Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q700462 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Dentre os princípios éticos, para a oferta da proteção socioassistencial no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), alguns guardam semelhança com os princípios do código de ética profissional do assistente social. Verifique quais dos princípios do SUAS, abaixo apresentados, expressam essa semelhança.
1) Defesa incondicional da liberdade, da dignidade da pessoa humana, da privacidade, da cidadania, da integridade física, moral e psicológica e dos direitos socioassistenciais. 2) Defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda. 3) Oferta de serviços, programas, projetos e benefícios públicos, gratuitos, com qualidade e continuidade, que garantam a oportunidade de convívio, para o fortalecimento de laços familiares e sociais. 4) Respeito à pluralidade e à diversidade cultural, socioeconômica, política e religiosa.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q650363 | Ciências Políticas, Políticas Públicas, Assistente Social, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Na análise da formulação e gestão das políticas sociais públicas, a primazia do Estado deve ser compreendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q159119 | Português, Sintaxe, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Indique a proposição que contém erro de crase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q160165 | Serviço Social, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

A Lei 8.662/93, em seu artigo 5º dispõe que é atribuição privativa do Assistente Social realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria do Serviço Social. Para o exercício dessa atividade o profissional nomeado a assessorar o juiz deve deter qualificação específica para produzir a prova pericial.

Assim sendo, são consideradas qualificações desse profissional as abaixo relacionadas, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q15350 | Conhecimentos Específicos, Proteção à Família, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Conforme consta em Lei que institui o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), o PIA (Programa Individual de Atendimento), elaborado sob a responsabilidade da equipe técnica do respectivo programa de atendimento, com a participação efetiva do adolescente e de sua família, representada por seus pais ou responsável, deve conter, dentre os demais itens mínimos a serem apresentados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q159109 | História do Brasil, A Primeira República, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. A região do conflito, localizada entre os dois estados, era disputada pelos governos paranaense e catarinense, área rica em erva-mate e, sobretudo, madeira, onde se misturaram interesses políticos, econômicos e religiosos. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca.

O texto acima refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q14281 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 4º, “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. 

Neste contexto, a garantia de prioridade compreende 

I. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. 

II. atendimento especial em eventos culturais públicos de caráter educativo. 

III. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q14290 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Nos procedimentos de escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência, devem ser levados em conta os conceitos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q160425 | Serviço Social, Assistente Social, CAERN, FGV

Ao considerar o processo de reestruturação produtiva como uma resposta à crise de acumulação capitalista, esse processo - que também marca a prática profissional do assistente social - encerra uma estratégia de reorganização da produção e dos mercados. Dessa forma, esse processo interfere diretamente no(a)(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q816863 | Legislação Federal, Lei 12435 2011, Assistente Social, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

A Lei N.º 12.435 de 06 de julho de 2011, altera a Lei N.º 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Sobre essa Lei, analise as alternativas abaixo:

I - A assistência social tem por objetivos: a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos; a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva as famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; e a defesa de direitos, que visa garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.

II - Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

III - A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema centralizado e participativo.

IV – Os Conselhos de Assistência Social estão vinculados ao órgão gestor de assistência social, que deve prover a infraestrutura necessária ao seu funcionamento, garantindo recursos materiais, humanos e financeiros, inclusive com despesas referentes a passagens e diárias de conselheiros representantes do governo ou da sociedade civil, quando estiverem no exercício de suas atribuições.

V - O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Para efeito de concessão deste benefício, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de curto prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

Estão corretas as alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q15353 | Serviço Social, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Além da adoção das correções gramaticais e ortográficas no Código de Ética do Assistente Social, de modo a aperfeiçoá-lo e adequá-lo às novas regras da Língua Portuguesa, a Resolução CFESS nº 594/2011 substitui a designação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q14224 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Texto associado.
29 anos de democracia 

Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general- presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto. Outros 30 milhões ainda não eram adolescentes. 
Maioria crescente dos brasileiros, portanto, terá nascido ou se tornado adulta na vigência do regime democrático. A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930). 
Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes, o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior. 
A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje. Sozinhas, as despesas sociais no Brasil equivalem, em percentual do PIB, a quase todo o gasto público chinês. 
A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média. A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social- democratas. 
Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio -e o controle de qualidade- da educação básica. Governos democráticos a partir de 1985 fizeram disparar a despesa. Muito da redução na desigualdade de renda se deve a isso. 
Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o “aprofundamento da democracia” e “mudanças estruturais” que nos livrem do modelo de “modernização conservadora” -seja lá o que esses termos signifiquem hoje. 
Já ocorreu a tal “mudança estrutural”. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer. 

(Vinicius Mota, Folha de São Paulo)
O texto lido mostra uma visão sobre a democracia brasileira, que pode ser considerada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q19919 | Serviço Social, Assistente Social, AL MT, FGV

A  respeito  das  instituições  e  das  organizações,  analise  as  afirmativas a seguir. 

I.  As instituições se interpenetram e se relacionam para regular  a produção material e a relação entre os homens. 

II.  As  organizações  são  formas  materiais  que  concretizam  as  opções que as instituições enunciam. 

III.  As  organizações  são  compostas  de  unidades  menores,  de  natureza diversa como, por exemplo, os estabelecimentos. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q15357 | Serviço Social, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Acerca da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no que concerne à Seguridade Social, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente à folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente sobre a receita de concursos de prognósticos.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente da receita dos segurados da previdência social, incidindo esta sobre a aposentadoria e pensão recebida.

( ) É considerado contribuição social recurso proveniente do lucro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q815618 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente Social, MPE RS, FCC

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, disciplina a educação escolar formal. Um dos princípios básicos da lei é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q157999 | Direito Penal, Lesão corporal, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

A lesão corporal, para efeitos penais, é considerada de natureza gravíssima, em distinção àquelas de natureza grave ou leve, entre outras hipóteses, se resulta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q814809 | Legislação Federal, Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) dispõe sobre a organização da assistência social e dá outras providências. Acerca da LOAS, julgue os itens a seguir. A assistência social tem como princípio a divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para sua concessão.
  1. ✂️
  2. ✂️

300Q14603 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Behring e Santos (2009), em estudo que se propõe a analisar os vínculos históricos entre questão social e direitos, apontam a questão social como eixo central e polêmico no Serviço Social. As autoras ressaltam que, em geral, partindo de uma perspectiva reducionista e positivista que não considere a totalidade da realidade social, a questão social aparece como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.