Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3722Q958657 | Engenharia Civil, Instalação de Elevador, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos necessários para elaboração de projetos de construção civil, julgue os itens subsequentes.

Na elaboração de projetos de instalação de água quente, as tubulações de cobre, quando suportadas por chapas de aço galvanizado, deverão ter isolamento apropriado a fim de se evitar a corrosão galvânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

3723Q908226 | Informática, Princípios de Segurança, Assistente Social, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

Como um certificado digital garante a autenticidade de uma entidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3724Q958659 | Engenharia Civil, Instalação e Sistemas de Ar Condicionado, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos necessários para elaboração de projetos de construção civil, julgue os itens subsequentes.

Em projetos de concreto estrutural, deverão ser indicados explicitamente os materiais utilizados, com destaque para a resistência característica do concreto à compressão aos 28 dias (fck).
  1. ✂️
  2. ✂️

3725Q1028041 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente Social, Prefeitura de Pires Ferreira CE, Fundação CETREDE, 2024

Jaqueline é professora e deseja fazer um piquenique de fim de ano com seus alunos. Para isso, ela fez uma pesquisa com seus 60 alunos para descobrir a preferência entre dois sabores de bolo:

BOLO DE CENOURA: 38
BOLO DE BANANA: 23
NENHUM DOS DOIS SABORES: 9

Quantos alunos gostam de ambos os sabores de bolo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3726Q1045197 | Informática, Hardware, Assistente Social, Prefeitura de Curuçá PA, IVIN, 2024

“É um recurso utilizado por um sistema operacional “área da memória” para o armazenamento de pequenas quantidades de dados para transferência entre documentos ou aplicativos, através das operações de cortar, copiar e colar”. A afirmativa faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3727Q911592 | Serviço Social, Assistente Social, IFSC, FUNDATEC, 2024

No que diz respeito ao tema dos movimentos sociais em suas relações de classe, gênero e raça/etnia, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3728Q1073643 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Assistente Social, Prefeitura de Mogeiro PB, Ápice Consultoria, 2025

O Google Docs e o Google Planilhas são ferramentas online que são amplamente utilizadas para criação e edição, de forma colaborativa, de documentos e planilhas. Elas fazem parte do Google Workspace e oferecem recursos que facilitam a produtividade, como compartilhamento em tempo real, histórico de versões, uso de complementos e salvamento automático. Além disso, ainda é possível trabalhar com fórmulas, comentários, gráficos e manipular as permissões de acesso. Sobre essas ferramentas, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3729Q989677 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Internação, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, estabelece os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes no Brasil. No que se refere à internação de crianças e adolescentes, o ECA prevê a medida socioeducativa que é aplicada pelo Poder Judiciário em casos de cometimento de atos infracionais por adolescentes. Sobre esse assunto, analise os itens abaixo:

I. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
II. Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.
III. Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a dois anos.
IV. A liberação será compulsória aos dezoito anos.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3730Q990193 | Português, Regência, Assistente Social, Santa Casa de Iúna ES, IBADE, 2024

Acerca da regência verbal, julgue as frases abaixo.

I. Eu adoro chocolate. “Adoro”: verbo transitivo direto e indireto.
II. Ele chegou. “Chegou”: verbo intransitivo.
III. Ele precisa de ajuda. “Precisa”: verbo transitivo indireto.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3732Q1045240 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Sananduva, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo o Estatuto do Servidor Público de Sananduva, é correto afirmar que readaptação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3733Q906491 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Diversos estudos sobre o mundo do trabalho apontam contínuas inovações produtivas e organizacionais com forte efeito sobre conquistas da classe trabalhadora, tais como: subcontratação, ausência de garantias trabalhistas e previdenciárias, empreendedorismo como forma de enfrentar o desemprego, entre outras.
Com base nas orientações ético políticas da profissão, assinale a opção que caracteriza a intervenção do Assistente Social nas condições e relações de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3734Q1047803 | Serviço Social, Planejamento, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Mônica está finalizando um projeto social no qual esteve envolvida desde a sua concepção e agora irá iniciar a avaliação do projeto.
Mônica sabe que, de acordo com Magalhães (2016), uma avaliação formal implica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3735Q995587 | Português, Adjetivos, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto- As vantagens da amizade (por Mariane Lima)

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto

original está disponível em Revista Planeta, Dez/2018-Jan/2019.

Ano 47, edição 545, p.48 -p.49)



Poucos discordam que amigos são um bem precioso, mas, curiosamente, o poder da amizade ainda não atraiu muito interesse acadêmico. Uma possível explicação para isso são os diferentes matizes apresentados por relações que vão desde os colegas da escola e do trabalho até aos “amigos do peito”.

Como abarcar tantas formas de amizade? A jornalista australiana Kate Leaver fez uma experiência bem-sucedida nesse sentido em seu recente livro “A Cura da Amizade” (tradução de The Friendship Cure), no qual usa a ciência da conexão social, entrevistas e percepções pessoais para examinar as vantagens físicas e emocionais de vários tipos contemporâneos de amizade.

Somos animais sociais, e nossos corpos (e cérebro) evoluíram de modo a nos ajudar na relação com os outros. Fazemos amizades e criamos intimidade por meio de atos como toque (que libera o hormônio oxitocina e aumenta a confiança), o mexerico (que nos ajuda a entender nosso lugar em uma rede social e evita que personagens desagradáveis entrem nela) e em movimentos em sincronia com os outros (que liberam endorfinas e aumentam a conexão).

O impulso para criar conexões com outrem é refreado por certos limites, diz Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, estudioso das amizades. Em suas pesquisas, ele descobriu que as pessoas em geral conseguem manter cerca de 150 conexões sociais de graus variados de proximidade: cinco amigos íntimos, dez amigos mais próximos, 35 amigos e 100 conhecidos.

"Amizades não são como relacionamentos com membros da família, que você pode ignorar vez ou outra, porque sabe que há um contrato biológico para amarem-se um ao outro", escreve Kate sobre esse limite. "Eles exigem compromisso temporal e emocional, ou simplesmente se desintegram".

A média encontrada por Dunbar não impede ninguém de ter mais amigos nas várias categorias, como as redes sociais. Estas, aliás, podem ser poderosas na criação de relações – Kate cita no livro uma mulher cujas três melhores amigas surgiram via Twitter. "Mas ainda estamos ligados ao nosso neocórtex", diz a autora, ou seja, em termos cognitivos, não conseguimos manter muitas amizades adicionais de forma significativa.

Benefícios variáveis

Os benefícios advindos dessas relações variam. Nosso círculo íntimo engloba amigos muito próximos ou familiares disponíveis para um profundo apoio emocional, até apoio prático, com emprestar uma quantia de emergência ou oferecer carona. O grupo seguinte inclui pessoas que gostamos de encontrar para um café ou recebemos com agrado no aniversário.

O terceiro conjunto abrange indivíduos com os quais podemos contar para receber favores simplesque gostaríamos de retribuir. Já o maior grupo engloba pessoas menos ligadas emocionalmente a nós, mas que podem nos oferecer uma visão diferente sobre o mundo ou ajudar na busca de emprego. Ele inclui, por exemplo, os amigos do Facebook que seguimos ativamente.

Amigos agem como um círculo de altruísmo, dizem as pesquisas, ajudando a nos proteger do sofrimento ou de prejuízos causados por outros. Talvez seja por isso que as pesquisas sugerem que, conforme envelhecemos, os amigos se tornam ainda mais importantes para o nosso bem-estar. Eles também servem como um espelho para percebermos quem somos e onde nos situamos no mundo, escreve Kate.

Assim como os relacionamentos românticos, nem todas as amizades são saudáveis ou duradouras, lembra a autora. Elas terminam por muitas razões, tais como mal-entendidos, realocações profissionais, mudança de valores ou simplesmente distanciamento geográfico.

Perder uma amizade pode ser muito doloroso e aumentar nossa sensação de solidão – "um perigo muito real para todos nós", diz Kate. Pior do que fumar 15 cigarros por dia ou ser obeso, a solidão aumenta o risco de demência clínica, ataque cardíaco, derrame e morte.

A autora lembra que alguns indivíduos se sentem sozinhos mesmo quando cercados por outras pessoas, sobretudo se creem que estas últimas podem não ser autênticas. Por isso, desenvolver relacionamentos de apoio (em geral) é o mais importante para nossa qualidade de vida e uma verdadeira fonte de felicidade, algo que a ciência confirma repetidamente. Nesse sentido, a internet é bem-vinda, diz a autora: "Se usarmos tecnologia com sabedoria, ela tem a mais gloriosa capacidade de nos ajudar a resolver a epidemia de solidão e a nos encontrarmos de novo. A internet pode ser um lugar que vicia e aliena, mas também pode ser o meio para nos ajudar a reviver a amizade".


Escolha a alternativa correta quanto à classe gramatical das palavras em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3736Q1020692 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Para fins de sua aplicação, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015) define como barreiras qualquer entrave ou obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança. De acordo com a referida lei (artigo 3° , IV, f), as barreiras são classificadas em urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações, atitudinais e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3737Q1080869 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Crimes e Infrações Administrativas, Assistente Social, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado que cause morte, dano, sofrimento físico ou psicológico à pessoa com deficiência é considerada uma violência. De acordo com a Lei no 13.146/2015 (artigo 26), nos casos de suspeita ou de confirmação dessa violência, os serviços de saúde públicos e privados devem comunicar o caso à autoridade policial, ao Ministério Público e aos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3738Q1080358 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tutela, Assistente Social, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Instituto Consulplan, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência determina que deve ser assegurado à pessoa com deficiência o direito ao exercício de sua capacidade em igualdade de condições com as demais. (Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/.)
Com base no Capítulo II – Do Reconhecimento Igual perante a Lei, constante no Estatuto da Pessoa com Deficiência, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3739Q908336 | Português, Formação das Palavras Composição, Assistente Social, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Texto associado.

Um peso, duas medidas

Mãe tem que dar conta sozinha, pai precisa de apoio. Ele nem precisou pedir ajuda, a ajuda apareceu

Bebel Soares | 02/06/2024

Janaína chegou com a filha de 8 anos naquela cidadezinha rural, que fica a 280 quilômetros de Belo Horizonte. O pai dela estava preso por tráfico, e Janaína não tinha família nem amigos. A moça conheceu Danilo, que já morava naquela cidade há uns cinco anos, e eles acabaram se casando.

Janaína engravidou, e Danilo as levou para morar longe da cidade. O local ficava a uns oito quilômetros de distância do Centro, uma casinha isolada, num local ermo, com acesso por estrada de terra, sem sinal de celular. Ele era abusivo, a humilhava e a privava de tudo.

Danilo foi trabalhar como segurança na cidade vizinha, passava a semana lá e, nos fins de semana, ia ver a esposa e as meninas, sempre indo embora e as deixando com poucos recursos. Janaína desenvolveu alcoolismo, bebia cachaça e deixava a filha mais nova sob os cuidados da mais velha. Depois passou a vender bebidas em casa, e a preocupação com a segurança das crianças passou a ser pauta no serviço social da cidade, especialmente em relação a abusos sexuais. As meninas ficaram abandonadas, até que o Conselho Tutelar interveio e ameaçou tirar a guarda das meninas.

Foi nesse momento que Janaína pediu ajuda: ela queria parar de beber, e não conseguiria fazer isso sozinha. Desde 1967, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o alcoolismo uma doença e é recomendado que autoridades o encarem como uma questão de saúde pública. No entanto, essa mãe, que pedia socorro para se livrar do vício, foi negligenciada. Mesmo pedindo ajuda, era ignorada.

Quando o marido aparecia, ele a humilhava, dizia que ela o envergonhava, não ajudava e continuava passando as semanas na cidade onde trabalhava, deixando-a sozinha com as crianças e com seu vício.

Anos depois, a mãe começou a ter crises de dor abdominal, indo ao posto de saúde. Ela precisava ser encaminhada para o hospital referência da cidade, mas se negava, não tinha com quem deixar as crianças. Nessas idas ao posto, ela confidenciava às profissionais que queria mudar. Que queria se arrumar, se cuidar, escovar o cabelo, fazer as unhas, mas não tinha forças para isso.

As dores abdominais voltavam, ela era encaminhada com urgência para o hospital, mas não ia, não tinha ninguém para ficar com as meninas, mesmo numa emergência tão séria. Não tinha nenhuma rede de apoio. Não podia contar com ninguém, nem com o próprio marido.

Na última crise, Janaína faleceu. Ela tinha 35 anos e foi levada por uma pancreatite numa manhã de domingo. Estava sozinha, nem o marido a acompanhava. Ela era uma mulher linda, saudável, jovem. Sucumbiu ao etilismo por abandono, pela solidão. Tantas vezes pediu ajuda, e a ajuda nunca veio. Nunca conseguiu uma rede de apoio, nem quando precisava cuidar da própria saúde. Não pôde se tratar ________ precisava ficar com as filhas. Perdeu a vida. Saiu da sua terra para morrer sozinha, numa terra que não era dela, onde ela era invisibilizada.

Depois de tudo isso, a população se sensibilizou com o pai – sim, ela teve que dar conta sozinha, mas o pobre Danilo, não. “Tadinho do Danilo, coitado... Viúvo, vai precisar de uma grande rede de apoio, já que agora está sozinho com as filhas e precisa trabalhar.”

Um peso, duas medidas. Mãe tem que dar conta sozinha, pai precisa de apoio. Ele nem precisou pedir ajuda, a ajuda apareceu. Mulheres, mães, se solidarizaram com a situação do pai solo, como se ele fosse a vítima e Janaína tivesse morrido como uma vilã. Como se ela tivesse escolhido o abandono.

(Texto baseado no relato de uma amiga que acompanhou a história. Os nomes foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos.)

SOARES, Bebel. Um peso, duas medidas. Estado de Minas, 02 de junho de 2024.

Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2024/06/6869183-um-peso-duas-medidas.html. Acesso em: 02 jun. 2024. Adaptado.

As palavras “alcoolismo” e “etilismo” são formadas por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3740Q1026360 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Sejam p, q e r proposições simples. Sabendo que a proposição(~q∨r) → (p∧r) é falsa, assinale o item que corresponde aos valoreslógicos de p, q e r.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.