Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4421Q1049852 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.

A execução de ações na área da assistência terapêutica integral e a colaboração na proteção do meio ambiente estão listadas como campo de atuação do Sistema Único de Saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

4422Q995591 | Matemática, Regra de Três, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Um carro, utilizando 10 litros de gasolina, tem a capacidade de percorrer uma distância de 120 km. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de litros que são necessários para uma viagem de 180 km.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4423Q1058569 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


"Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família, com a comunidade, mas também com a literatura."

No excerto, as expressões em destaque foram utilizadas para construir um sentido. A relação que elas estabelecem é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4424Q1031435 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com a Resolução CFESS nº 557/2009, o Assistente Social, ao emitir opinião técnica sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multiprofissional, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4425Q1081377 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2023

Assinale a alternativa INCORRETA, no que se refere ao atendimento prioritário de pessoas com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4426Q992812 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o benefício de prestação continuada garantido de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social, assinale a única opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4427Q996398 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, CORREIOS, IBFC, 2024

As tendências provenientes das transformações sociais que vêm detalhando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade não se apresentam como homogêneas, estando permeadas por desiguais clivagens e conflitos. Isso porque a compreensão teórico-metodológica da realidade, fundamentada no acervo intelectual que se estabelece a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes domínios do conhecimento, é procedimento que se alça na interlocução com o próprio movimento da sociedade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4428Q967215 | Legislação Federal, Assistente Social, CONAB, FJPF

Sobre os critérios de progressão, promoção e reclassificação adotados pela CONAB, avalie as afirmativas a seguir:

I – progressão é a evolução salarial e/ou funcional proporcionada pelos instrumentos de promoção e de reclassificação.

II – promoção é a ascensão funcional do empregado que se processa por merecimento ou por antiguidade.

III – reclassificação é a progressão do empregado para classe de cargo de faixa ou de nível superior à que ocupa.

Assinale as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4429Q908337 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Texto associado.

Um peso, duas medidas

Mãe tem que dar conta sozinha, pai precisa de apoio. Ele nem precisou pedir ajuda, a ajuda apareceu

Bebel Soares | 02/06/2024

Janaína chegou com a filha de 8 anos naquela cidadezinha rural, que fica a 280 quilômetros de Belo Horizonte. O pai dela estava preso por tráfico, e Janaína não tinha família nem amigos. A moça conheceu Danilo, que já morava naquela cidade há uns cinco anos, e eles acabaram se casando.

Janaína engravidou, e Danilo as levou para morar longe da cidade. O local ficava a uns oito quilômetros de distância do Centro, uma casinha isolada, num local ermo, com acesso por estrada de terra, sem sinal de celular. Ele era abusivo, a humilhava e a privava de tudo.

Danilo foi trabalhar como segurança na cidade vizinha, passava a semana lá e, nos fins de semana, ia ver a esposa e as meninas, sempre indo embora e as deixando com poucos recursos. Janaína desenvolveu alcoolismo, bebia cachaça e deixava a filha mais nova sob os cuidados da mais velha. Depois passou a vender bebidas em casa, e a preocupação com a segurança das crianças passou a ser pauta no serviço social da cidade, especialmente em relação a abusos sexuais. As meninas ficaram abandonadas, até que o Conselho Tutelar interveio e ameaçou tirar a guarda das meninas.

Foi nesse momento que Janaína pediu ajuda: ela queria parar de beber, e não conseguiria fazer isso sozinha. Desde 1967, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o alcoolismo uma doença e é recomendado que autoridades o encarem como uma questão de saúde pública. No entanto, essa mãe, que pedia socorro para se livrar do vício, foi negligenciada. Mesmo pedindo ajuda, era ignorada.

Quando o marido aparecia, ele a humilhava, dizia que ela o envergonhava, não ajudava e continuava passando as semanas na cidade onde trabalhava, deixando-a sozinha com as crianças e com seu vício.

Anos depois, a mãe começou a ter crises de dor abdominal, indo ao posto de saúde. Ela precisava ser encaminhada para o hospital referência da cidade, mas se negava, não tinha com quem deixar as crianças. Nessas idas ao posto, ela confidenciava às profissionais que queria mudar. Que queria se arrumar, se cuidar, escovar o cabelo, fazer as unhas, mas não tinha forças para isso.

As dores abdominais voltavam, ela era encaminhada com urgência para o hospital, mas não ia, não tinha ninguém para ficar com as meninas, mesmo numa emergência tão séria. Não tinha nenhuma rede de apoio. Não podia contar com ninguém, nem com o próprio marido.

Na última crise, Janaína faleceu. Ela tinha 35 anos e foi levada por uma pancreatite numa manhã de domingo. Estava sozinha, nem o marido a acompanhava. Ela era uma mulher linda, saudável, jovem. Sucumbiu ao etilismo por abandono, pela solidão. Tantas vezes pediu ajuda, e a ajuda nunca veio. Nunca conseguiu uma rede de apoio, nem quando precisava cuidar da própria saúde. Não pôde se tratar ________ precisava ficar com as filhas. Perdeu a vida. Saiu da sua terra para morrer sozinha, numa terra que não era dela, onde ela era invisibilizada.

Depois de tudo isso, a população se sensibilizou com o pai – sim, ela teve que dar conta sozinha, mas o pobre Danilo, não. “Tadinho do Danilo, coitado... Viúvo, vai precisar de uma grande rede de apoio, já que agora está sozinho com as filhas e precisa trabalhar.”

Um peso, duas medidas. Mãe tem que dar conta sozinha, pai precisa de apoio. Ele nem precisou pedir ajuda, a ajuda apareceu. Mulheres, mães, se solidarizaram com a situação do pai solo, como se ele fosse a vítima e Janaína tivesse morrido como uma vilã. Como se ela tivesse escolhido o abandono.

(Texto baseado no relato de uma amiga que acompanhou a história. Os nomes foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos.)

SOARES, Bebel. Um peso, duas medidas. Estado de Minas, 02 de junho de 2024.

Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2024/06/6869183-um-peso-duas-medidas.html. Acesso em: 02 jun. 2024. Adaptado.

As aspas duplas foram empregadas no penúltimo parágrafo do texto para indicar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4430Q967219 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, CONAB, FJPF

A aplicação do modelo neoliberal nos países da América Latina permite falar de um ‘Estado liberal subdesenvolvido’. O regime de bem-estar, segundo Esping-Andersen, com o qual ele poderia ser identificado, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4431Q999226 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Considere um piquenique com céu azul e sol brilhando. Dependendo da previsão do tempo, concluiremos: "Se chover, não haverá piquenique". Usando as Leis de Morgan, assinale a alternativa que expressa o mesmo significado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4432Q910906 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída pela Lei nº 9.394/1996, representa um marco normativo fundamental para o sistema educacional brasileiro e vem, desde a sua promulgação, passando por alterações ao longo do tempo, visando adaptar suas diretrizes às demandas e desafios mais atuais no cenário educacional brasileiro. Essas alterações buscam refletir mudanças sociais, tecnológicas e pedagógicas, com o intuito de aprimorar o sistema educacional do país. De acordo com a Lei nº 9.394/1996 e suas alterações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4433Q1072191 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O trabalho social no território constitui uma diretriz central da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), orientando a atuação técnica nas unidades públicas da rede socioassistencial. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa correta sobre o trabalho social no território:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4434Q967231 | Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Numerosos autores mostram a importância de desenvolver, no âmbito da assistência jurídica, as ações de caráter preventivo que evitariam as conseqüências das disputas judiciais e os seus intermináveis processos. Entre as técnicas alternativas para essas ações, temos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4435Q987208 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o uso dos porquês, assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4436Q987221 | Direito Administrativo, Assistente Social, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei Municipal nº 2.452/2007 — Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, sobre o processo administrativo disciplinar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Não há impedimento à exoneração do cargo do servidor que esteja respondendo a processo administrativo disciplinar.

( ) O processo administrativo disciplinar será contraditório, assegurada ampla defesa ao acusado, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.

( ) O processo administrativo disciplinar será conduzido por comissão de três Vereadores eleitos, designada pela autoridade competente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4437Q969046 | Serviço Social, Assistente Social, TJPE, IBFC

Minayo (1994) faz uma importante contribuição a respeito da produção de conhecimento científico indicando aspectos a respeito da realização de pesquisas. Em sua abordagem a autora indica as características da metodologia de pesquisa qualitativa. Analise as proporções abaixo, considerando a obra de Minayo (1994).

I. A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares e se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.

II. A pesquisa qualitativa trabalha com estatística e apreende dos fenômenos apenas aquilo que é visível e comprovável.

III. A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes.

IV. A pesquisa qualitativa rompe com estudos assentados no mundo dos significados das ações e das relações humanas.

V. A pesquisa qualitativa trabalha com processos e fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4438Q992346 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Lei Complementar n 266 de 2008, Assistente Social, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

O Art. 18 da Lei Complementar nº 266 de 2008, estabelece que o efetivo cumprimento das atribuições inerentes ao cargo ou função de confiança é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4439Q1089114 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Jenipapo dos Vieiras MA, FUNATEC, 2025

Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4440Q982874 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre o trabalho social do/a Assistente Social com famílias, marque V para verdadeiro e F para falso e depois a alternativa correspondente:

( ) As manifestações do conservadorismo no trabalho social de assistentes sociais com famílias podem se expressar sob diversos conteúdos e formas: seja pela psicologização e individualização da “questão social”; na despolitização da pobreza; na redução de direitos e políticas sociais a benefícios; na submissão do acesso das famílias a testes de meios e critérios de elegibilidade; pela via do moralismo, preconceito, racismo, machismo, da misoginia; no aprisionamento das ações profissionais a manuais e a convicções religiosas; na negação das contradições das relações familiares; nas relações hierarquizadas, privando o usuário da vez e da voz; na ausência de historicidade e a totalidade das ações profissionais.
( ) No Brasil diante do alto grau de focalização e seletividade nas políticas, as famílias são submetidas à comprovação vexatória de sua condição, critérios de elegibilidade e permanência para a proteção estatal, expressa em contrapartidas e condicionalidades. Dentre elas, as políticas de ativação do emprego como contrapartida ao acesso a programas, serviços e benefícios sustentando a lógica do workfare.
( ) O trabalho social com famílias e seu papel estratégico frente à “questão social” marca o Serviço Social desde suas origens. O centro das preocupações é a família, base de reprodução material e ideológica da força de trabalho.
( ) É preciso construir mediações para a qualificação do trabalho profissional, apoiadas nos próprios fundamentos teóricos e ético-políticos da profissão, encarando as fragilidades da formação acadêmico profissional atravessadas pelas necessidades do capital, rejeitando as novas e velhas roupagens conservadoras e enfrentando a recusa ideológica à teoria marxista que toma corpo no Serviço Social, reafirmando as suas contribuições, não só do ponto de vista teórico, mas também do ponto de vista interventivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.