Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4301Q909730 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Tapiratiba SP, Avança SP, 2024

Todas as sentenças a seguir estão corretas quanto ao emprego da vírgula, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4302Q979875 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, pode ser considerada condição sine qua non para o exercício profissional dos assistentes sociais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4303Q958633 | Serviço Social, Redes Sociais, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos instrumentos técnicos do serviço social, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração do laudo social de um usuário, os marcos da história de vida deste constituem importantes dados de análise. Essas informações geralmente compõem a introdução do laudo, o desenvolvimento assume características de análise, e a avaliação final direciona-se à conclusão e às sugestões para resolução do problema.
  1. ✂️
  2. ✂️

4304Q1060522 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O tema instrumentalidade no serviço social remete, à primeira vista, ao uso dos instrumentos e técnicas no cotidiano profissional do assistente social.

A instrumentalidade, entretanto, segundo os estudiosos dos fundamentos do serviço social, se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4305Q1055403 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

A partir do Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigência, assinale, a seguir, um de seus princípios fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4306Q1060779 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

A Política Nacional para a População em Situação de Rua, criada pelo Decreto nº 7.053/2009, contém, entre outras inovações, a criação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento. Para dar consecução a essa política, o governo federal criou o Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua.
Com relação ao Comitê Intersetorial, levando em conta o modelo usual encontrado, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4307Q1026490 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Assistente Social, UFAL, FUNDEPES, 2024

Uma professora aplicou 32 provas na turma A, 56 provas na turma B e 40 provas na turma C. Agora a professora deseja organizar todas as provas em envelopes, de forma que cada envelope contenha a mesma quantidade de provas e que, em cada envelope, somente estejam provas da mesma turma. Desta forma, qual alternativa apresenta a menor quantidade possível de envelopes que a professora deve utilizar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4308Q909502 | Arquivologia, Morfologia, Assistente Social, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

A misteriosa caverna britânica com desenhos que intrigam historiadores há 3 séculos

O administrador da caverna, Nicky Paton, indicou para mim as figuras, uma a uma. “Aquela é Santa Catarina, na roda de execução. […] “E aquele é São Lourenço. Ele foi queimado até a morte sobre uma grelha.” Em meio a essas aterradoras cenas cristãs, havia também imagens pagãs - um grande cavalo entalhado e um símbolo de fertilidade conhecido como sheela na gig - uma mulher com órgãos sexuais exagerados. Outra imagem retratava uma pessoa segurando um crânio na mão direita e uma vela na esquerda, teoricamente representando uma cerimônia de iniciação. […] E, para tornar os entalhes ainda mais assustadores, havia sua execução rudimentar, quase infantil. Imagine qual terá sido a surpresa das pessoas que redescobriram por acaso a caverna de Royston, no verão de 1742. Escavando as fundações para uma nova bancada no mercado de manteiga da cidade, um trabalhador encontrou uma pedra de moinho enterrada e descobriu que ela escondia a entrada de um poço profundo na terra. Como ainda não havia normas de saúde e segurança, um garoto que passava recebeu rapidamente uma vela e foi baixado ao poço em uma corda para investigar. […] O que se descobriu no poço foi menos lucrativo, mas muito mais misterioso: uma xícara quebrada e algumas joias, um crânio, ossos humanos e paredes gravadas, de cima a baixo, com estranhas figuras sem expressão facial. Três séculos depois, a caverna de Royston continua sendo um dos lugares mais misteriosos do Reino Unido. Cada vez surgem mais teorias sobre o seu propósito, sem sequer chegar perto de uma resposta.

O mistério das origens

“O que torna a caverna tão curiosa para os visitantes e historiadores é que ela ainda é um enigma” […] afirma Paton. “Principalmente porque não existe documentação sobre a sua existência antes daquela descoberta acidental. […] Mas existem muitas teorias. Pessoas com tendências esotéricas afirmam que a caverna fica na interseção de duas linhas de ley - caminhos antigos que, segundo se acredita, conectam lugares com poder espiritual. Uma dessas linhas, a chamada Linha de Michael, também atravessa os círculos de pedra de Stonehenge e Avebury. O que se pode verificar com mais facilidade é que a caverna fica exatamente abaixo do entroncamento de duas estradas antigas muito importantes. […] Hoje, uma grande lápide é tudo o que resta de uma cruz que ficava na junção das duas estradas. […] O antiquário William Stukeley […] escreveu um estudo inicial sobre o seu propósito. Ele observou que essas cruzes [...] tinham dois propósitos naquela era de alta religiosidade e baixos índices de alfabetização: “relembrar as pessoas de fazer suas orações e guiá-las para o caminho a que elas queriam ir”. As pessoas religiosas, segundo ele, construíam “celas e grutas em rochas, cavernas e ao lado das estradas” […]. Existe na caverna um grande entalhe ilustrando São Cristóvão, o santo padroeiro dos viajantes, o que dá credibilidade à teoria de que a caverna servia a este tipo de função. Mas a teoria que capturou a imaginação do público, mais do que qualquer outra, é que a caverna de Royston foi um esconderijo subterrâneo dos cavaleiros templários - […] ordem de monges guerreiros que acumulou vasta riqueza e influência em toda a Europa, até ser violentamente eliminada em 1307. Os templários fundaram a cidade próxima de Baldock nos anos 1140 e existem documentos que comprovam que eles faziam comércio semanalmente no mercado de manteiga de Royston entre 1149 e 1254. A historiadora local Sylvia Beamon acredita que [...] “Uma capela templária provavelmente se tornou uma necessidade maior do que qualquer outra coisa […] “Ela fornecia um refúgio noturno para os comerciantes templários e... um armazém para os produtos do mercado.”

Como datar as gravuras?

Beamon interpreta o formato circular da caverna como referência à Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém e sugeriu que os entalhes contêm símbolos da arte templária […]. Embora se acredite que a caverna tenha sido pintada com cores brilhantes, muito pouco pigmento ainda permanece […]. Não existe outro material orgânico na caverna que possa ser datado. Os restos humanos […] foram perdidos há muito tempo. De forma que a maneira mais confiável de datar os entalhes é um exame estilístico, que foi conduzido em 2012 pelo Museu Real de Armas de Leeds, no Reino Unido. A análise concluiu que as roupas curtas dos homens e os penteados e chapéus das mulheres indicam uma época entre 1360 e 1390 e a imagem de São Cristóvão foi datada da mesma época. O relatório concluiu ser improvável que algum dos entalhes tenha sido feito antes de cerca de 1350 - um século depois da atividade dos templários em Royston […]. Além disso, os entalhes apresentam iconografia cristã, sem o simbolismo tipicamente associado aos templários […]. Os cavaleiros templários eram conhecidos pela construção de igrejas redondas, mas a forma circular da caverna não é necessariamente uma ligação com os templários. […] Nem a presença de símbolos pagãos, como a sheela na gig, é tão misteriosa. A mesma imagem aparece em igrejas medievais no Reino Unido e no continente europeu. Então, por que essa suposta conexão com os templários? [...] “O risco é que as pessoas tenham tentado contar histórias desde o primeiro dia” […] afirma Tobit Curteis, responsável pela conservação da caverna. [...] A professora Helen Nicholson, historiadora medieval […] concorda. “As pessoas na Inglaterra são fascinadas pelos templários desde que eles foram proibidos, no século 14”, afirma ela. Os julgamentos dos templários incluíram acusações de que eles conduziam cerimônias ocultas em lugares secretos subterrâneos. “Na verdade, são histórias de terror góticas”, segundo Nicholson. [...]

'Incrivelmente especial'

O fascínio real da caverna, segundo Curteis, é sua sobrevivência e redescoberta. “Nós perdemos 99% das outras obras de arte daquele período, de forma que a caverna é incrivelmente especial”, afirma ele. [...] Alguém, provavelmente em meados ou no final dos anos 1300, fez aquelas inscrições e a mais impressionante delas - a figura que segura um crânio em uma mão e uma vela na outra - permanece sem explicação. Poderíamos facilmente reduzi-la a um grafite mistificador acrescentado pouco depois da descoberta da caverna para atrair turistas, não fosse pela forma como ela se harmoniza com o crânio humano, a cerâmica cerimonial e as joias também encontradas no local. Em uma era em que a maioria dos mistérios é resolvida, a caverna de Royston continua a trazer mais perguntas do que respostas. Isso inclui a questão mais fascinante de todas: o que mais permanece abaixo dos nossos pés, esperando para ser encontrado?

BBC News

As palavras “serelepes” e “anunciaram” são flexionadas, respectivamente, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4309Q1009858 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da readaptação funcional, julgue o item subsequente.

É garantida ao servidor julgado incapaz para o exercício do serviço público a readaptação, isto é, a investidura em cargo com atribuições compatíveis com sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  1. ✂️
  2. ✂️

4310Q1060803 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

A respeito das iniquidades raciais na atenção às puérperas no Brasil, leia o trecho a seguir.
“As puérperas de cor preta apresentaram maior risco de terem um pré-natal inadequado, falta de vinculação à maternidade, ausência de acompanhante e peregrinação para o parto, em comparação às puérperas brancas. As pretas também receberam menos orientação durante o pré-natal sobre o início do trabalho de parto e sobre possíveis complicações na gravidez. Apesar de terem menor chance para uma cesariana e de intervenções dolorosas no parto vaginal, em comparação às brancas, as mulheres pretas receberam com menor frequência anestesia local.”
(Adaptado de LEAL, Maria, et. al. “A cor da dor: iniquidades raciais na atenção pré-natal e ao parto no Brasil”. Cadernos de Saúde Pública 2017; 33 Sup. 1, p. 5)
A situação descrita expõe um caso de desigualdade racial no atendimento a mulheres grávidas no serviço de saúde.
Esse tipo de situação ilustra o fenômeno conceituado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4311Q909512 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com a Lei nº 8.662/1993, quais são os requisitos para exercer a profissão de Assistente Social no Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4312Q1060811 | Direito Previdenciário, Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

Jorge, engenheiro civil, é contratado pelo regime celetista, com dedicação exclusiva, pela construtora ABC, sediada no Distrito Federal, em janeiro de 2025. Jorge inicia suas atividades imediatamente, coordenando importante revitalização de prédios urbanos, mediante projeto devidamente aprovado pelas autoridades competentes.
Diante da situação hipotética narrada, é correto afirmar que Jorge:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4313Q1060813 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

A seguridade social brasileira, prevista na Constituição de 1988, possui particularidades relevantes, especialmente dentro dos subsistemas que a integram: previdência social, assistência social e saúde.
Sobre tais subsistemas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4314Q1060826 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

Um gestor municipal de saúde, ao implementar as ações da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, deve obedecer aos princípios do SUS.
Nesse sentido, a parcela da população trabalhadora que deve ser priorizada é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4315Q1026779 | Raciocínio Lógico, Tautologia, Assistente Social, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A lógica matemática analisa determinada proposição buscando identificar se representa uma afirmação verdadeira ou falsa. As proposições são palavras ou símbolos que expressam um pensamento com um sentido completo e indicam afirmações de fatos ou de ideias. A proposição completa “∼ (A ⋀ ∼ B)” é considerada uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4316Q1079261 | Informática, Editor de Apresentações, Assistente Social, Prefeitura de Alfredo Chaves ES, GUALIMP, 2024

Marcos está apresentando um trabalho no Power Point com 44 slides. Ele está no slide 32 e precisa mostrar uma informação presente no slide 7. Utilizando as teclas de atalho do teclado, como ele deve proceder para chegar rapidamente ao slide 7?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4317Q1079262 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Assistente Social, Prefeitura de Alfredo Chaves ES, GUALIMP, 2024

Considerando o Microsoft Excel 2016 em sua configuração padrão PT-BR, qual das opções abaixo apresenta a função do Excel que pode ser usada para encontrar a média aritimética um intervalo de células?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4318Q1071330 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Assistente Social, UFRGS, FAURGS, 2023

Considerando o tema dos fundamentos filosóficos refletidos por Guerra (2020), é correto afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4319Q978658 | Geografia, Geografia Econômica, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Conforme é reconhecido pelas Nações Unidas, existe uma diversidade de mais de 180 tipos de moedas do mundo, usadas por mais de 195 nações. Estas moedas estrangeiras não apenas facilitam o comércio internacional, mas também refletem o poder econômico e político das nações que representam.

A respeito das principais moedas que circulam na economia mundial, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4320Q989668 | Direito Constitucional, Previdência Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A Constituição Federal brasileira estabelece os fundamentos da seguridade social. Ele define a seguridade social como um conjunto integrado de ações que são de responsabilidade dos poderes públicos e da sociedade. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O direito dos idosos à gratuidade de transporte coletivo urbano não está incluído no rol de benefícios da seguridade social.
(_) A seguridade social compreende a previdência, a saúde e a assistência social, sendo que as duas últimas não estão vinculadas a qualquer tipo de contraprestação por parte dos seus usuários.
(_) A contribuição de seguridade social não só se qualifica como modalidade autônoma de tributo, como também representa espécie tributária essencialmente vinculada ao financiamento da Seguridade Social, em função de específica destinação constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.