Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4101Q1043163 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, e que numa sociedade organizada a partir da contradição básica entre aqueles que produzem a riqueza social e aqueles que exploram os seus produtores e expropriam sua produção, integra, junto com outras dimensões da vida social, o conjunto de práticas sociais necessárias à continuidade de um modo de ser, às formas de sociabilidade que particularizam uma determinada sociedade.

Sua função social, é, portanto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4102Q1081054 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente Social, Prefeitura de Reduto MG, IDCAP, 2024

No que se refere aos conceitos estabelecidos na a Lei nº 13.146 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), registre V para verdadeiro, e F, para falso as afirmativas abaixo.

(__) A tecnologia assistiva ou ajuda técnica consiste nos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
(__) As barreiras consistem em qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança.
(__) O elemento de urbanização consiste em quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4104Q895716 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

A descentralização é uma diretriz importante no SUS. Ela se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4106Q1065704 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Assistente Social, UFRGS, FAURGS, 2023

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando entre si os aspectos e os indicadores que podem ser utilizados na análise/avaliação de diferentes políticas sociais de acordo com a proposta de Boschetti (2009).

(1) Aspecto: gestão e controle social democrático
(2) Aspecto: configuração de abrangência dos direitos e benefícios
(3) Aspecto: configuração do financiamento e gasto
( ) Indicador: formas e mecanismo de articulação com outras políticas sociais
( ) Indicador: relação entre as esferas governamentais
( ) Indicador: fontes de financiamento
( ) Indicador: critérios de acesso e permanência
( ) Indicador: relação entre estado e organizações não governamentais

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4107Q1047791 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

No Brasil, as questões relacionadas ao uso e abuso do álcool e outras drogas só começaram a ser abordadas, no campo da justiça, no século XX. A partir dos anos 1970 é que esse tema começa a ser estudado pela Medicina.

Para Barcellos & Duarte (2020), esta díade, no que concerne aos usuários de álcool e outras drogas, reforça um processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4109Q978676 | Sociologia, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O trecho da canção "A arte de viver da fé", da banda Os Paralamas do Sucesso (1986), expressa um sentimento coletivo de desalento e insegurança frente à realidade social brasileira:

“A esperança não vem do mar, Nem das antenas de TV. A arte de viver da fé, Só não se sabe fé em quê.”

A partir da análise do fragmento acima e considerando a noção de naturalização da questão social, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4110Q1047800 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O Serviço Social, como profissão inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais, fundamentalmente como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social na difusão da ideologia da classe dominante junto à classe trabalhadora.

Iamamoto & Carvalho, 1982

A partir do pensamento dos autores, podemos afirmar que o Serviço Social

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4111Q1045241 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Sananduva, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo o Estatuto do Servidor Público de Sananduva, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4112Q978684 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e nas discussões sobre direitos geracionais, arranjos familiares contemporâneos e famílias monoparentais, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4113Q903421 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Na organização e gestão das políticas sociais, é fundamental entender os diferentes aspectos que influenciam a eficácia e a eficiência na entrega de serviços à população. Considerando esse contexto, qual das seguintes alternativas NÃO representa um princípio ou prática recomendada na gestão de políticas sociais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4114Q1020677 | Legislação Federal, Lei 12 550 de 2011 Decreto 7 661 de 2011, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Uma universidade federal contratou a EBSERH para a prestação de serviço de apoio ao processo de gestão de seu hospital universitário, nos termos da Lei Federal n° 12.550/2011. Nessa hipótese, se a EBSERH quiser fazer constar no referido contrato que a universidade cederá servidor de seu quadro efetivo para ela, para exercer atividades relacionadas ao objeto do contrato, é correto afirmar que essa cessão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4115Q1081350 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Dionísio Cerqueira SC, AMEOSC, 2023

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4116Q1020678 | Legislação Federal, Lei 12 550 de 2011 Decreto 7 661 de 2011, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

O órgão máximo da EBSERH, que, segundo o seu estatuto, tem poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4117Q1033479 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Social, Prefeitura de Mogeiro PB, Ápice Consultoria, 2025

Dada duas proposições, p e q, podemos dizer que a alternativa que corresponde a resolução da tabela-verdade para a coluna:

~(p∧q)∨∼(q↔p)

É a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4118Q1020680 | Legislação Federal, Lei 12 550 de 2011 Decreto 7 661 de 2011, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Na hipótese de um cidadão que não tenha qualquer relação pessoal ou vínculo com a EBSERH pretender fazer uma denúncia de descumprimento de conduta ética, o Código de Ética e Conduta da empresa estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4119Q1031433 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta os quatro grandes eixos na área da Saúde em que, de acordo com o CFESS (2010), o Assistente Social atua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4120Q1048087 | Matemática, Matrizes, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considere as matrizes quadradas com duas linhas e duas colunas cujos elementos são escolhidos no conjunto {–1, 0, 1}.
Uma matriz com essas características, em que a soma de todos os seus elementos é positiva,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.