Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3301Q908128 | Serviço Social, Códigos de Ética de 19471975 e de 1986, Assistente Social, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A Resolução CFESS nº 273/93 institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, o mesmo apresenta os direitos, deveres do profissional e as penalidades imposta caso o mesmo não seja cumprido. De acordo com esse código o trabalho do assistente social possui algumas situações que são permitidas e outras vedadas ao seu trabalho profissional. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3302Q905339 | Serviço Social, Transformações Societárias, Assistente Social, Prefeitura de Cachoeira Dourada GO, Itame, 2024

Piadas insistentes e repetitivas acerca do sotaque de um colega cuja origem é de região do país distinta do local onde ele trabalha; e a invizibilização da produtividade e banalização do trabalhador em função de algum tipo de característica física ou cultural que lhe é particular não podem ser relativizadas, afinal estas podem ser uma provável prática de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3303Q908685 | Serviço Social, Projeto Ético Político do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Política Nacional de Estágio (PNE) na área do Serviço Social é uma demanda que vem sendo colocada historicamente na direção de construir parâmetros orientadores para a integralização da formação profissional do assistente social, no horizonte do Projeto Ético-político profissional do Serviço Social. (ABEPPS, 2009). Sobre a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS (2010), marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3304Q895152 | Serviço Social, Serviço Social na Saúde, Assistente Social, IF TO, IF TO, 2024

O documento “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde” publicado pelo Conselho Federal de Serviço Social CFESS (2009) reconhece a questão social como objeto de intervenção profissional da (do) Assistente Social (conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, 1996) e demanda uma atuação em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais. Contudo, a intervenção orientada por esta perspectiva crítica pressupõe:

I) A leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida.
II) A identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil.
III) O reconhecimento e fortalecimento dos espaços e formas de luta e organização dos (as) trabalhadores (as) em defesa de seus direitos.
IV) A formulação e construção coletiva, em conjunto com os trabalhadores, de estratégias políticas e técnicas para modificação da realidade e formulação de formas de pressão sobre o Estado, com vistas a garantir os recursos financeiros, materiais, técnicos e humanos necessários à garantia e ampliação dos direitos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3305Q1060794 | Direito Financeiro, O Crédito Público, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

Em um evento organizado por diversas estruturas de poder, foi debatido o potencial expansivo do termo sustentabilidade na perspectiva da dívida pública. O objetivo era o de verificar a compatibilidade entre os conceitos na perspectiva constitucional, considerando os impactos que o crescimento da dívida gera na implementação de políticas públicas, pois a diminuição de recursos disponíveis aumenta a necessidade de realização de escolhas trágicas.
Ao final do debate, concluiu-se corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3306Q978674 | Direito Sanitário, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base no Art. 5º da Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023, que institui Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), são diretrizes que regem a PNAISPD:

I. Oferta do cuidado integral à pessoa com deficiência sob a perspectiva interseccional em saúde, com foco na funcionalidade, sob a lógica das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e de base territorial;

II. Desenvolvimento de ações intersetoriais visando a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

III. Promoção da acessibilidade em suas diferentes dimensões.

IV. Estímulo à autonomia da pessoa com deficiência.

V. Enfrentamento ao capacitismo e às distintas formas de violência.

VI. Gestão interfederativa das ações de saúde voltadas à pessoa com deficiência.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3307Q1058567 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Assistente Social, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


Leia o excerto a seguir e analise as assertivas:

"Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou 'nenhum preconceito impedir de acessar a literatura'".

I.O pronome relativo "que" tem como referente "comunidade", podendo ser substituído por "a qual" sem prejuízo na coesão e no sentido do texto.

II.O pronome relativo "que" pode ter dois referentes, sendo eles "coordenadora" e "comunidade". Cabe à pessoa que lê o texto decidir qual referente deixa o texto mais claro.

III.O pronome relativo "que" introduz uma explicação, qualificando a comunidade.

IV.O pronome relativo "que" introduz uma oração restritiva, ou seja, tem-se apenas uma comunidade e essa não deixou o preconceito impedir o acesso à literatura.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3308Q967227 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Assistente Social, CONAB, FJPF

conceito saúde do trabalhador supera as visões dos modelos Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3309Q1072193 | Serviço Social, Planejamento, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O planejamento e a avaliação são processos fundamentais na gestão de políticas públicas, contribuindo para a efetividade das ações sociais. No âmbito do Serviço Social, essas práticas exigem leitura crítica da realidade, articulação com sujeitos sociais e compromisso com a transformação das condições de vida da população. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3310Q910913 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Vida no ECA, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um marco legal fundamental no Brasil, instituído pela Lei nº 8.069/1990. Ele estabelece os direitos e as garantias das crianças e dos adolescentes, assegurando-lhes proteção integral. Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. O ECA estabelece que a criança e o adolescente têm prioridade absoluta na formulação e na execução de políticas públicas, bem como na destinação de recursos públicos nas áreas relacionadas à proteção, saúde, educação e assistência social.
II. O ECA prevê que a internação de adolescentes em conflito com a Lei deve ser utilizada como medida socioeducativa, significando uma ação principal de reabilitação e reintegração social do jovem.
III. O ECA reconhece o direito à convivência familiar e comunitária como fundamental, determinando que a família natural é o ambiente preferencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente, exceto em casos de violência ou negligência comprovada.
IV. O ECA garante a participação de crianças e adolescentes em processos judiciais e administrativos que os afetem diretamente, assegurando-lhes voz e oportunidade de serem ouvidos em todas as fases do procedimento.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3311Q986741 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Assistente Social, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

Com base na Lei nº 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente, as instituições sociais públicas ou privadas que desenvolvam atividades com crianças e adolescentes e que recebam recursos públicos deverão exigir e manter, com atualização a cada 6 meses, de todos os seus colaboradores, certidões de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3312Q1050758 | Serviço Social, Planejamento, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em relação aos Programas de Assistência Social avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

( ) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

( ) O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integra a Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3313Q908427 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

Diversos países no mundo, como os Estados Unidos e a Suíça, não têm saúde pública gratuita, sendo o indivíduo responsável por arcar com suas despesas médicas, por procedimento, ou por aquisição de seguro. O Brasil é referência em saúde pública com o Sistema Único de Saúde, que abrange diversos serviços, além dos atendimentos médicos. Sobre as demais funções do SUS, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3314Q908428 | Ética na Administração Pública, Assistente Social, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

No que se refere às condutas que são consideradas éticas no serviço público, analisar a sentença.

M., funcionária da Secretaria do Esporte, deduziu ser conduta ética quando utilizou os recursos financeiros da secretaria para patrocinar o time de futebol do seu filho (1ª parte). D., médica do Posto de Saúde, quando se sente muito cansada, dorme durante os plantões em que está escalada, deixando a população desassistida (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3315Q902321 | Serviço Social, Serviço Social na Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

O Assistente Social, na Área da Saúde, exerce papel de extrema importância, buscando ser um agente que facilita o acesso a serviços, promovendo a cidadania, tanto na atenção básica, ou inserida em ambiente hospitalar. Em relação à prática profissional na Área da Saúde, assinale a alternativa que não corresponda a uma atividade do Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3316Q911301 | Serviço Social, Serviço Social e Ética, Assistente Social, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O debate contemporâneo da ética profissional considera os desafios do trabalho diante do avanço do neoconservadorismo na contemporaneidade, que incide também na política educacional. Dessa forma, uma das principais características do neoconservadorismo é o irracionalismo que apreende a realidade burguesa como fim da história e fomenta uma cultura passiva e imobilista. Sobre as estratégias profissionais e posições éticas do Serviço Social que contribuem para o enfrentamento ao neoconservadorismo na educação, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3317Q978681 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia o trecho do poema abaixo, de Sérgio Vaz, poeta negro premiado, fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), em sua obra Colecionador de Pedras (2004):

“Ela apanhava, mas dizia que era amor. Chorava, mas escondia. Fingir era sua forma de resistir. O medo calava mais que o grito. A morte chegou antes da denúncia.”

Considerando o conteúdo da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), da Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) e o trabalho do/a Assistente Social no enfrentamento às violências de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3318Q990993 | Serviço Social, Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família PAIF, Assistente Social, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Acerca do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3319Q1081405 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A lei 13.146/2015 define “barreiras” como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. São exemplos de barreiras:
I. Barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
II. Barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
III. Barreiras nos transportes: as existentes nos edifícios públicos e privados.
IV. Barreiras arquitetônicas: as existentes nos sistemas e meios de transportes.
Assinale as alternativas que contenha APENAS as afirmações corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3320Q967233 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Na área da Pesquisa Social, a abordagem dialética propõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.