Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4441Q1089114 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Jenipapo dos Vieiras MA, FUNATEC, 2025

Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4442Q982874 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre o trabalho social do/a Assistente Social com famílias, marque V para verdadeiro e F para falso e depois a alternativa correspondente:

( ) As manifestações do conservadorismo no trabalho social de assistentes sociais com famílias podem se expressar sob diversos conteúdos e formas: seja pela psicologização e individualização da “questão social”; na despolitização da pobreza; na redução de direitos e políticas sociais a benefícios; na submissão do acesso das famílias a testes de meios e critérios de elegibilidade; pela via do moralismo, preconceito, racismo, machismo, da misoginia; no aprisionamento das ações profissionais a manuais e a convicções religiosas; na negação das contradições das relações familiares; nas relações hierarquizadas, privando o usuário da vez e da voz; na ausência de historicidade e a totalidade das ações profissionais.
( ) No Brasil diante do alto grau de focalização e seletividade nas políticas, as famílias são submetidas à comprovação vexatória de sua condição, critérios de elegibilidade e permanência para a proteção estatal, expressa em contrapartidas e condicionalidades. Dentre elas, as políticas de ativação do emprego como contrapartida ao acesso a programas, serviços e benefícios sustentando a lógica do workfare.
( ) O trabalho social com famílias e seu papel estratégico frente à “questão social” marca o Serviço Social desde suas origens. O centro das preocupações é a família, base de reprodução material e ideológica da força de trabalho.
( ) É preciso construir mediações para a qualificação do trabalho profissional, apoiadas nos próprios fundamentos teóricos e ético-políticos da profissão, encarando as fragilidades da formação acadêmico profissional atravessadas pelas necessidades do capital, rejeitando as novas e velhas roupagens conservadoras e enfrentando a recusa ideológica à teoria marxista que toma corpo no Serviço Social, reafirmando as suas contribuições, não só do ponto de vista teórico, mas também do ponto de vista interventivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4444Q1063515 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, TJ SC, FGV, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência altera e amplia o conceito de pessoa com deficiência, realocando o foco do sujeito para a sociedade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4445Q1063516 | Direito Processual Penal, Lei Maria da Penha, Assistente Social, TJ SC, FGV, 2024

Compete à equipe de atendimento multidisciplinar atuante nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4446Q1073245 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

O Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, dispõe que a Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência foi instituída com o objetivo de promover a inclusão social, cidadania e igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência. A respeito dessa política, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4447Q969054 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, TJPE, IBFC

A Política Social de Saúde foi constituída enquanto tal a partir da Constituição de 1988 e foi regulamentada a partir da Lei de nº. 8.080 de 19 de setembro de 1990. A partir de então a Saúde passou a ser considerada um direitos de todos, cabendo ao Estado a responsabilidade de sua execução. Nesse sentido, há responsabilidades partilhadas entre os vários entes federados. De acordo com o artigo 16º. da Lei de nº. 8.080 de 19 de setembro de 1990 são competências da direção nacional do Sistema Único de Saúde:

I. Promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.

II. Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.

III. Participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho e coordenar a política de saúde do trabalhador.

IV. Coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica.

V. Prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4448Q969056 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Assistente Social, TJPE, IBFC

A Lei 8.842 de 04 de janeiro de 1994 oferece os parâmetros legais mínimos para a organização, no território nacional, da Política Nacional do Idoso. De acordo com essa legislação, no artigo 4º. constituem diretrizes da Política Nacional do Idoso:

I. Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços.

II. Implementação de sistema de informações que permita a divulgação da política, dos serviços oferecidos, dos planos, programas e projetos em cada nível de governo.

III. Priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família.

IV. A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.

V. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4449Q1049192 | Português, Sintaxe, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

Descanso ensurdecedor

Uma explicação evolucionista para a qualidade contagiosa dos bocejos reza que eles servem para sincronizar o ciclo de sono e vigília em grupos humanos, desde o tempo das cavernas. Numa cidade de 12 milhões de habitantes, há muito isso se tornou impossível.

Nessa megamultidão sempre haverá notívagos e madrugadores, os que podem dispor da noite para divertir-se e os que precisam padecer horas a fio em meios de transporte para chegar ao trabalho.

Sem chance de coordenar suas atividades, resta torná­-las compatíveis por meio de regras de convivência, e compete ao poder público garantir seu cumprimento.

Dormir bem, afinal, constitui direito do cidadão. O sono é imprescindível para recuperar o corpo de fadigas e até para a mente fixar coisas aprendidas durante o dia, mas quem consegue adormecer e descansar na metrópole barulhenta?

Poucos saberão, mas vigora em território paulistano uma norma que estipula o máximo de 60-65 decibéis de ruído no período diurno e 50-55 no noturno, a depender da classificação urbana da área.

O limiar legal para a madrugada fica pouco acima do volume recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 40 decibéis, o equivalente a uma conversa em voz baixa.

A iniciativa Mapa do Ruído, por exemplo, já mediu 92 decibéis em ruas do Brás. O munícipe conta com um serviço de denúncias e reclamações da prefeitura, pelo telefone 156, mas as 440 multas aplicadas neste ano pelo programa Psiu não parecem surtir muito efeito.

Considere-se o bairro de Santa Cecília, primeiro no ranking das queixas. Só em 2019 acumularam-se 595 reclamações. As próximas vítimas do descaso ensurdecedor são os moradores de Pinheiros, que fizeram 511 denúncias neste ano.

A gastronomia e a vida noturna de São Paulo constituem um patrimônio cultural da metrópole, não se discute. Há que fiscalizar e punir com mais rigor, no entanto, quem as utiliza como álibi para perturbar o sono alheio.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 27.11.2019. Adaptado)

Na passagem – Há que se fiscalizar e punir com mais rigor, no entanto, quem as utiliza como álibi para perturbar o sono alheio. –, a expressão destacada estabelece uma relação de adversidade, opondo a ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4450Q900712 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Em relação ao impacto da pandemia de Covid19 sobre o trabalho dos assistentes sociais e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4451Q1066349 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Assistente Social, UFAL, FUNDEPES, 2024

Considerando-se os princípios da Lei de Acesso à Informação, assinale a alternativa que apresenta uma diretriz para a gestão da informação nos órgãos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4452Q1006701 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2022

A fragmentação imposta pelas derrotas políticas dos anos 60 e 70 impediu a continuação do intento à articulação e ao aprofundamento do vínculo latino-americano no Serviço Social. Esse novo atual contexto, de maior visibilidade das urgências sociais e de expansão de lutas sociais diversas na região, possibilita uma retomada deste ____________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4453Q906618 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Um dos principais serviços substitutivos no campo da saúde mental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4454Q1006716 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2022

Segundo o Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003) em seu Art. 2o o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades. Considerando a legislação em pauta analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Preservação de sua saúde física e mental.
( ) Seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social.
( ) Sua sobrevivência e acesso a lazer e cultura.
( ) Suas condições de liberdade e dignidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4455Q1006717 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2022

Segundo o Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003) dentre os idosos, é assegurada prioridade especial, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos, aos maiores de _____________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4456Q895614 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Em relação à ética profissional no Serviço Social e sua interface com as políticas sociais, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4457Q1008511 | Português, Assistente Social, SEASICSE, FGV, 2025

“Foi quando milhares de pessoas se deslocaram de vários pontos de Sergipe e até mesmo de alguns estados vizinhos em peregrinação ao município para homenagear Nossa Senhora Divina Pastora, que é padroeira do estado de Sergipe. Consolidada como o maior evento religioso do estado e um dos mais importantes do país em volume de fiéis, a romaria causa impactos econômicos significativos voltados ao empreendedorismo local e, também, estimula o turismo religioso, uma vertente do setor turístico que, cada vez mais, vem ganhando destaque em Sergipe”.
A notícia é dada com a preocupação de valorizar o estado de Sergipe.

Assinale o aspecto valorizador que não está presente no texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4458Q980866 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
No trecho do último parágrafo “Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!”, com a expressão destacada, o autor faz referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4459Q994435 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

À direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4460Q1007236 | Direito Constitucional, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2023

A Seguridade Social é apresentada na Constituição Federal a partir do artigo 194º e deve ser organizada conforme o mesmo artigo com base em alguns objetivos, sendo esses:
I. Universalidade da cobertura e do atendimento.
II. Disparidade na forma de participação no custeio.
III. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
IV. Irredutibilidade do valor dos benefícios.
V. Uniformidade da base de financiamento.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.