Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3781Q906621 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Na política de saúde, o conceito de “saúde como direito” refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3782Q1050757 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A assistência social rege-se pelos seguintes princípios, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3783Q885125 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Itambé PE, FACET Concursos, 2024

Noções de Cidadania


Considerando a prática do Serviço Social, como a noção de cidadania é fundamental para o trabalho profissional?

(I) Promove a inclusão social,

(II) Garante direitos civis, políticos e sociais,

(III) Apoia somente as demandas individuais,

(IV) Contribui para o fortalecimento das políticas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3784Q1046158 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Magalhães de Almeida MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Texto associado.
Entenda o que é mitomania, a compulsão pela mentira


Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra. Em muitas ocasiões, a mentira é uma ferramenta para não magoar os outros ou não entrar em conflito. Segundo Leila Cury Tardivo, professora do IP/USP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), a mentira tem graus e não apresenta, necessariamente, uma conotação grave. “Mas, quando a mentira consciente é compulsiva, se transforma em um falseamento da realidade e aí pode representar algo mais sério, caracterizando a mitomania”, explica a professora. Abaixo, Leila e Hélio Deliberador, professor de psicologia social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), explicam o que é, quais os sintomas e como tratar a mitomania.


O que é mitomania?


A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. “Trata-se de um processo de adoecimento psíquico, onde a pessoa que sofre vive alimentando mentiras. Mentiras que geralmente elevam a importância dela, as realizações e todo esse quadro de poder, vamos dizer assim, que ela cria em função de mentiras que não correspondem exatamente a sua realidade”, explica Hélio Deliberador, professor de psicologia social da PUC-SP.


Qual a diferença entre a mentira comum e a mitomania?


A mitomania é o exagero consciente da mentira. “É bastante diferente da mentira social, quando, por exemplo, uma pessoa corta o cabelo e eu não gostei. Eu não vou dizer que acho que a pessoa está feia porque não quero chateá-la. Mas, no caso do mitomaníaco, ele não consegue parar de mentir, e ele mente sobre sua realidade para fazê-la parecer melhor, aparentar mais do que tem ou encobrir algo”, conta Leila Cury Tardivo, professora da USP. Um dos exemplos brasileiros mais famosos de mitomaníaco é Marcelo Nascimento da Rocha, autor do livro “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, que se passou por filho do dono da companhia aérea GOL.


A mitomania está relacionada a outros males?


A mentira compulsiva está relacionada a outros quadros de doenças psiquiátricas e psicológicas, como transtornos de personalidade antissocial, que, segundo o professor Hélio, podem levar o mitomaníaco a um processo de isolamento para não ser descoberto. “A mitomania está relacionada, em geral, ao transtorno de personalidade antissocial, quando é aquela mentira que tem por finalidade a defesa ou uma ideia de falsear arealidade, porque a pessoa não suporta aquela em que vive e quer se colocar em outro ambiente”, afirma Leila.


O mitomaníaco mente por má-fé?


Segundo o professor Hélio, geralmente, o mitomaníaco não age de má-fé porque o comportamento é resultado de um sofrimento, que acaba por levá-lo a um processo de quase semiconsciência: “A pessoa vai se perdendo nisso”. Mas as intenções também dependem do transtorno de personalidade ao qual a mitomania pode estar relacionada, explica a professora Leila: “Se o mitomaníaco tiver um transtorno de personalidade antissocial mais grave, como um sociopata, aí ele pode fazer mal para os outros”.


Como identificar um mitomaníaco?


Quando as mentiras são muito discrepantes em relação à realidade, é mais fácil de identificar o comportamento compulsivo. Outro ponto suspeito é que o mitomaníaco pode tentar esconder a família, o emprego ou o lugar onde mora. “Algumas coisas se consegue identificar em mitomaníacos mesmo se você não faz parte do círculo íntimo dele, você vê que aquilo que ele está falando não bate”, diz a professora Leila. Contudo, é mesmo na convivência que se percebem as mentiras constantes e a falta de nexo delas com a realidade.


O que fazer ao identificar um mitomaníaco?


O ideal é nunca confrontar, mas acolher o mitomaníaco de forma compreensiva. Em alguns casos, quando ele admite que está mentindo, mas não consegue parar de mentir, fica mais fácil sugerir que procure ajuda. “Agora, se o mitomaníaco não admite que mente, uma das formas de tentar fazer com que ele procure um tratamento é conversar com a família dele para ver se os mais próximos conseguem convencê-lo a procurar ajuda”, diz a professora Leila.


Como tratar a mitomania?


Para os professores, a psicoterapia é um dos tratamentos mais indicados para a mitomania. “No processo terapêutico, o mitomaníaco entra em contato com o desejo que não corresponde à realidade dele. Então, devagar, ele vai tomando consciência desse processo e analisando a quais experiências a compulsão pela mentira está relacionada”, esclarece Hélio.

Texto originalmente publicado no Portal BOL, Por Celina Cardoso. Disponível em https://www.ip.usp.br/site/noticia/entenda-o-que-e mitomania-a-compulsao-pela-mentira/)
De acordo com o texto, qual é o atributo preponderante que singulariza a mitomania frente à mera prática da mentira cotidiana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3785Q895390 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

As relações familiares desempenham um papel fundamental na vida dos indivíduos e são influenciadas por diversas políticas públicas. Qual a alternativa que melhor descreve a importância das políticas públicas no âmbito das relações familiares?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3786Q1060776 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

O ciclo das políticas públicas, como concebido classicamente, pode ser mais bem compreendido se considerarmos que as várias etapas se sobrepõem e não se colocam de forma linear na prática das políticas públicas.
No que tange à avaliação das políticas públicas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3787Q991933 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Santa Casa de Iúna ES, IBADE, 2024

Leia o texto a seguir com atenção:

“O hospital é o epicentro da vida e da morte, onde o pulsar da existência se entrelaça com a iminência do fim. As paredes silenciosas testemunham histórias de superação e despedidas prematuras. No corredor, a esperança caminha de mãos dadas com a fragilidade. Na sala de espera, os suspiros ecoam como prenúncios do desconhecido.”

Com base no texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3788Q909501 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, Assistente Social, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

A misteriosa caverna britânica com desenhos que intrigam historiadores há 3 séculos

O administrador da caverna, Nicky Paton, indicou para mim as figuras, uma a uma. “Aquela é Santa Catarina, na roda de execução. […] “E aquele é São Lourenço. Ele foi queimado até a morte sobre uma grelha.” Em meio a essas aterradoras cenas cristãs, havia também imagens pagãs - um grande cavalo entalhado e um símbolo de fertilidade conhecido como sheela na gig - uma mulher com órgãos sexuais exagerados. Outra imagem retratava uma pessoa segurando um crânio na mão direita e uma vela na esquerda, teoricamente representando uma cerimônia de iniciação. […] E, para tornar os entalhes ainda mais assustadores, havia sua execução rudimentar, quase infantil. Imagine qual terá sido a surpresa das pessoas que redescobriram por acaso a caverna de Royston, no verão de 1742. Escavando as fundações para uma nova bancada no mercado de manteiga da cidade, um trabalhador encontrou uma pedra de moinho enterrada e descobriu que ela escondia a entrada de um poço profundo na terra. Como ainda não havia normas de saúde e segurança, um garoto que passava recebeu rapidamente uma vela e foi baixado ao poço em uma corda para investigar. […] O que se descobriu no poço foi menos lucrativo, mas muito mais misterioso: uma xícara quebrada e algumas joias, um crânio, ossos humanos e paredes gravadas, de cima a baixo, com estranhas figuras sem expressão facial. Três séculos depois, a caverna de Royston continua sendo um dos lugares mais misteriosos do Reino Unido. Cada vez surgem mais teorias sobre o seu propósito, sem sequer chegar perto de uma resposta.

O mistério das origens

“O que torna a caverna tão curiosa para os visitantes e historiadores é que ela ainda é um enigma” […] afirma Paton. “Principalmente porque não existe documentação sobre a sua existência antes daquela descoberta acidental. […] Mas existem muitas teorias. Pessoas com tendências esotéricas afirmam que a caverna fica na interseção de duas linhas de ley - caminhos antigos que, segundo se acredita, conectam lugares com poder espiritual. Uma dessas linhas, a chamada Linha de Michael, também atravessa os círculos de pedra de Stonehenge e Avebury. O que se pode verificar com mais facilidade é que a caverna fica exatamente abaixo do entroncamento de duas estradas antigas muito importantes. […] Hoje, uma grande lápide é tudo o que resta de uma cruz que ficava na junção das duas estradas. […] O antiquário William Stukeley […] escreveu um estudo inicial sobre o seu propósito. Ele observou que essas cruzes [...] tinham dois propósitos naquela era de alta religiosidade e baixos índices de alfabetização: “relembrar as pessoas de fazer suas orações e guiá-las para o caminho a que elas queriam ir”. As pessoas religiosas, segundo ele, construíam “celas e grutas em rochas, cavernas e ao lado das estradas” […]. Existe na caverna um grande entalhe ilustrando São Cristóvão, o santo padroeiro dos viajantes, o que dá credibilidade à teoria de que a caverna servia a este tipo de função. Mas a teoria que capturou a imaginação do público, mais do que qualquer outra, é que a caverna de Royston foi um esconderijo subterrâneo dos cavaleiros templários - […] ordem de monges guerreiros que acumulou vasta riqueza e influência em toda a Europa, até ser violentamente eliminada em 1307. Os templários fundaram a cidade próxima de Baldock nos anos 1140 e existem documentos que comprovam que eles faziam comércio semanalmente no mercado de manteiga de Royston entre 1149 e 1254. A historiadora local Sylvia Beamon acredita que [...] “Uma capela templária provavelmente se tornou uma necessidade maior do que qualquer outra coisa […] “Ela fornecia um refúgio noturno para os comerciantes templários e... um armazém para os produtos do mercado.”

Como datar as gravuras?

Beamon interpreta o formato circular da caverna como referência à Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém e sugeriu que os entalhes contêm símbolos da arte templária […]. Embora se acredite que a caverna tenha sido pintada com cores brilhantes, muito pouco pigmento ainda permanece […]. Não existe outro material orgânico na caverna que possa ser datado. Os restos humanos […] foram perdidos há muito tempo. De forma que a maneira mais confiável de datar os entalhes é um exame estilístico, que foi conduzido em 2012 pelo Museu Real de Armas de Leeds, no Reino Unido. A análise concluiu que as roupas curtas dos homens e os penteados e chapéus das mulheres indicam uma época entre 1360 e 1390 e a imagem de São Cristóvão foi datada da mesma época. O relatório concluiu ser improvável que algum dos entalhes tenha sido feito antes de cerca de 1350 - um século depois da atividade dos templários em Royston […]. Além disso, os entalhes apresentam iconografia cristã, sem o simbolismo tipicamente associado aos templários […]. Os cavaleiros templários eram conhecidos pela construção de igrejas redondas, mas a forma circular da caverna não é necessariamente uma ligação com os templários. […] Nem a presença de símbolos pagãos, como a sheela na gig, é tão misteriosa. A mesma imagem aparece em igrejas medievais no Reino Unido e no continente europeu. Então, por que essa suposta conexão com os templários? [...] “O risco é que as pessoas tenham tentado contar histórias desde o primeiro dia” […] afirma Tobit Curteis, responsável pela conservação da caverna. [...] A professora Helen Nicholson, historiadora medieval […] concorda. “As pessoas na Inglaterra são fascinadas pelos templários desde que eles foram proibidos, no século 14”, afirma ela. Os julgamentos dos templários incluíram acusações de que eles conduziam cerimônias ocultas em lugares secretos subterrâneos. “Na verdade, são histórias de terror góticas”, segundo Nicholson. [...]

'Incrivelmente especial'

O fascínio real da caverna, segundo Curteis, é sua sobrevivência e redescoberta. “Nós perdemos 99% das outras obras de arte daquele período, de forma que a caverna é incrivelmente especial”, afirma ele. [...] Alguém, provavelmente em meados ou no final dos anos 1300, fez aquelas inscrições e a mais impressionante delas - a figura que segura um crânio em uma mão e uma vela na outra - permanece sem explicação. Poderíamos facilmente reduzi-la a um grafite mistificador acrescentado pouco depois da descoberta da caverna para atrair turistas, não fosse pela forma como ela se harmoniza com o crânio humano, a cerâmica cerimonial e as joias também encontradas no local. Em uma era em que a maioria dos mistérios é resolvida, a caverna de Royston continua a trazer mais perguntas do que respostas. Isso inclui a questão mais fascinante de todas: o que mais permanece abaixo dos nossos pés, esperando para ser encontrado?

BBC News

Considere o excerto "Embora se acredite que a caverna tenha sido pintada com cores brilhantes, muito pouco pigmento ainda permanece". A oração que inicia o período expressa valor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3789Q908230 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Assistente Social, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

A Sra Yolanda de 67 anos, que reside sozinha, sem filhos, ainda trabalhando como diarista, sem contribuição previdenciária, com dificuldades financeiras, não consegue manter todas as despesas. Uma vizinha procurou auxilio na Secretaria Municipal da cidade X, para que fosse averiguada a situação de Dona Yolanda. Com base neste pequeno relato e buscando correlacionar com a tipificação dos serviços socioassistenciais, de inicio qual o nível de complexidade deverá ser feito o atendimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3790Q1060831 | Direito Previdenciário, Legislação Previdenciária, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

Durante a movimentação de um arquivo pesado, um trabalhador lesionou a coluna e precisou ser afastado por dois dias. Ao ser questionado, o gestor da empresa alegou que o afastamento foi curto e que, por isso, não emitiu a CAT.
Considerando esse contexto, o correto seria a empresa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3791Q1049840 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na Lei n.º 13.146/2015, que trata da inclusão da pessoa com deficiência, julgue o item a seguir.

É considerada com deficiência a pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e(ou) sensorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

3792Q978683 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Complete corretamente as lacunas do texto abaixo, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Serviço Social da ABEPSS/MEC e as atribuições do cargo de Assistente Social no setor público:
“O Serviço Social é uma profissão de caráter (1), que tem como função social a defesa dos (2), a produção de análises críticas sobre a realidade social e a atuação na formulação, execução e avaliação das políticas públicas. O/a Assistente Social deve exercer sua atividade com base em fundamentos teóricos, éticos e políticos, articulando (3) e buscando a efetivação dos direitos humanos e a superação das desigualdades sociais. Entre as principais atribuições do cargo estão o (4), a elaboração de pareceres técnicos, o trabalho em rede, a interlocução intersetorial e o planejamento de ações sociais com vistas à promoção da justiça social.”
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3793Q1066496 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente Social, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Assinale a alternativa que indica corretamente as informações sobre o modelo de gestão utilizado na Gestão Pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3794Q1031425 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Viabilizando concretizar os princípios da universalidade de acesso e equidade em relação aos direitos sociais, a ação cotidiana dos assistentes sociais tem papel fundamental na construção da integralidade em saúde. Uma integralidade entendida como princípio dotado de vários sentidos que consistem tanto na abordagem do indivíduo na sua totalidade como parte de um contexto social, econômico, histórico e político, quanto na organização de práticas de saúde que integrem ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação.
Nessa perspectiva, assinale a opção que indica os dois pilares da integralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3795Q896270 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Social, Prefeitura de Aragoiânia GO, Itame, 2024

São áreas inerentes às Altas Habilidades/Superdotação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3796Q993050 | Português, Crase, Assistente Social, Prefeitura de Tarauacá AC, IBADE, 2023

Leia atentamente o trecho a seguir:

"Naquela tarde de domingo, Maria dirigiu-se à livraria da esquina e pediu ao vendedor que preparasse um presente para sua amiga. Ela queria um livro que fosse adequado à idade e aos interesses dela. O vendedor, com um sorriso amigável, recomendou alguns títulos que poderiam agradar a amiga de Maria."

Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3797Q1073705 | Informática, Editor de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Japaratinga AL, IGEDUC, 2025

No Microsoft Word, qual é o caminho CORRETO para acessar rapidamente a ferramenta de verificação ortográfica e gramatical do texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3798Q1027115 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente Social, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

No programa de pós-graduação de uma universidade há 200 estudantes. Considere que cada estudante faz apenas um dos seguintes graus acadêmicos: mestrado e doutorado. Dentre o total de estudantes, tem-se que 94 fazem doutorado e 124 são mulheres. Além disso, 50 estudantes que fazem mestrado não são mulheres. Com base nessas informações, quantos estudantes NÃO são mulheres e fazem doutorado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3799Q1032748 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Um saquinho de lembrancinha de aniversário contém quatro balinhas jujubas: uma vermelha, uma laranja, uma amarela e uma branca. Se retirarmos duas jujubas do saquinho, uma após a outra, sem reposição, qual é a probabilidade da primeira jujuba ser vermelha ou amarela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3800Q996399 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social perfil, Assistente Social, CORREIOS, IBFC, 2024

Segundo os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde CFESS (2010), este documento tem por finalidade prestar informações e subsidiar a atuação profissional nesse campo, fornecendo informações sobre o que, de fato, é competência e atribuição privativa e, do mesmo modo, orienta sobre atividades que não fazem parte do escopo de trabalho do/a assistente social, nesse campo. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta qual atribuição é, de fato, do/a assistente social na saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.