Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2621Q818611 | Legislação Federal, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da ética profissional do assistente social, julgue os itens subseqüentes.

O código de ética profissional do assistente social tem como base o liberalismo por considerar como naturais os valores universais e ainda concebê-los como possibilidade objetiva universal.

  1. ✂️
  2. ✂️

2622Q841683 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Assistente Social, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre seus objetivos a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. O SUS também inclui no seu campo de atuação a realização de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. II. Entre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclui-se a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do artigo 2º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assim como a realização de ações de identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2623Q704734 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Constituem atribuições privativas do Assistente Social, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2624Q819956 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda SEDEST PE, FACAPE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I. manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos.

II. fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato, além do registro civil do nascimento.

III. manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2625Q158984 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito à pesquisa social, julgue os itens que se seguem.

A validação das pesquisas qualitativas requer quantidade adequada de observações efetuadas; constância e exatidão no registro dos dados aferidos; e possibilidade de expansão das conclusões a outros contextos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2626Q810279 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - a assistência social tem como público-alvo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2627Q651311 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Em relação aos direitos do (a) Assistente Social, 40 elencados no artigo 2.° do Código de Ética Profissional (Lei n.º 8.662/93), analise as assertivas abaixo marcando (V) para Verdadeira e (F) para Falsa:

( ) inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

( ) ampla autonomia no exercício da profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargo ou funções.

( ) desempenho de suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

( ) utilização de seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão.

( ) aprimoramento profissional de forma contínua, colocando- o a serviço dos princípios deste Código.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2628Q702258 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Os espaços de atuação do assistente social e as demandas apresentadas pelos usuários dos serviços vêm se reconfigurando diante das mudanças no mundo do trabalho, na proteção social, nos direitos sociais. Para construir respostas profissionais nos marcos da garantia e universalização de direitos, na ampliação das políticas sociais pensando não só na emancipação política, mas na emancipação humana:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2629Q809779 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

No art 15 - I, da Lei Orgânica da Assistência Social, é de competência do Município:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2630Q814389 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Tribunal de Justiça SC, UFPR

Ainda sobre o adolescente autor de ato infracional, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2631Q157750 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

A Convenção Relativa à Proteção das Crianças e a Cooperação em Matéria de Adoção Internacional - Convenção de Haia, aprovada em 1993, tem por objetivo:

I. Estabelecer garantias para que as adoções internacionais sejam feitas segundo o interesse superior da criança e verificar se os futuros pais adotivos estão aptos para adotar.
II. Produzir informações sobre a legislação de seus Estados em matéria de adoção e outras informações gerais, tais como estatísticas e formulários padronizados.
III. Instaurar um sistema de cooperação entre os Estados Contratantes que assegure o respeito às mencionadas garantias e, em conseqüência previna o seqüestro, a venda ou o tráfico de crianças.
IV. Assegurar o reconhecimento nos Estados Contratantes das adoções realizadas segundo a Convenção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2632Q818507 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Assistente Social, MPE RS, FCC

O Estatuto da Cidade, no seu conteúdo, trata da gestão democrática da cidade e dos instrumentos que garantem a participação da população e estabelece diretrizes gerais para a execução da política urbana, objetivando o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, na definição das políticas públicas e no cumprimento da função social da propriedade. Estas orientações a que o estatuto se refere estão direcionadas à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2633Q158287 | Direitos Difusos e Coletivos, Assistente Social, MPE RS, MPE RS

Segundo o artigo 26 da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, compete ao Ministério Público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2634Q699735 | Informática, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum), onde sua função é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2635Q681819 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08. 
        A capacidade de apagar a própria conta do Facebook e a audácia de gabar-se disso não se devem a uma suposta superioridade intelectual, mas a condições privilegiadas. Para milhões de pessoas fora da América do Norte e Europa Ocidental, a realidade é outra: o Facebook é a internet. Quando se apaga a conta, é como se o indivíduo se retirasse para as profundezas escuras da selva. 
        A maioria dos usuários ocidentais de redes sociais provavelmente não tem consciência da extensão com que o Facebook permeia o cotidiano de outros países. Escrevo em Kiev, capital da Ucrânia, onde meu plano local de telefonia celular inclui acesso gratuito ao Facebook, ao Facebook Messenger e às suas subsidiárias, WhatsApp e Instagram, entre outros serviços. 
        Na Ucrânia, cada vez mais, a plataforma se torna a rede social para todos os fins. Enquanto americanos usam o e-mail para sua correspondência profissional e o LinkedIn para contatos profissionais, os ucranianos se valem do Facebook também para essas finalidades, incluindo todas as suas credenciais e filiações profissionais em seu perfil. 
        A situação na Ucrânia é algo que provavelmente é familiar aos brasileiros, onde as operadoras de celular também oferecem acesso gratuito às plataformas de rede social. Informa-me por e-mail minha colega Anna Prusa, do Brazil Institute do Wilson Center, que, assim como ocorre na Ucrânia, “Facebook e WhatsApp são fundamentais no que se refere à comunicação entre os brasileiros, desde grupos de família até comunicações profissionais.” 
        Com o acesso ao celular tornando-se onipresente, mais pessoas hoje fazem uso quase exclusivamente de serviços baseados na internet. Mais de 83% dos brasileiros fizeram uma chamada de vídeo ou voz no ano passado por meio de algum aplicativo da internet.
(Nina Jankowicz. Abandonar o Facebook é mais fácil para países ricos.
www1.folha.uol.com.br, 18.05.2019. Adaptado)
. Assinale a alternativa em que a colocação do pronome está em conformidade com a norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2636Q689759 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Vertentes do pensamento e teorias sociais influenciaram historicamente o Serviço Social ao longo de sua trajetória teorica-metodológica. Esse processo relaciona-se às diferentes perspectivas político-ideológicas, implicando em tomada de posições. O debate entre correntes diferentes só é possível no campo democrático e, nessa perspectiva, se expressa um dos princípios fundamentais do Código de Ética profissional: garantia do pluralismo, por meio do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e de suas expressões teóricas, e compromisso com o constante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2637Q689275 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

O Planejamento da pesquisa da realidade social é indispensável ao processo de investigação, configurando-se como um momento de reflexão de tomada de decisões sobre o objeto de estudo, as fontes de informação, a escolha dos procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados coletados. Considere as afirmativas abaixo que discorrem sobre os elementos básicos que devem ser observados na fase de preparação do projeto de pesquisa numa perspectiva crítico dialética.
I Os objetivos específicos da pesquisa devem ser definidos de forma superficial na justificativa. A possibilidade de seu alcance será posteriormente testada pela metodologia da pesquisa.
II Os recursos orçamentários, quando forem necessários, serão definidos ao final da realização da pesquisa. É necessário, nessa fase, indicar em cada item os apoios e/ou parcerias que o pesquisador necessita realizar.
III O objeto da pesquisa geralmente surge de uma dificuldade identificada na prática, ou de lacunas e imprecisões detectadas em outros estudos ou na teoria, e sofre influência dos interesses, trajetória e visão de mundo do pesquisador.
IV O cronograma pode ser considerado como um elemento flexível e funciona como um instrumento de acompanhamento sistemático das atividades em determinado período de tempo.
Sobre a fase de preparação do projeto de pesquisa, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2638Q807297 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

À luz da discussão do apresentado na Lei nº. 8742/93 (Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS) bem como sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2639Q159617 | Serviço Social, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

O Serviço Social de Caso é influenciado pelas finalidades, objetivos e estrutura institucional para atender a determinadas demandas. O estudo do indivíduo é realizado com foco em sua peculiar situação problema.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.