Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3421Q1012835 | Segurança e Saúde no Trabalho, Oit, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a Convenção n.º 190 da OIT sobre Violência e Assédio, julgue o item a seguir.

Situações de assédio ocorridas durante atividades sociais relacionadas ao trabalho, porém realizadas fora do ambiente laboral, não são reconhecidas pela referida convenção, uma vez que aconteceram fora do espaço institucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

3422Q906631 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Assistente Social, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza a política de assistência social no Brasil a partir do princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3423Q895389 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Assistente Social, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Na prática profissional do assistente social, qual método de intervenção é mais eficaz para promover o fortalecimento de vínculos comunitários e incentivar a participação social dos indivíduos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3424Q909729 | Português, Advérbios, Assistente Social, Prefeitura de Tapiratiba SP, Avança SP, 2024

Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa em que ocorre um advérbio modificando diretamente outro advérbio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3425Q991931 | Português, Por que porque porquê por quê, Assistente Social, Santa Casa de Iúna ES, IBADE, 2024

Considere as frases abaixo:

I. Não preciso mais dele ____ já resolvi.

II. ____ eu tenho que estudar mais?

Assinale a alternativa que preenche corretamente as frases.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3426Q902885 | Serviço Social, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Assistente Social, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) rege-se por princípios democráticos, dentre os quais se encontram, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3427Q911615 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Assistente Social, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre o multiculturalismo, analise os itens a seguir:

I. O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

II. O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.

III. O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).

IV. O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3428Q995589 | Português, Estrutura das Palavras Radical, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto- As vantagens da amizade (por Mariane Lima)

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto

original está disponível em Revista Planeta, Dez/2018-Jan/2019.

Ano 47, edição 545, p.48 -p.49)



Poucos discordam que amigos são um bem precioso, mas, curiosamente, o poder da amizade ainda não atraiu muito interesse acadêmico. Uma possível explicação para isso são os diferentes matizes apresentados por relações que vão desde os colegas da escola e do trabalho até aos “amigos do peito”.

Como abarcar tantas formas de amizade? A jornalista australiana Kate Leaver fez uma experiência bem-sucedida nesse sentido em seu recente livro “A Cura da Amizade” (tradução de The Friendship Cure), no qual usa a ciência da conexão social, entrevistas e percepções pessoais para examinar as vantagens físicas e emocionais de vários tipos contemporâneos de amizade.

Somos animais sociais, e nossos corpos (e cérebro) evoluíram de modo a nos ajudar na relação com os outros. Fazemos amizades e criamos intimidade por meio de atos como toque (que libera o hormônio oxitocina e aumenta a confiança), o mexerico (que nos ajuda a entender nosso lugar em uma rede social e evita que personagens desagradáveis entrem nela) e em movimentos em sincronia com os outros (que liberam endorfinas e aumentam a conexão).

O impulso para criar conexões com outrem é refreado por certos limites, diz Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, estudioso das amizades. Em suas pesquisas, ele descobriu que as pessoas em geral conseguem manter cerca de 150 conexões sociais de graus variados de proximidade: cinco amigos íntimos, dez amigos mais próximos, 35 amigos e 100 conhecidos.

"Amizades não são como relacionamentos com membros da família, que você pode ignorar vez ou outra, porque sabe que há um contrato biológico para amarem-se um ao outro", escreve Kate sobre esse limite. "Eles exigem compromisso temporal e emocional, ou simplesmente se desintegram".

A média encontrada por Dunbar não impede ninguém de ter mais amigos nas várias categorias, como as redes sociais. Estas, aliás, podem ser poderosas na criação de relações – Kate cita no livro uma mulher cujas três melhores amigas surgiram via Twitter. "Mas ainda estamos ligados ao nosso neocórtex", diz a autora, ou seja, em termos cognitivos, não conseguimos manter muitas amizades adicionais de forma significativa.

Benefícios variáveis

Os benefícios advindos dessas relações variam. Nosso círculo íntimo engloba amigos muito próximos ou familiares disponíveis para um profundo apoio emocional, até apoio prático, com emprestar uma quantia de emergência ou oferecer carona. O grupo seguinte inclui pessoas que gostamos de encontrar para um café ou recebemos com agrado no aniversário.

O terceiro conjunto abrange indivíduos com os quais podemos contar para receber favores simplesque gostaríamos de retribuir. Já o maior grupo engloba pessoas menos ligadas emocionalmente a nós, mas que podem nos oferecer uma visão diferente sobre o mundo ou ajudar na busca de emprego. Ele inclui, por exemplo, os amigos do Facebook que seguimos ativamente.

Amigos agem como um círculo de altruísmo, dizem as pesquisas, ajudando a nos proteger do sofrimento ou de prejuízos causados por outros. Talvez seja por isso que as pesquisas sugerem que, conforme envelhecemos, os amigos se tornam ainda mais importantes para o nosso bem-estar. Eles também servem como um espelho para percebermos quem somos e onde nos situamos no mundo, escreve Kate.

Assim como os relacionamentos românticos, nem todas as amizades são saudáveis ou duradouras, lembra a autora. Elas terminam por muitas razões, tais como mal-entendidos, realocações profissionais, mudança de valores ou simplesmente distanciamento geográfico.

Perder uma amizade pode ser muito doloroso e aumentar nossa sensação de solidão – "um perigo muito real para todos nós", diz Kate. Pior do que fumar 15 cigarros por dia ou ser obeso, a solidão aumenta o risco de demência clínica, ataque cardíaco, derrame e morte.

A autora lembra que alguns indivíduos se sentem sozinhos mesmo quando cercados por outras pessoas, sobretudo se creem que estas últimas podem não ser autênticas. Por isso, desenvolver relacionamentos de apoio (em geral) é o mais importante para nossa qualidade de vida e uma verdadeira fonte de felicidade, algo que a ciência confirma repetidamente. Nesse sentido, a internet é bem-vinda, diz a autora: "Se usarmos tecnologia com sabedoria, ela tem a mais gloriosa capacidade de nos ajudar a resolver a epidemia de solidão e a nos encontrarmos de novo. A internet pode ser um lugar que vicia e aliena, mas também pode ser o meio para nos ajudar a reviver a amizade".


Marque a alternativa em que a palavra é composta por: prefixo + radical + sufixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3429Q1031429 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta, resumidamente, os ideais da Reforma Sanitária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3430Q992798 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A compreensão acerca do surgimento do Serviço Social e, consequentemente, do que seria o próprio Serviço Social possui duas vertentes de análise dentro da categoria profissional. Assinale a alternativa que corresponde à vertente de compreensão do surgimento do Serviço Social mais aceita pela categoria profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3431Q992804 | Serviço Social, Projeto Ético Político e Diretrizes Curriculares, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Lembra-nos lamamoto que esse projeto está a exigir um acompanhamento atento de todos nós, assistentes sociais, da movimentação das classes populares, na luta, pela ampliação (não redução) de seus direitos sociais. De qual projeto estamos falando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3432Q910902 | Arquivologia, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
O alarmante apagão docente

Há crescente escassez de professores qualificados, comprometendo o ensino.

Em texto para o jornal português Diário de Notícias, o professor António Nóvoa afirmou que, das muitas profissões que desaparecerão no futuro, os professores não estarão nesse grupo. A partir disso, o pesquisador destaca o papel insubstituível do docente, mesmo diante de uma escola cada vez mais influenciada pelas tecnologias, que, de início, parecem ameaçar seu trabalho.
De fato, em um cenário de transformações estruturais na educação, o professor é a base das mudanças – realidade exposta em estudos recentes de pesquisadores escoceses, os quais reforçam que reformas “de cima para baixo” são ineficazes, sendo necessária a liderança docente nesse caminho de inovação.
Porém, há um contexto de desvalorização dessa classe no Brasil, especialmente no que diz respeito à formação inicial e à continuada, tornando a profissão cada vez menos atraente, satisfatória e, por fim, impactante.
O apagão docente já é uma realidade preocupante no nosso cenário educacional. Estudos divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) indicam uma crescente escassez de professores qualificados, comprometendo a qualidade do ensino. Para ilustrar a gravidade da situação, há escolas pelo território brasileiro que enfrentam dificuldades para preencher vagas em disciplinas essenciais, como matemática e língua portuguesa, gerando turmas superlotadas, sobrecarga de trabalho e impactando negativamente o aprendizado e a equidade.
Faltam, ainda, incentivo, definição clara da carreira, salários coerentes e condições de trabalho, contribuindo para o desinteresse, a desmotivação e a evasão de profissionais, além da dificuldade na atração de novos talentos para a carreira.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) destaca a importância da valorização do educador e da promoção de uma formação de qualidade, além de ressaltar que o desenvolvimento profissional deve ser pautado por princípios éticos, políticos e estéticos, buscando a formação integral do estudante e a garantia de uma educação de qualidade.
Destaca, ainda, a necessidade da reflexão sobre a prática pedagógica, que inclui novas metodologias ativas, abordagens como a cultura maker e a robótica, atualização constante e busca por aprimoramento profissional. Assim, deve-se fazer valer esse documento para reverter o jogo. Para isso, são necessárias políticas públicas efetivas e a compreensão do docente como agente crucial na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, com medidas que busquem a valorização profissional e a preocupação com sua saúde física e mental.
Para a valorização profissional, deve-se promover planos de carreira atrativos que ofereçam perspectivas de crescimento e valorizem sua experiência e qualificação, a exemplo da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, que se destaca nessa área. Convém, também, implementar programas de formação continuada de qualidade para a atualização e o aprimoramento de práticas e habilidades alinhadas à atualidade.
Além disso, a saúde mental precisa ser considerada para promover o bem-estar dos educadores, visto que a sobrecarga, o estresse, a pressão por resultados e a falta de apoio emocional são fatores que podem impactá-los negativamente. Por isso, é fundamental adotar programas de apoio psicológico e acompanhamento emocional através de espaços de acolhimento e orientação profissional; promover a capacitação para o autocuidado, a gestão do estresse e da saúde mental para que possam lidar com as demandas diárias; e incentivar a prática de atividades físicas e de lazer. Criar espaços de interação entre os educadores também fortalece as relações de apoio e o sentimento de pertencimento.
A educação é pilar essencial para o progresso da nação, e os docentes são cruciais nesse processo. Na verdade, ousamos dizer que educação se faz com professores no centro do debate. É urgente reconhecer e valorizar seu trabalho, garantindo condições necessárias para que possam exercê-lo com excelência e equidade e, então, impactar a aprendizagem. Só assim será possível superar esse alarmante apagão e construir um futuro promissor para a educação e o nosso país.


(Débora Garofalo e Bernardo Soares. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: julho de 2024.)
Destaca, ainda, a necessidade da reflexão sobre a prática pedagógica, que inclui novas metodologias ativas, abordagens como a cultura maker e a robótica, atualização constante e busca por aprimoramento profissional.” (7º§) O pronome sublinhado exerce a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3433Q1006158 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL

Os Benefícios Eventuais são assegurados pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. São benefícios de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias nas seguintes modalidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3434Q1006710 | Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2022

A questão social condensa múltiplas ________ mediadas por disparidades nas relações de __________, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da __________ no acesso aos bens da civilização. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3436Q909692 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Assistente Social, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Volume 2 do material "Atribuições privativas do/a Assistente Social em questão", de 2020, do CFESS, uma competência privativa destacada para o(a) assistente social no exercício de sua profissão é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3437Q1008513 | Português, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: O TEXTO 3 refere-se à questão

TEXTO 3 – INFORME TURÍSTICO

“Sergipe é o menor dos estados brasileiros e é um convite ao turismo por pelo menos dois motivos: os preços atraentes e a combinação entre belezas naturais e tesouros históricos.

O estado de Sergipe fica na região Nordeste entre os estados da Bahia e de Alagoas. Sergipe já pertenceu à Bahia, ganhando autonomia como uma unidade federativa em 1820.

A partir daí começou a desenvolver sua economia muito baseada na produção agrícola (cana de açúcar, laranja e coco) e no extrativismo mineral (petróleo, gás natural, calcário, potássio, entre outros).

O nome do estado é uma homenagem a um dos rios que o corta, o Rio Sergipe, que recebeu esse nome dos índios que habitavam a região.

Sergipe significa rio de siris e é resultado da contração das palavras siri e ype, em tupi-guarani.

Os tupis-guaranis, inclusive, são uma das etnias que habitavam a região. As outras são Canindé e Aratu.

No geral, Sergipe tem terras muito planas. Somente na região do Canindé de São Francisco e próximo a divisa com a Bahia é que são encontradas serras e morros.”
O TEXTO 3 é um exemplo do que poderíamos chamar de texto de propaganda.

Nesse caso, a característica mais evidente dessa finalidade está no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3438Q994436 | Serviço Social, Competências e Atribuições Privativas do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Indique a alternativa correspondente a uma das atribuições privativas do Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3439Q1036425 | Serviço Social, Serviço Social Na Empresa, Assistente Social, Banestes, FGV, 2023

A norma ISO 26000 apresenta práticas a serem observadas por empresas que desejam elaborar, implementar e executar políticas de sustentabilidade. Tais práticas incluem a participação do Assistente Social.
Assinale a opção que não corresponde à atividade profissional no campo da “responsabilidade social das empresas”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3440Q908440 | Serviço Social, Movimento de Renovação do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

Assinalar a alternativa que apresenta a potência da Assistência Social ao atender um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa no território.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.