Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3601Q1045234 | Matemática, Estatística, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Em um estudo sobre métodos de ensino de leitura para crianças em fase inicial, pedagogos coletaram dados sobre o tempo (em minutos) que um grupo de alunos leva para ler uma história. A análise estatística desses dados é crucial para entender a eficácia dos diferentes métodos utilizados.


Considere o conjunto de dados representado por:

{8, 10, 12, 15, 8, 13, 14, 11, 8, 10}



Com base nos dados coletados sobre o tempo de leitura, é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3602Q1045237 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo a Constituição Federal a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3603Q1045239 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Sananduva, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo o Plano de Carreira dos servidores de Sananduva, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3604Q1064957 | Matemática, Aritmética e Problemas, Assistente Social, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Uma fábrica possui 18 máquinas e produz 2000 pares de calçados, trabalhando 8 horas por dia durante 5 dias. A fábrica recebeu um pedido de 2500 pares de calçados e infelizmente 3 máquinas se estragaram por isso tiveram que trabalhar duas horas a mais por dia. Em quantos dias ficará pronto esse pedido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3605Q995590 | Arquivologia, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto- As vantagens da amizade (por Mariane Lima)

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto

original está disponível em Revista Planeta, Dez/2018-Jan/2019.

Ano 47, edição 545, p.48 -p.49)



Poucos discordam que amigos são um bem precioso, mas, curiosamente, o poder da amizade ainda não atraiu muito interesse acadêmico. Uma possível explicação para isso são os diferentes matizes apresentados por relações que vão desde os colegas da escola e do trabalho até aos “amigos do peito”.

Como abarcar tantas formas de amizade? A jornalista australiana Kate Leaver fez uma experiência bem-sucedida nesse sentido em seu recente livro “A Cura da Amizade” (tradução de The Friendship Cure), no qual usa a ciência da conexão social, entrevistas e percepções pessoais para examinar as vantagens físicas e emocionais de vários tipos contemporâneos de amizade.

Somos animais sociais, e nossos corpos (e cérebro) evoluíram de modo a nos ajudar na relação com os outros. Fazemos amizades e criamos intimidade por meio de atos como toque (que libera o hormônio oxitocina e aumenta a confiança), o mexerico (que nos ajuda a entender nosso lugar em uma rede social e evita que personagens desagradáveis entrem nela) e em movimentos em sincronia com os outros (que liberam endorfinas e aumentam a conexão).

O impulso para criar conexões com outrem é refreado por certos limites, diz Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, estudioso das amizades. Em suas pesquisas, ele descobriu que as pessoas em geral conseguem manter cerca de 150 conexões sociais de graus variados de proximidade: cinco amigos íntimos, dez amigos mais próximos, 35 amigos e 100 conhecidos.

"Amizades não são como relacionamentos com membros da família, que você pode ignorar vez ou outra, porque sabe que há um contrato biológico para amarem-se um ao outro", escreve Kate sobre esse limite. "Eles exigem compromisso temporal e emocional, ou simplesmente se desintegram".

A média encontrada por Dunbar não impede ninguém de ter mais amigos nas várias categorias, como as redes sociais. Estas, aliás, podem ser poderosas na criação de relações – Kate cita no livro uma mulher cujas três melhores amigas surgiram via Twitter. "Mas ainda estamos ligados ao nosso neocórtex", diz a autora, ou seja, em termos cognitivos, não conseguimos manter muitas amizades adicionais de forma significativa.

Benefícios variáveis

Os benefícios advindos dessas relações variam. Nosso círculo íntimo engloba amigos muito próximos ou familiares disponíveis para um profundo apoio emocional, até apoio prático, com emprestar uma quantia de emergência ou oferecer carona. O grupo seguinte inclui pessoas que gostamos de encontrar para um café ou recebemos com agrado no aniversário.

O terceiro conjunto abrange indivíduos com os quais podemos contar para receber favores simplesque gostaríamos de retribuir. Já o maior grupo engloba pessoas menos ligadas emocionalmente a nós, mas que podem nos oferecer uma visão diferente sobre o mundo ou ajudar na busca de emprego. Ele inclui, por exemplo, os amigos do Facebook que seguimos ativamente.

Amigos agem como um círculo de altruísmo, dizem as pesquisas, ajudando a nos proteger do sofrimento ou de prejuízos causados por outros. Talvez seja por isso que as pesquisas sugerem que, conforme envelhecemos, os amigos se tornam ainda mais importantes para o nosso bem-estar. Eles também servem como um espelho para percebermos quem somos e onde nos situamos no mundo, escreve Kate.

Assim como os relacionamentos românticos, nem todas as amizades são saudáveis ou duradouras, lembra a autora. Elas terminam por muitas razões, tais como mal-entendidos, realocações profissionais, mudança de valores ou simplesmente distanciamento geográfico.

Perder uma amizade pode ser muito doloroso e aumentar nossa sensação de solidão – "um perigo muito real para todos nós", diz Kate. Pior do que fumar 15 cigarros por dia ou ser obeso, a solidão aumenta o risco de demência clínica, ataque cardíaco, derrame e morte.

A autora lembra que alguns indivíduos se sentem sozinhos mesmo quando cercados por outras pessoas, sobretudo se creem que estas últimas podem não ser autênticas. Por isso, desenvolver relacionamentos de apoio (em geral) é o mais importante para nossa qualidade de vida e uma verdadeira fonte de felicidade, algo que a ciência confirma repetidamente. Nesse sentido, a internet é bem-vinda, diz a autora: "Se usarmos tecnologia com sabedoria, ela tem a mais gloriosa capacidade de nos ajudar a resolver a epidemia de solidão e a nos encontrarmos de novo. A internet pode ser um lugar que vicia e aliena, mas também pode ser o meio para nos ajudar a reviver a amizade".


O Manual de Redação da Presidência da República que: “Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha ______ isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil.(...)”
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3607Q1048078 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Futebol de menino


Esta pracinha sem aquela pelada virou uma chatice completa: agora, é uma babá que passa, empurrando, sem afeto, um bebê de carrinho, é um par de velhos que troca silêncios num banco sem encosto.

E, no entanto, ainda ontem, isso aqui fervia de menino, de sol, de bola, de sonho: “Eu jogo na linha! eu sou o Pelé; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem; vou ficar aqui atrás: entrou aqui, já sabe.” Uma gritaria, todo mundo se escalando, todo mundo querendo tirar o selo da bola, bendito fruto de uma suada vaquinha.

Oito de cada lado e, para não confundir, um time fica como está; o outro joga sem camisa.

Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula.

Em compensação, num racha de menino ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quica no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.

Aqui, nessa pelada inocente é que se pode sentir a pureza de uma bola. Afinal, trata-se de uma bola profissional, um número cinco, cheia de carimbos ilustres: “Copa Rio-Oficial”, “FIFA – Especial”. Uma bola assim, toda de branco, coberta de condecorações por todos os gomos (gomos hexagonais!), jamais seria barrada em recepção do Itamaraty.

No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo, disputada, maltratada até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha.

Racha é assim mesmo: tem bico, mas tem também sem-pulo de craque como aquele do Tona, que empatou a pelada e que lava a alma de qualquer bola. Uma pintura.

Nova saída.

Entra na praça batendo palmas como quem enxota galinha no quintal. É um velho com cara de guarda-livros que, sem pedir licença, invade o universo infantil de uma pelada e vai expulsando todo mundo. Num instante, o campo está vazio, o mundo está vazio. Não deu tempo nem de desfazer as traves feitas de camisas.

O espantalho-gente pega a bola, viva, ainda, tira do bolso um canivete e dá-lhe a primeira espetada. No segundo golpe, a bola começa a sangrar.

Em cada gomo o coração de uma criança.


NOGUEIRA, Armando. Bola na rede. Ed. José Olympio. Rio de Janeiro. 1996.
Assinale a opção que apresenta o segmento da crônica que mostra intertextualidade, no sentido de reproduzir outro texto bastante conhecido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3608Q1048081 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Futebol de menino


Esta pracinha sem aquela pelada virou uma chatice completa: agora, é uma babá que passa, empurrando, sem afeto, um bebê de carrinho, é um par de velhos que troca silêncios num banco sem encosto.

E, no entanto, ainda ontem, isso aqui fervia de menino, de sol, de bola, de sonho: “Eu jogo na linha! eu sou o Pelé; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem; vou ficar aqui atrás: entrou aqui, já sabe.” Uma gritaria, todo mundo se escalando, todo mundo querendo tirar o selo da bola, bendito fruto de uma suada vaquinha.

Oito de cada lado e, para não confundir, um time fica como está; o outro joga sem camisa.

Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula.

Em compensação, num racha de menino ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quica no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.

Aqui, nessa pelada inocente é que se pode sentir a pureza de uma bola. Afinal, trata-se de uma bola profissional, um número cinco, cheia de carimbos ilustres: “Copa Rio-Oficial”, “FIFA – Especial”. Uma bola assim, toda de branco, coberta de condecorações por todos os gomos (gomos hexagonais!), jamais seria barrada em recepção do Itamaraty.

No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo, disputada, maltratada até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha.

Racha é assim mesmo: tem bico, mas tem também sem-pulo de craque como aquele do Tona, que empatou a pelada e que lava a alma de qualquer bola. Uma pintura.

Nova saída.

Entra na praça batendo palmas como quem enxota galinha no quintal. É um velho com cara de guarda-livros que, sem pedir licença, invade o universo infantil de uma pelada e vai expulsando todo mundo. Num instante, o campo está vazio, o mundo está vazio. Não deu tempo nem de desfazer as traves feitas de camisas.

O espantalho-gente pega a bola, viva, ainda, tira do bolso um canivete e dá-lhe a primeira espetada. No segundo golpe, a bola começa a sangrar.

Em cada gomo o coração de uma criança.


NOGUEIRA, Armando. Bola na rede. Ed. José Olympio. Rio de Janeiro. 1996.
Assinale a afirmação correta sobre a frase “fica como está.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3609Q1078569 | Informática, Internet, Assistente Social, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Assinale, dentre as alternativas a seguir, a única afirmação correta acerca do serviço de nuvem de armazenamento de arquivos, ou cloud storage.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3610Q996400 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, CORREIOS, IBFC, 2024

No Serviço Social tradicional, a questão social era considerada como um fato social provocado pelo modo de vida dos indivíduos. Já no Serviço Social contemporâneo, a questão social é tratada como tema central para o desenvolvimento das intervenções profissionais cotidianas. Assinale a alternativa que apresenta, na atualidade, como a questão social desencadeada pelo sistema capitalista deve ser analisada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3611Q1072176 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Conforme o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (Resolução CFESS nº 273/1993), é princípio fundamental da profissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3612Q1002808 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Vida no ECA, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2023

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente analise as afirmativas abaixo.
I. A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pósparto imediato.
II. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.
III. O Sistema Único de Assistência Social promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.
IV. As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.
V. É opcional a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3613Q1028928 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma empresa tem 8 funcionários e precisa formar um comitê com 4 membros. Porém, entre os 8 funcionários, 2são diretores, e a regra da empresa determina que o comitê deve conter exatamente 1 diretor. De quantas formas diferentes esse comitê pode ser formado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3614Q1012041 | Serviço Social, Serviço Social e Redes de Atenção à Saúde, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, com base na Política Nacional de Saúde Mental.

A Política de Saúde Mental, embora preveja que prioritariamente o cuidado seja ofertado pelos Centros de Atenção Psicossocial, prevê a possibilidade de internação,desde que seja realizadamediante laudo médicocircunstanciado que caracterize os seus motivos ― no caso de internação psiquiátrica involuntária, deverá o Ministério Público deverá ser comunicado no prazo de setenta e duas horas.

As unidades básicas de saúde (UBS) compõem o cuidado em saúde mental dos usuários, embora não seja elencada como um dos componentes dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

  1. ✂️
  2. ✂️

3615Q987211 | Serviço Social, Violência e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que apresenta uma ação preventiva no combate à violência urbana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3616Q1012054 | Serviço Social, Movimento de Reconceituação do Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, no que se refere a dimensão investigativa, processos de planejamento e intervenção profissional no serviço social.

O movimento de reconceituação do serviço social latino-americano, iniciado da década de 60 do século passado, fortaleceu o metodologismo tradicional da profissão, enfatizando tanto a neutralidade técnica quanto o papel da política social a um instrumento de gestão eficiente do bem-estar social.

  1. ✂️
  2. ✂️

3617Q1083997 | Serviço Social, Planejamento, Assistente Social, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Em serviço social, a distinção entre plano, programa e projeto está no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3618Q1083999 | Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Assistente Social, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

João tem 17 anos de idade, reside na cidade do Rio de Janeiro com seus pais e é vítima de violência em casa.

Considerando a situação de João bem como o disposto na lei que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e adolescente vítima ou testemunha de violência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3619Q1073251 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

No campo da prática profissional do assistente social, é fundamental compreender os diferentes espaços ocupacionais e os instrumentos técnico-operativos utilizados. Dentre os instrumentos que possibilitam a interação direta com o usuário, conhecidos como instrumentos “face a face”, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3620Q900709 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com a NOB SUAS (2005), as diretrizes da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.