Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q35354 | Informática, Assistente Social, IFMA

O sistema de arquivos mais comum de um CDROM é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q14624 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, CESGRANRIO

A Lei nº 12.317, de 26/08/2010, acrescentou dispositivo à Lei nº 8.662, que regulamenta a profissão de Assistente Social. 

A Lei nº 12.317 dispõe sobre a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q847952 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Em shopping da cidade, foram entrevistadas 320 pessoas para apurar quem gosta de séries ou quem gosta de filmes. Dos dados levantados, tem-se que 256 gostam de séries e 194 gostam de filmes. Sabendo que todos preferem pelo menos uma das duas opções e que ninguém disse que não gosta de nada, quantas pessoas gostam de séries e filmes ao mesmo tempo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q160475 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho são permeadas pelo caráter conservador da teoria social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q14108 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Santa Catarina, Assistente Social, TJ SC, FGV

Bernardo e Paulo estavam prestes a ser nomeados para ocupar cargos públicos no Estado de Santa Catarina, sendo certo que o primeiro ocuparia um cargo de professor, já que fora aprovado em concurso público, e, o segundo, um cargo em comissão. O Chefe da Diretoria de Pessoal comunicou que ambos estavam obrigados a apresentar declaração de bens por ocasião de sua posse, acrescendo que a declaração de Paulo seria publicada no órgão oficial do Estado. É possível afirmar, à luz da Constituição do Estado de Santa Catarina, que a conduta do Chefe da Diretoria de Pessoal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q159343 | Português, Sintaxe, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Analise o uso da crase:

I. Seu expediente é de segunda à sexta-feira.
II. O direito de expressão deve ser comum à toda pessoa humana.
III. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
IV. Precisamos ampliar o acesso de estudantes de baixa renda à universidade.
V. Os serviços de saúde são prestados diretamente pelo Estado, ou por quem lhe faça às vezes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q373827 | Português, Subordinação, Assistente Social, Prefeitura de Seara SC

Assinale a alternativa que apresenta conjunção subordinativa final:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q158280 | Serviço Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

No cenário do neoliberalismo, é correto afirmar que o enfrentamento das novas expressões da questão social tem-se dado mediante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q14746 | Serviço Social, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

As diretrizes curriculares aprovadas para o curso de Serviço Social orientaram-se para o distanciamento dos aportes  básicos de caráter conservador. Inúmeros desafios são postos. Mais do que nunca é vital, no debate teórico-metodo- lógico e ético-político no âmbito da profissão, assegurar a análise sob a perspectiva da totalidade, com apropriação dos  fundamentos ontológicos-históricos, para apreender o processo histórico real. A participação, juntamente com outros  sujeitos profissionais e sujeitos coletivos os mais diversos na construção dos  instrumentos de  luta, possibilitarão, em  cada  situação  concreta,  jogar  força  para  ir  além  dos  interesses  do  capital.  Indique  a  alternativa  que  descreve  corretamente a perspectiva do curso de Serviço Social, de acordo com as diretrizes curriculares supracitadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q14285 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Com relação às atribuições do Conselho Tutelar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Elaborar políticas sociais públicas de proteção à criança e ao adolescente. 
( ) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. 
( ) Autuar crianças e adolescentes envolvidos em ato infracional. 

As afirmativas são, respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q814344 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Assistente Social, COPEL PR, UFPR

O art. 8 da Lei 8.662/93 indica a qual órgão normativo cabe julgar, em última instância, os recursos contra as sanções impostas pelos CRESS. Qual é esse órgão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q35366 | Serviço Social, Assistente Social, IFMA

Incluída no campo da Seguridade Social, a Assistência Social é política de proteção social não contributiva. Em consonância com o disposto na LOAS, Capítulo II, Seção I, Artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se, entre outros, pelos seguintes princípios democráticos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q160143 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, FGV

A equipe de Serviço Social da Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital executa um projeto social com os adolescentes que foram apreendidos em virtude da prática de atos infracionais. Esse projeto tem por objetivo contribuir para a redução do fenômeno da reincidência. Após um ano de execução, a equipe está elaborando instrumentos para avaliar o projeto. O número de adolescentes que voltaram a cometer atos infracionais é a base dessa avaliação.

Ao analisar os efeitos que as ações e os procedimentos provocaram, tendo como parâmetro os objetivos do projeto, a equipe do Serviço Social realizará uma avaliação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q844296 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

No âmbito do exercício profissional, a elaboração teórica é equivalente à sistematização da prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

375Q14101 | Português, Assistente Social, TJ SC, FGV

Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos pensamentos (Millôr Fernandes) adiante citados, o espaço pontilhado que NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q35350 | Português, Assistente Social, IFMA

Texto associado.
Necessária indignação
William dos Anjos

            Seja lá o que motivou você a ler estes escritos, que fique logo combinada uma coisa: ando impaciente com a impaciência das pessoas. Portanto: vá com calma. Percorra mais algumas linhas antes de supor a moral da história. Puxe mais alguns centímetros do fio desta meada. Nada de conclusões ou julgamentos apressados. Afinal, o impaciente aqui sou eu!!
            Tornei-me um tanto intolerante por conta de algo que me parece um bom motivo: estamos quase sempre empenhados em que somente as nossas idéias prevaleçam. Em quase todas as circunstâncias, o que vale mesmo é encontrar culpados para as coisas mais triviais. O importante é fazer de nossas “necessidadezinhas” os reclamos mais urgentes. A todo instante somos dedicados a comparar qualquer coisa que recebemos àquilo que é dado a outrem, só para ver se o outro não está levando alguma vantagem, ainda que seja na bola de sorvete que nos sirvam no parque de diversões.
            Com o pretexto de agirmos com equilíbrio e justiça, pretendemos que tudo tenha a mesma medida, que seja uniformemente considerado, nesta terra de desiguais. E haja “Eu também quero”, “O dele tá maior que o meu”, “Só faço se for do meu jeito”. As gentilezas e os cuidados naturais e espontâneos perdem espaço para o intuito interesseiro, para o intento estúpido e a desfaçatez.
            Nesse andamento personalista do desenvolvimento das nossas precaríssimas vidas, as amizades, os namoros e casamentos, as relações de trabalho, por exemplo, estão se tornando cada vez mais superficiais e tênues. Qualquer discordância, crítica ou comentário tornam-se suficiente e inevitavelmente avassaladores. Motivam atitudes de revide e reciprocidade equivocada e desmedida. Cobramos com juros escandalosos aquilo que nem era preciso pagar na mesma moeda.
            Aliás, como achar a vida divertida e interessante, se há sempre alguém ávido por encontrar resposta satisfatória para a pergunta “E o que é que eu ganho com isso?” Queremos urgentemente ganhar seja lá o que for. Se não para usufruir; para acumular, encher os alforjes e pendurá-los como troféus da opulência à vista de vizinhos e desafetos. O que afinal conseguimos com isso? Apenas enfado, sonolência, modorra, sedentária e obesa expectativa de que os dias se sucedam.
            Eis, pois, a razão para tamanha impaciência. Não dá para continuar assistindo pacientemente ao perecimento da virtude que se afigura na essência do homem. É urgente que se revolvam as suas entranhas para de lá retirar o que ainda haja de mais elementar e embrionariamente humano. É fundamental valorizarmos a capacidade de indignação diante da homogeneização da ignorância. É tempo de voltar ao primeiro amor.
Em “...que fique logo combinada uma coisa”, a palavra coisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q677781 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A crescente flexibilização das relações de trabalho no Brasil, seja no setor público ou no privado, tem gerado consequências para a categoria profissional. Assinale a alternativa que apresenta corretamente como essas novas relações de trabalho impactam os profissionais de Serviço Social. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q159727 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Assistente Social, IF PE, IF PE

Leia atentamente os enunciados abaixo, observando a concordância nominal.

I. A violência nos campos de futebol cresce a olhos vistos.
II. Os preconceituosos devem ficar o mais afastados possíveis dos campos de futebol.
III. Os preconceituosos devem ficar o mais afastados possível dos campos de futebol.
IV. O jogador negro e o mulato eram proibidos de entrar nos campos de futebol.
V. Eram proibidos de entrar nos campos de futebol os jogadores negro e mulato.

Em relação à norma padrão da língua portuguesa, há ERRO quanto à concordância nominal em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q158316 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Assistente Social, TJ SC, FGV

A ordem constitucional de 1988, mantendo a tradição brasileira, seguiu o sistema federativo. Assim, a existência de uma Constituição Federal denota que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q14225 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Texto associado.
29 anos de democracia 

Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general- presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto. Outros 30 milhões ainda não eram adolescentes. 
Maioria crescente dos brasileiros, portanto, terá nascido ou se tornado adulta na vigência do regime democrático. A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930). 
Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes, o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior. 
A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje. Sozinhas, as despesas sociais no Brasil equivalem, em percentual do PIB, a quase todo o gasto público chinês. 
A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média. A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social- democratas. 
Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio -e o controle de qualidade- da educação básica. Governos democráticos a partir de 1985 fizeram disparar a despesa. Muito da redução na desigualdade de renda se deve a isso. 
Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o “aprofundamento da democracia” e “mudanças estruturais” que nos livrem do modelo de “modernização conservadora” -seja lá o que esses termos signifiquem hoje. 
Já ocorreu a tal “mudança estrutural”. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer. 

(Vinicius Mota, Folha de São Paulo)
Ao dizer que “Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio”, o autor do texto mostra, da parte dos autoritários e populistas, em relação ao custeio, uma atitude de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.