenta corretamente como essas novas relações de trabalho impactam os profissionais de Serviço Social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q15346 | Direito Constitucional, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Conforme o disposto no artigo 26, da Constituição Federal de 1988, incluem-se entre os bens dos Estados as

I. águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.
II. áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União, Municípios ou terceiros.
III. ilhas fluviais e lacustres não pertencentes aos Municípios de outros Estados.
IV. terras devolutas não compreendidas entre as da União.

É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.